[HDTV] TVs LCD vs OLED - Discussão geral

Night-Wolf

Knowledge speaks, wisdom listens
Staff
Tópico dedicado para discutirem a tecnologia LCD vs OLED. Discutem de forma saudável e sem picardias por favor. Críticas construtivas são mais que bem-vindos, mas respeitem sempre as opiniões dos outros.
 
Vou tentar deixar aqui a minha opinião entre OLED e não OLED.

1º Podem ser comparadas? Sim podem.

Eu tenho uma OLED (Modelo A7V) na sala e comprei recentemente a SONY XH9096 para o escritório. A minha OLED não tem HDR portanto não posso fazer essa comparação.

Os pretos da OLED são muito bons neste aspeto não há tecnologia igual. A Sony chega perto? Sim chega mais do que esperava mas lá está não tem o controlo "pixel a pixel" e daí depois sofrer do tal blooming (que na minha opinião não me incomoda assim tanto).

A OLED tem melhores campos de visão? Sim tem, melhor que qualquer LCD.

A OLED tem black-crush? Sim tem. Arrisco-me a dizer que quase todas tem, pois é um problema da tecnologia, de conseguir fazer aquela transição entre o totalmente preto, e o ligeiramente acima do preto, e nesse aspeto tenho mais detalhe nas sombras com a SONY do que com a OLED.

A OLED por ter a capacidade de controlo "pixel a pixel" consegue ter uma imagem mais definida, pois consegue ter um pixel numa tonalidade, e o pixel ao lado com uma tonalidade completamente diferente, ou melhor um branco e o outro completamente preto. É isto que permite o belo contraste das oled's. Neste caso nenhum LCD é igual.

A OLED tem o ABL, que pouca gente fala, ou seja limita o brilho do ecrã para proteger o mesmo do burn-in, e aí a OLED perde para qualquer LCD na mesma gama de preços.

Depois temos a questão da retenção temporária de imagem dos OLED e neste campo A MINHA OLED basta ver o telejornal durante 30 minutos e fico lá com a sombra do banner das noticias e do rodapé durante uns bons minutos e torna-se por vezes incomodativo, bem mais que o blooming da minha SONY.

E por último temos a questão do burn-in que na SONY não me preocupo ou em qualquer outro LCD e na OLED cada vez que fico com retenção temporária esse problema vem me logo á cabeça.

Bem sei que as OLED evoluíram nas medidas de prevenção do burn-in, e as OLED's de hoje estão mais preparadas nesses aspetos mas não são infalíveis em certos tipos de utilização.

Voltava a comprar OLED? sim voltava.

Voltava a comprar LCD? sim voltava.

Acho que sinceramente uma tecnologia resulta melhor num caso e outra noutro.

Se formos olhar só para qualidade de imagem, provavelmente (para não dizer de certeza) a OLED leva a melhor, mas depois vêm também todos os problemas que a tecnologia traz consigo.

Se pensarmos num uso totalmente despreocupado, provavelmente (para não dizer de certeza) o LCD leva a melhor, mas depois vêm também todos os problemas que a tecnologia traz consigo.

Nenhuma é perfeita, é verem o tipo de utilização que lhe vão dar e os cuidados que vão ou não ter.

Espero ter ajudado.
 
Vou tentar deixar aqui a minha opinião entre OLED e não OLED.

1º Podem ser comparadas? Sim podem.

Eu tenho uma OLED (Modelo A7V) na sala e comprei recentemente a SONY XH9096 para o escritório. A minha OLED não tem HDR portanto não posso fazer essa comparação.

Os pretos da OLED são muito bons neste aspeto não há tecnologia igual. A Sony chega perto? Sim chega mais do que esperava mas lá está não tem o controlo "pixel a pixel" e daí depois sofrer do tal blooming (que na minha opinião não me incomoda assim tanto).

A OLED tem melhores campos de visão? Sim tem, melhor que qualquer LCD.

A OLED tem black-crush? Sim tem. Arrisco-me a dizer que quase todas tem, pois é um problema da tecnologia, de conseguir fazer aquela transição entre o totalmente preto, e o ligeiramente acima do preto, e nesse aspeto tenho mais detalhe nas sombras com a SONY do que com a OLED.

A OLED por ter a capacidade de controlo "pixel a pixel" consegue ter uma imagem mais definida, pois consegue ter um pixel numa tonalidade, e o pixel ao lado com uma tonalidade completamente diferente, ou melhor um branco e o outro completamente preto. É isto que permite o belo contraste das oled's. Neste caso nenhum LCD é igual.

