TV por Satélite - Canais Gratuitos?

pauloms

Power Member
Olá, Pessoal.

Ando a pensar adquirir um sistema de recepção de TV por satélite.

Vejo muito pouca televisão e vivo sozinho. Mas de vez em quando há algo que gostaria de assistir. Como o Super Bowl ou a uma ou outra final dos jogos olímpicos de inverno. Perante este tão fraco "apetite", não me compensa pagar a alguma operadora por um pacote de canais. ALiás, nem sequer tenho em casa internet por cabo.

Assim pergunto, nos satélites que se captam em Portugal há canais gratuitos que passem estes conteúdos, mesmo que em baixas resoluções?

Obrigado!
 
pauloms

Lamento, mas em satelite Free-to-air, ver desportos é para esquecer, muito pouca coisa se vê, é tudo a pagar também para aceder aos conteúdos apetecidos, se bem que para tirares partido do sistema de satélite terias de ter uma antena motorizada virada a sul com pelo menos 1.20cm de diâmetro para poder explorar os vários satélites.

Dito isto, acaba por ser mais fácil aderires a uma subscrição de um operador.
 
Em Portugal só há dois canais FTA em Satélite (2 canais livres e nada relevantes). Existem outros satélites que têm inúmeros canais livres, até mesmo de desporto, é uma questão de pesquisar.
Depois existe a solução dos Inácios do Satélite, mas nada que se possa falar aqui.
 
pauloms

Atenção à lista que esses canais todos que estás a ver não são num só satélite, nem muito menos são todos transmitidos na Europa, e esquece 60cm é Portugal é curto, isso é bom apenas para o Hispasat 30ºW onde está a MEO/ZON, para o resto dos satelites é curta, o mínimo para receber algo como deve de ser é 85cm e não é para todos os satélites, dai ter referido na outra resposta o ideal 1.20cm para garantir captação de todos os satélites que se pode receber em Portugal.
 
o ideal 1.20cm para garantir captação de todos os satélites que se pode receber em Portugal.

Pois... Mas 120 cm está fora de hipótese... Simplesmente não tenho espaço. Creio que tenho algures uma antena de 60 cm herdada. E vinha com um LNB Teka. Gostava de testar com este, mas terei de adquirir o receiver.

Vi algumas pessoas que em Portugal apanham o Astra 19.2 e o Hotbird 13.0 com antenas de 60 cm.

Um dos satélites mais interessantes parece ser o NileSat 201.
 
A parte Europeia (Kaliningrado, Moscovo, S. Petersburgo et al./UTC+2 e UTC+3) consegue apanhar os satélites E (não muito os satélites W). Nenhum consegue apanhar os americanos.
E mesmo assim mesmo que se consiga apanhar os satelites há sempre a questão dos footprints, que num mesmo satelite pode haver vários.
Por exemplo o Hispasat onde emitem a MEO e a NOS tem duas zonas de cobertura, uma focada na Europa onde emitem os nossos operadores e alguns espanhois e outra centrada na America para onde emitem canais hispanicos na sua maioria.
 
60cm já dá para ver uns quantos satélites, 85 já dá para uns fringe e com más condições atmosféricas

Para mundiais/europeus e olímpicos aconselho, para competições nacionais e americanos dificilmente apanhas algo ao vivo sem ser em canais pagos/protegidos
 
