1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

TV via LAN

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Koncaman, 19 de Novembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1101)

1. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Viva

Pessoal, eu não sei se este será o lugar mais adequado para perguntar isto, nem se isto ja foi perguntado, mas ca vai.

é o seguinte, eu estoua ponderar instalar um serviço de tv por satelite. Acontece que a ideia seria partilhar o serviço por duas casas, cada casa teria a possibilidade de escolher o seu canal, dado que a antena tem capacidade para sintonizar 2 frequencias.

A questão é a seguinte, as casas estão separadas por cerca de 50 metros, e neste momento temos uma rede cablada entre as duas casas, pela qual partilhamos o acesso à internet.

Estão a ver alguma forma de uma das casas poder receber o sinal de TV pela rede, em vez de ter que passar mais um cabo coaxial entre as duas casas?

do lado de lá (onde está a antena) provavelmente teria que ficar o descodificador, e algum equipamento que permitisse a passagem do sinal para a rede. Do lado de cá, gostaria de poder controlar o descodificador, e ter algum equipamento que me permitisse reconverter o sinal diital enviado pela rede, para um sinal analogico (RF ou composto) que pudesse ser enviado às televisões.

O principal interesse, é evitar ter que passar um cabo coaxial junto om o cabo de rede, durante estes 50 metros.. porque isso seria um pincel tremendo, dadas as condições, e provocaria provavelmente problemas no sinal da televisão...

Enfim, se estiverem a ver alguma solução, por mais mirabolante que seja, digam.
    O principal motivo de interesse seria apenas uma casa ter de facto a subscrição do serviço.
    Fazer uma subscrição para cada casa, seria evidentemente a solução mais simples... Mas ácaba por levar a mensalidades mais altas, sem interesse.

EDIT:
    até ao momento, aquilo que eu encontrei é o videolan http://www.videolan.org/
    é um software que me obrigaria a por um computador, para fazer o encoding para a rede... ok, é uma solução interessante. mas que me complica um bocado as contas quando se fala de decoding... dado que para fazer o decoding e passar o sinal para as televisões da casa, precisava de outro computador...
    eu tenho ca 2 pentiuns3 encostados... mas não sei até que ponto, compensa realmente por 2 computadores ligados a full time, ainda por cima em tarefas de encoding/decoding em tempo real (apesar de não tencionar usar grandes compressões, para não sobrecarregar os computadores)..

Última edição: 19 de Novembro de 2008
  2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Já verificaste se podes ter IPTV MEO? Dado que as box se ligam por ethernet e podes ter até 3 streans em simultâneo.

3. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Eh pah, eu acho que o tempo que perdes e dinheiro que eventualmente gastes se encontraeres solução, passas logo o sacana do coaxial ao lado do ethernet ja existente e já está... ;)

4. Koncaman

se metesse TV via linha fixa de comunicações, ia ter problemas de largura de banda.. ainda por cima para 2 canais em simultaneo..
    A solução passaria pelo satelite... mas dava-me imenso jeito por o sinal da TV a circular na rede, e depois da rede passar para as televisões... dado que me permitia aproveitar a "infraestrutura" existente, e poupava-me imenso trabalho a instalar o cabo caoxial nas vias disponiveis (que teria que ser junto ao cabo de rede, que está enterrado, e é um cabo relativamente sensivel, para andar a ser puxado, e esticado a puxa-lo por dentro das paredes, e por baixo do chão.)..

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

A não ser que precise de "muitos mpbs", o MEO pode ir até 16 mbps e cada stream só ocupa 3 mb/s (em HD ocupa até 6 mbps, mas só podes ter uma e canais HD são poucos), logo ficavas ainda com 10 mbps livres :p

veja a possibilidade se podes ter ADSL a 16 mbps.

É que uma das soluções implica teres conversores de coaxial <-> ethernet e é gasto a mais, maiores consumos... E normalmente são usados ao contrário i.e. Existe uma rede coaxial e é preciso passar cabo de rede (no caso de serviço IPTV, ligar o router até as box(es).)

Eu tive +- na tua situação, entre manter o serviço adsl + voz clix e subscrever a um serviço de satélite ou IPTV e esta é mais barata ao fim do mês.

6. Koncaman

o problema não é largura de banda da rede... é uma rede ethernet normal de 100mbps..
    o problema, é a largura de banda do acesso à internet. a atenuação é demasiado grande para permitir largura de banda suficiente para 2 canais. a largura de banda maxima, real, se forem 4mbps, ja não é mau.
    Eles na PT falaram em por cabo novo, e o caraças, mas vou estar sempre limitado pela distancia à central telefonica mais proxima... talvez isto possa mudar a medio prazo, mas para ja, não é viavel. e a medio prazo, seriam os 8mbps.. os 16mbps de largura de banda, ainda são uma miragem aqui.

O que eu gostava era de conhecer algumas dessas soluções coaxial <-> ethernet... ja vi a do computador+software, e pronto, é razoavel, mas implica um computador em cada ponta da rede, um a fazer encoding, e outro a fazer decoding em tempo real (ha de ser dispensioso na conta da luz, dado que ficama fazer trabalho relativamente pesado, e são computadores passivos).
    mas se houvessem algumas soluções dedicadas a este proposito.. seria mais interessante.
    e depois, ainda tenho o problema do controlo do descodificador à distancia :-\ (mas isso, creio que se consegue fazer com um repetidor de IVs)

A ideia é apenas simular o serviço de IPTV, mas apenas na rede, e com o imput do sinal que vem do satelite.

7. bgcngm

bgcngm Power Member

À parte da transmissão do sinal pela rede diz-me só uma coisa... Dizias que querias ter a possibilidade de ver dois canais diferentes, mas se só tens um receptor como é que vais conseguir fazer isso? A antena pode ter um LNB com duas saídas, mas terias de ter dois receptores.

8. Koncaman

Eu sei.. e o serviço vem com 2 recepetores. simplesmente, um deles não precisa de transmitir sinal para a rede, dado que fica na casa em que vai ser usado.
    O 2º receptor, que fica nessa mesma casa, é que teria que enviar o seu sinal para a rede, para chegar a minha casa.

Claro que se tiver essa possibilidade, meto o sinal dos dois na rede, e cada casa fica com 2 canais de cabo (sendo que cada casa, pode controlar um desses canais - é bastante provavel que existam interesses comuns), além dos 4 canais de sinal aberto.

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois, as distâncias... Eu moro a 1 km da central e pelos valores da minha linha são uns 2 km de cabo.

Tenho 12 mbps, embora possa ser usado 14,5 mas é já no extremo :D

10. Luz Branca

Luz Branca Power Member

Compras uma antena e um LNB por 25€ e colocas na 2ª casa.
    Depois, é só ligar o 2º receptor nessa casa e fica tudo independete.

Qualquer solução que implique comprar material para aquilo que queres, deve sair mais cara...

11. Luz Branca

Luz Branca Power Member

12. Seavoices

Seavoices Power Member

Existem alguns descodificadores (cabo ou satélite) que permite enviar o sinal de uma box para outra por IP

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

De facto, porque não considerar o uso de 2 antenas, uma em cada casa?

Se calhar fica mais barato do que comprar equipamento extra ou passar um cabo coaxial secundário...

14. Luz Branca

Luz Branca Power Member

Deves referir-te a cardsharing.
    Isso não serve para enviar o "sinal" de uma box para a outra, mas sim simular a presença de um cartão numa box que não o tem, indo buscar os dados à box que tem o cartão original, podendo dessa forma descodificar os canais.
    Mas necessita sempre da emissão via satélite...

Partilhar esta Página