Xbox Twitter, Facebook são funcionalidades em Portugal, Zune e Last.fm é que nem por isso

Já n era sem tempo..

Agora é começar a vir os jogos em PT

Nesse ponto concordo com o mech de assalto, os jogos em português são aquilo que no meio disto tudo menos interessa, aliás, tendo em conta o dinheiro que poupo em mandar vir jogos do UK é mesmo muito raro adquirir seja o que for aqui pelo rectângulo.

@Masakari

Bom post, por acaso tenho pena que a maior parte do pessoal não perceba que o problema está num sistema de lobbies completamente tendencioso que já dura há mais de uma década, por muito que a M$ investisse em pub (anúncios ou product placement) o que é certo é que vás a que loja vás o espaço de prateleira dedicado à 360 é algo ridículo, com espaço de prateleira limitado não há necessidade de grandes stocks no armazem logo não há muitos títulos à venda nem números razoáveis desses títulos à disposição.

@Trance

Por acaso levantas uma questão pertinente, tendo em conta que, por exemplo, o UK faz parte do espaço Shengen e tem uma biblioteca de conteúdos enorme, não sei até que ponto é que a actual política de limitação de conteúdos neste páis não será uma violaçao ao direito de livre circulação de pessoas e bens e serviços em vigor na UE.
 
Violação? Depende. O país pode proibir a comercialização interna de determinados produtos. A questão que se põe é a quem é que estou a pagar/comprar quando compro pontos num site em UK e os gasto a comprar um conteúdo numa consola PT, mesmo num mercado controlado como é o da XBOX 360.

Se comprei os pontos em UK porque não posso comprar conteúdos UK?

Agora com a adição to cartão de crédito (tipo iTunes Store) a coisa torna-se mais transparente.

Note-se que a minha opinão é algo expeculativa, mas com base em alguns conhecimentos que tenho sobre a industria. Honestamente não encontro outra explicação para estes bloqueios se vierem a se concretizar.

O pessoal fala em lobbies etc etc. Pois bem aqui vai mais uma teoria ...

Expliquem-me lá porque posso comprar conteúdos na App Store PT (filmes, vídeos, audiobooks e música) e a MS$ tem tanta "dificuldade" em faze-lo em PT. É que da mesma forma que no iTunes, os conteúdos podem nem se quer estar alojados em servidores nacionais (e não estão).

A Apple parece não ter tido tantos problemas ... e a Apple em PT não é metade da MS. Quero com isto dizer que essa história dos lobbies não é bem assim.

A meu vêr não tem nada a haver com com o lobbie SONY, mas com o facto da MS PT não ter tido qualquer interesse nacional na plataforma, salvaguardando apenas os interesses corporativos que tem atravêz das suas parcerias. É que a PT em matéria de conteúdos como se já por diversas vêses se notou, quando pode, fácilmente age em monopólio. É esta a minha opinião.

"A PT" = O Grupo Portugal Telecom em em particular PT Multimédia / ZON.

Em suma penso que é mais a falta de vontade da MS devido "ligações" que tem com a PT (Lusomundo, etc etc), Octal/Novabase. O mesmo acontece com a prateleiras vazias que falas. Quem perde é o consumidor.

Imaginem o que seria uma consola XBOX 360 como porta de entrada para os conteúdos Zon (aluguer de filmes etc) e ao mesmo tempo para o Zune Vídeo Marketplace (também aluguer de filmes etc). Em UK e EUA não houve qualquer problema (cada macaco no seu galho), mas cá ... zangavam-se as comadres lololol. Digo eu, pois é apenas a minha opinião.

Se eu tiver razão vai ser algo dificil de explicar a quem comprar um Zune Media Player e uma XBOX 360 lolol. Já para não dizer que daqui a bocado temos um Zune Phone ... será que também vão bloquear o acesso ao aluguer da maior parte dos filmes actuais no Zune Phone e criar uma ZON/MEO/TMN Marketplace em substituição. Será que vão bloquear o Twiter e o Facebook aí também?

Estes bloqueios não fazem qualquer sentido num mercado saudável senhora MS.

