[HDTV] TVs LCD vs OLED - Discussão geral

Micro LED é outra música, mas aí precisas de uma carteira bem funda e de espaço (para já) para 77".

Mini LED é LCD, é uma melhoria mas, repetindo-me, a milhas de uma OLED.

A expectativa, neste momento, são os QD-OLED com painéis Samsung.
No papel e no marketing são um passo enorme na evolução dos OLED.
Mas temos que aguardar os testes da vida real para confirmamos essa expectativa.

Edit: E os preços!

Sim ainda é muido cedo para falar e pensar e, microled.

Quanto ás milhas, serão mais centimetros, mesmo para reviews. E estamos no inicio do mini led, com o tempo vão melhorar e ficar mais baratos.

Rtings
QN90 B1 A1
Movies: 8.5 9.4 9.3
TV Shows: 8.6 8.2 8.0
Sports: 8.5 8.6 8.0
Video Games: 8.8 9.2 8.7
HDR Movies: 8.5 8.7 8.6
HDR Gamong: 8.8 9 8.5
PC Monitor: 8.8 8.8 8.5

Para mim, com base em preço idênticos não arrisco mais em OLED, não compensa o risco em relação á qualidade a mais, que apenas é notória em salas escuras sem nada de muito relevante.


No caso do Burn, vale destacar que a LG tem vindo a diminuir o brlho das suas OLED, provavelmente para minimizar os riscos.

Como antigo proprietário de uma B6 que teve burn, comprei uma QN90 mini led.
Para mim, que não gostei e não querendo arriscar em tvs caras, estou satisfeito com a nova compra. A diferença de imagem á noite não é nada de relevante para mim e durante o dia com iluminação a QN90 é melhor.

Se não ouvesse burn-in, iria certamente para OLED, mas o risco não compensa a atual diferença de qualidade.

De referir que por muita pena minha, a dual layer da Hisense não encontrai á venda. Esta TV é a LCD com melhor imagem que existe, chegando os seus pretos a aproximarem-se mesmo das OLED.
 
Já o tenho dito, mas aqui na minha XH9505 o preto é preto, mesmo preto, sem dar para distinguir do rebordo preto... em sala escura! Sem blooming, sem light bleed, nada.

OLED seria melhor? talvez...

Se sinto falta de melhor qualidade? Não...

Estou mais descansado assim? Muito mais!
 
O mini led não vai ser a tecnologia para o futuro e a própria Samsung já o disse num road map que prevê que até 2025 acabem . Ainda para mais com a entrada deles na tecnologia OLED este ano com lançamento de QD OLED por parte da Sony ( painel fornecido pela Samsung) .
E sim são milhas , não são centímetros.
Sem falar que mini led é prejudicial à visão.
"
- "The brightness of an LCD panel using LEDs depends on how bright the backlight is," he said. "It is a device that deteriorates human eye health."

He did not elaborate on his position but it is possible that he is referring to flicker (due to PWM control) and excessive levels of blue light that some claim can damage the human eye.

As mentioned in FlatpanelsHD's review of Samsung's QN95A/QN90A with miniLED, "we experienced some eye strain after a long day in front of the TV", which we ascribed to the combination of always-on backlight scanning and PWM (Pulse Width Modulation) control of the miniLED backlight's luminance level.

Over the last couple of years, LG Display and LG Electronics have both promoted OLED as being more comfortable for the eyes compared to LED LCD. Independent testing institutions such as TÜV Rheinland have confirmed the claims with 'Eye Comfort' and other certifications.

Meanwhile, researchers from Taiwan's National Tsing-Hua University have repeatedly warned governments and consumers about the hazards of LEDs and excessive blue light."
 
Já o tenho dito, mas aqui na minha XH9505 o preto é preto, mesmo preto, sem dar para distinguir do rebordo preto... em sala escura! Sem blooming, sem light bleed, nada.

OLED seria melhor? talvez...

Se sinto falta de melhor qualidade? Não...

Estou mais descansado assim? Muito mais!
Ambas as tecnologias têm as suas fraquezas não adianta tapar o sol com a peneira.
 
