TViX - Alguem conhece?

Este produto parece muito interessante, Uma vez que dispensa ter o pc ligado para visualizarmos um vasto número de formatos de vídeo e áudio. Além disto, com este aparelho podemos também dispensar o leitor de cd e dvd de sala. Espero que estes equipamentos continuem a evoluir e a proliferar em termos de oferta de marcas, por forma a baixar os seu preço que acho que ainda não é muito atractivo.

Be cooolll.

Só dá para substituir o leitor de DVD se fizeres o RIP do DVD para o disco do Tvix (Ou então fazendo streaming do DVD directamente de um computador). O Tvix não tem os codigos CSS para poder ler DVD originais de um leitor de DVDs externo (tipo de portatil).

Cumps,

PCC
 
Bom, aqui vai a minha review (4100SH):

Abro a caixa do aparelho. Vem com os seguintes conteúdos:

O aparelho propriamente dito
cabo RCA ( video composto mais som 2 canais )
cabo USB 2.0 ( para funcionar como disco externo )
cabo corrente
manual ( todo em francês :S )

Logo aqui fiquei desapontado. Nada de software? (está tudo no site) Manual apenas em francês? (no site está a versão inglesa, mas pelo preço que se paga pelo aparelho, estes pormenores são inadmissíveis. Não custava nada acrescentar um cd e meia duzia de páginas no manual) e como é que um aparelho de Alta Definição vem com cabo RCA? Que tal começarem a meter cabos de componentes ou HDMI como standard? Tal e qual as consolas de ultima geração que vêem com cabos da treta. As consolas ainda têem o motivo de "fazer mais guito" vendendo os cabos oficiais mas este aparelho não tem nenhum cabo HDMI oficial.

PREPARAÇÃO

Meti um disco SATA II, 500gigas (formatado em NTFS), 7200rpm da Western Digital que já estava cheio de isos, mkvs e vobs para fazer os devidos testes.
Instalei o firmware 1.3.05 RC1.
Durante os testes, usei cabo de componentes para o projector e cabo HDMI para um LCD.
Som via saída optica e ligação á rede por fio.

VIDEO

Experimentei num projector de parede antiguito ( Epson EMP-TW10) e experimentei num LCD de 26 polegadas que suporta 1080p.

No LCD fica perfeito, a imagem fica espectacular (ligado com cabo HDMI). Experimentei os rips de Transformers HDDVD em 1080p, 300 BLURAY em 1080p e alguns episódios de prison break e heroes em 720p (tudo em ficheiros MKV). Comparei prison break em divx e o mesmo episódio em MKV e a diferença é abismal.

No projector não posso comentar muito, pois a diferença até se nota mas como o projector é antigo e não suporta alta definição, não vou comentar esses testes.

Vi vários divxs,xvids e alguns filmes com codecs marados e funcionou tudo perfeito.
No som suporta tudo e mais alguma coisa. Dolby Digital, DTS, etc.

Eu antes tinha o pinnaclesys showcenter 200. Este aparelho permitia ler VOBS com legendas embebidas. Tal não acontece com o 4100SH ( por enquanto, pois está anunciado no site deles que vão corrigir isto num firmware ). Ler dvds directamente do ficheiro ISO funciona sem problemas.

Não suporta ficheiros .DV ( poderá mudar com firmware update. Neste momento, se quiser mostrar as férias inesquecíveis gravadas numa câmara miniDV aos amigos / familia não o posso fazer no 4100SH ). Só mesmo ligando a camara directamente á TV sem qualquer utilização do 4100SH o que implica sacrificar uma cassete miniDV para guardar as férias ( o normal é guardar em ficheiros .dv no disco do computador e apagar a cassete para usar novamente ).
Não suporta legendas .ASS ( poderá mudar com firmware update )

MP3

Quanto aos MP3, toca ficheiros gravados com Variable Bit Rate e Constant Bit Rate na boa que era a única duvida que tinha. Ouvir MP3 sem precisar de ligar o projector ( onde tenho o aparelho ligado ) é bestial. Posso controlar as musicas que quero ouvir pelo LCD da caixa. Não experimentei os outros formatos, só mesmo MP3.

ACESSO

O acesso é uma bela treta.

Gostava de fazer downloads directamente para dentro da caixa (mapeando uma network drive pela rede), mas não dá ( não testei o novo network file system do windows vista que costuma apanhar estes aparelhos na rede porque não tenho VISTA).

Colocar um filme de 4 gigas por FTP leva +/- 25 mins. Isto porque a placa não é de 1 gigabit. Se 4 gigas demora 25 minutos, imaginem os 15 gigas dos Transformers 1080p em MKV quanto demoraria.

