TV Digital Espanhola - Tens?

Estou com bastantes interferências nos canais espanhois sintonizando Montanchez.
Comprei instalei á 2 anos:
Antena Fracarro BLU 920F a uns 5 metros.
Amplificador Alcad AM-305 + fonte alimentação.

Qual é o filtro 4G mais indicado para este conjunto?
ou substituo o amplificador para alcad Am-166 , AM-366 outros melhores?

Obrigado pelas vossas repostas

Estou com bastantes interferências nos canais espanhois sintonizando Montanchez.
Comprei instalei á 2 anos:
Antena Fracarro BLU 920F a uns 5 metros.
Amplificador Alcad AM-305 + fonte alimentação.

Qual é o filtro 4G mais indicado para este conjunto?
ou substituo o amplificador para alcad Am-166 , AM-366 outros melhores?

Obrigado pelas vossas repostas

Amplificador filtrado AM309 fonte AL100, a entrada C56 tem filtro passa canal está OK a R56 é necessário no mínimo um filtro 4G por ex. FTE LTE5780.

Obrigado Nand pela rápida resposta.
Antes de mandar para o lixo o AM-305, vale a pena testar um filtro 4G (poder ser o Alcad RB-619?)... ou a partida é mesmo necessário a também rejeição do canal 56?
Estou com alguma dificuldade em encontrar o AM-309 configurado de fabrica para o C56 e R56.... Posso aproveitar a fonte AL-000 que tenho para o futuro AM-309 ????

Última edição:
Filtrar o 305 ao 4G melhora algo mas o ideal é o 309, mesmo com filtro 4G pode não ser o suficiente. A fonte AL-000 é mais inferior mas funciona. O filtro RB-619 deve resolver.
Para ser mais preciso é necessário medidas dos sinais 4G Tetra GSM e C450.
Se for difícil encontrar o AM309 eu tenho alguns em stock.

Boa Noite a todos!
Conforme reportei há tempos, encontro-me numa zona difícil para captação da tdt espanhola. Queria melhorar as condições de recepção, substituindo algum equipamento que estou a usar, como por exemplo, a antena que já tem mais de 20 anos. Por alguma pesquisa que fiz, encontrei estas 2 opções: Televes Dat HD Boss 790 e Televes Dat HD Boss 790 LR. Esta última, por sinal, é bastante mais cara que a primeira. Mas neste momento já não estou a ligar muito ao preço, mas antes isso sim, à qualidade. Por isso, e porque tenho dúvidas de qual das duas a melhor, venho pedir ajuda ao Forum e aos companheiros entendidos na matéria, de modo a que possa vir a fazer a opção certa. Fico a aguardar pois a vossa opinião.

Cumprimentos,
oger

Elas tecnicamente sao quase iguais, uma apenas tem mais ganho que a outra.

Mas a antena é so uma parte, como é o resto do teu sistema?

Viva Illusion4u. Muito obrigado pelo contributo que me possas vir a dar.
Julgo estares a referir-te ao amplificador e à fonte de alimentação. Então é assim: O amplificador que estou a usar é da marca Astel, tem 4 entradas, das quais 2 são de UHF e tem 39 db de potência. A fonte de alimentação também é marca Astel e é de 24 Volts. A antena que estou a utilizar com este equipamento é uma Televes tipo rabo de bacalhau que já uso desde a tv analógica. Com este equipamento, a situação é a seguinte:
- Canais 31, 39 e 43, a recepção é Boa;
- Canais 45 e 46, a recepção é razoável, piorando com o mau tempo;
- Canais 54 e 58, só se conseguem ver quando as condições atmosféricas são muito boas.

Entretanto, devo dizer-te que há dias testei a antena Televes dat hd 790 que um amigo me emprestou, utilizando claro o mesmo amplificador e fonte de alimentação que tenho e as condições de recepção melhoraram muito, principalmente no que respeita ao canal 54 (La 1, La 2, Clan) e ao canal 58 (TVG Pontevedra e tvG2). Estes canais apenas apresentavam ligeiras falhas à noite. De resto tudo chegava cá em óptimas condições. E é por isso que naturalmente penso que talvez a antena Dat HD 790 LR, como tem mais 2db de ganho resulte melhor que a que experimentei. Deixo isso à tua experiente consideração. E se porventura achares que existe outra solução melhor, por favor, diz.

Cumprimentos,
oger

E em relacão as tomadas e cabos?

Quantas tomadas tens, como estao ligadas ao amplificador e que cabo usas?

Tenho 5 tomadas. Não sei como estão ligadas ao amplificador. Só te posso dizer que a Fonte de alimentação está no sótão e que tenho sinal igual em todas as tomadas. As tomadas também elas próprias têm amplificação (julgo!...). Eu percebo pouco disto, como já deves ter reparado. Quem me ajudou há dias no teste à Dat HD 790 foi um companheiro nosso que encontrei aqui no Forum e que vim a descobrir que mora aqui bem perto de mim!... Relativamente ao cabo, o que te sei dizer é que foi substituído há cerca de um ano e como tenho aqui em mãos a bobine que sobrou e não sei exactamente que referências de hei-de dar, o melhor é referi-las todas e portanto aqui vai: Televes NQ2b EN 50117-5 16VRtC 1,13/4,8 Class A 3GHz. Depois refere ainda: T100 Ref. 214102. Não sei se já dá para o identificares!... Se precisares de mais alguma informação, diz.