Trance
MS: By the way, entrevista miserável sem qualquer inspiração. Interessante que a MS PT em que usava a palavra nós no Project Natal colando-se á MS Internacional e Americana (coisa boa, como se tivesse alguma coisa a haver com isso ou soubesse do assunto mais do que o resto da malta). Mas quando falava em conteúdos na XBOX 360 já descolava-se ... dizendo ... díficil. Pergunto para quem ... "nós" MS Internacional ou "nós" MS/PTMultimédia/ZON? Cada macaco no seu galho meu senhores por vêzes saltando ...
 
Última edição:
Trance, que eu saiba e acabei de ver agora no meu iTunes, não podes comprar filmes nem series com uma conta portuguesa.

Exacto. No iTunes também existe o limitação para os videos. Só podes comprar algo no iTunes com uma conta do teu país, e na store PT não há filmes ou series (para grande infelicidade minha). Se houvessem series em Portugal como no US, comprava todas as que vejo por métodos alternativos.
 
Sim de facto em PT não se consegue "comprar" filmes no iTunes, apenas musicas, audiobooks e software. Era bom que a MS PT fosse original em PT e apresenta-se esse serviço.

O desafío é que eu no iPhone encontro "milhares" de conteúdos que posso carregar. Muitos gratuítos, a maior parte pagos. Na XBOX360 em PT em constraste ... bom agora com o jogos já é alguma coisa.

Eu até gostaria que houvesse uma Zune Vídeo Marketplace, me se tal não fôr possível que venha alguem que ofereça serviço equivalente na XBOX360 em PT que eu compro.

Vamos vêr.

Trance
 
Última edição:
Sim de facto em PT não se consegue "comprar" filmes no iTunes, apenas musicas, audiobooks e software. Era bom que a MS PT fosse original em PT e apresenta-se esse serviço.

A diferença é que em vez de ser algo "aberrante" é algo aparentemente normal já que a Apple tem o mesmo problema. E quase de certeza que esta limitação tem a ver com direitos sobre os filmes/séries, porque qualquer empresa quer vender o mais possível.
 
Normal, queres dizer normal em PT certo? Continuo sem perceber a resistência digital, uma vêz que há bem pouco tempo havia lojas fisícas a alugarem filmes etc. Parece que a únicos com direitos em televisionar filmes de aluguer em formato digital são as operadoras.

Trance
PS: Quanto á Apple não conseguir fazer o mesmo, sim é verdade ... mas já conseguio fazer o mesmo com o audio quando era importante para o seu aparelho (o iPod). Concordamos que vêr filmes numa consola multimédia a situação é diferente certo?
 
Última edição:
Normal, queres dizer normal em PT certo? Continuo sem perceber a resistência digital, uma vêz que há bem pouco tempo havia lojas fisícas a alugarem filmes etc. Parece que a únicos com direitos em televisionar filmes de aluguer em formato digital são as operadoras.
Experimenta no iTunes escolher outras lojas para além da Inglesa e logo vês se Portugal é a excepção. Infelizmente o UK é que é a excepção já que por exemplo a loja da Holanda também tem pouco conteudo video.

PS: Quanto á Apple não conseguir fazer o mesmo, sim é verdade ... mas já conseguio fazer o mesmo com o audio quando era importante para o seu aparelho (o iPod). Concordamos que vêr filmes numa consola multimédia a situação é diferente certo?
Não percebo a tua pergunta. De qualquer forma a questão do audio é muito diferente, já que a música tem em geral lançamentos globais, enquanto que o video está dividido em regiões. Os lançamentos no cinema ou DVD têm datas (bastante) diferentes.

Para além disso, tens a questão da venda de direitos às televisões que é algo gerido país a país. Imagina que estás a tentar vender series a uma televisão portuguesa, mas a serie já está disponível para venda no Itunes há mais de 6 meses. Estás a ver o problema? Tem de haver uma coordenação bastante grande entre a distribuição digital e a distribuição tradicional (TV) para não se canibalizarem as vendas.
 
