1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

TVI quer lançar canal HD sem partilha

Discussão em 'ISPs' iniciada por Aless, 2 de Julho de 2009. (Respostas: 58; Visualizações: 4442)

1. Aless

Aless Power Member

TVI propõe substituição do 5º canal por alta definição

Media Capital quer que Governo abdique do HD partilhado.
    Administrador-delegado da Media Capital propôs ao Governo esta quinta-feira que prescinda do 5º canal e do canal de alta definição partilhado e permita que os generalistas - RTP, SIC e TVI - passem a ser emitidas em alta definição.

«O canal em alta definição (HD) partilhado pelos três operadores será impossível de gerir» e o quinto canal, «como já se viu, não tem mercado», disse Bernardo Bairrão, no VIII Fórum Telecom e Media, cita a agência Lusa.

O grupo que detém a TVI defende assim que o espaço disponibilizado para o 5º canal de acesso livre e para um canal em HD gerido em conjunto pelas três estações na Televisão Digital Terrestre (TDT) seja antes utilizado para que cada operador (RTP, SIC e TVI) possa ter os seus próprios canais de alta definição.
    «A alta definição deve ser uma forma alternativa de implementar conteúdos em Portugal», defendeu.

- Media Capital

2. JDaman

JDaman Power Member

A RTP também ia lançar a RTP HD a meio-ano de 2009 e é o que se está a ver. Quanto á conversa do não haver mercado para o quinto canal, essa palavreado na minha opinião já cheira mal. Já parece o PSD a dizer que as obras públicas não são necessárias e o povinho todo a ir atrás dos "laranjinhas".

Fiquem Bem.

3. Ricardo P.

Ricardo P. Power Member

Apoiado! Repetir muitas vezes uma mentira não a torna verdade.

Quanto ao assunto em questão, acho muito bem a TVI querer um canal HD próprio. O problema é que não se conseguem encafuar 4SD+3HD num MUX com o mínimo de qualidade negando assim a vantagem qualitativa do HD e/ou tornando a TDT ainda menos atractiva (investir para ver TV aos quadrados?!).

4. marcelo_ribeiro

marcelo_ribeiro Power Member

Eu acho que isto vem no seguimento da não-aquisição da TVI pela PT :banana:

5. Aless

Aless Power Member

Se os 3 canais passassem para HD os SD deixariam de existir, à excepção da RTP2.
    Portanto teríamos a RTP HD, RTP 2 SD, SIC HD e TVI HD.

O único problema é quem já adquiriu uma BOX MPEG4 sem sintonizador HD.

Em relação ao espaço, hummm não sei.... Maybe yes maybe not...

6. maxip

maxip Power Member

Essa para mim é a melhor solução, ficava a box a tratar de downscaling's e poupava-se espectro. Quanto ao facto de pessas terem adquirido essas boxes, elas para serem certificadas pela PT como "aptas para a TDT Portugal" têm obrigatoriamente de suportar HD, logo se comprou, comprou mal. Já agora haveram mesmo boxes na nossa norma que não tenham capacidade para HD??

7. nipnip

nipnip Power Member

existem pois... agora dificilmente serão comercializadas em Portugal... pelo menos eu não conheço nenhuma há venda por ca.

de resto a tvi pode sempre lançar a sua versão em hd nos operadores de tv paga...

para além disso estão a esquecer-se de uma coisa... há processo em tribunal por causa do 5º canal e não chega a tvi dizer que não quer partilhar o hd é preciso que os outros também não queiram e que oficializem isso. até tudo isso estar resolvido não é possível qualquer alteração à situação actual

Última edição: 3 de Julho de 2009
  8. Aless

Aless Power Member

Segundo a RTP, também não querem o HD partilhado.

9. nipnip

nipnip Power Member

pois mas aquilo que é dito em entrevistas não é exactamente uma coisa oficial... ninguém quer o partilhado mas também ninguém avança sozinho... há pelo menos 4 operadores que gostariam de ter versões hd... mercado não lhe falta para lançarem o hd

10. Aless

Aless Power Member

Basta 1 avançar para irem todos correr atrás, a ZON e o MEO estão à espera, independentemente da TDT.

A RTP já tem tudo pronto para uma emissão 100% HD, faltando apenas resolver uns assuntos relacionados com a publicidade na versão HD.

