TV Digital Espanhola - Tens?

Vim, por busca, parar a este tópico para tentar perceber quais as possibilidades de recepção da TDT espanhola e já estava registado e nem me lembrava... O que me levou à pesquisa foi o seguinte:

- no prédio onde vive a minha Mãe, decidiram não instalar uma antena colectiva TDT porque só 2 condóminos a utilizavam, entre eles a minha Mãe. Na altura, comprei-lhe uma antena interior de cerca de €20 e funcionou sempre bem na velhinha Sony da cozinha, até que a velhinha Sony pifou e segundo o técnico é uma coisa a que chamam solda fria. Como o valor da reparação era mais ou menos o mesmo duma nova, comprei-lhe uma Selecline do Jumbo. Quando a liguei à antena, tinha uma recepção péssima até que, quando retirei o cabo da antena, passou a funcionar impecavelmente, ou seja, a TV está a funcionar com um cabo coaxial pendurado! A zona é a de S. Marcos no Cacém que já é alta e o andar é o 8º. Na nova busca de canais que fiz, apareceram mais do que os da nossa TDT mas não se identificam porque na designação aparecem uns hieróglifos.

Será que são canais da TDT espanhola e será que esta zona tem condições excepcionais de recepção? Para funcionar com um cabo coaxial pendurado e ligado a nada...

em Bragança (Macedo de cavaleiros) para onde tenho de orientar a antena?
tenho orientado para bornes e apanho estes:
Captura_de_ecr_2016_12_20_s_21_26_29.png

Boas, só apanhas este mux? Qual é o número do canal ?

Vim, por busca, parar a este tópico para tentar perceber quais as possibilidades de recepção da TDT espanhola e já estava registado e nem me lembrava... O que me levou à pesquisa foi o seguinte:

- no prédio onde vive a minha Mãe, decidiram não instalar uma antena colectiva TDT porque só 2 condóminos a utilizavam, entre eles a minha Mãe. Na altura, comprei-lhe uma antena interior de cerca de €20 e funcionou sempre bem na velhinha Sony da cozinha, até que a velhinha Sony pifou e segundo o técnico é uma coisa a que chamam solda fria. Como o valor da reparação era mais ou menos o mesmo duma nova, comprei-lhe uma Selecline do Jumbo. Quando a liguei à antena, tinha uma recepção péssima até que, quando retirei o cabo da antena, passou a funcionar impecavelmente, ou seja, a TV está a funcionar com um cabo coaxial pendurado! A zona é a de S. Marcos no Cacém que já é alta e o andar é o 8º. Na nova busca de canais que fiz, apareceram mais do que os da nossa TDT mas não se identificam porque na designação aparecem uns hieróglifos.

Será que são canais da TDT espanhola e será que esta zona tem condições excepcionais de recepção? Para funcionar com um cabo coaxial pendurado e ligado a nada...

Normal tens um emissor no Cacém... Dai dar com um cabo coaxial apenas, a antena pode estar a saturar o sinal se for amplificada... Quais são os canais que estás a captar? 45 e 56?

Com a velha Sony com uma box TDT a antena funcionava...
Quando lá voltar vejo quais os nº's dos canais.
Há noticia de captação da TDT espanhola naquela zona mesmo estando a centenas de Km's?

Com a velha Sony com uma box TDT a antena funcionava...
Quando lá voltar vejo quais os nº's dos canais.
Há noticia de captação da TDT espanhola naquela zona mesmo estando a centenas de Km's?

É possível que se capte com condições especiais de propagação de sinal, eu apanho quando se verificam essas condições...
Principalmente de Punta Umbria(Huelva) e Montachez(Badajoz) é preciso saber os canais, podes até estar a receber de diferentes emissores, principalmente do 56 SFN e 45 e 49 MFN...

não faço ideia como se vê o numero, mas sim, só apanho esse mux, penso que esteja também no canal 56, mas se certeza
Esse mux é o RGE1 de Castilla y Leon, que está no canal 57.
Quanto a apanhar TDT ES na zona de Lisboa, ao que sei apenas em dias de propagação anormal em sítios altos e sem obstáculos e mesmo assim não é constante. Já houve aqui relatos de malta que apanhou o Canal Extremadura e salvo erro até mesmo a TDT Marroquina (!) em Palmela...

A "La 1 HD." de Castilla y Léon é no 57. O 56 acho que nunca esteve ocupado nas zonas fronteiriças por muxes espanhóis, e se esteve há muito que o libertaram porque o 56 é da TDT Portuguesa (chegou a acontecer isso com alguns muxes espanhóis quando a PT arrancou com a TDT no canal 67).
EDIT: Agora que vejo és de Macedo, portanto ou deves estar a receber de algum emissor da zona de Zamora (provável) ou do super emissor da Peña de Francia (Salamanca). Esse último é menos provável mas já houve malta de Vila Real e de Mérida a recebe-lo (o sacana dá sinal à provincia de Salamanca toda!). Experimenta ver se também recebes algo no canal 50. Se sim então o sinal vem da Peña de Francia de certeza.

Última edição:
não faço ideia como se vê o numero, mas sim, só apanho esse mux, penso que esteja também no canal 56, mas sem certeza

Eu também tenho uma Philips.