Última edição pelo moderador:
Já o tenho dito, mas aqui na minha XH9505 o preto é preto, mesmo preto, sem dar para distinguir do rebordo preto... em sala escura! Sem blooming, sem light bleed, nada.

OLED seria melhor? talvez...

Se sinto falta de melhor qualidade? Não...

Estou mais descansado assim? Muito mais!
Não me leves a mal Miguel , mas o preto não é mesmo preto , e tenho as duas e modelo superior à tua para comparar, se estás mais descansado, até poderei concordar contigo, agora é de uma enorme falácia escreveres " talvez" se OLED seria melhor , porque não é comparável. E para isso, como no áudio que tanto gostas, o que conta são medições, e quando ler e reler reviews de OLEDS dos bons reviewers como o Vincent , Rasmus, verificamos que ainda existe uma diferença grande, excertos da review do teu modelo pelo Rasmus que até foi mais meiguinho que o Vincent:

"As for color gamut coverage for HDR content we measured just 87% for the DCI-P3 color gamut, or 63% for the Rec.2020 gamut. It is on par with Samsung's 2020 "QLED" 4K LCD TVs but visibly lower than the best HDR TVs out there, meaning OLED TVs."

"In reality, X900H (XH90) will typically deliver lower or comparable peak brightness to OLED TVs but not with nearly the same might and finesse."

" A positive consequence of that approach is that you see less blooming/halos around bright objects, although there are still plenty blooming to see on Sony X900H (XH90) when watching HDR content, especially noticeable around subtitles or menu elements such as the volume indicator (see below). It is significantly less noticeable with SDR content."

"Overall, we are a little disappointed with the TV's HDR picture quality, especially compared to the 2-year old X900F that benefitted from having more dimming zones."

"Sony X900H (XH90) is a worthy successor to the Sony X900F (XF90) but it is not necessarily a better TV in terms of picture quality. It is competitive compared to Samsung's similarly priced LCD TVs with zone dimming and competitive in the segment for large-sized TVs, but is not close to matching OLED TVs that are inching still closer to mainstream prices."

O problema de muitos é que nunca viram um filme com um bom HDR ou DV num OLED , porque depois de verem , não há volta a dar.
Atenção, não digo, que para o tamanho preço polegada/qualidade, a tua TV não seja excelente porque é, agora escrever "talvez" numa possível comparação com OLED , é que não é verdade de todo. Pensa como no áudio, que é um mundo que dominas bem .
 
Não sei que settings tens, nem qual é a tua TV, mas digo-te - o preto aqui em casa é preto absoluto. Um dia destes vou fazer um video com exposição manual, a variar a abertura até o ganho ser tal que revelará a situação. (já agora, as citações todas que fizeste são da XH90, não da XH95 que eu tenho).

Quanto ao "talvez", tens razão... pode dar a ideia que ponho em questão a superior qualidade (não ponho). Mas tal como no audio, já tive sistemas bem melhores do que tenho agora, e vendi pois achei que não justificava o valor investido. São superiores, mas por uma margem ínfima. Para alguns, a diferença é da noite para o dia. Para outros nem notam. Eu noto, mas considero que não justifica.

Aqui no caso LCD/OLED a mesma coisa. A qualidade é indiscutivelmente melhor, não o nego... mas para mim, face ao custo (na altura em que comprei - paguei 1000€ pela minha, a OLED de 65" mais barata que se arranjava já passava dos 1500€) e à "dor de cabeça" que seria para mim gerir a utilização da malta cá em casa para evitar burn-in, acho que essa ligeira melhoria para mim não justifica. E volto a dizer, para mim a diferença existe mas é ligeira - para ti pode ser da noite para o dia, para muita gente que conheço dá igual ao litro, não notam e não querem saber.

Para todas as pessoas há um gráfico que representa a sua maneira de ver as coisas. No eixo do X está o prazer retirado do aparelho, no eixo do Y estão todas as coisas negativas: o custo relativo às nossas posses, as chatices, e outras coisas que possam de alguma forma influenciar negativamente a aquisição e posse do aparelho. Para umas pessoas essa curva é a vermelha, para outras é a azul, e para outros é a verde. Somos todos diferentes, e quando damos a nossa opinião, é o reflexo dessa curva.

