[TUTORIAL] Publicação das stats do EMIII

DekkeR

Power Member
Este tutorial pretende ajudar os membros do Portugal@Folding a publicar as estatísticas do EMIII na Internet para que possam ser consultadas a qualquer altura.

********************************************

SOFTWARE UTILIZADO:

- Electron Microscope III (v3.0.9) 01/04/2005
- Electron Microscope Web Server (v1.0) 12/01/2002
- Dynamic Update Client 2.1.5
- Internet Information Services 5.1

********************************************

NOTAS A CONSIDERAR:

- Este tutorial vai ser feito em Microsoft Windows XP Professional SP2 em Inglês, por isso caso usem outra versão do Windows ou outra linguagem e tenham dificuldades com o tutorial, digam.

- O software utilizado é o mais recente que se encontra no site da marca, exceptuando o Internet Information Services. Mais uma vez, se utilizarem uma versão que não contempla as opções descritas no tutorial, digam.

- Tanto o Internet Information Services como o EM Web Server vão ter de se ligar à Internet, por isso caso usem firewall ou um router é recomendado abrirem as portas 80 e 1001, para permitirem o tráfego do IIS e EM Web Server respectivamente.

********************************************

:: Configuração do Electron Microscope III ::

********************************************

Em primeiro lugar iremos configurar o EMIII de maneira a criar as estatísticas que irão ser publicadas.

Nas opções do EMIII, andem para a esquerda uma vez até aparecer o ecran HTML Auto Publisher.

emiii.jpg


Create HTML Stats at the Specified Interval

Aqui escolhem de quanto em quanto tempo é que querem criar as estatísticas. Ora como a maior parte das proteínas demora um certo tempo a serem processadas eu escolhi 12h de intervalo. O valor é à vossa escolha.

Create Pages Based on time selected below

Nesta opção escolhem o tempo do qual querem criar as estatísticas. Por defeito, são criadas as estatísticas do dia actual. O valor é à vossa escolha.

Run this program at interval specified

Se quiserem correr algum programa externo no intervalo seleccionado na primeira opção, é aqui que dizem qual o caminho e o nome do ficheiro a correr.

Create HTML Page With All Stats

Aqui escolhem a directoria na qual irá ser criada o ficheiro HTML com todas as estatísticas. Por defeito, é o ficheiro allstats.html dentro da pasta stats, na pasta do EMIII.

Make a Client Image after each frame

Esta opção permite criar um ficheiro .jpg da box de todas as proteínas que têm configuradas no EMIII. Após cada frame completo, a imagem é actualizada.

Create HTML Page for Client Image(s)

Ao seleccionarem esta opção, irão configurar o EMIII para criar uma página HTML com imagens das estatísticas das proteínas criadas acima. Por defeito, é o ficheiro currentprogress.html dentro da pasta stats, na pasta do EMIII.

Use Below Alternate Path To Save Stats files

Aqui irá ser criado um ficheiro .csv com as estatísticas das proteínas. Por defeito, é o ficheiro proteindata.csv dentro da pasta stats, na pasta do EMIII.

Se carregarem outra vez para a esquerda vão ter ao écran da configuração das stats

proteins.jpg


Aqui poderão escolher o que é que querem que seja mostrado nas estatísticas. Mais uma vez, a decisão é vossa. Depois de configurado clicam em Make HTML para ser criado o ficheiro myproteins.html na pasta stats do EMIII.

********************************************

:: Configuração do Electron Microscope Web Server ::

********************************************

Poderão sacar a última versão do EM Web Server aqui. (716KB)

A configuração do EM Web Server não tem nada de mais.

Fazem o download do programa, instalam e correm-no.

Como referi antes, terão de abrir a porta 1001 no caso de usarem router/firewall para permitirem a ligação do EM Web Server.

Criam um atalho do executável para a pasta C:\Documents and Settings\xxx\Start Menu\Programs\Startup, e nas propriedades do atalho adicionem o parâmetro -start no campo Target: para ele efectuar a ligação automaticamente. Ex: "C:\Program Files\EMWebServer\EMServer.exe" -start

emwebserver.jpg


********************************************

:: Instalação do Internet Information Services ::

********************************************

Como o IIS não vem instalado de raíz no Windows é preciso instalá-lo.