A OLED tem o ABL, que pouca gente fala, ou seja limita o brilho do ecrã para proteger o mesmo do burn-in, e aí a OLED perde para qualquer LCD na mesma gama de preços.

Depois temos a questão da retenção temporária de imagem dos OLED e neste campo A MINHA OLED basta ver o telejornal durante 30 minutos e fico lá com a sombra do banner das noticias e do rodapé durante uns bons minutos e torna-se por vezes incomodativo, bem mais que o blooming da minha SONY.

E por último temos a questão do burn-in que na SONY não me preocupo ou em qualquer outro LCD e na OLED cada vez que fico com retenção temporária esse problema vem me logo á cabeça.

Bem sei que as OLED evoluíram nas medidas de prevenção do burn-in, e as OLED's de hoje estão mais preparadas nesses aspetos mas não são infalíveis em certos tipos de utilização.

Voltava a comprar OLED? sim voltava.

Voltava a comprar LCD? sim voltava.

Acho que sinceramente uma tecnologia resulta melhor num caso e outra noutro.

Se formos olhar só para qualidade de imagem, provavelmente (para não dizer de certeza) a OLED leva a melhor, mas depois vêm também todos os problemas que a tecnologia traz consigo.

Se pensarmos num uso totalmente despreocupado, provavelmente (para não dizer de certeza) o LCD leva a melhor, mas depois vêm também todos os problemas que a tecnologia traz consigo.

Nenhuma é perfeita, é verem o tipo de utilização que lhe vão dar e os cuidados que vão ou não ter.

Espero ter ajudado.

Só um fanático é que diz que não são comparáveis....já vi comparações das topos de gama da samsung/sony bem calibradas a morder os calcanhares a oled, com persiana aberta sem estar as escuras
 
Vou tentar deixar aqui a minha opinião entre OLED e não OLED.

1º Podem ser comparadas? Sim podem.

Eu tenho uma OLED (Modelo A7V) na sala e comprei recentemente a SONY XH9096 para o escritório. A minha OLED não tem HDR portanto não posso fazer essa comparação.

Os pretos da OLED são muito bons neste aspeto não há tecnologia igual. A Sony chega perto? Sim chega mais do que esperava mas lá está não tem o controlo "pixel a pixel" e daí depois sofrer do tal blooming (que na minha opinião não me incomoda assim tanto).

A OLED tem melhores campos de visão? Sim tem, melhor que qualquer LCD.

A OLED tem black-crush? Sim tem. Arrisco-me a dizer que quase todas tem, pois é um problema da tecnologia, de conseguir fazer aquela transição entre o totalmente preto, e o ligeiramente acima do preto, e nesse aspeto tenho mais detalhe nas sombras com a SONY do que com a OLED.

A OLED por ter a capacidade de controlo "pixel a pixel" consegue ter uma imagem mais definida, pois consegue ter um pixel numa tonalidade, e o pixel ao lado com uma tonalidade completamente diferente, ou melhor um branco e o outro completamente preto. É isto que permite o belo contraste das oled's. Neste caso nenhum LCD é igual.

A OLED tem o ABL, que pouca gente fala, ou seja limita o brilho do ecrã para proteger o mesmo do burn-in, e aí a OLED perde para qualquer LCD na mesma gama de preços.

Depois temos a questão da retenção temporária de imagem dos OLED e neste campo A MINHA OLED basta ver o telejornal durante 30 minutos e fico lá com a sombra do banner das noticias e do rodapé durante uns bons minutos e torna-se por vezes incomodativo, bem mais que o blooming da minha SONY.

E por último temos a questão do burn-in que na SONY não me preocupo ou em qualquer outro LCD e na OLED cada vez que fico com retenção temporária esse problema vem me logo á cabeça.

Bem sei que as OLED evoluíram nas medidas de prevenção do burn-in, e as OLED's de hoje estão mais preparadas nesses aspetos mas não são infalíveis em certos tipos de utilização.

Voltava a comprar OLED? sim voltava.

Voltava a comprar LCD? sim voltava.

Acho que sinceramente uma tecnologia resulta melhor num caso e outra noutro.

Se formos olhar só para qualidade de imagem, provavelmente (para não dizer de certeza) a OLED leva a melhor, mas depois vêm também todos os problemas que a tecnologia traz consigo.

Se pensarmos num uso totalmente despreocupado, provavelmente (para não dizer de certeza) o LCD leva a melhor, mas depois vêm também todos os problemas que a tecnologia traz consigo.

Nenhuma é perfeita, é verem o tipo de utilização que lhe vão dar e os cuidados que vão ou não ter.

Espero ter ajudado.