300px-Exponential.svg.png
 
Última edição:
Eu tinha uma led da Philips que pouco depois de terminar a garantia ficou com um risco vermelho vertical de alto a baixo... comprei a Oled C6 da LG que está agora com burn in e nunca desliguei da corrente, nem jogo na tv... por isso não faço ideia do que virá a seguir, mas para já vou continuar mais um tempo com esta, nota-se sobretudo nos vermelhos, laranjas, mas ainda dá para ir vendo. Até quando vieram cá a casa mudar a box da vodafone, o técnico colocou no youtube para mostrar as funcionalidades da box e ficou maravilhado com as cores do azul do mar, etc. e sim, a imagem é muito boa em azuis... mas quando quero ver o benfica... não à volta a dar.
 
Não que seja profundo conhecedor das tecnologias mas não me parece descabido pensar que uma televisão LED/LCD possa durar 7 anos como durou a minha.

Garantias dessa durabilidade não há mas faz sentido que se pense que pode acontecer.

Na minha experiência têm durado 3 a 5 anos antes de ter algum tipo de avaria, com ou sem solução... Tenho monitores CRT com mais de 20 anos, com muito pouco uso nos últimos anos, mas ainda funcionam. Mas de uma forma geral parece que os monitores duram mais que as TV, talvez pela diferença no tamanho e logo energia usada que causa mais desgaste.
 
Na minha experiência têm durado 3 a 5 anos antes de ter algum tipo de avaria, com ou sem solução... Tenho monitores CRT com mais de 20 anos, com muito pouco uso nos últimos anos, mas ainda funcionam. Mas de uma forma geral parece que os monitores duram mais que as TV, talvez pela diferença no tamanho e logo energia usada que causa mais desgaste.
A tecnologia ė muito diferente e muito mais complexa Numa Led, etc, temos a matriz a ser processada, temos processamento digital, muito mais eletrónica Num CRT a tecnologia é analógica, o ecrã é fósforo sensível a fotões projetados sendo o ecrã inerte e usualmente o sinal de entrada sendo analógico já trás a informação para onde disparamos os fotões de forma analógica Menos componentes menos eletrónica
 
Sim, nas LED é a unidade que gera as voltagens (t-con) que normalmente dá o berro, seja o processador dos níveis gama ou pequenos condensadores. Certamente haverá forma de os tornar mais robustos, mas não dá interesse aos fabricantes, a impressão que dá é que está tudo "feito à pele" e o desgaste é maior. Por exemplo no caso das Samsung NU é comum o painel de LED derreter o ecrã, dissipação mal calculada obviamente.
 
Pessoal, tenho uma samsung full hd e reparei na imagem, no lado superior direito, onde normalmente fica os logos dos canais, está mais escuro do que no lado esquerdo, e se me meter ao lado da tv, noto uma mancha tipo nuvem escura, isto apareceu nesta ultima semana e não sei como, o que será esse problema que a tv tem?Cumps.
 
Pedem-te facilmente 1000, 1000 e poucos euros pela substituição do painel. Se protestares muito, como eu, a muito custo lá te dizem que te estão a dar uma benesse, que assumem metade e só pagas 500 ou 600€.

Moral da história, usa e abusa dessa tv e numa próxima manda a LG dar uma curva.
O problema é que mandar a LG dar uma volta, praticamente é mandar o Oled dar uma volta...

Já andei a ver as Samsung Qled, para fugir ao Oled, mas tenho muitas duvidas...
 
O problema é que mandar a LG dar uma volta, praticamente é mandar o Oled dar uma volta...