Pois é, ignorei o FTP por completo o que implica que para colocar lá filmes tenho 2 hipóteses:

1) Desmontar o aparelho e montar no computador por USB 2.0 (porta USB host) como se fosse um disco externo.
2) Ligar uma Pen ou disco externo por uma das duas entradas USB e gravar o filme assim ( sem ter que desmontar o aparelho )

Só uso o FTP só mesmo para colocar legendas.

Dá para partilhar uma pasta do PC para o 4100SH ( mas o inverso não dá ). Para tal é preciso instalar um software muito simples no pc ( tvix netshare disponivel no site oficial ).

Experimentei tocar um ficheiro que tinha no PC (streaming) e funcionou na boa. ( experimentei um dvd .iso )
Experimentei tocar de uma PEN também, e funciona na boa.

IMAGENS E FOTOS

Experimentei meia dúzia de fotos e não tenho nada a comentar. Dá para se ver e dá para fazer meia dúzia de operações como zoom, slide show, etc. Dá para colocar uma imagem como wallpaper do aparelho.

PROS:
* Além de suportar 1920x1080p, suporta também 1080p/24hz ( apenas disponiveis em alguns televisores, principalmente nos SONY BRAVIA visto que isto é uma caracteristica do playback BLURAY )
* Legendas costumizaveis ( cor, tamanho e localização )
* Firmwares actualizados praticamente mês a mês através do feedback dos utilizadores ( já lá deixei umas dicas )
* Se o disco SATA colocado não chegar, troca-se por um maior
* 4 localizações onde se pode ler ficheiros ( disco interno, rede e 2xDiscos Externos/Pens )
* Suporte para sintonizador HDTV ( acessório comprado á parte ). Para quem tem parabólicas e quer ver HDTV, isto serve.
* Software de navegação prático, rápido e intuitivo.

CONTRAS:
* Caro ( pelo preço de uma versão sem disco, compra-se uma PS3 com disco, mas são aparelhos diferentes. Era só para mostrar que para comprar este aparelho de marca pouco popular, têem que sacrificar a popular PS3, por exemplo )
* Conteúdo da caixa ( cabo RCA num aparelho HD, não vem software e Manual só em francês )
* Placa não é de 1 gigabit. Acesso por FTP lento e pouco prático.
* Não suporta HDMI 1.3
* Não suporta ficheiros .DV ( poderá mudar com firmware update )

CONCLUSÃO
Apesar de ser um aparelho caro, creio que vale todos os cêntimos que se paga por ele. É o aparelho ideal para os consumidores que, tal como eu, têem acesso a rips H.264 e que ainda não sabem que formato HD hão de adoptar ( Bluray ou HDDVD ). As actualizações constantes vai permitir a sobrevivência deste aparelho ás constantes alterações de formatos que possam surgir. E para quem pensa colocar HDTV por satélite, não precisa de comprar a set top box. O acessório á parte faz o mesmo (netcabo satelite não dá pois eles restringem ás caixas deles, mas dá SKY inglesa, por exemplo ). Se fôr só para tocar divxs, então há aparelhos muito mais baratos.

Cumprimentos,
PRB

PS: não tive absolutamente nenhum problema, o aparelho nunca crashou. Todos os problemas anteriormente descritos neste tópico foram testados e correu tudo na normalidade.

PS2: se acham que esta review não é suficiente, lancem as vossas perguntas que eu respondo na boa.
 
Última edição:
Pela minha pesquisa (ainda não o testei) só é possivel ver o MKV mas não é possivel ver as legendas, mas estão a trabalhar para isso. Também os MKV de 1080p dão problemas.

Cumps,

PCC

Podes ver MKVS com legendas, mas as legendas teem que ser srts, subs, etc, num ficheiro á parte tal como um divx.

Por enquanto o aparelho não consegue interpretar legendas embebidas dentro do mkv.
 
1. Lê bem filmes HD através da rede?

Sim, lindamente. Só vi 10 minutos, ainda não vi um filme inteiro. Não garanto que 100% eficácia. E tenho ligado por FIO ( com wireless "gagueja" de certeza. pelo menos no meu showcenter "gaguejava" )

2. Suporta legendas srt?

Yep, só não consegui por a tocar legendas .ass

3. Consegues fazer browse da rede ou tens mesmo de especificar uma share especifica na configuração?

É preciso o software tvix netshare e lá onde defines a pasta a partilhar. Se usar share samba, é mais lento e nao precisas dessa tal aplicação.

