[TUTORIAL PEDIDO] Montagem e Manutenção de Servidores "caseiros"...

Convem tambem teres uma ideia do que queres num servidor caseiro.
Faz um plano do tipo de serviços que queres ter (ftp, web, mail etc....).
 
Tens ideia de quanto o W2K3 Server custa certo? E que será dificil justificar isso num servidor "caseiro"... Já é dificil justificar numa empresa muito pequena (5- PC's) quanto mais em casa...

Depende de para que se quer o servidor. o 2k3 arranja-se aos pontapes
 
Claro que se arranja, mas quando é legal não é de borla. Eu só mencionei pq ele referiu caseiro. Ora, olhando para aqui, o preço não é assim muito caseiro. Small business talvez, nunca caseiro.

Um aluno que me atirasse com isto para usar em casa das duas uma. Ou estava a promover pirataria, aka chumbado, ou não tinha perspectivas reais do "negócio" onde se vai inserir, aka desconto na nota.

Acredita que o ponto é pertinente, uma das principais capacidades que qualquer profissional tem (devia...) de ter é saber o onde e quando se aplica o quê.

É tal e qual como ires a uma loja comprar uma placa gráfica para usar o Word e venderem-te um 8800GTX. A placa é boa, mas é totalmente desenquadrada das tuas necessidades.

Btw, no caso de não ser caseiro ainda assim tinha de me justificar os custos e "funcionalidade". Se fosse por exemplo um Webserver e sugerisse W2K3/IIS era bom que tivesse muito boas razões, pq o $$$ do dito animal comprava muita RAM e material de backup para uma box *nix/Apache.
 
Shadex mas nós vamos usar o Windows Server porque foi o professor que disse para nós o usar-mos como exemplo..

Um aluno que me atirasse com isto para usar em casa das duas uma. Ou estava a promover pirataria, aka chumbado, ou não tinha perspectivas reais do "negócio" onde se vai inserir, aka desconto na nota.

Por ter um servidor em casa já se diz que está a piratear.. Não concordo nada..
 
Shadex mas nós vamos usar o Windows Server porque foi o professor que disse para nós o usar-mos como exemplo..



Por ter um servidor em casa já se diz que está a piratear.. Não concordo nada..

Eu concordo que se rotule isso de pirataria.... se n pagaste e o software é vendido então efectuaste um roubo....

Por isso é q continuo a perguntar-me pq é que os professores não ensinam unix/linux/*BSD's visto que quase todos são gratuitos...

Edit: e existe ainda a necessidade gritante do mercado de trabalho para gajos de unix... não existem simplesmente.... normalmente são usados miudos de linux e em seguida dado formação em certos ambientes seja por exemplo hpux, solaris ou aix....
Sao trabalhos que pagam extremamente bem... e onde ainda existe alguma segurança no trabalho...
 
Última edição:
Por ter um servidor em casa já se diz que está a piratear.. Não concordo nada..

Ninguem disse que era um "de facto". Só em 95% dos casos. Ou tens os $1200 para montar a coisa legalmente? Eu pessoalmente não tenho e mesmo que tivesse tinha muitos outros sitios onde o gastar (na box propriamente dita).

Infelizmente isto só reforça o que eu já disse. Nenhuma pespectiva real da coisa. Em casa vais ter o quê, 10 PC's? E acham mesmo que 10 PC's justificam o custo e as funcionalidades do W2K3? Ou será que dava para fazer exactamente a mesma treta com um parco XP Pro, e implementar 90% das particularidades de um servidor com soluções 3rd party mais baratas?

Só para teres uma ideia, $1200 compra-te um RAID5 e umas tapes e mais umas tralhas, coisas que na prática vão ser muito mais importantes para um home server (e até não home...) que o W2K3.

btw, a MS está a preparar um Home Server, mas tenho sérias duvidas que tenha as funcionalidades mais interressantes que os server "reais" deles te dão.
 
Calma ai mas quem é q falou em pirataria??

Cds do 2k3 Enterprise tenho aos pontapes em casa e são legais! 180 dias para testes

Basta comprares alguns dos livros do MCSE Self-Paced. Agora como disse td depende do que ele quer fazer com o servidor.

se é um servidor para fazer um teste ou um projecto chega perfeitamente( 180 dias são 6 meses)

Porque é que todos apontam logo para a pirataria?? basta ires ao site da MS e podes sacar praticamente tudo em modelo trial.
 
Kain, deixa ver se eu consigo fazer passar a coisa...

Ele falou em "servidor caseiro". Sim, tens trial. E no fim dos 180 dias um home user era suposto largar $1200? Achas isso um projecto com viabilidade? Não, obviamente que não. Para muitas PE's não era viável, quanto mais para home use.

Logo, o que eu estava a tentar passar é que um projecto desses com essas premissas, IMHO era chumbado só lendo o resumo, pq é impossivél ele encontrar um cenário onde as melhores partes do w2k3 sejam utéis @home ao preço que ele custaria. Ok, talvez uma famelga grande de 50 gajos a morar no mesmo sitio... Mas isso não é um cenário hipotético com hipoteses minimas (muito mesmo...) de concretização.

Se for uma PE com uma duzia de gatos pingados, mesmo assim poderá não ser viável se ninguem for um admin NT lá no sitio. É que a não ser, não só ficas com o custo do W2k3 como ainda tens de pagar a um admin.

Este ultimo parágrafo pode ser contestado, pq o objectivo do trabalho é criar um "manual do admin". Assim, poderia ser viável converter um Joe User num admin sem muitos custos ou sem custos adicionais. Pouco provável mas possivél.
 
Ate te dou muita razão ShadeX, mas, o projecto dele incide sobre o 2k3. Se é ou não boa politica isso já cabe ao coordenador do curso decidir.
Agora depende um bocado do que quer dizer com servidor caseiro. Pessoalmente não optava por um 2k3 (talves um ClarkConnect) mas é o que pedem e é o que ele tem de fazer.
 
Última edição:
mas que nao "quero saber" dos custos..

O pedido foi fazer um servidor com base no Windows Server 2003, visto que foi o stor que sugerio eu vou fazer isso..
 
Back
Topo