TVI quer lançar canal HD sem partilha

Ora mais uma ideia imbecil...

Por um lado defendes que o 16:9 é que é bom. Mas a seguir dizes que 30% da área útil, é na realidade inútil. Afinal queres o 16:9 para quê?

Eu devo estar a falar para uma parede...
Sabes o que é um Pan&Scan? Sabes o que é que a SIC e a TVI fazem às transmissões com fonte 16:9?
 
Ora mais uma ideia imbecil...

Por um lado defendes que o 16:9 é que é bom. Mas a seguir dizes que 30% da área útil, é na realidade inútil. Afinal queres o 16:9 para quê?

16:9 Full Frame para quem tem TVs em 16:9 e Pan and Scan para quem só tem TVs 4:3. Se visses as inutilidades que a SIC, a TVI e a SportTV fazem penso que não falavas assim. Mas como já dizia o outro parece que é mesmo "shit out of luck" para quem tem TVs 16:9, ter que apanhar com a doença do 4:3.
 
16:9 Full Frame para quem tem TVs em 16:9 e Pan and Scan para quem só tem TVs 4:3. Se visses as inutilidades que a SIC, a TVI e a SportTV fazem penso que não falavas assim. Mas como já dizia o outro parece que é mesmo "shit out of luck" para quem tem TVs 16:9, ter que apanhar com a doença do 4:3.

uma pergunta idiota (é mesmo idiota porque não sei)... há uma maneira eficiente de fazer isso?
 
Em analógico, não, mas em digital basta avisar os consumidores. Pena é que a gente viva num país com muita desinformação e onde também não se combate esta.

Fica Bem.
 
deixa ver se eu percebi... o pan&scan teria sempre que ser feito do lado do operador correcto?


Para ser minimamente nem feito sim, mas isso implica a situação actual, de teres simulcast SD e HD.
O PanScan na box é uma tamanha imbecilidade que ninguém faz, pois implica que apenas possas usar os 60 de área útil correspondente ao centro da imagem.

Resumindo, não há nenhuma forma limpa de o fazer, a menos do simulcast.
 
Eu devo estar a falar para uma parede...
Sabes o que é um Pan&Scan? Sabes o que é que a SIC e a TVI fazem às transmissões com fonte 16:9?

Compram as versões PanScan...

Se fossem eles a fazer o PanScan, simplesmente centrando a imagem, não perceberias metade dos filmes.
Como já sei que nunca consegues chegar ao que digo, deixo-te um desenho:
PanScan7BridesPan.gif
 
Compram as versões PanScan...

Se fossem eles a fazer o PanScan, simplesmente centrando a imagem, não perceberias metade dos filmes.
Como já sei que nunca consegues chegar ao que digo, deixo-te um desenho:
PanScan7BridesPan.gif


Compram em PanScan? lol Hoje em dia não existem versões PanScan disponíveis nos filmes comprados pelas televisões, o que existe nas betas é um sinal de vídeo em 16:9, que pode ser transformado em PanScan ou Letterbox configurando na player. O que os canais portugueses fazem é irem ao menu da player ou na rack e colocarem em PanScan. Por isso é que por vezes vemos os open credits cortados nos filmes, porque alguns não usam 4:3 protected.

O filme do teu exemplo está em raw 2.55:1, nesses casos as TVs colocam em Letterbox. O que não é muito comum. O Titanic e o Matrix por exemplo foram colocados pela SIC e TVI em letterbox, precisamente por as distribuição dos filmes estar a 2.55:1 para escala de broadcast.
 
Compram em PanScan? lol Hoje em dia não existem versões PanScan disponíveis nos filmes comprados pelas televisões.



Ai não ...?
É vergonhoso ouvir isso de alguém tão próximo da Lusomundo (e da ZON)... Dá uma palavrinha ao ML do CPM para ele te explicar em que formato vêem os filmes para o VOD.
 
Ai não ...?
É vergonhoso ouvir isso de alguém tão próximo da Lusomundo (e da ZON)... Dá uma palavrinha ao ML do CPM para ele te explicar em que formato vêem os filmes para o VOD.

