Análise Twintech 8600GT OC HDMI Edition

mascarilha

I folded Myself
Review: Twintech 8600GT 256MB GDDR3 OC HDMI
Reviewer: Pedro Mascarenhas
Date: 21-10-2007




Análise


Boas Pessoal
Como ja devem ter reparado no titulo do topico , hoje temos em análise uma gráfica nvidia 8600GT da marca Twintech .
Falando um pouco sobre esta marca mtos podem ainda nao ter ouvido falar da mesma , no entanto a Twintech trata-se de um parceiro oficial da nvidia já desde 2006 mas que esta a dar os primeiros passos no segmento das graficas nomeadamente no mercado Americano e Europeu , onde logicamente e tal como outras marcas ja existentes e conhecidas tambem a Twintech esta á procura de um lugar "sólido" nesses mesmos mercados .
A Twintech optou por entrar logo no mercado com todos os modelos Nvidia 8000 series , tendo nós hoje em análise a 8600GT 256Mb OC HDMI Edition.
Caso tenham curiosidade em saber mais um pouco sobre a marca e os seus modelos , fica aqui a páginal oficial >> Twintech


Bem , comecemos então a análise a esta nova gráfica da Twintech :



Twintech 8600GT 256MB OC HDMI Edition







Features:








Specs:




Na parte superior da caixa podemos confirmar que se trata realmente da versão OC






Como também constatamos que as memorias usadas pela Twintech neste modelo são de 1.2ns (rated 1600Mhz) :





Ora bem , então concluindo , as diferenças a nivel de clocks desta 8600GT OC da Twintech para as 8600GT "standard" sao :

Core CLock : 580Mhz Vs 540mhz (standard)
Memory clock : 1600mhz Vs 1400mhz (standard)
Shader clock : 1190Mhz Vs 1180Mhz (standard)



Como também ja devem ter reparado pelas fotos anteriores , a gráfica vem numa caixa preta metálica :
( tentei tirar uma foto onde nao apanhasse o meu reflexo , mas a caixa reflecte tanto que foi impossivel :D)







Mal abrimos a caixa encontramos o habitual manual , CD com software mas também um manual de funcionamento do HDMI :





No CD de instalação encontramos as seguintes opções



A gráfica vem com um cooler em forma cilindrica todo ele em alumínio com uma Fan vermelha com Led´s da mesma côr :




efeito dos Led´s :







Depois de instalada a gráfica e usando o novo software GPU-Z podemos confirmar todas as Specs antes descritas :

GPU-Z Inf:





De seguida e usando o programa Rivatuner fui ver a eficiência do cooler começando por verificar a Temperatura em IDLE:


Idle Temp (42º) :




42º é uma boa temperatura em Idle tendo em conta que a gráfica ja vem com Overclock de fábrica , mas tb já estava á espera que estas gráficas nao aquecessem mto á semelhança de toda a familia 8600 da Nvidia .

De seguida fui verificar a temperatura em FULL usando para isso o ATitool Scan for Artifacts (durante 3 minutos) que quanto a mim continua a ser a melhor Tool para o efeito :


Full Temp (56º) :



como podemos verificar a grafica nao passou dos 56º ao fim de 3 minutos de atitool Scan for Artifacts e como mtos sabem a temp apresentada no atiool e sempre cerca de 3º-4º acima do que quando por exemplo estamos a jogar , concluo por isso que é uma excelente Temp



Instalada a gráfica , devidos drivers , conferidas as spec´s e temperaturas seguimos para o que realmente interessa , o seu desempenho !!!
Começámos para isso com uma sessãozita de benchmarks :



»»Benchmarks««





System Setup

CPU : Intel C2Q Q6600
Motherboard : DFI Infinity 965-S
VGA : Twintech 8600GT OC HDMI Edition
RAM : 2GB Mushkin XP2-8500
PSU : OCZ GamexStream 600W
SO : Windows XP 32bit
Driver : Forceware 163.71




Optámos por começar a testar a gráfica no já conhecido Benchmark da Futuremark , o 3Dmark 2005 :



3DMark 2005








Passemos entao aos resultados :



Como podemos verificar apenas com o CPU a uns modestos 2850mhz e a grafica completamente a Default obtivemos um resultado de 9863 Marks o que na minha opiniao e um resultado bastante aceitável para uma gráfica desta gama de preços estando a mesma completamente a default e o CPU apenas a uns 2850mhz.