Não sei muito bem onde poderia estar canabalização de vendas. O mesmo argumento pode-se usar para o audio. "Se se compra o o audio no iTunes para quê ouvir Rádio, para quê comprar DVDs etc." .... "Temos que coordenar isto tudo muito bem porque ..."

Depois há que distinguir entre séries e filmes. Os filmes normalmente saiem primeiro em DVD antes de serem "vendidos" ás TVs. As séries é ao contrário pois normalmente são produções exclusivas tanto quato sei. Diria que poderiam começar pelos filmes não?

Sim a Holanda ... de facto não somos os únicos mal servidos mas serve isso de consolo?

"US, Britain, France, Italy, Germany, Ireland & Spain" - De fora estão países como o Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Suiça, Suécia, Noruega, Grécia ...

Se olharmos no mapa portugal é uma "ilha" completamente rodeada de países que vão ser cobertos por esta iniciativa. Vejam que em países onde os filmes e séries são dobradas (não têm legendas) conseguem implementar a iniciativa.

Certamente haveria logistica a tratar em PT e algum investimento a fazer-se (não sei), mas o problema penso ser mais politico do que operacional. Mas pronto não vou poder alugar filmes na XBOX360 alugo noutro lado qualquer (se calhar até mando vir de UK). Para mim o mais importante era mesmo as restantes opções que caso não venham algumas das minhas suspeitas poderão ter fundamento.

Infelizmente compro e disfruto cada vêz menos de conteúdos em PT. Por diversas razões das quais se contam a comodidade e preço.

Vamos vêr.

Trance
PS: O que estava a dizer em jeito de pergunta é que os filmes/vídeos são mais interssantes para uma consola do que o são para um iPod ou iPhone. Portanto é natural que a Apple tenha investido mais na venda de audio ao nível global do que no vídeo. Ainda me lembro dos problemas que o napster teve ao tentar fazer o mesmo ... (mesmo antes de haver iTunes Store).
 
Última edição:
Não sei muito bem onde poderia estar canabalização de vendas. O mesmo argumento pode-se usar para o audio. "Se se compra o o audio no iTunes para quê ouvir Rádio, para quê comprar DVDs etc." .... "Temos que coordenar isto tudo muito bem porque ..."
Porque se gerires bem as coisas consegues vender pelos vários canais sem irritar os teus parceiros, sejam eles retalhistas ou televisões. As produtoras não vendem só pelo ITunes ou Zune Marketplace. Não podem "lixar" para as televisões e ***** do mundo. O mundo da distribuição é complexo, e neste forum há a tendência para simplificar.

PS: O que estava a dizer em jeito de pergunta é que os filmes/vídeos são mais interssantes para uma consola do que o são para um iPod ou iPhone. Portanto é natural que a Apple tenha investido mais na venda de audio ao nível global do que no vídeo. Ainda me lembro dos problemas que o napster teve ao tentar fazer o mesmo ... (mesmo antes de haver iTunes Store).

Isso é porque estás a iniciar a tua linha de raciocinio pelo sitio errado. Á Apple interessa vender, seja para o Ipod, Iphone ou para o uso no PC/Mac. E os videos à venda na Apple Store têm como destino óbvio o PC/Mac. A Apple não vende só para os Ipods terem algo para tocar.

Para a Apple o video é um mercado tão ou mais apetecível que o audio.
 
Última edição:
Oi,

"Para a Apple o video é um mercado tão ou mais apetecível que o audio."

Concordo. A aposta inicial focada no audio é clara pois cobre uma necessidade/desejo do consumidor, penso que não estás a contestar isso. Como é também óbvio agora a aposta nos jogos e redes sociais no iPod e IPhone.

Um paralelo com a XBOX360 é apostar agora filmes e redes sociais (exactamente o que está a fazer nos 19). Acho que é fácil perceber isto. Para quê? Para vender mais produtos MS (Consolas, Jogos, Software, Serviços etc).

"Porque se gerires bem as coisas consegues vender pelos vários canais sem irritar os teus parceiros, sejam eles retalhistas ou televisões."

