Tutorial sobre montagem de PC precisa-se

sendo assim:
voluntários para a realização do tutorial.
-ThatsMe
-The_Golden_Eagle
-d@ny_

mais gente???vamos lá pessoal...

Mas como é que isso é dividido?

Podia ser, quem quisesse abria a caixa e fazia o mais completo possível, e assim juntava-se as melhores partes de cada um.
 
Mas como é que isso é dividido?

Podia ser, quem quisesse abria a caixa e fazia o mais completo possível, e assim juntava-se as melhores partes de cada um.
a minha ideia era assim que todos os que quisessem ajudar se tivessem pronuncioado dividissemos tarefas.
do genero...um explicava onde e como conectar as memórias, outro expllicava como montar um dissipador...compreendes???
assim era mais facil e mais rápido para fazer o tutorial.
 
a minha ideia era assim que todos os que quisessem ajudar se tivessem pronuncioado dividissemos tarefas.
do genero...um explicava onde e como conectar as memórias, outro expllicava como montar um dissipador...compreendes???
assim era mais facil e mais rápido para fazer o tutorial.

Concordo que cada um faça uma pequena parte. Assim é mais simples visto que o tempo não abunda, pelo menos por aqui. Não tenho muito tempo para desmontar um pc todo e explicar tudo tim tim por tim tim. Prefiro fazer apenas uma coisa. Se formos uns 10 já chega e sobra, ainda com direito a WC e afins.
 
Concordo que cada um faça uma pequena parte. Assim é mais simples visto que o tempo não abunda, pelo menos por aqui. Não tenho muito tempo para desmontar um pc todo e explicar tudo tim tim por tim tim. Prefiro fazer apenas uma coisa. Se formos uns 10 já chega e sobra, ainda com direito a WC e afins.
ya...por enquanto tou a ver quem se oferece para ajudar...depois de a "equipa" já estar formada pomos as mãos na massa e começamos o trabalho.
 
a minha ideia era assim que todos os que quisessem ajudar se tivessem pronuncioado dividissemos tarefas.
do genero...um explicava onde e como conectar as memórias, outro expllicava como montar um dissipador...compreendes???
assim era mais facil e mais rápido para fazer o tutorial.

Não, assim é mais demorado, se vais mostrar como conectar as memórias, o que é que custa mostrar como se faz as outras coisas todas.
 
Não, assim é mais demorado, se vais mostrar como conectar as memórias, o que é que custa mostrar como se faz as outras coisas todas.
claro...tava só a dar um exemplo.
mas o objectivo do tutorial é que um user que nunca tenha montado um pc na vida o consiga através do nosso tutorial.
para isso tem de ser explicito e acima de tudo muito completo.
 
sendo assim:
voluntários para a realização do tutorial.
-ThatsMe
-The_Golden_Eagle
-d@ny_
-MikeFR

mais voluntários???
quando já tivermos uma equipa considerável começaremos o tutorial.
 
Deixo aqui uma pequena introdução :P deixem feedback. Qualquer opinião/correcção é bem vinda :D

Antes de começar a montar o pc, temos que ter em conta qual a finalidade do mesmo, para definir o material a usar.

Selecção dos componentes:

Irei dar como exemplo um pc em plataforma Intel 775.

Geralmente, o processador é a primeira peça a ser escolhida. A escolha dos restantes componentes será feita em torno do processador.
Para um utilizador dito normal, um bom processador basta. Para um aficionado pela informática (gamers, overclockers, etc), existe uma maior selecção, até dentro do mesmo modelo (qual o stock Vcore, se é bom overclocker ou não, se aquece muito ou não, etc)

O segundo componente será a motherboard, onde teremos que ter em conta os seguintes aspectos:
1.O tamanho – grande parte do nosso projecto pode depender desta escolha. Existem dois modelos: ATX/BTX e micro ATX.
2.O socket – Para funcionar, terá que ser compatível com o processador. Mas não passa apenas pelo socket: um processador 775 pode não funcionar numa board 775 por vários motivos, tais como:
a.Arquitectura do processador (45nm ou 65nm)
b.FSB : 1066 MHz ou 1333 MHz
c.Chipset: este ponto é mais para os aficionados - consoante o chipset da board (x58, p35, etc) a board tem melhor ou pior qualidade de overclock e o suporte para SLI ou Crossfire (duas ou mais placas gráficas ligadas entre si, sendo o SLI da nVidia e o Crossfire da Ati).
3.Memória Ram – Um dos componentes que pode ou não ter um peso considerável tanto na nossa máquina como no nosso orçamento, não só na escolha da board mas também pela escolha das ditas memórias. Tendo em conta os modelos actuais, aquando a aquisição temos que ter os seguintes factores:
a.Arquitectura: DDR2 ou DDR3
b.Velocidade: 667, 800 ou 1000 Mhz no caso das DDR2 e 1066, 1333, 1600, 1800 e 2000 no caso das DDR3