Cumprimentos

O cabo está perfeito, mas eu colocaria cabo novo de exterior entre a antena e o amplificador.

http://www.tdtprofesional.com/es/ca...-para-exteriores-16db-27db-1m-pe-1-metro.html

Em relação a antena, eu acho que nao precisas da versão LR.

Esta chegará

http://www.tdtprofesional.com/es/ve...n-boss-tech-c21-60-g17db-32db-de-televes.html

Vê também como o sinal está dividido para as 5 tomadas.

Tem de ser algo como isto

http://www.tdtprofesional.com/es/repartidor-interior-con-conector-f-de-5-salidas.html

http://www.tdtprofesional.com/es/repartidor-interior-con-brida-de-5-salidas.html

Muito obrigado Illusion4u.
Julgo que o sinal não está dividido para as 5 tomadas, conforme dizes e como é mostrado nos links que enviaste. O cabo segue pelas várias divisões da casa e é cortado em cada uma das tomadas. É como uma ligação em série. A instalação não tem o equipamento que é apresentado nos links. De qualquer dos modos o teste que fizemos há dias com a antena Dat hd Boss 790, demonstrou que o sinal melhorou bastante, pois consegui apanhar de novo o canal 54 (La 1, La 2, Clan) e o canal 58 (TVG Pontevedra e tvG2) que nunca havia conseguido apanhar!... Estes canais apenas à noite começaram a ter leves falhas. Por isso é que entendo que se optar pela Dat Hd 790 LR, como tem mais 2dbs de ganho, poderá talvez acabar com essas falhas!... Gostaria, no entanto, de ouvir a tua opinião.
Cumprimentos

Consegues saber qual o modelo do amplificador?

Porque parece-me que a antena (e o seu amplificador interno) nao estava a ser alimentada.

O amplificador de mastro é Televes modelo 5356. A fonte de alimentação é marca Astel e é de 24 volts. Tirei-lhe a tampa e verifiquei que é protegida por um fusível. Convém lembrar-te que nesta altura já estou a utilizar a minha antena velhinha que tem mais de 20 anos (televes de 25 elementos tipo rabo de bacalhau). A dat hd boss 790 já não a tenho. Apenas me foi emprestada para poder fazer o teste, como te disse há dias.
Cumprimentos

Pronto está perfeito então.

O meu conselho é mesmo, antena nova (não lr) substituir o cabo, por a amplificacao do amplificador no minimo, e depois vês como está o sinal nas várias tv's.

Ajustas a antena para teres o maximo de sinal possivel.

Depois disso é que vais rodando o botao da amplificação ate teres um sinal bom.

Pronto está perfeito então.

O meu conselho é mesmo, antena nova (não lr) substituir o cabo, por a amplificacao do amplificador no minimo, e depois vês como está o sinal nas várias tv's.

Ajustas a antena para teres o maximo de sinal possivel.

Depois disso é que vais rodando o botao da amplificação ate teres um sinal bom.

Já agora o que queres dizer quando dizes "Pronto está perfeito"? Queres dizer que o amplificador e a fonte de alimentação são as adequadas, isto é, servem? E que antena devo então comprar, a dat 790 normal ou a 790 LR? Porque não aconselhas a dat 790 LR? Esta antena não é boa???... É que, como te disse já, quando fiz o teste com a dat 790 normal, o sinal à noite piorou, isto é, os canais mais complicados aqui na minha zona (Viana do Castelo), canais 46, 54 e 58 começaram a ter ligeiras falhas de vez em quando. Isto quer dizer que quando o tempo estiver de chuva, naturalmente vou deixar de os ver completamente!... Como é que ajusto a antena? Faço isso no amplificador de mastro rodando o botão da amplificação? O cabo que dizes para substituir é o cabo que liga a antena ao amplificador? Desculpa lá a minha ignorância!... E muito obrigado pela ajuda que me estás a dar.

Cumprimentos.

Perfeito de acordo com a fonte e amplificador que tens.

Ajustar a antena significa roda-la no sentido certo para o emissor para o sinal ,antes de ser amplificado, seja maximo.

Em viana tao perto da fronteira nao precisas de uma LR, esquece essa ideia.

O cabo a substituir é entre a antena o amplificador e a fonte.

O que tens de ajustar depois é o ganho do amplificador.

Ok, Ilusion4u, vou fazer como dizes. Vou ter alguma dificuldade na substituição do cabo entre a antena e a fonte de alimentação, por ter que o passar por locais de difícil acesso no sótão, mas com alguma paciência tudo se consegue!... Mais uma vez o meu muito obrigado pelo trabalho que tiveste comigo.
Cumprimentos.

Recepção
Localidade - viana do castelo, geraz do lima
Recepção - boa
Qualidade Imagem - boa

Canais
La1, La2, 24h, clan, Antena3, Cuatro, Telecinco, La Sexta, neox, nova, paramount channel, disney channel, discovery max, 13 tv, mega, energy, boing, divinity, fdf, tdp, tvg2, tvg pontevedra,

Equipamento
Tv - samsung 933hd
Receptor -televes zas hd (estou a usar em outra televisao que nao tem tdt)
Antena -televes dat hd boss 790

Back