Já andei a ver as Samsung Qled, para fugir ao Oled, mas tenho muitas duvidas...
Se uma OLED de há 6 anos (em que nessa altura a tecnologia OLED estava muitíssimo mais "verde") só agora é que está a apresentar sinais de burn-in, então sinceramente até nem deverias queixar-te. Sim as TVs antigamente normalmente duravam uns 15 anos (ou mais), mas agora já não é assim, seja que tecnologia for. Mesmo que compres um LCD topo de gama, corres na mesma o risco de não durar muito tempo até surgir uma avaria, já vi aqui muito pessoal com topos de gama que afinal avariaram após 2-3 anos!

Enfim, vale o que vale, mas do que tenho testemunhado vejo muita gente a fugir de OLED por causa de burn-in e vão para LCD, e mesmo assim não tiver maior durabilidade (às vezes até menor) e acabaram por sacrificar a qualidade de visualização para nada.

Azares acontecem, seja em tecnologia for.

Just my two cents.
 
Se uma OLED de há 6 anos (em que nessa altura a tecnologia OLED estava muitíssimo mais "verde") só agora é que está a apresentar sinais de burn-in, então sinceramente até nem deverias queixar-te. Sim as TVs antigamente normalmente duravam uns 15 anos (ou mais), mas agora já não é assim, seja que tecnologia for. Mesmo que compres um LCD topo de gama, corres na mesma o risco de não durar muito tempo até surgir uma avaria, já vi aqui muito pessoal com topos de gama que afinal avariaram após 2-3 anos!

Enfim, vale o que vale, mas do que tenho testemunhado vejo muita gente a fugir de OLED por causa de burn-in e vão para LCD, e mesmo assim não tiver maior durabilidade (às vezes até menor) e acabaram por sacrificar a qualidade de visualização para nada.

Azares acontecem, seja em tecnologia for.

Just my two cents.
A minha primeira Sony HD (primeiras TVs HD) e tv seguinte; que era uma LG Led (dei as Tvs a amigos meus), ainda hoje funcionam depois de muitas horas de funcionamento. O meu problema é que aqui em casa, a TV funciona (alguns dias) cerca de 16 horas e não queria estar preocupado com "burn it". Já agora que problemas existem com as Qled?
Obs. Esta LG Oled E7 que tenho, é uma excelente TV (imagem e som) e custa-me imenso encostar esta TV, bem sei que para a Xbox X, esta TV não será a melhor, mas porta-se muito bem...
 
Já agora que problemas existem com as Qled?
Não é só com QLEDs, é com TVs em geral. Painéis que começam a surgir pequenos sinais de avarias como linhas, artefactos, falhas das LEDs, ou então o próprio painel a morrer de vez, a placa-mãe, a fonte de alimentação, etc, etc. É a chamada obsolência programada, existe atualmente não só em TVs como em vários tipos de equipamentos e dispositivos.

Apenas estou com isto a querer dizer que vejo pessoas a desistirem de OLEDs porque surgiram-lhes burn-in após 5-6 anos, depois mudam para LCD sacrificando a qualidade de visualização na esperança que a tv vai durar mais anos e às vezes acabam por ter azar e de até durar menos.

Volto a dizer, azares acontecem, seja em que tecnologia for.
 
O problema é que mandar a LG dar uma volta, praticamente é mandar o Oled dar uma volta...

Já andei a ver as Samsung Qled, para fugir ao Oled, mas tenho muitas duvidas...

Compreendo-te mas pelo menos da minha parte não recebem nem mais um cêntimo, seja em tv's ou noutro electrodoméstico qualquer...É o meu voto de protesto. Como relatei por aqui na altura, reclamei até esgotar as possibilidades e a marca preferiu perder um cliente.

Uma tv é para utilizar, para ver "televisão", não se admite que estes casos aconteçam em tv's destes valores pouco após o término da garantia.

Já vi uma Samsung Qled em casa de um amigo, uma 95 qualquer coisa, e a televisão é muito boa. Fazem-me falta os 120Hz para jogar alguns jogos mas não troco de tv na sala até esta derreter, avariando depois vê-se.
 
Não é só com QLEDs, é com TVs em geral. Painéis que começam a surgir pequenos sinais de avarias como linhas, artefactos, falhas das LEDs, ou então o próprio painel a morrer de vez, a placa-mãe, a fonte de alimentação, etc, etc. É a chamada obsolência programada, existe atualmente não só em TVs como em vários tipos de equipamentos e dispositivos.

