[Tutorial] Particionar um disco

isto não tem a ver com o sistema operativo mas com o sistema de ficheiros e sim em principio deve funcionar com ntfs mas nada como dar uma saltada no site oficial do gparted e dar uma vista de olhos nas capacidades do mesmo relativo a ntfs!


Ao instalar o vista num disco, ele altera a tabela de particoes de tal maneira que certos programas nao conseguem trabalhar (como o partition magic), por isso aqui ninguem falou em s.o. mas na maneira como estes alteram a partition table
 
Tenho uma pergunta:

se eu particionar o disco para ter uma parte dele só para a pasta Home se depois quiser instalar por ex o Ubuntu 8.4 e escolher a partição do home antiga para ser a nova home, ele vai apagar tudo da Home ou mantem todas as configuraçoes e ficheiros?
por ex os mails do evolution, icons usados etc etc

é um pco offtopic mas era o que queria saber para depois d particionar o disco e sp que instalar uma nova distro nao ter que estar a configurar tudo de novo e a guardar mails com dados importantes etc
 
Tenho uma pergunta:

se eu particionar o disco para ter uma parte dele só para a pasta Home se depois quiser instalar por ex o Ubuntu 8.4 e escolher a partição do home antiga para ser a nova home, ele vai apagar tudo da Home ou mantem todas as configuraçoes e ficheiros?
por ex os mails do evolution, icons usados etc etc

é um pco offtopic mas era o que queria saber para depois d particionar o disco e sp que instalar uma nova distro nao ter que estar a configurar tudo de novo e a guardar mails com dados importantes etc


Só apaga tudo se seleccionares a opção para formatar.
 
Desculpem o desenterranço.
Estou a pensar em instalar o Ubunto, mas tenho um pouco de receio que danifique a partição do Windows quando estiver a particionar o disco. Á uns anos instalei uma distro de Linux num disco particionado em que uma das partições era com o Windows Xp e nunca mais consegui fazer boot pelo XP.
O software de partição lida bem com partições NTFS? Será que vou ficar sem o acesso ao XP? Qual a melhor maneira disso não acontecer?

Obrigado
Pachec0
 
Pachec0:
Não deve haver problemas nenhum.
Se seguires os milhentos guias que existem na web safaste bem.

O Gparted funciona bem com NTFS.
Ficarás com acesso ao XP logo que intalares o Ubuntu.

esquiso:
As imagens deste Guia foram-se?
Eu não consigo vê-las...
 
Sim está realmente a bombar que é uma maravilha:D
É só mesmo agora procurar alguma documentação para ver o que deve ser feito primeiro a nivel de updates e assim. Só tenho que agradecer aqui ao pessoal do forum porque os tuturials estão optimos. :D

Cumps,
Pachec0
 
Bom Tutorial.... :x2:

Tenho um disco de 93,16GB, e quero fazer o seguinte:

Partiçao para Windows -> 20GB
Partiçao para Documentos (para os documentos estarem independentes do SO) -> 43GB
Partiçao raiz / -> 20GB
Particao /home -> 8GB
Particao swap (tenho 1GB de RAM) -> 2GB

Acham os valores da raiz/ e /home suficientes?!

Já agora, a partiçao para Documentos vai ser em NTFS, como se comporta o Debian a ler/escrever em NTFS?!


cumps :009:
 
A partição para a / está demasiado grande e a da /home demasiado pequena. Experimenta antes 10 - 18. A swap é um exagero, não vais precisar de mais de 1 GB (até 512MB são suficientes).
Quanto ao NTFS, o Debian não se comporta nada, o que se comporta na leitura/escrita de NTFS é o ntfs-3g. E, pelo que é dito, funciona completamente "sem espinhas".

Já agora, gostaria de relembrar que as dúvidas não são para por neste quadro. Próxima vez, não passa ;)
 
Boas esquiso,

Diz-me so uma cena porque é que nesse tutorial não crias-te uma partição para /home ?
Não é necessario?
Pode ser criado pelo gparted na mesma não pode?
 
Boas esquiso,

Diz-me so uma cena porque é que nesse tutorial não crias-te uma partição para /home ?
Não é necessario?
Pode ser criado pelo gparted na mesma não pode?

Não sou o esquiso, mas posso tentar responder.

Se criares uma partição para a '/home', evitas a perda de dados dessa mesma área do disco em caso de falha. Isto porque, por defeito, a '/home' está dentro da partição 'root' (ou /, se preferires).

O 'gparted' permite-te criar qualquer partição ext3 e montá-la onde quiseres. No entanto, deve dar raia se tentares montar uma outra '/home' por cima da que possuis (se possuires).

como formato o disco atraves do gparted? e depois seguindo este tutorial como faco para instalar os SO's?

Ou arranjas uma distribuição que inclua o 'gparted' (quem diz o 'gparted', diz outro programa de particionamento do disco qualquer), ou fá-lo através do GParted Live:
http://gparted.sourceforge.net/livecd.php

A instalação de cada SO é feita através do CD de instalação do próprio SO. Só terás de definir a partição onde será feita a instalação.
 
Back
Topo