Epá excelente análise. Isto devia ficar afixado algures para todos lerem!
 
Vou tentar deixar aqui a minha opinião entre OLED e não OLED.

1º Podem ser comparadas? Sim podem.

Eu tenho uma OLED (Modelo A7V) na sala e comprei recentemente a SONY XH9096 para o escritório. A minha OLED não tem HDR portanto não posso fazer essa comparação.

Os pretos da OLED são muito bons neste aspeto não há tecnologia igual. A Sony chega perto? Sim chega mais do que esperava mas lá está não tem o controlo "pixel a pixel" e daí depois sofrer do tal blooming (que na minha opinião não me incomoda assim tanto).

A OLED tem melhores campos de visão? Sim tem, melhor que qualquer LCD.

A OLED tem black-crush? Sim tem. Arrisco-me a dizer que quase todas tem, pois é um problema da tecnologia, de conseguir fazer aquela transição entre o totalmente preto, e o ligeiramente acima do preto, e nesse aspeto tenho mais detalhe nas sombras com a SONY do que com a OLED.

A OLED por ter a capacidade de controlo "pixel a pixel" consegue ter uma imagem mais definida, pois consegue ter um pixel numa tonalidade, e o pixel ao lado com uma tonalidade completamente diferente, ou melhor um branco e o outro completamente preto. É isto que permite o belo contraste das oled's. Neste caso nenhum LCD é igual.

A OLED tem o ABL, que pouca gente fala, ou seja limita o brilho do ecrã para proteger o mesmo do burn-in, e aí a OLED perde para qualquer LCD na mesma gama de preços.

Depois temos a questão da retenção temporária de imagem dos OLED e neste campo A MINHA OLED basta ver o telejornal durante 30 minutos e fico lá com a sombra do banner das noticias e do rodapé durante uns bons minutos e torna-se por vezes incomodativo, bem mais que o blooming da minha SONY.

E por último temos a questão do burn-in que na SONY não me preocupo ou em qualquer outro LCD e na OLED cada vez que fico com retenção temporária esse problema vem me logo á cabeça.

Bem sei que as OLED evoluíram nas medidas de prevenção do burn-in, e as OLED's de hoje estão mais preparadas nesses aspetos mas não são infalíveis em certos tipos de utilização.

Voltava a comprar OLED? sim voltava.

Voltava a comprar LCD? sim voltava.

Acho que sinceramente uma tecnologia resulta melhor num caso e outra noutro.

Se formos olhar só para qualidade de imagem, provavelmente (para não dizer de certeza) a OLED leva a melhor, mas depois vêm também todos os problemas que a tecnologia traz consigo.

Se pensarmos num uso totalmente despreocupado, provavelmente (para não dizer de certeza) o LCD leva a melhor, mas depois vêm também todos os problemas que a tecnologia traz consigo.

Nenhuma é perfeita, é verem o tipo de utilização que lhe vão dar e os cuidados que vão ou não ter.

Espero ter ajudado.
Daí que o futuro vai ser uma combinação de oled com lcd, qualquer coisa híbrida, li a respeito disso há um mês e dizem que la para 2022 já devemos ver quantum dot oleds

a análise é muito boa e nota-se que não há fanatismos. Tenho uma B6 de 2017 e estão contentíssimo, nunca tive burn in mas os crush blacks são uma realidade que incomoda um pouco a um purista de filmes
 
oled black crush vs lcd

Para adicionar á discussão

os negros são tão profundos como os fanboys desejam que até lhes comem a imagem....depois ainda tem esse stress de andar a "castrar" a TV no brightness, mas continuam a defender a tecnologia com unhas e dentes ao ponto de dizer que as outras nem são dignas de comparação, faz me lembrar os fanboys da bmw com o problema crónico das correntes que partiam os motores mas eles defendiam a todo o custo a marca e nem ponderavam trocar de marca, ou os fanboys da apple que agora compram telemóveis quem nem traz o carregador lol, isto para concluir que o fanatismo é expressão de fraco desenvolvimento pessoal/intelectual seja em contexto desportivo, tecnológico etc
 
O problema do oled é os pixeis serem orgânicos, o que faz com que tenham um limite de tempo de vida. Quando se conseguir ultrapassar este problema, e conseguir manter o controlo pixel a pixel então aí sim teremos uma tecnologia muito promissora.
 