De seguida optámos por manter a velocidade do CPU nos 2850mhz e aumentar apenas a velocidade do GPU em 50mhz ,ou seja, passámos de 580mhz para 630mhz. Em relação a velocidade das memorias da gráfica uma vez que ja veem com clocks razoáveis (1600Mhz) optamos por deixa-las a default .

o resultado foi o seguinte :






Como podemos verificar com um aumento de apenas 50mhz no GPU e mantendo a velocidade das memorias a Default tivemos um aumento de quase 500 Marks , obtendo 10325 Marks , o que mto sinceramente nao me parece Mesmo nada mau!


De seguida resolvemos aumentar a velocidade do CPU para 3200Mhz e também a velocidade do GPU mais 20Mhz do que anteriormente ou seja , para 650Mhz mantendo novamente a velocidade das memorias a Default (1600mhz) :




Como podemos constatar com um Overclok moderado no CPU (3200Mhz) ao alcance de qualquer um com um simples cooler a AR e aumentando apenas o core clock para 650mhz mantendo as memorias a Default obtivemos praticamente 10550Marks , uma marca que me parece bastante aceitável para a gráfica que é usando estes clocks !!:)

Nao querendo abusar mto nos clocks , mesmo sabendo que estas graficas (8600GT) conseguem atingir facilmente cerca de 680Mhz (ou mais) no core , decidimos ficar por aqui , até pk a grande maioria do consumidor penso que nao vai usar clocks extremos no dia a dia!!



Terminados os testes no 3Dmark 2005 passemos á versão seguinte , o 3DMark 2006!




3DMark 2006



À semelhança como no 3Dmark 2005 aqui optei por fazer o mesmo começando por usar o CPU apenas a 2850mhz e a grafica totalmente a default (580/1600mhz).

passemos aos resultados :



Bem , para começar penso que obtendo praticamente 5100 marks com a VGA totalmente a Default e o CPU com uma velocidade também mto modesta nao me parece mau , no entanto tenho que referir que neste Benchmark (3Dmark 2006) o CPU tem grande influencia principalmente trantado-se de um Quad-core!!

Em baixo deixo uma SS com o Benchmark detalhado :






De seguida aumentamos novamente a velocidade do GPU em 50mhz , ou seja, para 630mhz mantendo a velocidade das memorias no seu valor de fábrica (1600mhz)




Not Bad!! Aumentando o GPU uns "meros" 50mhz tivemos um aumento de 250marks , obtendo no total praticamente 5350 Marks

Em baixo deixo uma SS com o Benchmark detalhado :




Para terminar a sessão de Benchs @ 3DMarks e tal como fizemos no 3dmark 2005 , aumentámos a velocidade do CPU para 3200mhz e do GPU para os 650Mhz ( mais 20Mhz).
Obtivemos o seguinte resultado:





Como podemos constatar com um aumento de 70mhz no GPU e mantendo as memorias a default obtivemos cerca de 5575 Marks o que na minha opiniao nao e nada mau tendo em conta que é praticamente o score de uma 8600GTS Default (custa o dobro) num Core2Duo E6600 !




Dada por terminada a sessão de Benchmarks passámos de seguida para outro factor essencial »»Desempenho Nos Jogos !!



