[Tutorial Wireless] Ubuntu - Placa Broadcom

andré ferrari

Power Member
Resolvi criar este tutorial, uma compilação de alguns encontrados na net.
O principal pode ser encontrado em inglês no ubuntu foruns. A partir dessa resolvi simplificar um pouco os passos, e ao invés de usar os comandos puramente na consola, associei imagens para poder fazer-se à base do clique ;)

Antes de colocá-lo no wiki, pedia a voluntários que usem esta placa (não devem ser poucos :D) que pudessem testar o tutorial de forma a garantir que tudo funciona a 100%. Quanto maior o número de pessoas maior a fiabilidade do mesmo.

Wireless
Créditos ao The Raven.

Introdução:

UN = seu nome de usuário
CN = seu nome de computador

Exemplo: No meu caso o UN é o mesmo que o CN.
ferrari-laptop@ferrari-laptop:~$

Notas: = Serão adicionadas algumas notas explicativas
Atenção: = Adicionadas algumas notas de atenção que deverá ter o cuidado de ler obrigatóriamente

Dica: Não se torna a escrever UN@CN nos passos seguidos, apenas o código à frente de $

Atenção: Respeite a ordem dos passos, a não ser que tenha conhecimento do que está a fazer.

Nota: É importante seguir a maiúsculas e minúsculas do texto aqui citado. Se preferir pode fazer cortar/colar, selecionando cada texto que será digitado na consola e premindo no teclado simultaneamente (CTRL+C) e na consola com o cursor a piscar à frente do $ premir (CTRL + SHIFT + V)

INICIO
1.) Abrir a consola (terminal)

2.) UN@CN:~$ lspci | grep Broadcom\ Corporation
A.) Premir tecla (ENTER)

Nota: As palavras colocadas entre parênteses corresponderão a uma tecla do teclado [exemplo: (ENTER)]

Tuto1.png


Deverá conseguir visualizar-se no ecran o seguinte:

0000:05:02.0 Network controller:Broadcom Corporation BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g
Wireless LAN Controller (rev 02)

Exemplo: No meu caso esta informação está presente, conjuntamente com outra adicional - 05:00.0 Ethernet controller: Broadcom Corporation NetLink BCM5789 Gigabit Ethernet PCI Express (rev 11)
06:02.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g Wireless LAN Controller (rev 02)

tuto2.png


Se o que aqui está escrito corresponde ao que vê no seu ecran, e que realmente a sua placa é uma Broadcom, prossiga:

Atenção: Caso não consiga executar o comando em 2) mas tem a certeza que o seu portátil usa a placa em questão, apenas salte esse passo.

3.)UN@CN:~$ echo blacklist bcm43xx | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist
A.)Premir tecla (ENTER)

Nota: O seguinte comando irá pedir password

tuto4.png


O terminal irá processar o comando digitado e irá notifica-lo que 43xx-driver foi correctamente bloqueado (blacklist bcm43xx)

Atenção:
Isto vai bloquear uma versão anterior do driver da série 43, mais conhecido por driver43xx que vem pré-instalado no sistema no Ubuntu (Dapper Drake, Edgy Eft, Feisty Fawn e outras distros Debian Base). Isto é feito porque caso contrário este driver entraria em conflito com o novo que será instalado.

4.) Fazer download do ‘wifidrivers.tar.gz’ para a sua área de trabalho Aqui

5.)UN@CN:~$ cd /home/UN/Desktop
A.) Premir Tecla (ENTER)

No terminar deverá surgir
UN@CN:~/Desktop$

Este comando vai indicar-lhe que a directoria Desktop, está activa e irá começar a partir desse ponto.

6.)UN@CN:~/Desktop$ tar -xf wifidrivers.tar.gz
A.) Premir tecla (ENTER)

Assim que terminar, não receberá qualquer notificação, mas perceberá que completou com sucesso uma vez que a pasta 'drivers' surgirá no ambiente de trabalho. Deverá voltar a ver a directoria:

UN@CN:~/Desktop$

Fazer download do Automatix2 para a sua área de trabalho.
Se a distribuição Linux que usa de momento não é Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn), poderá descarregar para outras várias versões - http://getautomatix.com/wiki/index.php?title=Installation#Ubuntu_7.04_.28Feisty_i386.29
Caso contrário, se está a usar Ubuntu Feisty Fawn:
http://www.getautomatix.com/apt/dists/feisty/main/binary-i386/automatix2_1.1-4.3-7.04feisty_i386.deb

Após termino do download, fazer duplo clique sobre o ícone respectivo. Abrirá uma janela:
Clicar em 'instalar pacote' no canto superior direito.

automatix.png


Exemplo: No meu caso, já tenho de momento instalado automatix e essa opção encontra-se a cinzento informando erro onde já possuo a última versão instalada.

