[Tutorial] Usar adaptador Wireless USB comum para ligar DSi á internet [EDITADO]

Bmcs

Power Member
Boas

Desde sempre houve problemas por parte dos utilizadores da Nintendo DSi em relizarem uma ligação Wifi entre a consola e alguns routers. Não tenho router, mas decidi pocurar uma solução mais barata e que me oferecesse algumas vantagens.

Como resultado, tenho agora uma ligação WiFi, perfeitamente funcional, entre a minha DSi e o meu adaptador Wireless TP-Link usando a minha ligação por modem. No meu caso, tornou-se bastante mais fiável esta solução do que a compra de um router, apesar de admitir que a compra foi feita “ás escuras”, ou seja, da mesma maneira que nem todos os routers são compatíveis com a DSi, tal podia acontecer com o adaptador e podia ter problemas de incompatibilidade. Ainda assim apenas aconselho este método para quem apenas quer ligar a sua DSi periodicamente á internet (como no meu caso), caso contrário aconselho claramente a compra de um router.

Vantagens:

- Preço do adaptador é mais barato que o preço de um router.
- Mobilidade da ligação (sobretudo para quem tem banda larga, como no meu caso).
- Ligaçao simples e rápida

Desvantagens:

- O desktop/portátil terá que estar ligado durante a ligação.
- (Dependendo do adaptador) a distância da ligação/sinal pode variar.


Deverão começar por ter a certeza que o adaptador wireless trabalha em modo AP (está descrito na embalagem do apdaptador), comprei o meu na Worten por 13€ da marca TP-Link (bem bonito por acaso :D) em relação ao router mais barato que la estava poupei 16€.
Não garanto que este procedimento irá funcionar com outros adaptadores, como já expliquei, em parte, isto foi um golpe de sorte :D, ainda assim creio que qualquer adaptador com a opção de Access Point deverá funcionar bem.

Este tutorial é apenas para Windows XP, exprimentei no Vista mas o programa de configuração dá erro devido á “configuração automática WLAN”, já exprimentei parar este serviço, mas sem resultado, mas assim que conseguir, actualizo o post a explicar como o fazer. Para teste usei a minha banda larga TMN e a minha ligação por modem (USB), como resultado, com a banda larga apenas consegui fazer a ligação 1 vez (penso que o problema é algo com o IP), com a ligação modem todas as tentaivas foram 100% conseguidas e a ligação correu sempre bem.

Começando o tutorial:

1- Deverão instalar as drivers do adaptador e o programa de configuração (Wireless Client Utility)

1.1- Se usam o XP podem usar o programa de configuração original TP-Link (o que vem no CD de instalação), caso usem o Vista deverão usar ESTE programa.

2- Uma vez instalado o Wireless Client Utility, o icon irá aparecer na barra de ferramentas junto ao relógio, devem clicar com o rato direito em cima do icon e escolher a opção “Use Wireless Client Utility” caso contrário não vão conseguir abrir o programa (é este problema que acontece no Windows Vista)

3- Clicando duas vezes no icon a seguinte janela aparece:



Nela temos as opções de:

- Ligar o adaptador em modo Station ou em Access Point (canto superior direito)
- Seleccionar o adaptador
- Editar as opções de Access Point

4- Clicando em “More Settings” temos esta janela:



Irei apenas falar das opções básicas pois não sei quais são as funções das restantes (se alguém souber, diga :D)

Aqui podemos editar:

- O modo de transmissão (802.11b ou 802.11g ou 802.11b+g Mixed Mode, ou seja, os dois)
- O canal de transmissão (de 1 a 11)
- SSID (nome do Access Point)
- Modo de encriptação (apenas temos a opção de WEP de 64 bits ou 128 bits ou 256 bits)

5- Clicando em “Setting” em frente a WEP, temos:



Podemos aqui editar as opções da chave WEP tornando-a mais forte ou mais fraca, podemos criar 4 chaves e escolher qual delas usar.

Para primeiro teste aconselho a usar as definições padrão, depois poderão editar da maneira que melhor entenderem.

6- Em seguida vamos a “Painel de Controlo” – “Ligações de rede”.