Pessoalmente não confio em nada na LG,aliás porque a postura deles assim o demonstra sobre o produto deles.
E olha que ando a namorar os OLED já há um tempo,são equipamentos fantásticos em termos de qualidade de imagem mas no que toca a fiabilidade não.
Exacto fica palavra contra a palavra,e eles baseiam-se que simplesmente é mau uso e eles ganham simples porque está nas condições do equipamento.
O burn in é um dado adquirido fica só a faltar saber quando vai acontecer,é um problema da tecnologia.
É esperar que demore o máximo a dar problemas e compense o uso durante o tempo.

Ha pessoas com 4 e 5 anos com Oled neste forum sem burn-in....... isso é um mito......... claro que se jogares 10 a 12 horas por dia o mesmo jogo...... pode acontecer mas cada vez mais as Oleds tem aplicacoes que trazem para reduzir isso........ pra mim e tive LCD SONY várias modelos Oled está muito acima de LCD .
 
Ha pessoas com 4 e 5 anos com Oled neste forum sem burn-in....... isso é um mito......... claro que se jogares 10 a 12 horas por dia o mesmo jogo...... pode acontecer mas cada vez mais as Oleds tem aplicacoes que trazem para reduzir isso........ pra mim e tive LCD SONY várias modelos Oled está muito acima de LCD .

Não é um mito existe degradação e vai levar a isso mais tarde ou mais cedo,é um dado adquirido da tecnologia é só pesquisares é uma limitação dela.
Até podes ter durante 20 anos se só a ligares 3 vezes,vai ter haver com a utilização e a duração dela e com a sorte do painel que apanhares.
Basta pesquisares um pouco pela internet fora e vez a imensidade de quantidade de users a queixar-se pelo mundo fora.
Se fosse assim tão segura quanto tanta gente fala a propria LG não se refugiava nas indicações de uso logo a precaver-se dessa situação que diz lá claramente,só isso é a resposta ao que tu dizes.
Claro que OLED é a tecnologia que apresenta melhor qualidade de imagem,ninguém discute isso. Apesar ser superior tens LCD com muita boa qualidade também que não ficam a anos de luz,mas obvio que o OLED é o topo.

Edit:

Deixo-te este video e pode ser que fiques mais esclarecido.
Aborda o tema sobre a garantia e também sobre o tema do burn in.
 
Última edição:
Ha pessoas com 4 e 5 anos com Oled neste forum sem burn-in

Tenho uma OLED LG que comprei em 2016 para a sala - e está a funcionar perfeitamente. Nessa altura, nunca tinha ligado muito às TVs: para mim, ou eram LCD ou CRT. Mas um dia, fui a uma loja física para comprar as prendas de Natal, e vi uma TV ao vivo com uma imagem absolutamente extraordinária, com pretos profundos. Falei com o homem da loja, e ele explicou-me sobre as OLEDs. Na semana seguinte já tinha uma em casa e nunca olhei para trás.

Tenho duas regras sobre as OLEDs. A primeira é que depois de um primeiro teste de burn-in e outros artefactos, não faço mais testes. É mesmo desfrutar da TV. Se notar algo durante o uso normal, é claro que faço testes e aciono a garantia. Mas felizmente, até agora nunca foi preciso nada.

A segunda regra é nunca utilizar um OLED para substituir um monitor de trabalho para o PC. Eu passo horas a frente do PC, e as janelas têm elementos estáticos. E aqui havia de preocupar-me sobre o efeito do burn-in.

Isto para dizer que o burn-in das OLEDs não é bem um mito, é necessário algum cuidado. Mas eu nunca iria considerar comprar uma LED/QLED para gaming e filmes. Once you go OLED...
 
Última edição:
Boas,

Podem dizer o que quiserem e ja tive varios LCD e e quando mudei para OLED nao quero outra coisa..... a diferença pra mim é considerável em termos de imagem tendo os seus problemas como os LCD tem e os Lcd com o tempo a imagem tambem se desgasta.... exoeriencia própria...... cada um compra o que quiser com os seus defeitos e qualidades.......
 
Ha pessoas com 4 e 5 anos com Oled neste forum sem burn-in....... isso é um mito......... claro que se jogares 10 a 12 horas por dia o mesmo jogo...... pode acontecer mas cada vez mais as Oleds tem aplicacoes que trazem para reduzir isso........ pra mim e tive LCD SONY várias modelos Oled está muito acima de LCD .

Mito? Venha cá a minha casa e terá o prazer de ver um mito ao vivo. E bem vivo. LG 55E6V que já vai no segundo painel. E não ando a jogar 12 horas seguidas, nem nada que se pareça.
 
Mito? Venha cá a minha casa e terá o prazer de ver um mito ao vivo. E bem vivo. LG 55E6V que já vai no segundo painel. E não ando a jogar 12 horas seguidas, nem nada que se pareça.

