TUTORIAL toques OGG aleatórios NOKIA

BravoMan

Power Member
Muitos podem já conhecer o programa OGGPlay :v:, já por cá anda há uns tempos, mas quantos usam uma funcionalidade que eu considero excelente: Toques aleatórios em formato OGG!! Atenção que não funciona em todos os telemóveis, apenas nos indicados como sendo compatíveis com o OggPlay MMF Version (Consultar o site)
Esta thread pretende ajudar a todos quanto desejem usar esta funcionalidade.
Podem fazer o Download do programa aqui:DOWNLOAD OGGPlay 1.65
Uma skin que gosto bastante simula o aspecto de um Ipod, podem sacá-la aqui:DOWNLOAD Skin Ipogg2
ipogg2.jpg

Reparem que, dentro do zip, além do ficheiro sis e dos readme, vem um "random_ringing_tone.ogg". Este ficheiro deve ser colocado na pasta onde vão ficar os ficheiros OGG que queremos como toque. No meu caso tenho uma pasta no MMC "ToksOGG".
Depois de instalado o OGGplay e criada a pasta com os ficheiros OGG (uso um card reader) a ser usados como toque (não esquecer o "random_ringing_tone.ogg") basta ir aos "PERFIS" no nosso telemóvel e personalizar o "Tom de toque" para o ficheiro "random_ringing_tone.ogg". No meu 6630 posso, alternativamente, ir a "Galeria->Clips de som" seleccionar o "random_ringing_tone.ogg" e em "Opções" escolher "Def.como tom toque". E está feito, agora é só esperar por chamadas e ficar confuso nos primeiros tempos em que não reconhecemos o som como sendo o nosso telemóvel a tocar (experiência própria :) ).

Para quem não sabe como pegar num MP3 e convertê-lo em OGG para toque, aqui fica um simples tutorial, espero que achem útil!

O primeiro passo é reduzir o tempo do MP3, pois o telemóvel toca no máximo 1 minuto, pelo menos no meu caso. Para quem toque apenas 30 segundos, ou mais de um minuto, é fácil adaptar este tutorial a esses tempos.
Há muitos programas de edição de som, mais ou menos complicados, gratuitos ou pagos. Depois de experimentar vários fiquei-me pelo mp3DirectCut, que é gratuito e faz exactamente o que o nome indica: Corta MP3! Faz também mais umas coisinhas, mas não vem ao caso.
Podem sacá-lo aqui: DOWNLOAD mp3DirectCut

Basta descompactar o ZIP para uma pasta à escolha, o programa corre de lá, ou seja, não é preciso instalar.
Começamos por abrir no programa o mp3 desejado, bastando para tal arrastar o mp3 para a janela do programa, ou então através do menu "File->Open".
Neste caso é o "08-daft_punk-television_rules_the_nation.mp3" com 6.58Mb
Se desejarem que o MP3 tenha 1 minuto de duração (não vale a pena mais) e que seja desde o início da música, basta clicar logo no botão "Set begin".
Se, no entanto, quiserem que o início seja algures no meio da música basta arrastar a barra indicadora de progresso para a posição desejada e clicar então em "Set begin". Na figura abaixo podem ver que marquei o início aos zero minutos e 26.15 segundos.

mp3cut_begin.jpg


A partir da posição marcada como início, deslocamos a barra um minuto e clicamos no botão "Set end".
Eu marquei o fim ao tempo 1 minuto e 29.86 segundos, um pouco mais de um minuto de duração.
NOTA: podem fazer pequenos ajustes na posição com os botões de "seta" para a direita e esquerda

mp3cut_end.jpg


Podem brincar com os menus claro. Se quiserem explorem o programa, aqui apenas indico o estritamente necessário. Apenas devo dizer que os botões "|=>.." e "..=>|" são muito úteis para ouvirmos 2 segundos de música respectivamente desde o início da nossa selecção, e antes do fim da nossa selecção.

Com a selecção escolhida basta ir ao menu "File->Save selection..." e darmos nome ao nosso corte. Reparem também na opção de menu File->Append all/selection to..." que permite ir juntando vários cortes de vários mp3 num só, ou repetir o mesmo várias vezes. Pode dar para coisas engraçadas.