11. Onesolo

Onesolo Power Member

Mas afinal qual é o problema de ter mais "muxes"??? Custa assim tanto ($$ tambem) ??
    Pq é q estamos sempre a pensar curtinho?? Pq não ter mais para salvaguardar o futuro?? Sabemos la se daqui a uns anos, vamos ter mais canais generalista e HD ???
    Isto é tipico do povo tuga. Faz me lembrar, a ponte 25 de abril. Em vez de terem feito logo uma ponte a pensar no futuro, com 3 faixas pra cada lado, não fizeram uma ponte so com 4 e opção de expansibilidade.

12. Ricardo P.

Ricardo P. Power Member

Custa. Ao Estado. A todos nós, contribuintes. Houve um concurso ganho pela PT para exploração dos canais pagos e esta teria de ser indemnizada para dedicar um dos muxes para canais grátis.
    A alternativa seria criar mais um mux, além dos previstos, mas é preciso fazer estudos antes por causa das interferências e depois pedir orçamento à PT.

ProcessoS (no plural). Além da Telecinco, a Zon também entregou recurso do concurso - http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=375922

Enfim, é tudo uma grande trapalhada...

13. bathombre

bathombre Power Member

Publicidade versão HD? O AXN emite muita publicidade, se não quase toda, em SD. Qual é o problema da RTP.

A verdade é que a nova época de futebol vai começar brevemente, e mais uma vez a RTP deixa a SportTV ficar com os louros todos.

14. JDaman

JDaman Power Member

O assunto da publicidade na RTP já está mais que debatido e já muitas vozes por aí fora disseram que a RTP nem devia de ter um minuto de publicidade. Quanto ao HD, se é só mesmo pela publicidade que estão à espera então isto está a ser a pura palhaçada.

Fiquem Bem.

15. Aless

Aless Power Member

Depois da TVI, segue a SIC:

SIC quer canal autónomo HD na televisão digital terrestre

“Queremos que cada canal generalista tenha um canal HD”. A afirmação é de Luís Marques, director-geral da SIC, à margem da apresentação do SIC Kids, voltando a manifestar a discordância do grupo Impresa com o canal em alta-definição partilhado pelos três canais generalistas no multiplexer A da televisão digital terrestre.

A decisão, relembra o responsável da SIC, só será possível havendo a concordância dos três operadores de televisão generalistas, da PT (empresa que ganhou o concurso para a distribuição dos canais em sinal aberto nesta plataforma) e do legislador “que terá de alterar a lei”. Se houver acordo no multiplexer A, garante o responsável, a estação em “seis meses” terá conteúdos disponíveis para alta-definição.

“Basta termos a informação e o day-time em alta definição e temos 90% dos conteúdos em HD”, diz, relembrando que a SIC tem vindo a efectuar um investimento no equipamento para preparar para a mudança para a alta-definição, tendo já alguns programas (caso do Gato Fedorento, por exemplo) sido gravados em HD.O canal partilhado no multiplexer A já provocou a discordância da TVI.

Recentemente, Bernardo Bairrão, actual administrador da Media Capital, proprietária da TVI, afirmou que um canal com essa configuração seria “impossível de gerir”.

- M&P

16. dxn

dxn Power Member

Acho graça é que depois do facto consumado é que vem dizer que não é possivel.
    Não deveriam ter chegado a um acordo antes de ser lançado o concurso?.

17. Aless

Aless Power Member

Os canais nunca foram confrontados por qualquer entidade que iriam ter que partilhar emissões em HD, foi uma decisão feita pelo governo sem o consentimento dos canais.

E como eu já tinha dito há 6 meses atrás, a RTP, SIC e TVI nunca estiveram de acordo com este "sistema". O Balsemão de vez em quando lá mandava umas sugestões...

18. VICTORDASILVA

VICTORDASILVA Power Member

Melhor ainda! Que venha Rtp Hd,Sic Hd e Tvi Hd e mai nada!!!

19. dxn

dxn Power Member

Entao pior ainda, lançam um concurso e nem sequer consultam os canais sobre os modos de transmissao. Enfim só reflecte a desregulação em que vivemos neste pais.

Por mim tambem nao tenho qualquer problema nisso, podem vir.

20. zxcvb123

zxcvb123 Power Member

Enquanto não há decisão para novos multiplexers... pois que o canal HD passa a ser só para a RTP HD.
    Ao menos ficamos com alguma coisa, entre privados e publico, que se privilegie o publico.

Partilhar esta Página