TV via LAN

Koncaman

Utilizador Saloio
Viva

Pessoal, eu não sei se este será o lugar mais adequado para perguntar isto, nem se isto ja foi perguntado, mas ca vai.

é o seguinte, eu estoua ponderar instalar um serviço de tv por satelite. Acontece que a ideia seria partilhar o serviço por duas casas, cada casa teria a possibilidade de escolher o seu canal, dado que a antena tem capacidade para sintonizar 2 frequencias.

A questão é a seguinte, as casas estão separadas por cerca de 50 metros, e neste momento temos uma rede cablada entre as duas casas, pela qual partilhamos o acesso à internet.

Estão a ver alguma forma de uma das casas poder receber o sinal de TV pela rede, em vez de ter que passar mais um cabo coaxial entre as duas casas?

do lado de lá (onde está a antena) provavelmente teria que ficar o descodificador, e algum equipamento que permitisse a passagem do sinal para a rede. Do lado de cá, gostaria de poder controlar o descodificador, e ter algum equipamento que me permitisse reconverter o sinal diital enviado pela rede, para um sinal analogico (RF ou composto) que pudesse ser enviado às televisões.

O principal interesse, é evitar ter que passar um cabo coaxial junto om o cabo de rede, durante estes 50 metros.. porque isso seria um pincel tremendo, dadas as condições, e provocaria provavelmente problemas no sinal da televisão...

Enfim, se estiverem a ver alguma solução, por mais mirabolante que seja, digam.
O principal motivo de interesse seria apenas uma casa ter de facto a subscrição do serviço.
Fazer uma subscrição para cada casa, seria evidentemente a solução mais simples... Mas ácaba por levar a mensalidades mais altas, sem interesse.

EDIT:
até ao momento, aquilo que eu encontrei é o videolan http://www.videolan.org/
é um software que me obrigaria a por um computador, para fazer o encoding para a rede... ok, é uma solução interessante. mas que me complica um bocado as contas quando se fala de decoding... dado que para fazer o decoding e passar o sinal para as televisões da casa, precisava de outro computador...
eu tenho ca 2 pentiuns3 encostados... mas não sei até que ponto, compensa realmente por 2 computadores ligados a full time, ainda por cima em tarefas de encoding/decoding em tempo real (apesar de não tencionar usar grandes compressões, para não sobrecarregar os computadores)..
 
Última edição:
Já verificaste se podes ter IPTV MEO? Dado que as box se ligam por ethernet e podes ter até 3 streans em simultâneo.
 
Última edição:
Eh pah, eu acho que o tempo que perdes e dinheiro que eventualmente gastes se encontraeres solução, passas logo o sacana do coaxial ao lado do ethernet ja existente e já está... ;)
 
se metesse TV via linha fixa de comunicações, ia ter problemas de largura de banda.. ainda por cima para 2 canais em simultaneo..
A solução passaria pelo satelite... mas dava-me imenso jeito por o sinal da TV a circular na rede, e depois da rede passar para as televisões... dado que me permitia aproveitar a "infraestrutura" existente, e poupava-me imenso trabalho a instalar o cabo caoxial nas vias disponiveis (que teria que ser junto ao cabo de rede, que está enterrado, e é um cabo relativamente sensivel, para andar a ser puxado, e esticado a puxa-lo por dentro das paredes, e por baixo do chão.)..
 
se metesse TV via linha fixa de comunicações, ia ter problemas de largura de banda.. ainda por cima para 2 canais em simultaneo..
A solução passaria pelo satelite... mas dava-me imenso jeito por o sinal da TV a circular na rede, e depois da rede passar para as televisões... dado que me permitia aproveitar a "infraestrutura" existente, e poupava-me imenso trabalho a instalar o cabo caoxial nas vias disponiveis (que teria que ser junto ao cabo de rede, que está enterrado, e é um cabo relativamente sensivel, para andar a ser puxado, e esticado a puxa-lo por dentro das paredes, e por baixo do chão.)..

A não ser que precise de "muitos mpbs", o MEO pode ir até 16 mbps e cada stream só ocupa 3 mb/s (em HD ocupa até 6 mbps, mas só podes ter uma e canais HD são poucos), logo ficavas ainda com 10 mbps livres :p

veja a possibilidade se podes ter ADSL a 16 mbps.

