[HDTV] TVs LCD vs OLED - Discussão geral

Círculos, manchas, cantos escurecidos, blooming, clouding... Tudo fenómenos comuns e inerentes à tecnologia LED-LCD (muitas vezes logo presentes desde o primeiro dia), que devem ser tidos também em consideração no processo da decisão.
Tudo situações que não se notam numa visualização normal e se se notar é trocar na hora, porque esse tipo de defeitos a existir, são de origem.
Já burn in, em qualquer situação, a partir do momento em que aparece, inevitavelmente vai-se notar a partir do momento em que ligas a TV.
 
Tudo situações que não se notam numa visualização normal e se se notar é trocar na hora, porque esse tipo de defeitos a existir, são de origem.
Já burn in, em qualquer situação, a partir do momento em que aparece, inevitavelmente vai-se notar a partir do momento em que ligas a TV.
Não se nota numa situacão normal? Qualquer filme mais escuro nota-se
 
Tudo situações que não se notam numa visualização normal e se se notar é trocar na hora.
Bom, aí já temos de definir o que se entende por "visualização normal".

Tendo em conta que estamos a falar do estado da arte das TVs (ou seja, procuradas tipicamente por quem sabe o que quer e pretende a melhor imagem), eu diria que se calhar a "utilização normal" é feita em ambiente de luz artificial fraca ou mesmo às escuras, e para visualizar conteúdo de qualidade (tipicamente, em HDR). E aí podes ter a certeza que nota em qualquer LED-LCD.


esse tipo de defeitos a existir, são de origem.
Isto está muito longe de ser verdade.

Fenómenos como clouding e vinhetagem podem aparecer apenas posteriormente e agravam-se consideravelmente com o passar do tempo / uso.
 
Boa tarde malta,
só a poucos dias é que comecei a andar atento a este forum, vejo muitas vezes falarem em configurar as tvs para uma melhor imagem, isso refere-se a todas as tvs ou algumas em particular?
 
Boa tarde malta,
só a poucos dias é que comecei a andar atento a este forum, vejo muitas vezes falarem em configurar as tvs para uma melhor imagem, isso refere-se a todas as tvs ou algumas em particular?
Todas

Sobre os eventuais problemas falados há pouco, cá em casa e ao fim de quase meio ano não há nada disso no meu LCD (Sony 65XH9505)... Não há círculos, manchas, cantos escurecidos, blooming, clouding, nadaa!... e os pretos são profundos (profundos tipo, se há partes a preto na imagem, não notas diferença para o rebordo negro da TV, e se tiver as luzes todas apagadas, não notas diferença para o que está atrás da TV (negro absoluto). E sem black crush... Se tivesse um OLED a imagem seria melhor?... talvez. Sinceramente não quero saber... A imagem é brutal, e só pelas inúmeras vezes que eu tenho apanhado a malta a ver horas a fio no mesmo canal, estou seguro de que fiz a escolha acertada.

Na altura estava muito indeciso, e confesso que a questão do preço foi a principal que me tirou as dúvidas - Se fosse hoje em dia já não sei, pois estupidamente os LCDs de topo Sony e Samsung estão mais caros que uma LG 65B1... que raio, até a C1 por vezes está mais barata que uma X95J ou uma QN95A. Mas já sei que o meu OCD ia dar-me umas valentes dores de cabeça a controlar a malta cá em casa para não passarem horas no mesmo canal ou jogo.
 
Todas

Sobre os eventuais problemas falados há pouco, cá em casa e ao fim de quase meio ano não há nada disso no meu LCD (Sony 65XH9505)... Não há círculos, manchas, cantos escurecidos, blooming, clouding, nadaa!... e os pretos são profundos (profundos tipo, se há partes a preto na imagem, não notas diferença para o rebordo negro da TV, e se tiver as luzes todas apagadas, não notas diferença para o que está atrás da TV (negro absoluto). E sem black crush... Se tivesse um OLED a imagem seria melhor?... talvez. Sinceramente não quero saber... A imagem é brutal, e só pelas inúmeras vezes que eu tenho apanhado a malta a ver horas a fio no mesmo canal, estou seguro de que fiz a escolha acertada.