Claro pode haver excepções..... isso é como comprar um Audi novo e ao fim de uma semana ou um mês avaria....... e não é por isso que deixa de ser um grande carro certo........
 
Claro pode haver excepções..... isso é como comprar um Audi novo e ao fim de uma semana ou um mês avaria....... e não é por isso que deixa de ser um grande carro certo........

Não percebo esse fanatismo honestamente,e eu adoro as oled pela qualidade que entregam e ainda continuo na dúvida se compro ou não.
Oled é o melhor e quando se compra já se sabe para o que vai,é rezar que aguente o máximo. É bom para a malta que faz upgrades de x em x tempo não para quem quer algo que dure.
Não são excepções,o que não falta é gente por ai a fora a queixar-se.
Acho que são menos as pessoas que não se queixam a médio/longo prazo 3 anos e tal para a frente com alguma utilização.
Fora a malta que tem os modelos mais recentes,que falta saber se ainda não tem problemas por causa das tecnologias que implementaram ou se por serem recentes.
São excelentes e tem uma qualidade de imagem mas estão longe de serem fiáveis,até porque é uma limitação da tecnologia em si.
É mais como alguém disse em cima é como ter um BMW com os motores N47,se é um bom carro é mas todos davam problemas de corrente uns mais tarde outros mais cedo.
 
Não percebo esse fanatismo honestamente,e eu adoro as oled pela qualidade que entregam e ainda continuo na dúvida se compro ou não.
Oled é o melhor e quando se compra já se sabe para o que vai,é rezar que aguente o máximo. É bom para a malta que faz upgrades de x em x tempo não para quem quer algo que dure.
Não são excepções,o que não falta é gente por ai a fora a queixar-se.
Acho que são menos as pessoas que não se queixam a médio/longo prazo 3 anos e tal para a frente com alguma utilização.
Fora a malta que tem os modelos mais recentes,que falta saber se ainda não tem problemas por causa das tecnologias que implementaram ou se por serem recentes.
São excelentes e tem uma qualidade de imagem mas estão longe de serem fiáveis,até porque é uma limitação da tecnologia em si.
É mais como alguém disse em cima é como ter um BMW com os motores N47,se é um bom carro é mas todos davam problemas de corrente uns mais tarde outros mais cedo.
Não devemos generalizar para nenhum dos lados. Pode acontecer como não acontecer.

Vais à internet e o q não faltam são casos, é verdade, mas essencialmente pq nos últimos anos as vendas aumentaram bastante, o q importa saber é qual a % de casos de burn in face ao número de unidades vendidas.

Outro dado importante, para prevenir o burn in, é fundamental nunca desligar a TV da ficha, qts pessoas achas q sabem disso? Eu conheço muitas pessoas q têm o hábito de a noite desligarem os equipamentos nas fichas, é meio caminho para o burn in, dos casos de burn in quantos sabemos q cumpriram com esse requisito?

Em relação ao assunto, vamos ser práticos, se for uma TV para estar sempre num canal, ou a fazer de pc a probabilidade de ter burn in é grande.
 
Não devemos generalizar para nenhum dos lados. Pode acontecer como não acontecer.

Vais à internet e o q não faltam são casos, é verdade, mas essencialmente pq nos últimos anos as vendas aumentaram bastante, o q importa saber é qual a % de casos de burn in face ao número de unidades vendidas.

Outro dado importante, para prevenir o burn in, é fundamental nunca desligar a TV da ficha, qts pessoas achas q sabem disso? Eu conheço muitas pessoas q têm o hábito de a noite desligarem os equipamentos nas fichas, é meio caminho para o burn in, dos casos de burn in quantos sabemos q cumpriram com esse requisito?

Em relação ao assunto, vamos ser práticos, se for uma TV para estar sempre num canal, ou a fazer de pc a probabilidade de ter burn in é grande.

Estava-me a referir a tecnologia em si,os pixeis vão se degradando é normal.
Obvio,claro que há coisas que são.
Por exemplo se jogares jogos como Fifa não é recomendado,ou outros que tenham sempre imagens nos mesmo sitio.
Tens que fazer um uso muito variado e nunca muitas horas seguidas,e cumprir as outras coisas para reduzires em muito o risco de um burn in em algum tempo.
Com isto não tira a qualidade que tem,são soberbas.Simplesmente não se enquadram a todos os usos,e nem toda a gente tem disponibilidade para estar com estas coisas todas ou para correr o risco de ter que comprar mais uma tv de 1000/2000€ no espaço de 2/3 anos.
No final do dia resume-se a escolhas,tudo tem vantagens e desvantagens.
 
Back
Topo