»»Games««







System Setup

CPU : Intel C2Q Q6600 @ 3200Mhz
Motherboard : DFI Infinity 965-S
VGA : Twintech 8600GT OC HDMI Edition @ DEFAULT
RAM : 2GB Mushkin XP2-8500
PSU : OCZ GamexStream 600W
SO : Windows XP 32bit
Driver : Forceware 163.71
Games : HL2 (Stress Test) - Medal Airborne - UT2003
Software : Fraps












Half Life 2 (Full Video Stress Test Results)


1024x768 HDR + AA 4X





1280x1024 HDR + AA 4X






1680x1050 HDR + AA 4X





Como já todos sabemos a 8600GT não é uma gráfica Propriamente virada para os Gamers ,no entanto podemos verificar que mesmo em títulos de jogos mais recentes como o UT2003 e o Medal Airborne ate se safou razoávelmente , isto obviamente em resoluções mais baixas e sem filtros ligados (AA & AF).
Em relação ao HL2 como todos sabemos é um titulo ja mais antigo com um motor igualmente antigo ,outra coisa não seria de esperar que não fosse a gráfica correr bem em qualquer resolução mesmo usando HDR & AA 4X , no entanto não posso deixar de referir um factor mto importante, principalmente no HL2 , que é um motor de jogo mto dependente do CPU onde o Q6600 foi dar uma grande/preciosa ajuda !! ;)



Bom e terminados todos os testes á gráfica resta-me fazer uma breve conclusão :


conclusão:


Como todos sabemos a 8600GT nao é uma gráfica que entrou propriamente agora no mercado , da qual ja mto se escreveu ,nomeadamente reviews com vários resultados nos mais variados jogos e Benchmarks .

Resta-me acrescentar que nao se trantado de uma gráfica propriamente para Gamers e principalmente sendo de baixo custo , até obteve um desempenho bastante interessante.
Para aquele tipo de pessoas que procura uma gráfica de baixo custo por exemplo para um média center mas que tb goste de mandar os seus tiritos ou fazer as suas corriditas de volta e meia , esta 8600GT OC HDMI Edition da Twintech pode ser uma boa opção dentro das várias ja existentes actualmente no mercado .
Falando unicamente da série 8600GT , penso que esta versão da Twintech mto sinceramente nao fica em nada atrás das restantes marcas , mto pelo contrário pelo facto de ter um preço mais baixo , boa qualidade nos componentes e boa capacidade de Overclok.

Podia extender-me mto mais com o chamado "paleio de praia" ou "encher chouriços" , mas como já referi , as 8600GT não são gráficas que sairam propriamente á 1 mês e já existe mta info. sobre elas "espalhada pela internet fora" , por isso fico-me por aqui acabando com as notas finais :



Pros:

Preço
Qualidade
HDMI
Overclock



contras:

Desempenho em DX10


Nota final :

7/10


Resta-me agradacer á ***** na pessoa do Senhor Dima que fez a gentileza de ceder esta "amostra" para testes sem a qual esta análise nao teria sido possível!!

Espero que tenham gostado de mais uma das nossas Análise´s e que aguardem pelas próximas! :)

Abraço








...
 
Última edição:
thnks pessoal

agora que o artigo ja esta feito e com tempo vou testar mais a grafica a nivel de Clocks máximos :D

btw: Barros já e da praxe , coloco sempre a mesma foto no fim dos artigos hehehehe .

vejm tb as outras análises :

- [Análise] BFG 8800GTS OC »Aqui!!«
- [Análise] Sapphire HD2900XT »Aqui!!«
- [Análise] MushKin XP2-8500 »Aqui!!«

cumps
 
Última edição:
thnks pessoal

agora que o artigo ja esta feito e com tempo vou testar mais a grafica a nivel de Clocks máximos :D

btw: Barros já e da praxe , coloco sempre a mesma foto no fim dos artigos hehehehe .

vejm tb as outras análises :

- [Análise] BFG 8800GTS OC »Aqui!!«
- [Análise] Sapphire HD2900XT »Aqui!!«
- [Análise] MushKin XP2-8500 »Aqui!!«

cumps

ja as vi todihnas ... :D desda primeira (8800gts) que acompanho as tuas review's.... kero ver ai uma review a uma mobo de topo com X38 ou kem sabe X48 ;) com um crossfire de um 2900xt + ddr3 a puxar e LN2 mt LN2 :D :joker:

bom trabalho m'8 parabens... qualquer coisa apita.... :beerchug:
 
Back
Topo