4. Aonde é que compraste e a que preço?

*****, 412€, versão 4100SH sem disco rigido

5. Divx/Xvid funciona bem? Faz upscaling?

Experimentei varios filmes com codecs marados e funcionou tudo com video e com som. Upscaling não tenho a certeza. Logo vejo a que resolução tocam os filmes.
 
Eu andava bastante interessado no 4100SH, mas agora estou na duvida se não vale a pena dar mais algum e comprar isto http://www.*****.pt/loja/detalhes.php?id=2227

Alguém aqui que seja pelo menos mais entendido que eu me pode ajudar, o principal objectivo é para ligar por HDMI a um LCD e poder ver a minha colecção de filmes e series ( MKV ) com a melhor qualidade possivel.
 
Eu andava bastante interessado no 4100SH, mas agora estou na duvida se não vale a pena dar mais algum e comprar isto http://www.*****.pt/loja/detalhes.php?id=2227

Alguém aqui que seja pelo menos mais entendido que eu me pode ajudar, o principal objectivo é para ligar por HDMI a um LCD e poder ver a minha colecção de filmes e series ( MKV ) com a melhor qualidade possivel.

Epah, o 4100SH faz isso lindamente.

Isso que mostras aí toca MKVS?
 
Sim claro que dá para ver MKV, já agora não consegues por umas fotos do 4100SH a correr uns filmes 720p, se conseguires obrigado.

Duvido que dê para MKVs de H.264 a 1080p com bitrates altos :P O Tvix com o ultimo firmware já permite ver MKV até 1080p sem problemas (claro que nem todo o mundo vai usufruir de 1080p...)

Uma coisa que para mim me interessou no Tvix vs. um HTPC é o barulho... por mais que queira é mais complicado ter um HTPC tão silencioso como o Tivx, o Tvix só tem uma ventoinha de 40mm por isso é bastante silencioso.

Cumps,

PCC
 
queres screenshots / captures de filmes em 720p? é que tirar fotografias com maquina digital nao se tira partido da qualidade....

Sim se puderes, eu sei que não tira partido da melhor qualidade, mas também era mais para ver como ficam as legendas, eu estou a pensar seriamente em adquirir isso pela *****, mas com disco fica acima dos 500€, eu tenho é um disco externo de 250GB, sabes se ligado por USB dá para correr os ficheiros de video sem problemas ou por uma pen por exemplo?
 
Sim se puderes, eu sei que não tira partido da melhor qualidade, mas também era mais para ver como ficam as legendas, eu estou a pensar seriamente em adquirir isso pela *****, mas com disco fica acima dos 500€, eu tenho é um disco externo de 250GB, sabes se ligado por USB dá para correr os ficheiros de video sem problemas ou por uma pen por exemplo?

ok, logo tiro essas fotos...

eu vi 10 minutos de um mkv a partir de uma pen.... nao tive qualquer tipo de problemas....

tens 3 hipoteses:

1) ou ligas directamente o disco externo ao aparelho
2) para evitar andares a ligar e desligar o disco externo, podes deixar no pc e fazeres streaming a partir do disco externo para o aparelho via PC ( nao sei se a performance é boa )
3) podes copiar os filmes do disco externo para o pc, partilhar a pasta do pc com o aparelho e tocas por streaming sem nunca precisares do disco externo para nada...
 
Isto não é uma contradição? Então lê mkv's a 1080p ou não?

Enganei-me na selecção do quote, eu estava a referir-me ao HTPC referido que acho muito improvável que consiga ler MKV de 1080p com bitrate alto... coisa que o Tvix 4100 consegue fazer sem algum problema com o ultimo firmware disponivel.

Cumps,

PCC
 
Novo modelo a sair do forno: TVIX M-6500A

Boas,

Pelos vistos no final do mês temos novo brinquedo...

Specification: TViX M-6500A

Main Chipset:Sigma Designs SMP8635

Core CPU (of the main chipset): MIPS 300MHz

Main Memory: 256Mbyte
Flash Memory: 64Mbyte
LAN: 10/ 100
HDMI Version: 1.3
Wireless LAN Support: 802.11n (Planned)
Front Panel: Aluminum

DeepImpact
 
E alternativas reais ao Tvix , é que 400/500 euros c/disco ainda acho 1 pouco caro e 1 disco de 500gb custa +-100 euros, vi num post os Pop Corn Hour A-100, que pelos vistos tem +- as mesma características de leitura de tudo o que aí anda em termos de vídeo. Já alguem viu algum à venda ou ainda não temos nada disto por cá?

Post do PopCorn --> http://www.techzonept.com/showthread.php?t=201688
 
Back
Topo