Bom, já temos o nosso mp3 reduzido, chamei-lhe "daft-television.mp3" e está com 1.80Mb: vamos então convertê-lo para OGG.
Reparem que até agora não diminui a qualidade do MP3, mas ao fazer a conversão vou baixar também a qualidade, reduzindo bastante o tamanho final. E como toque serve perfeitamente.

Para a conversão utilizo um programa gratuito, o dBpowerAMP Music Converter. Podem sacá-lo aqui: DOWNLOAD dBpowerAMP r11
Vão precisar também do Codec OGG para este programa, sacar aqui: DOWNLOAD OGG codec
Este programa é deveras excelente, e na página de codecs podem ver todas as possibilidades de formatos para converter. Tudo gratuito!
Após instalado, além dos devidos atalhos, ficam com uma opção no menu do botão direito do rato quando clicam num ficheiro de áudio:
"Convert To". É isso mesmo que vamos fazer, ao que se abre a janela do dBpowerAMP Music Converter. Mais uma vez, existem muitas possibilidades com este programa, principalmente clicando no botão "Power Pack DSP", mas apenas aqui descrevo o necessário para a desejada conversão.
Onde está "Converting 1 File to" seleccionamos o codec Ogg Vorbis instalado (1). Se por acaso não aparecer na lista, clica-se no botão
"Locate Encoder"(2) que ele deve achar logo o "oggenc-sse2-archer.exe", é só fazer "OK". Em "Quality"(3) escolhemos o valor "1", e em "Frequency"(4) o valor "22.050Hz". De resto não vale a pena mexer, podem remover a ID Tag, des-selecionando o "Preserve ID Tags"(5), mas não há diminuição notória de tamanho se a removermos.
Clicamos em "Convert"(6) e está feito! Podem ouvir o resultado final no WinAmp, por exemplo.

dBpowerAMP.jpg


O Ficheiro final "daft-television.ogg" ficou com 432Kb !!!
 
Tenho uns ligeiros problemas, ao converter os mp3 para ogg o resultado final fica em 0kb, usando outro codec "normal" os ficheiros já ficam convertidos mas o telemovel não os reconhece como tons de toque, posso ouvir com o oggplayer 1.0 visto que o 1.65 apesar de executar e de encontrar os mp3 convertidos, não os toca, a barra desloca-se mas nada de som. Tenho um 6600 V.5.27. E quando vou aos perfis para selecionar o random_ringing_tone.ogg pura e simplesmente não aparece os .oggs.
 
Desculpa a demora na resposta, away@férias :)

Dário Aaújo disse:
Tenho uns ligeiros problemas, ao converter os mp3 para ogg o resultado final fica em 0kb, usando outro codec "normal" os ficheiros já ficam convertidos mas o telemovel não os reconhece como tons de toque,
Pois, isto acontece com o codec "normal", os ogg não tocarem no oggplay, e é suposto não acontecer com o ultimo beta :\ certeza que sacaste e instalaste a versão certa de codec?
sinceramente não sei... :\
Dário Aaújo disse:
posso ouvir com o oggplayer 1.0 visto que o 1.65 apesar de executar e de encontrar os mp3 convertidos, não os toca, a barra desloca-se mas nada de som.
Tenho um 6600 V.5.27. E quando vou aos perfis para selecionar o random_ringing_tone.ogg pura e simplesmente não aparece os .oggs.
Mais uma vez, precisa mesmo de ser o codec certo para a versão 1.65 os reconhecer, e precisa de ser um ogg mais recente que a versão 1.0 para os toques aleatórios funcionarem.
Tenta desistalar a versão de Oggplay que tens e sacar e instalar a versão MMF 1.62, que é a ultima build estável (não "actualizes" com uma versão mais recente por cima, ele não gosta)
Quanto à conversão para OGG, se no fim de tudo não funcionar com o dbPowerAmp, tenta a conversão com algum dos muitos outros programas que há por aí... eu testei vários, e comparei resultados finais, em termos de qualidade de som e tamanho de ficheiro e a solução que aqui apresentei foi a melhor... é chato não estar a funcionar para ti...
 
Back
Topo