Os parceiros tipo operadoras de comunicação não estão interessados em vender muitos filmes, mas vender o seu canal. Os retalhistas em vender muito tudo que tiverem a vender nas suas lojas. Isto é diferente do vender muitos filmes.

Penso isto conduz apenas a uma morte lenta do mercado do Vídeo pois a capacidade de acesso do consumidor aos conteúdos é multicanal e é independente de operador. Eu levo a XBOX360 de férias, ligo-a á Net e quero alugar um filme quer tenha ligação NET. Se calhar não tenho MEO TV, ZON TV ou Clix TV ... Se tiver talvêz possa comprar exclusivos (séries etc).

O audio já demonstrou que lá por se vender em formato digital não implica que as ***** do mundo tenham menos vendas, reduzam qualidade ou abram falência. Por exemplo lá por se vender livros online, se fores a UK vêz livrarias por todo lado etc etc.

"Não podem "lixar" para as televisões e ***** do mundo."

Foi quase isso que as produtoras de musica fizeram para combater entre outras coisas a Pirataria. A produtoras perceberam o que atras referi. Avançaram ouvindo o consumidor em vêz dos "parceiros" (canais tradicionais). Não prejudicou as ***** e Rádios em nada nas vendas. Antes pelo contrário deu um novo impulso ás Rádios por exemplo. As Operadoras de Comunicação e as TVs têm que perceber que não conseguem controlar o progresso caso contrário o publico vai comprar lá fora (Uma ***** marketplace na XBOX360 era fantástico para o consumidor).

Achas que hoje se vendem/alugam tantos DVDs em PT como se vendia há alguns anos? Claro que não. As *****, e a TVs, e Operadoras re Comunicações que não fazem parte da solução são parte do problema. E o problema é que a venda ou aluguer fisico de vídeo tem vindo a reduzir de dia para dia com a chegada da Internet. Há menos publico nos cinemas etc. Não percebo o que é que a Lusomundo está á espera ...

A Internet tem demonstrado que o segredo dos grandes não está na venda de serviços em conjunto pois tal é inevitável mas sim na criação de serviços focados em uma componente de grande qualidade e diversificar mais tarde (iTunes/Musica, Amazon/Livros, Facebook/RedesSociais, Flicker/Photos, Netflix/Filmes etc etc).

Ao nível global o mercado do audio já percebeu isso. O mercado dos filmes continua ainda demasiado fragmentado (fraco) permitindo em alguns países como PTs se façam autenticos feudos de letargia empresarial (sem motivação para investir pois controlam o sistema politicamente).

Portugal tem que perceber que o online está para ficar. Ou começa a haver iniciativa privada inteligente e virada para o consumidor (e não para o produto) e que leva o online a sério ou a Apple Stores, Amazon's, Last.FMs, Zune MArketplaces, Netflixes etc etc vão dominar e nada podem fazer se não pelo UE.

Não podemos andar aqui 12 anos a bricar ás TV interactivas, Octais e Sapos. 12 anos meus amigos passaram desde que a Octal criou a primeira fritadeira Microsoft TV/WebTV até o aparecimento das caixas do MEO. Em menos tempo a Apple criou o iTunes/IPod e levando-o uma loja global! O mesmo fêz a MS com a XBOX360 ...

Penso que não estou a começar o raciocínio pelo sítio errado mas tu estás. Começas com as preocupações das parcerias TVs (SIC, TVI, etc) e Operadoras de Comunicações (MEO, ZON, Clix, etc) etc, e não com o facto que de dia para dia a venda de DVDs e aluguer de filmes descresce cada vêz mais. Solução não está em canalisar o cliente para um canal distribuição digital ou lojas, mas ir ao encontro do cliente onde ele está. Quer esteja na XBOX360, na box do MEO, ZON, CLIX, iPhone, PS3 etc. Claro que pode haver exclusivos, mas esses pagam-se a peso de ouro á cabeça. Esta coisa de se querer a exclusividade e depois vender pouco é mesmo ...

Como disse anteriormente não percebo porque Portugal não está no grupo dos 19 países do ponto de vista estratégico.