Vão a:

- Control Panel \ Add/Remove Programs

cpl.jpg


- Add/Remove Windows Components

add-remove.jpg


- Seleccionam a checkbox que diz Internet Information Services (IIS)

iis.jpg


- Fazem Next, ele deve pedir o CD de instalação do Windows e pronto.

********************************************

:: Configuração do Internet Information Services ::

********************************************

Para configurar o IIS vamos ao Control Panel -> Administrative Tools -> Internet Information Services

Seleccionamos o Default Web Site com o botão direito e vamos às propriedades.

defaultwebsite.jpg


No separador Web Site podemos mudar a descrição, assim como o IP ao qual associamos o site e a porta de ligação.

website.jpg


Seguidamente escolhemos o separador Home Directory e indicamos o caminho onde estão os documents HTML criados pelo EM.
No meu caso: E:\EMIII\stats

homedirectory.jpg


Para finalizar seleccionamos o separador Documents onde adicionamos os ficheiros criados pelo EMIII: currentprogress.html, myproteins.html e allstats.html

documents.jpg


Depois disto, se forem ao vosso browser e fizerem http://xxx.xxx.xxx.xxx/ (vosso IP) deverá aparecer a página com as imagens das proteínas do EMIII.

imagens.jpg


Agora é a altura para associar o vosso IP a um dominio.

********************************************

:: Instalação e Configuração do Dynamic Update Client ::

********************************************

Para isso vão ao site http://www.no-ip.com/newUser.php, registam uma nova conta, escolhem um Hostname à vossa escolha e o Host Type: DNS Host (A).

Agora fazem o download do programa Dynamic Update Client aqui para actualizarem o dominio que registarem com o vosso IP.

Depois da instalação metem o vosso email e password e automaticamente o domínio registado aparecerá no programa.

duchost.jpg


Clicam na checkbox para actualizarem o IP.

Depois carregam no botão Options e seleccionam a primeira e terceira opções para o DUC iniciar quando fazem login no Windows.

ducoptions.jpg


********************************************

Para finalizar este tutorial podem ainda redireccionar esse dominio do No-IP para um pt.vu

Vão ao site http://www.pt.vu, escolhem o nome do redireccionamento, registam uma nova conta e associam esse redireccionamento ao domínio que registaram antes.

********************************************

Espero que tenha sido o mais explícito possível :)

Keep Folding
 
Última edição:
Se prometeste mais depressa o fizeste.
Excelente Dekker. Olha pedia-te para fazeres um risize da pic que está enorme.
Se não conseguires eu posso fazer isso qd chegar a casa e posso editar a pic.
Depois diz alguma coisa.:)
Parabéns:x2:
 
Metro disse:
Se prometeste mais depressa o fizeste.
Excelente Dekker. Olha pedia-te para fazeres um risize da pic que está enorme.
Se não conseguires eu posso fazer isso qd chegar a casa e posso editar a pic.
Depois diz alguma coisa.:)
Parabéns:x2:
Escapou-me. Done :)

O ideal mesmo era conseguir fazer o upload automático para um servidor tipo o do Netcabo, mas não deve ser possível via EMIII.
Isto implica que o computador onde irá ser instalado o server esteja ligado 24/7, mas pronto.

Thanks Metro :)
 
Bem.. muitos parabéns mesmo!!! :wow: :wow:
n4pclapping.gif
n4pclapping.gif
n4pclapping.gif


Deve ter dado trabalho. Está bastante pormenorizado. Mais logo ou amanhã já experimento :)

Boa, [DekkeR] ;)
 
Thanks Dazkarieh :D

Demorou cerca de 1h, o pior foram mesmo os screenshots e a organização das coisas porque de resto foi sempre a bombar.
Acho que mesmo assim devem faltar uns pormenores e caso alguma coisa esteja errada digam que eu corrijo.
 
Bem .. descobri algumas gafes no tutorial e acrescentei mais umas coisas.

Para quem já viu este tutorial, algumas das imagens ainda podem estar em cache por isso limpem-na e façam um refresh para aparecerem as imagens actualizadas.
 
Back
Topo