[Tuturial] Criar Forum PHPBB

unknown2

Power Member
Para quem tenciona criar um Forum PHPBB sem qualquer custo, aqui vai um post preciso!
Requisitos necessários: http://www.phpbb.com/support/documentation/3.0/quickstart/quick_installation.php

1- Criar uma conta num host que fornece alojamento e SQL gratis (ha muitas opcoes basta procurarem no google)
2 - Aceder a essa conta e criar nela um novo dominio
3 - No painel de alojamento criar uma base de dados SQL
4 - Fazer o download do PHPBB (em http://www.phpbb.com/ ) e colocar o pack da linguagem pt na pasta "language"
5 - Aceder a host por FTP e fazer upload do PHPBB (ja com a linguagem portuguesa na pasta languages)
6 - Aceder ao CPanel (ou outro gerenciador presente no host onde registaram o dominio) e alterar as permissões das pastas seguintes: cache/ files/ store/ images/avatars/upload/ (Passar de 755 para 777) e config.php (Passar de 644 para 777). Saiba que 777 é uma configuração que permite a possibilidade dos utilizadores postarem e fazerem upload dos seus avatares.
7 - efectuar a instalacao do PHPBB correndo a pasta install através do browser
8 - Durante a instalação, irao efectuar a Configuração da Base de Dados de acordo com a MySQL Database criada previamente (Serão aqui definidos o Nome do servidor da Base de Dados; Porta do Servidor da Base de Dados; Nome da Base de Dados; Nome de utilizador da Base de Dados; Senha da Base de Dados; Prefixo das tabelas na Base de Dados; Nome de Utilizador do Administrador; Senha do Administrador e Endereço de email de Contato - Podem consultar este link para ver como executar este passo).
9 - Apagar o directorio de instalção, e Realterar as permissioes do config.php para o valor predefenido (644)

Informo que este post está mais direccionado para pessoas que têm alguma familiarizacao com PHPBB, mas se alguem nao perceber algum dos pontos atras mencionado, terei todo o gosto em explicar sucintamente os pontos em duvida.

Cumprimentos a todos
 
Última edição:
Cria uma conta no freehostia e podes instalar o SMF com alguns clicks...eles tem alguns scripts pre-instalados e o SMF e um deles.

Acabei agora de UPAR o phpb para o frehostia. Ja criei uma base de dados SQL. O que devo fazer agora ?

PS: Estou a usar o FileZila pa upar as cenas pa la, mas acontece-me que alem de demorar um pouco , falham muitas vezes ficheiros pelo que tenho que estar constantemente a tentar upa.-los de novo (a upar o PHP falharam 300 files e tive k repetir muitas vezes para conseguir upar tudo!!). Será problema do freehostia ou sera por o filezila ser frakinho ???
 
Se queres algo pronto a usar: http://www.freeforums.org/

Se queres ter um host +- à séria Free e sem pub: http://www.000webhost.com/ --> E basta realizar uma instalação manual do software do Forum... basta procurares na net e mesmo no site oficial do phpBB e SMF deves ter a documentação. (digo manualmente porque da última vez que testei o 000webhost tinha o sistema automático em baixo :P).


Ontem tentei instlar ai, mas acontece que o file de raiz tem la varios files:
DO_NOT_UPLOAD_HERE
.ftpquota
public_html

Como vi la isso achei esquesito e desisti deles. De qualquer das formas hoje ja tentei novamente
Fiz o upload do PHP para la e segui as instrucoes do manual phpbb:

  1. [FONT=&quot]Change the permissions on the following directories to be writable by all (777 or -rwxrwxrwx within your FTP Client):
    [/FONT][FONT=&quot]store/[/FONT][FONT=&quot], [/FONT][FONT=&quot]cache/[/FONT][FONT=&quot], [/FONT][FONT=&quot]files/[/FONT][FONT=&quot] and [/FONT][FONT=&quot]images/avatars/upload/[/FONT][FONT=&quot].[/FONT]

Acontece que mesmo assim ao tentar efectuar a configuracao automatica pelo
----------------
Files and Directories Required - In order to function correctly phpBB needs to be able to access or write to certain files or directories. If you see “Not Found” you need to create the relevant file or directory. If you see “Unwritable” you need to change the permissions on the file or directory to allow phpBB to write to it.
cache/:Cannot find, Unwritable files/:Found, Unwritable store/:Found, Unwritable Optional files and directories Optional - These files, directories or permission settings are not required. The installation system will attempt to use various techniques to create them if they do not exist or cannot be written to. However, the presence of these will speed installation.
config.php:Cannot find images/avatars/upload/:Found, Unwritable
----------------

Diz-me que nao tenho os ficheiros acessicveis a escrita, quando eu sei que kja os defeni para tal...
Ja removi os cookies do Firefox mas tambem nao ajudou...
Alguem ?
 
Última edição pelo moderador:
Ja tenho o forum no Frehostia UP.
Como faço para mudar a linguagem ? Ja adicionei pelo FTP, a pasta PT dentro das languages e nada


Como faço para ver possiveis temas para modificar o forum ?
 
Informo que ja consegui o que pretendia, pelo que o primeiro post será editado sob a forma de um tuturial para quem dele necessitar.
Deixo aqui o meu agradecimento a todos os que me facultaram informaçoes!
 
Forumeiros cria sites para principiantes. Apesar de nao ter muita experiencia, ja percebo o suficiente para poder criar/gerenciar um forum. Neste momento ja tenho o meu forum online (como pode confirmar no meu primeiro post deste topico) pelo que nao procuro mais forum nenhum
 
Boas. Desculpem desenterrar mas assim evito estar a abrir um novo tópico.

Já saquei o PHP e fiz upload por FTP do PHPBB3, só que quando vou ao VistaPanel (CPanel) e vou para mudar as permissões não tenho a pasta "avatars" nem "upload".

Alguém me pode ajudar? Cumprimentos...
 
Muda de ftp ou das configurações do ftp, existe ftp's que quando as pastas estão vazias ele ignora-as. Recomendo Filezilla.
 
Boas. Desculpem desenterrar este topico, mas tenho algumas duvidas.
Eu criei um dominio em co.cc, criei conta no freehostia, ja mudei o dns em co.cc e criei uma Base de Dados SQL.
Mas não percebo agora o passo 5 - Aceder a host por FTP e fazer upload do PHPBB
Podem me explicar ao certo o que tenho de fazer?
Agradeço desde ja
Cumps
 
Ftp (Protocolo de Transferência de Arquivos), é uma forma rápida e versátil de transferir arquivos para servidores.

No próprio Cpanel deves ter um file manager mas não te recomendo a fazeres upload de arquivos por aí.
Então o que deves fazer é instalar o filezilla. Para conectares com o servidor deves ter os seguintes dados:
Url do servidor, username da conta e password

Depois de estares logado é só transferir os ficheiros para a pasta correspondente.
 
Back
Topo