Trance
PS: Cada vêz mais as regiões DVD fazem menos sentido pelo menos na Europa. Eu hoje vou a amazon.co.uk compro um filme ou jogo e mais nada. Compro á *****, á Worten, ao MEO, á ZON ... ? Não, compro a UK pois sai-me mais barato. Por exemplo o Valkyrie custa-me 11€ e cá custa 20€ (compro 3 pelo preço de 2 cá). O problema poderá ser as legendas para alguns mas ...
 
Última edição:
Os parceiros tipo operadoras de comunicação não estão interessados em vender muitos filmes, mas vender o seu canal. Os retalhistas em vender muito tudo que tiverem a vender nas suas lojas. Isto é diferente do vender muitos filmes.
Não percebo o que queres dizer com este paragrafo e sinceramente nem concordo com a parte que percebo.

Penso isto conduz apenas a uma morte lenta do mercado do Vídeo pois a capacidade de acesso do consumidor aos conteúdos é multicanal e é independente de operador. Eu levo a XBOX360 de férias, ligo-a á Net e quero alugar um filme quer tenha ligação NET. Se calhar não tenho MEO TV, ZON TV ou Clix TV ... Se tiver talvêz possa comprar exclusivos (séries etc).
Queres tu que seja independente de operador.

O audio já demonstrou que lá por se vender em formato digital não implica que as ***** do mundo tenham menos vendas, reduzam qualidade ou abram falência. Por exemplo lá por se vender livros online, se fores a UK vêz livrarias por todo lado etc etc.
Estás a ver a coisa do prisma inverso. Eu nunca disse que a ***** ia à falência, disse que a industria cinematrográfica não podia desprezar as *****. São coisas MUITO diferentes.

Foi quase isso que as produtoras de musica fizeram para combater entre outras coisas a Pirataria. A produtoras perceberam o que atras referi. Avançaram ouvindo o consumidor em vêz dos "parceiros" (canais tradicionais). Não prejudicou as ***** e Rádios em nada nas vendas. Antes pelo contrário deu um novo impulso ás Rádios por exemplo. As Operadoras de Comunicação e as TVs têm que perceber que não conseguem controlar o progresso caso contrário o publico vai comprar lá fora (Uma ***** marketplace na XBOX360 era fantástico para o consumidor).
Acho que estás a sobrevalorizar de sobremaneira o e-commerce. Como eu já disse e repito, as produtoras estão interessadas em explorar todos os canais, retalho, redes de televisão, distribuição directa.

O que tu defendes é a solução à rambo de entrar com as espingardas apontadas e disparar a quem não nos interessa "tanto". Havemos de chegar lá, mas se ainda não se chegou por alguma razão é, e não porque quem manda nas grandes empresas deste mundo é burra.

Ou achas-te mesmo mais capaz que os departamentos comerciais e marketing da Apple, Microsoft ou afins? O que não falta neste forum é MBAs estou a ver, tudo conhece o mercado, todos têm a solução miraculosa para gerar milhões.

PS:

Não, compro a UK pois sai-me mais barato. Por exemplo o Valkyrie custa-me 11€ e cá custa 20€ (compro 3 pelo preço de 2 cá). O problema poderá ser as legendas para alguns mas ...
Tu compras. Tu, que frequentas um forum tecnológico. Por alguma razão vais a um centro comercial e tens as ***** cheias mesmo com preços mais caros que lá fora.
 
Última edição:
Oi,

"Não percebo o que queres dizer com este paragrafo e sinceramente nem concordo com a parte que percebo."

Estou a dizer que permitir que se esgote o serviço de aluguer na BOXs das operadoras de Banda Larga e TV é na minha opinião um erro de jardim escola. O focus dessas operadoras de telecomunicações não é vender filmes mas vender acessos, ao contrário de serviços tipo Netflix que constantemente procuram forma enovadoras de vender mais alugueres ou filmes. O mesmo acontece com o Zune Marketplace (essa coisa das movies parties é demais). Temos depois as redes sociais digitais. Penso por isso que seria uma mais valia para as produtoras pois são coisas que promovem vendas.