Abrir automatix2 localizado em 'Aplicações -> Ferramentas de Sistema -> Automatix'.

tuto9.png


De seguida surge campo a preencher password. Digite a sua password, e abrirá o programa automatix.

tuto10.png


Surge no ecran um texto informativo dos direitos sobre o qual deverá clicar 'Yes'.

automatix2.png


De seguida desloque o seu cursor até secção drivers e seleccione com um tick em Ndiswrapper, e clique em start. Irá surgir um ecran preto informando a sua instalação.

instalarndiswrapper.png


Posteriormente saia do programa e vá a 'Sistema -> Administração -> Windows Wireless Drivers. Selecione 'Install New Driver'.

ndisrapperscreen.png


Clique sobre nenhum e localize o driver a instalar.
Nota: Para facilitar digite no campo localização, exactamente onde vai procurar. Se preferir pode ir abrindo pastas até encontrar o driver pretendido.

O ficheiro que deverá seleccionar está dentro da pasta drivers, e é o ficheiro com a extensão *.inf, deverá ser o 'bcmwl5.inf'.
A informação de momento é 'driver/hardware present no'. Escolha 'Configure Network' e escolha 'Ligação sem fios'. Faça propriedades.

Reiniciar OS.

8.) Menu Sistema -> Administração > Rede, clique Rede sem Fios -> Propriedades.
Clique em Activar "Enable This Connection check Box Radio Button", definir o seu ESSID, nome utilizado para a rede. Configure igualmente o DHCP para obter automaticamente o IP, ou se preferir configurar manualmente com IP distinto de outras máquinas na rede.

Nota: Certifique-se que o wireless lan está activo, só depois de configurar correctamente as propriedades da ligação.

Configurar a protecção WEP é simples, confira a password através da documentação do seu router (ou digitando no seu browser 192.168.1.1, comumente utilizado e acedendo à configuração wireless password).

A.) Clique "OK"

… e aguarde até o processo estar completo.

Novamente em Sistema -> Administração -> Windows Wireless Drivers

Irá abrir a janela com a seguinte informação:

bcmwl5 driver present, hardware present

Agora pressione o botão respectivo do wifi no seu computador...

Deverá acender, caso se apague, é porque provavelmente já estaria acesa, pressione para se acender novamente.


14.)UN@CN:~/Desktop# ifdown eth1
A.) Premir tecla (ENTER)

15.)UN@CN:~/Desktop# ifup eth1
A.) Premir tecla (ENTER)

16.)UN@CN:~/Desktop# dhclient
A.) Premir tecla (ENTER)

17.)UN@CN:~/Desktop# iwconfig
A.) Premir tecla (ENTER)
B.) Verificar se o que surge no ecran corresponde às suas configurações de internet.

19.) Fechar o terminal e navegar na internet conforme desejado ;)


Este tutorial não funcionou? Propostas alternativas:

Alternativa 1
Alternativa 2


PS - Qualquer problema com imagens/ links/ ortográficos deixem um post que depois é corrigido. De forma a contribuir para este trabalho, peço que à medida que forem testando façam post ;)

Cumprimentos
|ferrari|


 
Eu por acaso tenho uma placa Broadcom e para mete-la a funcionar em Ubuntu fui um processo bem mais simples.

Bastou-me ir ao Synaptic e instalar o pacote "bcm43xx-fwcutter". Depois de instalado aparece uma janela a perguntar se quero que o programa faça o download e extraia a drive.

Segundos depois a placa está a funcionar a 100%:)
 
É possível o uso de wireless a partir de dois métodos:

Feisty

You have two options (I'll try and outline them for you):
  1. Use the native bcm43xx driver. This driver is open source and included with the kernel. It can not run at any speed higher then 11mbps, is some what flaky, and supports promiscuous mode. Requires user to be somewhat close to the access point. Is easier to install.
  2. Use ndiswrapper. ndiswrapper is open source, however the driver is not. It can run at 54mbps, is stable, and does not support promiscuous mode. I have had some trouble with it and hidden networks. Supports a large distance from the access point.
O primeiro é o metódo que usaste, que recorre aos drivers nativos presentes no Feisty.
Mas já foi confirmado que é mais fraco na captação de sinal, e como podes ver no quote trabalha a 11mbps.