É que uma das soluções implica teres conversores de coaxial <-> ethernet e é gasto a mais, maiores consumos... E normalmente são usados ao contrário i.e. Existe uma rede coaxial e é preciso passar cabo de rede (no caso de serviço IPTV, ligar o router até as box(es).)

Eu tive +- na tua situação, entre manter o serviço adsl + voz clix e subscrever a um serviço de satélite ou IPTV e esta é mais barata ao fim do mês.
 
Última edição:
o problema não é largura de banda da rede... é uma rede ethernet normal de 100mbps..
o problema, é a largura de banda do acesso à internet. a atenuação é demasiado grande para permitir largura de banda suficiente para 2 canais. a largura de banda maxima, real, se forem 4mbps, ja não é mau.
Eles na PT falaram em por cabo novo, e o caraças, mas vou estar sempre limitado pela distancia à central telefonica mais proxima... talvez isto possa mudar a medio prazo, mas para ja, não é viavel. e a medio prazo, seriam os 8mbps.. os 16mbps de largura de banda, ainda são uma miragem aqui.

O que eu gostava era de conhecer algumas dessas soluções coaxial <-> ethernet... ja vi a do computador+software, e pronto, é razoavel, mas implica um computador em cada ponta da rede, um a fazer encoding, e outro a fazer decoding em tempo real (ha de ser dispensioso na conta da luz, dado que ficama fazer trabalho relativamente pesado, e são computadores passivos).
mas se houvessem algumas soluções dedicadas a este proposito.. seria mais interessante.
e depois, ainda tenho o problema do controlo do descodificador à distancia :-\ (mas isso, creio que se consegue fazer com um repetidor de IVs)

A ideia é apenas simular o serviço de IPTV, mas apenas na rede, e com o imput do sinal que vem do satelite.
 
Última edição:
À parte da transmissão do sinal pela rede diz-me só uma coisa... Dizias que querias ter a possibilidade de ver dois canais diferentes, mas se só tens um receptor como é que vais conseguir fazer isso? A antena pode ter um LNB com duas saídas, mas terias de ter dois receptores.
 
Eu sei.. e o serviço vem com 2 recepetores. simplesmente, um deles não precisa de transmitir sinal para a rede, dado que fica na casa em que vai ser usado.
O 2º receptor, que fica nessa mesma casa, é que teria que enviar o seu sinal para a rede, para chegar a minha casa.

Claro que se tiver essa possibilidade, meto o sinal dos dois na rede, e cada casa fica com 2 canais de cabo (sendo que cada casa, pode controlar um desses canais - é bastante provavel que existam interesses comuns), além dos 4 canais de sinal aberto.
 
o problema não é largura de banda da rede... é uma rede ethernet normal de 100mbps..
o problema, é a largura de banda do acesso à internet. a atenuação é demasiado grande para permitir largura de banda suficiente para 2 canais. a largura de banda maxima, real, se forem 4mbps, ja não é mau.
Eles na PT falaram em por cabo novo, e o caraças, mas vou estar sempre limitado pela distancia à central telefonica mais proxima... talvez isto possa mudar a medio prazo, mas para ja, não é viavel. e a medio prazo, seriam os 8mbps.. os 16mbps de largura de banda, ainda são uma miragem aqui.
Pois, as distâncias... Eu moro a 1 km da central e pelos valores da minha linha são uns 2 km de cabo.

Tenho 12 mbps, embora possa ser usado 14,5 mas é já no extremo :D
 
Compras uma antena e um LNB por 25€ e colocas na 2ª casa.
Depois, é só ligar o 2º receptor nessa casa e fica tudo independete.

Qualquer solução que implique comprar material para aquilo que queres, deve sair mais cara...
 
De facto, porque não considerar o uso de 2 antenas, uma em cada casa?

Se calhar fica mais barato do que comprar equipamento extra ou passar um cabo coaxial secundário...
 
Existem alguns descodificadores (cabo ou satélite) que permite enviar o sinal de uma box para outra por IP

Deves referir-te a cardsharing.
Isso não serve para enviar o "sinal" de uma box para a outra, mas sim simular a presença de um cartão numa box que não o tem, indo buscar os dados à box que tem o cartão original, podendo dessa forma descodificar os canais.
Mas necessita sempre da emissão via satélite...
 
Back
Topo