Vai ao MENU, CONFIGURAÇÃO, DEFINIÇÕES DE CANAIS, INSTALAÇÃO CANAL, DIGITAL TESTE DE RECEPÇÃO, carregas em PROCURA e embaixo aparece-te a Frequência do canal que está actualmente no ecrã.

Provavelmente haja uma maeira mais fácil mas desconheço.

Em Espanha novo Dividendo Digital devido ao 5G já começou .
Grande emissor de Montanchez, ja alterou as frequências.
Mux canal 59 UHF, ja passou para canal 25 UHF.
Neste momento na Extremadura Dividendo Digital já se encontra em fase final, espectro acima do canal 49 UHF ficará limpo ate 31 de Outubro

Olá Starcabo.

Penso que estás enganado.

A emissão de Montanchez que cobre grande parte da Extremadura só está prevista para 2020.

Acabei agora mesmo de fazer buscas nas novas frequências e ainda estava tudo apagado.

Agora tenho que sair mas logo faço uma nova busca.

Aqui vão mais dados:
https://www.promax.es/esp/noticias/...do-de-emisores-del-segundo-dividendo-digital/

(De referir que a nossa zona é denominada "Extremadura Centro")

Deve haver algum lapso

"
ste miércoles 24 de julio, comienza el cambio de frecuencias de televisión digital terrestre (TDT) en 94 municipios de la zona norte de Cáceres. Extremadura será así la primera Comunidad Autónoma de España en iniciar este proceso, junto con Illes Balears.

Con el fin de facilitar la transición y minimizar el impacto para la ciudadanía, las cadenas de televisión emitirán simultáneamente a través de las frecuencias nueva y antigua (simulcast) antes de proceder al apagado de esta última. En la mayor parte de los municipios, esta emisión simultánea tendrá una duración de seis meses y, en algunos municipios será de tres meses. Este proceso no implicará la aparición ni desaparición de canales de televisión, simplemente se desplazan de frecuencia. Asimismo, este proceso no implicará la obsolescencia de televisores ni descodificadores TDT."

Neste Momento na Beira-Baixa , zona Castelo-Branco Mux 25 e 35 a emitir com muita força

Sim, há várias zonas na Extremadura, Cáceres Norte, Badajoz Este, Badajoz Oeste e Extremadura Centro.

O Badajoz Oeste, sei que emite desde Badajoz mas o emissor é fraquíssimo, a tal ponto que eu estou a cerca de 40 Kms(ou menos) em linha recta e não consigo apanhar.

O Badajoz Este não sei de onde emite.

Já o Cáceres Norte, creio que emite desde Montanchez com potência menor mas preciso de confirmar o local certo.

Já o Extremadura Centro, é o emissor mais potente e aquele que emite para a maior parte da Extremadura (e que apanhamos aqui em Portugal mais facilmente).

Quanto às datas oficiais, são estas, mas eles próprios dizem que poderão ser modificadas:

Cáceres Norte - 24/07
Badajoz Este - 18/09
Badajoz Oeste - 2020
Extremadura Centro - 2020

Aí na zona de Castelo Branco, com essas frequências, suponho que seja o Cáceres Norte, ou então outro emissor que eu desconheço.

Segundo este link, o mapa, pelo que entendi, mostra que o emissor denominado "Cáceres Norte" está situado em Cáceres mas acho que li há uns tempos atrás que em Montanchez também havia uma antena virada para Norte com menos potência daquela virada para Sul para não interferir com Castilla y Leon.

O mais certo é ser mesmo essa.

Epa neste momento tenho antena virada para Montanchez, recebo mesmos canais no mux 59 e mux 25, tambem o Mux 36 emite igual mux 35.
Tou 130 km linha com Montanchez, unico emissor que Espanhol que tenho Sinal, mas com amplificador 41 dbs mastro e 2 antenas em paralelo

Por otro lado, se conocen ya también las fechas de inicio de las emisiones simultáneas en las 24 áreas geográficas en las que no se iniciaron en 2019.

El 20 de enero comenzarán en 219 municipios de las áreas geográficas de Ciudad Real y Pontevedra, mientras que el 17 de febrero lo harán en los 3.366 que están incluidos en las 22 restantes: Alicante, Ávila, Badajoz Oeste, Burgos Norte, Burgos Sur, Cádiz Este, Cádiz Oeste, Castellón, Ceuta, Cuenca, Extremadura Centro, Jaén, León Este, Murcia Sur, Navarra, Ourense, Palencia, Rioja Oeste, Salamanca, Sevilla, Valencia y Zamora.

Fonte:
https://instaladores2dd.es/noticias...que-comenzaron-en-julio-y-septiembre-de-2019/

Desde hoje que já estão a transmitir nas novas frequências !

ACTUALIZACIÓN FIN SIMULCAST : 12 de Febrero de 2020 en Badajoz Este y Cáceres Norte.

INICIO DE SIMULCAST: 17 de Febrero de 2020 en Extremadura Centro y Badajoz Oeste.

nqLSCTk.gif

Noto uma melhoria brutal nos canais do MPE3 (canal 25 sinal + forte)...anteriormente captado no canal 59 (sinal + fraco)

Back