Após escolhidos estes componentes, e tendo em conta todas as observações feitas anteriormente para a selecção dos componentes, seguiremos então para as placas gráficas.
Na escolha da placa gráfica, encontramos o mesmo modelo fabricado por vários fabricantes. Para dissipar duvidas: o GPU é o mesmo, o que muda é a própria placa, bem como o tipo e velocidades da memória. A velocidade do GPU também pode ser diferente, existindo versões com OC de fábrica. (NOTA: na escolha da gráfica, uma board que suporte crossfire trabalha com uma placa da nVidia e vice-versa, embora que para o uso de mais que uma placa isto já não seja verdade, salvo seja feito um mod à motherboard para o efeito)

As memórias (RAM), como anteriormente falamos, terá um papel fulcral no nosso computador: até é costume associar a velocidade do computador às mesmas. Embora pareça uma escolha simples, para os aficionados esta escolha é feita a dedo, tendo em conta as voltagens, os timmings (tempos de acesso) e a capacidade de overclock. Para um utilizador normal, basta ter em conta a velocidade, pois o uso que será dado não necessita de tais cuidados de selecção.

Passando ao armazenamento dos nossos dados, os discos rígidos. No que toca a compatibilidades, não temos muito com que nos preocupar: o material mais antigo, por norma, é IDE, e o mais recente é SATA. E como neste assunto, o tamanho importa, é escolher o que melhor se adequa às vossas necessidades.
Mais uma vez, e para não variar, overclockers e gamers têm especial atenção à performance disco: se tem um ou mais pratos, as rpm’s (rotações por minuto), ou simplesmente se são versões especialmente desenhadas para RAID (funcionalidade que se pode activar quando se tem mais que um disco Sata, que será explicado mais à frente).

Finalmente, uma escolha simples: as drives ópticas. Estando as disquetes quase extintas, este leitor está a ser trocado pelos leitores de cartões. A única escolha a fazer, além da cor, será o tipo de cartões que lê.
No que toca a leitores/gravadores de cd’s/dvd’s, basta um gravador de dvd’s que tem todas essas funcionalidades. Apenas há que ter em conta a velocidade de gravação e se tem a funcionalidade de lightscribe (que permite fazer uma gravação no próprio cd, útil para quem gosta de personalizar os cd’s que faz). À imagem dos discos, também existe a situação de ser IDE ou Sata.

Agora a refrigeração do pc. Tendo uma importância muitas vezes desprezada, é um dos factores que maior peso tem no desempenho/durabilidade do pc. Temos então os seguintes tipos de refrigeração:
1.O convencional Air Cooling (AC) – refrigeração a ar, com duas variantes:
a.Passiva – dissipadores sem fans (ventoinhas)
b.Activa – dissipadores com fans
2.Water Cooling (WC) – Refrigeração a água + liquido especifico para o efeito
3.Extreme Cooling – neste tipo de refrigeração, temos diversos equipamentos, entre os quais:
a.Prommy ou Prometeia
b.Phase-Cooling ou Cascata
c.Dry Ice (gelo seco)
d.LN2 (azoto liquido)

Existem diferentes dissipadores nos diversos tipos de refrigeração para os seguintes componentes:
1.CPU (processador)
2.NorthBridge (NB), SouthBridge (SB) e Mosfets, na motherboard
3.Placa gráfica
4.Memórias

Passamos então ao componente mais importante do computador, infelizmente menosprezado por muitos: a fonte de alimentação. Além de ser aquilo que nos mete o pc a trabalhar, também corrige picos de corrente e ajuda a preservar o nosso equipamento. Há que ter em conta então, os seguintes aspectos:
1.Potência: medida em Watts, mas pela qual não nos podemos guiar fielmente. Uma boa fonte não é aquela que tem o mais elevado número de Watts no mercado, mas sim a que tem melhor amperagem.
2.Cablagem: para quem a arrumação importa, existem as fontes modulares, que nos permite ligar apenas os cabos que são necessários. São também mais caras. As restantes, já quase todas trazem sleeving (isto é, uma “manga” à volta dos cabos, ficando quase todos aqueles fios escondidos.
3.Ruídos: para quem é mais sensível aos barulhos de fundo que possam tornar-se incómodos, existem versões mais silenciosas.

Por último, mas não menos importante: a caixa. Não é apenas uma montra, mas também o que protege o nosso material. Não só o protege, como existem caixas optimizadas para AC, maximizadas para o uso de WC interno, entre muitos outros factores, embora o que conte mesmo é o gosto ou a disponibilidade financeira do utilizador (range de preços: 25€ - 300€).