Última edição:
Podes ver este site para teres uma ideia do conteúdo desportivo transmitido em aberto. É muito pouco.
https://liveonsat.com/
Os canais árabes praticamente só passam desporto domestico, e precisas de uma grande antena para captar o NILESAT, pelo menos 1.20m ou 0.8/1m para o BADR.
Nos 7E e nos 10E consegues captar muitos feeds desportivos, alguns em aberto outros em BISS. Dá para ver praticamente todos os jogos da liga portuguesa aqui. https://www.satelliweb.com/index.php?section=livef
No Hotbird tens a RTP Internacional em aberto, dá um jogo da Liga por jornada. É facil de captar, mas sinceramente para mim não tem grande conteúdo em aberto. Depois nos 19.2E tens os canais Alemães que por norma transmitem as grandes competições como euro, mundial ou olímpicos em aberto, assim como nos 28E onde tens os canais Ingleses (bbcs, itvs) e que também transmitem essas competições. Para mim, a nível geral, o melhor satélite para conteúdo FTA é o ASTRA 28E, mas não é fácil de captar em Portugal. Eu apanho todas as frequências bem, mas tenho uma antena de 1.40 e um bom LNB.
Outra opção, seria comprares por exemplo um cartao de 12meses da NC+ (Polonia) e tens acesso a canais como eleven sports (que transmite a liga portuguesa) por um preço muito muito baixo, em comparação com os pacotes portugueses. Podes ver a maioria das principais competições europeias e americanas nestes canais.
No Hotbird tens também os canais da TDT Italiana, são bastantes e com qualidade, mas precisas de adquirir o cartão (ronda os 80/100€) mas depois não pagas mais. Esses canais estão em FTA nos 9E, mas aí precisas de um receptor com tuner que dê para multistream.
Por ultimo, no Hispasat, é possível acederes a todos os canais da TDT Espanhola, que ao contrário da nossa TDT, são muitos e com qualidade.
 
O Astra 28E excepto o spot UK não é assim tão difícil de apanhar, acho que 60cm mais para o Norte e sem chuva apanha. O Spot UK só mesmo mais a Norte e com >1.2m mínimo. O mesmo aconteceu com a TDT Italiana em FTA multistream que passou para um spot Itália, impossível de apanhar em PT.
Outro satélite com canais UK Freeview (parte da TDT deles) é o Intelsat 901 em 27,5W fica bem perto do hispasat, mas só com 80cm mínimo e um receptor "preparado" para o BISS e frequências desses canais.

É curioso que foi um dos primeiros satélites a ter a vida útil prolongada por uma missão de uma nave de "reboque"

https://www.theverge.com/2020/4/17/21224896/satellite-servicing-northrop-grumman-mev-1-intelsat-901
 
Podes ver este site para teres uma ideia do conteúdo desportivo transmitido em aberto. É muito pouco.
https://liveonsat.com/
Os canais árabes praticamente só passam desporto domestico, e precisas de uma grande antena para captar o NILESAT, pelo menos 1.20m ou 0.8/1m para o BADR.
Nos 7E e nos 10E consegues captar muitos feeds desportivos, alguns em aberto outros em BISS. Dá para ver praticamente todos os jogos da liga portuguesa aqui. https://www.satelliweb.com/index.php?section=livef
No Hotbird tens a RTP Internacional em aberto, dá um jogo da Liga por jornada. É facil de captar, mas sinceramente para mim não tem grande conteúdo em aberto. Depois nos 19.2E tens os canais Alemães que por norma transmitem as grandes competições como euro, mundial ou olímpicos em aberto, assim como nos 28E onde tens os canais Ingleses (bbcs, itvs) e que também transmitem essas competições. Para mim, a nível geral, o melhor satélite para conteúdo FTA é o ASTRA 28E, mas não é fácil de captar em Portugal. Eu apanho todas as frequências bem, mas tenho uma antena de 1.40 e um bom LNB.
Outra opção, seria comprares por exemplo um cartao de 12meses da NC+ (Polonia) e tens acesso a canais como eleven sports (que transmite a liga portuguesa) por um preço muito muito baixo, em comparação com os pacotes portugueses. Podes ver a maioria das principais competições europeias e americanas nestes canais.
No Hotbird tens também os canais da TDT Italiana, são bastantes e com qualidade, mas precisas de adquirir o cartão (ronda os 80/100€) mas depois não pagas mais. Esses canais estão em FTA nos 9E, mas aí precisas de um receptor com tuner que dê para multistream.
Por ultimo, no Hispasat, é possível acederes a todos os canais da TDT Espanhola, que ao contrário da nossa TDT, são muitos e com qualidade.
O NC+ é possível de comprar em Portugal?
 
Back
Topo