Na altura estava muito indeciso, e confesso que a questão do preço foi a principal que me tirou as dúvidas - Se fosse hoje em dia já não sei, pois estupidamente os LCDs de topo Sony e Samsung estão mais caros que uma LG 65B1... que raio, até a C1 por vezes está mais barata que uma X95J ou uma QN95A. Mas já sei que o meu OCD ia dar-me umas valentes dores de cabeça a controlar a malta cá em casa para não passarem horas no mesmo canal ou jogo.
Estou de facto a espera para fazer um upgrade gigante e comprar uma Oled 65B1 ou conseguir uma promoção maluca e conseguir chegar a uma 65C1, até lá tenho de me contentar com a minha samsung 43 KU6000.
Onde posso verificar qual a configuração ideal?
 
Sobre os eventuais problemas falados há pouco, cá em casa e ao fim de quase meio ano não há nada disso no meu LCD (Sony 65XH9505)... Não há círculos, manchas, cantos escurecidos, blooming, clouding, nadaa!...
Claro que tens. Pelo menos vignetting e blooming. As próprias reviews à tua TV falam nisso... São coisas inerentes à tecnologia, ponto.

Agora, acredito que nunca tenhas notado. Não só não são coisas que se notem em qualquer situação como também são mais difíceis de identificar quando não há termo de comparação.

Pessoalmente, também só comecei a notar mais os defeitos feitios da minha 65XE9005 quando passei a ter a 65C8.
 
Última edição:
Se não se notam, não são problemas 🤪

Estou de facto a espera para fazer um upgrade gigante e comprar uma Oled 65B1 ou conseguir uma promoção maluca e conseguir chegar a uma 65C1, até lá tenho de me contentar com a minha samsung 43 KU6000.
Onde posso verificar qual a configuração ideal?
No Rtings:

https://www.rtings.com/tv/learn/how-to-calibrate-your-tv

Ou se quiseres a papinha já feita:
https://www.rtings.com/tv/reviews/samsung/ku6300/settings

Quando trocares:
https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/b1-oled/settings
https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/c1-oled/settings

 
Ha pessoas com 4 e 5 anos com Oled neste forum sem burn-in....... isso é um mito......... claro que se jogares 10 a 12 horas por dia o mesmo jogo...... pode acontecer mas cada vez mais as Oleds tem aplicacoes que trazem para reduzir isso........ pra mim e tive LCD SONY várias modelos Oled está muito acima de LCD .
A minha 910v foi comprada em junho de 2016 e tem 0 de burn-in até à data de hoje...
 
Ainda não comprei a minha OLED por motivos de força maior € 🤣🤣.
É inevitável diariamente verificar preços e opções e até pensar se OLED realmente seria a melhor escolha pela questão do Burn In.
No entanto ao ver a minha televisão LCD/LED de 2016 que foi adquirida por um preço significativo para a sua dimensão, chego a conclusão que garantias não terei em nenhuma marca ou tecnologia.

Vejam o estado

20211227-233432.jpg
 
Última edição pelo moderador:
Ainda não comprei a minha OLED por motivos de força maior € 🤣🤣.
É inevitável diariamente verificar preços e opções e até pensar se OLED realmente seria a melhor escolha pela questão do Burn In.
No entanto ao ver a minha televisão LCD/LED de 2016 que foi adquirida por um preço significativo para a sua dimensão, chego a conclusão que garantias não terei em nenhuma marca ou tecnologia.

Vejam o estado

20211227-233432.jpg
Realmente isso está horrível!
 
Lol, nem penses nisso. Eu achava o mesmo. Quais problemas inerentes?
Mesmo uma boa FALD já apresenta resultados muito bons.
O micro led também será LCD ;)
Mini Led é apenas um lcd com um maior numero de zonas, para alem de que os mini leds mesmo bons custam mais que uma oled.

O Micro Led nao tem nada a ver com lcd. Utiliza o mesmo principio dos OLED de controlo de luz por pixel, só que é feito com materiais inorganicos, ao contrario do OLED, é por isso que não tem risco de burn in.
 
Lol, nem penses nisso. Eu achava o mesmo. Quais problemas inerentes?
Mesmo uma boa FALD já apresenta resultados muito bons.
O micro led também será LCD ;)
Micro LED é outra música, mas aí precisas de uma carteira bem funda e de espaço (para já) para 77".

Mini LED é LCD, é uma melhoria mas, repetindo-me, a milhas de uma OLED.

A expectativa, neste momento, são os QD-OLED com painéis Samsung.
No papel e no marketing são um passo enorme na evolução dos OLED.
Mas temos que aguardar os testes da vida real para confirmamos essa expectativa.

Edit: E os preços!
 
Back
Topo