O segundo é o metódo neste tutorial. Tem por base o uso do programa ndiswrapper com driver proprietário (closed-source) que se usaria normalmente no windows e vem mencionado na página do fabricante. Tem melhor captação de sinal e maior velocidade ;)

Fonte: Ubuntu Foruns
 
É possível o uso de wireless a partir de dois métodos:

O primeiro é o metódo que usaste, que recorre aos drivers nativos presentes no Feisty.
Mas já foi confirmado que é mais fraco na captação de sinal, e como podes ver no quote trabalha a 11mbps.

O segundo é o metódo neste tutorial. Tem por base o uso do programa ndiswrapper com driver proprietário (closed-source) que se usaria normalmente no windows e vem mencionado na página do fabricante. Tem melhor captação de sinal e maior velocidade ;)

Fonte: Ubuntu Foruns

Inicialmente e em versões antigas do ubuntu eu usava o ndiswrapper mais as drives para windows, mas apartir do Edgy não conseguia meter a dar por isso fui para as drives open source.

Curiosamente, o portátil onde uso a placa broadcom tem uma placa intel (centrino) e a diferença na captação do sinal consegue ser significativa com vantagem para a placa broadcom :-D
 
Acho que instalar o Automatix só para o ndiswrapper desnecessário, já que é possível instalar pelo Add/Remove Applications.

ou então aplicação ndisgtk que está nos repositórios, disponível pelo Synaptic.

:)
 
Eu tenho a placa equivalente em arquitectura amd64, que no lspci devolve BCM4319 no lugar de BCM4318. Eu uso ndiswrapper devido a que os drivers OpenSource têm alguma instabilidade e por vezes desligam o "radio" e deixam de funcionar: iwscan.... no results. Este BUG que eu saiba ainda não foi ultrapassado e a última vez que usei o módulo bcm43xx foi quando instalei o kernel 2.6.20, por isso recentemente.

já agora um processo diferente:

#aptitute install ndiswrapper ndiswrapper-utils
#ndiswrapper -i /path/to/bcmwl5.inf
#modprobe ndiswrapper


coisas interessantes: para quem tem a minha versão pode ser necessário fazer um link manhoso na directoria /etc/ndiswrapper/bcmwl5.inf se estiverem a usar uma distribuição em modo x86. Como saber? Se o comando ndiswrapper -l não disser hardware installed (depois de instalar o driver!) terão de o fazer. A dita directoria tem uns ficheiros *conf e terão de fazer um link de um deles para 14E4:4319.5.conf . É claro que estas coisas estão sempre a mudar e dependerá eventualmente das versões do ndiswrapper utilizadas!
 
Última edição:
Sim, isso já arranjei. Encontrei outro tutorial que já tinha usado com a versão de 32bits e que foi alterado para o 7.10 64. Logo á noite vou ver se resolve.

Eu neste não passei da instalação do automatix porque não tenho os icones tango. Uma coisa que acho que falha na maioria dos tutorials é que tão sempre a ir buscar coisas à net, não se lembram que se o pessoal está a tentar ligar o wireless é porque não tem net. :) lol
 
wifidrivers --> Link quebrado. Impossível seguir tutorial.

LINK QUEBRADO!

4.) Fazer download do ‘wifidrivers.tar.gz’ para a sua área de trabalho Aqui

Olá.

Tenho uma interface BCM4318. Instalei o Ubuntu 8.04 e logo depois pesquisando e sentindo na pele vi que essa interface apresenta problemas de funcionamento com o Hardy Heron. Resolvi instalar o 7.10, pois, pelo que li, ela funciona melhor com ele. Instalei e habilitei a firmware oferecida pelo sistema, mas ainda assim minha wireless não é detectada. Pesquisando mais um pouco achei esse tutorial e ia começar a segui-lo, mas os wifidrivers do link http://www.sharebigfile.com/file/167134/wifidrivers-tar-gz.html não estão disponíveis. O link está quebrado.

Alguém pode me ajudar conseguir os drivers ou tem alguma idéia pra me ajudar.


Muito obrigado.
 
Utiliza as drivers do windows, através do ndiswrapper.

Já faz algum tempo mas dá uma vista de olhos neste site. Ajudou-me muito a resolver o meu problema com a wireless

Lista de drivers para linux

acx1xx
adm8211 (ADMtek devices)
at76_usb (Atmel USB devices)
ath5k (Atheros devices)
b43/b43legacy (Broadcom chips)
Intel ipw21003
Intel ipw22003
Intel iwl3945
Intel iwl4965
libertas
madwifi4 (Atheros devices)
p54 (Intersil chips)
rndis_wlan
rt61pci
rt73usb
rtl8187
zd1211rw (ZyDAS ZD1211/ZD1211B chips)
 
Back
Topo