Apenas estou com isto a querer dizer que vejo pessoas a desistirem de OLEDs porque surgiram-lhes burn-in após 5-6 anos, depois mudam para LCD sacrificando a qualidade de visualização na esperança que a tv vai durar mais anos e às vezes acabam por ter azar e de até durar menos.

Volto a dizer, azares acontecem, seja em que tecnologia for.
Eu tenho uma C7 que ao fim de ano e meio começou a apresentar burn in.
Na altura fiz uma extensão de garantia, que de pouco me valeu. Fiz "n" reclamções porque para além do burn in, o painel estava lixado mas não me repararam a TV dando sempre o burn in como justificação, mesmo eu não o tendo referido quando solicitei assistência. Houve casos aqui em que as pessoas se safaram, eu não tive essa sorte.

Este ano, comprei uma Samsung QN91, também com extensão de garantia.
Espero estar cá ao fim de 2 anos e depois ao fim do tempo da garantia, para comparar qual foi o melhor investimento...porque no fundo é disso que se trata. Ninguém dá 1000€+ por uma TV para ao fim de 2 anos apresentar problemas e ao fim de 5/6 anos mandar fora.
Agora, por experiência própria (não me baseio em testes, vídeos e afins), quero já dizer que apesar dos OLED´s serem superiores, não é a diferença que muita gente quer fazer crer. Obviamente comparando com LED´s de gama alta...por isso essa questão do sacrifício da qualidade de imagem é muito relativo.
Além de que, não tenho de ficar "escravo" de um aparelho com receios de me aparecer burn in. Quero jogar sempre que me apeteça e durante o tempo que quiser, se me der na gana, quero ter a TV ligada 24 horas num qualquer canal de notícias, se decidir desligar a TV na tomada para não ficar a consumir (por pouco que seja) eletricidade, desligo...

Eu não digo que numa LED não possam aparecer problemas, mas no tempo da garantia, a marca tem de os reparar porque, aparecerem linhas, artefactos ou os LEDs falharem, está identificado como uma avaria e como tal, reparam.
Já nas OLED o problema está identificado e pode acontecer. Como dizes, azares acontecem, não vou é ter de estar a rezar aos santinhos à espera que não me aconteça a mim.
Enquanto as marcas não decidirem dar garantia numa TV, em que pode aparecer burn in por a utilizarmos como...uma TV, não torno a comprar uma OLED.
 
Última edição:
Eu tenho uma C7 que ao fim de ano e meio começou a apresentar burn in.
Na altura fiz uma extensão de garantia, que de pouco me valeu. Fiz "n" reclamções porque para além do burn in, o painel estava lixado mas não me repararam a TV dando sempre o burn in como justificação, mesmo eu não o tendo referido quando solicitei assistência. Houve casos aqui em que as pessoas se safaram, eu não tive essa sorte.

Este ano, comprei uma Samsung QN91, também com extensão de garantia.
Espero estar cá ao fim de 2 anos e depois ao fim do tempo da garantia, para comparar qual foi o melhor investimento...porque no fundo é disso que se trata. Ninguém dá 1000€+ por uma TV para ao fim de 2 anos apresentar problemas e ao fim de 5/6 anos mandar fora.
...
...eu dei 4000€ e qualquer coisa!!
 
Porque é que os revoltados não recorreram aos meios legais para reclamarem e exigirem compensações?

Eu percebo a revolta e frustração, mas o fabricante ou o vendedor negam ou recusam assistência e vocês não dão o passo decisivo seguinte, tribunais arbitrais de consumo?

Provavelmente ficariam surpreendidos com os resultados.

Já agora, leitura sugerida:
https://www.consumidor.gov.pt/parce...lucao-alternativa-de-litigios-de-consumo.aspx
Aqui o problema não é a assistência, mas sim o custo da mesma, visto que a maioria das TVs Oled estão fora do período de garantia.
 
Back
Topo