[Home Cinema] TV - ARC - AV - CEC

hobbitayla

Power Member
Boa Noite:

Venho aqui partilhar a minha experiência e a resolução de um problema que liga uma TV LG, a ligação ARC com o meu aparelho de AV da Denon para a devolução do Som e o não reconhecimento pelo aparelho de AV da origem do Som.

Ou seja, por vezes o AV recebia o som 5.1 com origem na TV e passava esse som para as colunas. Outras vezes não, embirrando que o som não vinha da TV, quando vinha, mas ou de um leitor BR ou de uma Box Android, as quais estavam desligadas. Após alguma investigação na NET a questão aparenta ser com o tema do CEC, que permite à TV controlar os aparelhos (e vice-versa) e de alguma forma esta negociação dava barraca e o AV entendia que ou era o aparelho leitor de BR, por acaso um LG, ou uma box Android que estavam a dar o som mas desligados. Aliás, por vezes a TV ligada o aparelho leitor BR da LG quando não o pedia.

A resolução para esta questão prende-se com o cortar o pino 13 do cabo HDMI, responsável pela comunicação CEC sendo que a partir desse momento, quer para o AV, quer para a TV estes aparelhos não existem como CEC, ficam passivos, funcionando tudo a 100%, o som sempre com origem na TV quando o selecionas no AV.

Para cortar o pino 13, não usamos uma tesoura :) mas a exemplo este adaptador à venda na Amazon que só faz isso. Mas, desde que o comprei os problemas desapareceram.

https://tropicalprice.com/product/B00DL48KVI

Fica aqui o registo para quem tem problemas em receber o som via (e)ARC da TV para o AV e este entende que não.
 
Back
Topo