EDIT: desculpem a formatação, tentei alterá-la aqui mas sem efeito, voltou a ficar assim.
 
Isso irá fazer parte, nem que sejam mencionados tutoriais de extreme cooling. Sendo facil ou não, como um puzzle ou não, há quem não saiba: respeita isso. Se não existirem pessoas que saibam dispostas a faze-lo, não encontrarias nem num google, porque é em foruns onde as encontras.

Existem users que afirmam "tou a pensar aumentar a memória do meu pc mas nem isso sei montar". Aqui existem muitos tipos de users, entre os quais aqueles que sabem e ajudam, os que não sabem e precisam de ser ajudados e os que sabem e dizem "não é preciso ajuda porque é facil".

Se pedem ajuda, se pedem um tutorial, nos ajudamos, fazemos. Também é para isso que cá estamos ;)

Posto isto, só tenho uma coisa a dizer: vieste opinar sem ler a thread.

Sem ler a thread nao opinava li a td!!!!! por isso achei tao ......
Peço que façam entao um tutorial de como isolar uma motherboard para extreme cooling!!!
quando esse tutorial aparecer ca estrei para o ver!!!!!
 
Deixo aqui uma pequena introdução :P deixem feedback. Qualquer opinião/correcção é bem vinda :D



EDIT: desculpem a formatação, tentei alterá-la aqui mas sem efeito, voltou a ficar assim.

Dry ice e ln2 ate mesmo cascata nao e viavel para refrigeração 24/7!!!!!
eu acho que deverias alterar!!!!
dyce e ln2 para tu jogares tinha de haver alguem ao lado a tratar das temps nao falando do desperdicio de € que iria ser!!!!!! e Cascata nao e viavel para 24/7 porque a conta da luz ia subir por ai acima de lev se 2 rotativos ia ser um basqueiro desgraçado!!!!
em vez disso fala em vapochili !!!
 
Dry ice e ln2 ate mesmo cascata nao e viavel para refrigeração 24/7!!!!!
eu acho que deverias alterar!!!!
dyce e ln2 para tu jogares tinha de haver alguem ao lado a tratar das temps nao falando do desperdicio de € que iria ser!!!!!! e Cascata nao e viavel para 24/7 porque a conta da luz ia subir por ai acima de lev se 2 rotativos ia ser um basqueiro desgraçado!!!!
em vez disso fala em vapochili !!!

Apenas falei nisso para ficarem a saber, uma pessoa que precise de um tutorial para montar um pc nunca irá sequer pensar em EC :P Mas sim, é verdade.
 
tá bom o tutorial que fizeste mas o tutorial final tem de ter bastantes imagens...para quem pos exemplo quem não souber o que é um disco rigido fique a saber a través da imagem.

cump'z
 
tá bom o tutorial que fizeste mas o tutorial final tem de ter bastantes imagens...para quem pos exemplo quem não souber o que é um disco rigido fique a saber a través da imagem.

cump'z

Isto é apenas a introdução :P depois coloca-se, isto é um esboço.

Cumps.
 
Como eu já disse atrás tenho um tutorial já feito... se quiserem posso disponibilizar o link... Está num fórum de uma loja de informática que me pediu para o fazer... Pode servir como base ao vosso, desde que o staff deixe colocar o link!
 
Como eu já disse atrás tenho um tutorial já feito... se quiserem posso disponibilizar o link... Está num fórum de uma loja de informática que me pediu para o fazer... Pode servir como base ao vosso, desde que o staff deixe colocar o link!

Eu não sou moderador mas se o tutorial foi feito por ti, não vejo porque não o possas publicar... Pior seria se publicasses um tutorial que não teu.

A divisão por tarefas é, de facto, mais produtivo. Claro que isso não impede que quem preferir, fazer um tutorial completo.

Aproveito também para agradecer a todos que têm contribuído e participado nesta thread e em especial ao d@ny_ pela primeira versão publicada e pela iniciativa na organização de tropas.

Nice work!! :hello:
 
sendo assim:
voluntários para a realização do tutorial.
-ThatsMe
-The_Golden_Eagle
-d@ny_
-MikeFR
-tomassantos
-Frabex

mais gente???
ajuda é sempre bem vinda.
 
Acho uma excelente ideia para as pessoas como eu que não são da área da informática (eu por exemplo estudo biotecnologia) mas que adoram computadores.

Já agora, pode parecer uma ideia estúpida mas porque é que não fazem um estudo estatístico dos componentes dos pc's do pessoal da zwame?Viam quais eram os componentes mais comuns e assim faziam um tutorial que agradaria á maioria. Aposto que a maioria usa socket 775.

cumpz...
 
Back
Topo