7- Clicar com o rato direito na ligação conrrespondente ao adaptador e ir a “Propriedades”.

8- Na janela que aparece devemos desmarcar as opções “Cliente para redes Microsoft”; “Partilha de ficheiros e de impressoras em redes Microsoft” e “Agendador de pacotes QoS”, clicar em OK



9- Clicar com o rato direito na ligação á internet e ir a “Propriedades”

10- Na janela que aparece iremos a “Avançadas” e marcar a opção “Permitir outros utilizadores da rede ligar através da ligação á internet deste computador”, na caixa rectangular em baixo devemos seleccionar a ligação conrrespondente ao adaptador (no meu caso “Ligação de rede sem fios 3”), clicar em OK.



Com tudo concluído, basta ligar a DSi e nas opções da internet procurar por um Access Point, a DSi irá encontrar o Access Ponit e fazer a ligação.

Criei o tutorial o mais simples possível e de modo a que se possa aplicar a outros adaptadores, penso que será uma boa opção para quem pussuir um adaptador destes e não tenha conhecimento destas opções ou mesmo para quem esteja a pensar fazer o mesmo que eu :D

Qualquer dúvida é só dizer ;)

EDIT: Problema do Vista resolvido :001:

Deverão seguir as indicações normais que referi no tutorial, apenas com a diferença do ponto 1.1 :D, inclusive, a parte da partilha de internet é identica tanto no XP como no Vista.

Trata-se de um programa identico ao do TP-Link, mas de uma marca diferente e compativel com o Vista, e claro, com o adaptador TP-Link. O programa funciona lindamente, mas ainda estou em testes com a ligação, de momento apenas tenho a minha banda larga e ainda não consegui fazer a ligação, assim que conseguir digo algo, mas o mais importante está feito :D

EDIT 2: Gostava de trazer boas notícias, mas não :lol:
Parece que ainda não foi desta :mad:, o que acontece é que consigo colocar o adaptador em modo Access Point, mas para que eu consiga partilhar a internet com o adaptador tenho k desligar a configuração automática de wireless (WZC) do Windows, mas dessa forma o adaptador não tem um IP e a ligação da DSi dá sempre erro. Não posso fazer muito mais, parece-me que a única opção será mesmo o XP, e deixo aqui o aviso que já exprimentei em máquina virtual e o programa que usei (Microsoft Virtual Machine) não tem suporte para USB, ou seja, o adaptador não irá funcionar.
 
Última edição:
re

muio bom topico.

Ve se fazes é para o vista. Pois só tenho vista em casa e dava me jeito comprar uma pen wireless tipo essa que referes ao preco que está. Pois tenho uma Wifi Max que só funciona no Xp e eu já nao uso Xp.

Cumprimentos Total Lost ;)
 
Thnks, ao menos irei ajudar alguém :D

Tenho que admitir que o problema do Vista não é simples, já exprimentei resolvê-lo de várias formas, mas não sei o que mais fazer. Basicamente, para que possamos fazer a ligação é preciso trabalhar com o assistente de configuração (programa) do adaptador wireless, o problema é que o Vista não deixa, pois sobrepõe o seu assistente de configuração wireless (Windows Zero Configuration), resultado: não há hipótese de abrir o programa do adaptador pois surge sempre uma mensagem a avisar que o Windows Zero Configuration está activo >(
 
re

Eina... Vou ter que arranjar um pc velho que tenho aqui para por só o Xp para a Pen Wifi Max.

Obrigado pela ajuda;)

Cumprimentos Total Lost;)
 
Boa iniciativa sem dúvida, simples e directo :)
É pena os problemas de ligação pelo Vista, porque seria uma adição valiosa
 
Boa iniciativa sem dúvida, simples e directo :)
É pena os problemas de ligação pelo Vista, porque seria uma adição valiosa

Sem dúvida, principalmente porque uso o XP apenas para jogos, ou seja, tenho a firewall desligada e nada de antivirus ou algum tipo de protecção, não gosto muito da ideia de me ligar á net pelo XP :(
Ja percorri o Google inteiro e até agora sem resultados, estou a zeros :(
 
Back
Topo