Estamos a falar do VOD ou dou de um canal de televisão comum? É que o processo de emissão é diferente...
Os filmes tanto do VOD ou dos TVCines chegam em K7, posteriormente são digitalizados para um servidor, ao contrário da SIC ou da TVI, que vão para o ar directamente da K7. Mas tanto um como outro têm AR switch, apesar do VOD estar intacto à fonte.

Portanto não podemos fazer o mesmo tipo de comparação.

Não percebo porque foste buscar o exemplo do VOD, se os filmes estão todos em 16:9...
Pode existir um ou outro filme em PanScan mas cada vez vão sendo mais raros, algumas séries é que ainda têm essa versão disponível.

Para o mercado americano é que ainda existem muitas versões PanScan mas têm obrigatoriamente de vir com este aviso por lei antes do filme começar: "This Movie Size/Crop Has Changed From Original Source To Fit The Screen For Network Broadcast." (Por uma questão de respeito à obra prima).
 
Estamos a falar do VOD ou dou de um canal de televisão comum? É que o processo de emissão é diferente...
Os filmes tanto do VOD ou dos TVCines chegam em K7, posteriormente são digitalizados para um servidor, ao contrário da SIC ou da TVI, que vão para o ar directamente da K7. Mas tanto um como outro têm AR switch, apesar do VOD estar intacto à fonte..



Já te disse para ires falar com quem sabe e está perto de ti. As K7, como tu lhes chamas, são BetaCam Digital, não precisam de ser digitalizadas.
 
Já te disse para ires falar com quem sabe e está perto de ti. As K7, como tu lhes chamas, são BetaCam Digital, não precisam de ser digitalizadas.

Não? Entao vão para o servidor como? De comboio?

As cassestes já são todas digitais, já não se usa Betas analógicas há muito tempo... E quando chegam, o conteúdo é capturado (digitalizado - nome que se dá ao processo de capturação) para dentro do servidor master, consequentemente um sistema informático vai buscar os filmes ao servidor e dispara-os para a emissão no caso dos TVCines e MOV, no VOD ficam num servidor específico, separado dos outros. As cassetes são logo encostadas a um "canto" mal são capturadas.
 
Podes chamar-lhe o que entederes, até lhe podes chamar "carregar pela boca". No entanto se falares com alguém da indústria, e não usares os termos correctos, vão ficar a olhar para ti com cara de parvo.

Para que saibas, o termo técnico usado em portugal para passar uma cassete para um servidor é "digitalizar" ou "capturar", sendo o mais usado "digitalizar" ou "logar" caso usem logs, sempre foi assim há anos, não sei onde tens andado estes tempos... Já agora, a palavra universal mais usada é "Capture".

O termo "ingest" tambem existe para este método embora pouco usado, agora vires dizer que "capturar" e "digitalizar" não são usados ou desconhecidos na indústria, está a cometer um enorme erro.
 
Última edição:
por acaso o termo ingest conhecia... os outros se me falassem neles (se bem que não sou da indústria) sem explicar certamente os associaria a outra coisa qualqer... digitalizar desde logo associo a passar algo de analógico para digital (afinal se o conteúdo já é digital o que é que se vai digitalizar?) e capturar dá a ideia de filmar, gravar...
 
por acaso o termo ingest conhecia... os outros se me falassem neles (se bem que não sou da indústria) sem explicar certamente os associaria a outra coisa qualqer... digitalizar desde logo associo a passar algo de analógico para digital (afinal se o conteúdo já é digital o que é que se vai digitalizar?) e capturar dá a ideia de filmar, gravar...

O termo "digitalizar" vem do tempo das cassetes analógicas, quando as passavam para suporte digital, PCs etc... depois ficou...
 
Interessante, sem dúvida, mas será que os users que abrem este tópico estão interessados nisso? Custa-me a crer...
Além disso, discussões Tafinho vs. Aless, e vice versa tendem a roçar o limite das regras. Favor continuar isso por PM, e se chegarem a uma conclusão específica, até pode comunicar se assim vos aprouver.

Cumps
 
Back
Topo