Tutorial Ubuntu

gostei muito do guia.. muito completo para os que se vão iniciar neste mundo agora.
Até desmistifica alguns assuntos de Linux/Windows em sistemas dual boot.

Muito Bom
 
Achei o tutorial bastante bom e concerteza vai ser bastante útil para quem está a começar agora nestas andanças (como eu).
No entanto, continuo a ter aqui algumas dúvidas. (principalmente porque tenho medo de me por a mexer e acabar por apagar dados acidentalmente).

Então aqui vai: Tenho uma partição com o Vista. E outra partição com videos, séries, etc..
Nesta segunda partição tenho cerca de 10 GB livres que queria utilizar para instalar o Ubuntu (será suficiente?) Não era para uso intensivo, mas para me ir habituando e tendo umas ideias de como aquilo funciona..

Como faço para tirar os tais 10GB da segunda partição? O CD do Ubuntu já faz isso automaticamente? Vi no tutorial falar em partições ext3 e afins e não estou muito familiarizado com isso.

Também já vi tutoriais aqui do fórum tais como: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=226287 que apesar de muito bom, explica com os discos vazios e instalando tudo de inicio. Eu já tenho o Vista e a partição com os dados, e não queria ter que formatar.

Alguém me pode explicar como se faz como se fosse muito muito muito nabo ? :D
 
Txiiiiiiiiiiii à dias atraz é que precisava deste tutorial (não é que agora não precise) mas é que andei a recolher muita informação antes de instalar o Ubuntu 8.04 e não fazer asneiras... Correu tudo bem mas poupava-me imenso tempo à procura de inforamções que estão neste tutorial bem explicadas... XD

mas já dei umas vistas de olhos e já aprendi mais umas coisitas, é que ainda sou novo nestas andanças... não tenho Ubuntu à uma semana e posso afirmar que estou já com alguns conhecimentos...não muitos mas alguns...

P.S.: não tive ainda tempo de ver o tutorial todo, mas será que tem aquelas cenas de permissões do root e assim? é que estou a precisar de instalar umas coisitas (Plugin Element para Compiz) e diz-me permissão negada...embora já o tive instalado mas deixou de funcionar...penso que alguma alteração que fiz que destroiu isto =x

cumps e origado pela partilha! :P
 
Para instalares programas no ubuntu basta ir ao Gestor de pacotes Synaptic e escrever o nome do programa que queres ou então pela consola escrevendo por exemplo sudo apt-get install amsn tens de escrever a pass de root se nao, nao podes instalar nada nao tens permições.
 
Para instalares programas no ubuntu basta ir ao Gestor de pacotes Synaptic e escrever o nome do programa que queres ou então pela consola escrevendo por exemplo sudo apt-get install amsn tens de escrever a pass de root se nao, nao podes instalar nada nao tens permições.

sim eu sei já fiz isso e a primeira vez e tudo ficou a dar, passado uns diitas desapareceu completamente e nunca mais consegui instalar

EDIT: tenho o problema exposto na sessão correcta http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165283&page=9

cumps
 
Back
Topo