TV 4K não funciona em 60Hz

Boas,
Tenho tido problemas a conectar a minha TV 4K (KUBO k1249vtstuhd) à placa gráfica (Quadro K620) do meu Desktop. Antes conseguia conectar sem problemas mas caí no erro de alterar a Taxa de Atualização do ecrã em questão para 60Hz, quando o máximo que suporta é 30Hz. Resultado: agora não consigo reverter a taxa de atualização porque sempre que ligo a TV com o cabo HDMI o PC crasha por completo e tenho que o desligar no botão. O Windows neste caso não teve a função de reverter em 15 segundos como acontece quando se altera a resolução.

Pontos importantes:
-Quando alterei a Taxa de Atualização foi nas definições do Windows, não no Painel de Controlo da NVidia. (Definições>Sistema>Ecrã>Definições Avançadas do Ecrã>Taxa de Atualização)
-Já atualizei drivers, Windows, tudo.
-Já tentei usar um ponto de restauro para resolver o problema, mas não tinha nenhum na lista, então sem sucesso.
-Já tentei conectar o PC a outra TV 4K que não a minha e funcionou perfeitamente, o problema parece ser entre o PC e a minha TV em específico. De notar que também tentei alterar a Taxa de Atualização nessa TV para ver o que acontecia e aconteceu exatamente o mesmo, só que desta vez tinha criado um ponto de restauro e consegui resolver o problema.
-Estou a usar um adaptador Displayport 4K para HDMI e um cabo HDMI para 4K também.
-Antes trabalhava com esta TV a 4K 30Hz e outro monitor ligado via VGA a 1080p 60Hz.
-Agora sempre que ligo a TV a gráfica começa a mostrar segmentos de pixéis no monitor ligado em VGA:


-Já repus a TV em dados de fábrica.
-Já desinstalei o Monitor PnP Genérico (presumo eu, referente à TV) e não resolveu nada.
-Já tentei ligar o TeamViewer por Android enquanto a TV está ligada ao PC (e sem aparecer imagem) para mudar a Taxa de Atualização. A imagem para por completo na transmissão, portanto o PC crasha juntamente com a imagem.
-Se ligar a TV 4K via VGA, consigo ter imagem, mas sem muita qualidade.
-Se ligar o PC em Modo de Segurança e conectar a TV ao HDMI, consigo ter imagem, porque o PC não reconhece a TV, contudo, logicamente, não dá em 4K.
-Já tentei abrir as definições de arranque avançado e entrar em Modo Baixa Resolução. Este método chegou a funcionar, mas agora por algum motivo não funciona: a imagem encontra-se em baixa resolução só até iniciar sessão, no momento de abrir o ambiente de trabalho, a resolução volta ao normal e o computador crasha por estar ligado à TV.
-Consigo usar o PC na mesma se estiver apenas ligado o monitor VGA a 1080p 60Hz, até se o ligar via Displayport/HDMI, mas se ligar o cabo à entrada Displayport e à TV, mesmo que ela esteja em stand-by, o computador crasha.

Já tentei ir a uma loja de informática na tentativa de resolver isto mas nada, agradeço se me puderem dar uma ideia de qual será o problema. Se precisarem de mais informações sobre o problema estão à vontade. Espero que a solução não seja ter que trocar de placa gráfica ou de TV.

Processador Intel(R) Core(TM) i7-6700 CPU @ 3.40GHz 3.41 GHz
RAM instalada 16,0 GB
S.O. Windows 10 Pro
Placa Gráfica NVIDIA Quadro K620 (UMA ENTRADA DVI E UMA ENTRADA DISPLAYPORT)
 
Última edição:
Está resolvido.
Instalei um Custom Resolution Utility no PC e num laptop que consigo ligar à TV em 4K via HDMI. Editei os parâmetros em Detained Resolutions no slot com a resolução 4K para 3840x2160 @ 30Hz, exportei como ficheiro .dat para uma pen, depois no programa no desktop importei o ficheiro. Depois foi só ligar a TV e já consigo trabalhar com os dois ecrãs. ✅
 
Tive uma situação parecida com a tv da xiaomi.

Mas era diferente, conseguia ligar mas perdia sinal uns segundos ou minutos depois, inicialmente pensei que fosse do meu antigo GPU (1660 super), tentei n cabos e nunca consegui que o sinal se mantivesse muito tempo.
Depois de fazer upgrade ao GPU tentei novamente e exatamente o mesmo problema.

A única coisa que resolveu foi o CRU também, mas especificamente no "extension blocks", removi tudo que não é necessário e deixei apenas HDMI 2.0/2.1, colorimetry e video capability (tinha mais de 15 parametros ativos!) e desde então nunca mais perdi o sinal. Aqui fica a info porque pode ser útil para alguém no futuro.

A minha conclusão disto é que a tv estava a tentar passar info demais pelos gpu's e o windows/driver da nvidia nao gostava disso, eu perdia o sinal e o painel ainda era reconhecido pelo o windows.
 
O CRU salva vidas ahaha
Até agora tem funcionado perfeitamente, e o que é mais interessante é que afinal consigo meter a 4K 60Hz em vez de 30Hz, quando pensava que tinha sido isso que estragou tudo. Muito estranho, mas agora crio sempre pontos de restauro antes de fazer alterações porque já sei que de um momento para o outro pode dar problemas.
 
Back
Topo