"Queres tu que seja independente de operador."

Penso que só mesmo as operadoras de telecomunicações em PT é que querem que não seja por razões óbvias (as tais sinergias que ninguem percebe e não consegue quantificar). O que penso é serviços independente de operador e dependentes de operador complementam-se e é um benefício para o consumidor e para o produtor/distribuidor.

"Estás a ver a coisa do prisma inverso. Eu nunca disse que a ***** ia à falência, disse que a industria cinematrográfica não podia desprezar as *****. São coisas MUITO diferentes."

Não vejo que abrir um serviço digital de aluguer de filmes seja menosprezar a ***** ou outra qualquer loja que venda DVD ou Bluerays. A ***** não está no negócio de aluguer de filmes ou está? Se não está não vêjo que porque razão crie resistências a um serviço do género.

"O que tu defendes é a solução à rambo de entrar com as espingardas apontadas e disparar a quem não nos interessa "tanto". Havemos de chegar lá, mas se ainda não se chegou por alguma razão é, e não porque quem manda nas grandes empresas deste mundo é burra."

Que soluções á Rambo? Quando é que abrir um serviço electrónico de distribuição de filmes independente de operadoras de TV é uma solução á Rambo? Não vejo que seja burra antes pelo contrário. Mas se fossemos ainda mais inteligentes seriamos menos dependentes do estado para investir (tipo iniciativas e-escola patrocinadas pelo estado para depois as crianças levarem o portátil 12 vêses por ano para a escola se tanto, quantos XPs e Vistas foram licênciados que de outra forma não seriam), talvêz o País não estivesse onde está no Ranking Europeu (É que há Países mais pequenos que nós que estão bem mais há frente e sem portáteis para todos, portanto o tamanho não é tudo).

"Ou achas-te mesmo mais capaz que os departamentos comerciais e marketing da Apple, Microsoft ou afins? "

Noto aqui alguma irritação da tua parte. Apenas temos opiniões divergentes. Por outro lado estás a confundir as decisões da Microsoft PT com o resto da Microsoft que vai colocar a coisa a funcionar em 19 Países. Que eu saiba esses também têm MBAs. Mas ter MBAs nas grandes empresas não é tudo, é preciso vontade politica. Penso ser isso o mais importante.

Concluindo, se argumentasses que a MS PT não o faz cá porque obrigatóriamente teria de fazer um investimento financeiro em infraestruturas e lincençiamentos tal não é justificado pelo número de portuguêses com uma XBOX360 era uma explicação possível (as empresas não estão para perder dinheiro). No entanto o que suponho é que os servers de conteúdos são partilhados com os outros países pelo que o primeiro custo é muito baixo. Quanto ao segundo não sei mas suponho que é tipo loja de vídeo (Recebem ao aluguer ou compra) caso contrário não vejo que as produtoras estejam assim tão interessadas. O que creio é que haja eventualmente algum custo politico ... diria que momentâneo.

"Tu compras. Tu, que frequentas um forum tecnológico. Por alguma razão vais a um centro comercial e tens as ***** cheias mesmo com preços mais caros que lá fora."

Eu também vou á ***** e compro coisas. Por exemplo compro alguns CDs e Livros. Comprei lá o Mac da minha mulher etc. Compro tudo nas lojas? Há ainda gente que compra. Eu uso todos os canais que estão á disposição. Penso que é isso que está a acontecer cada vêz mais. A ***** oferece-me um serviço que nehuma loja online me pode oferecer (selecciono, pago e levo, ainda tomo um café etc).

Se fores a qualquer principal cidade no Reino Unido ou França (que tem uma Amazon) também vêz a "livrarias" cheias de gente (megastores que vendem livros, musica, filmes). O meu sogro de 63 anos (Escocês) usa a Net para comprar uma série de coisas (ebay, amazon, eu sei lá) e não deixa de ir a uma livraria e comprar livros. Até há lojas EBAY físicas (sim é verdade) que vendem o serviço de leilam no ebay (chegas, deixas o que queres vender e eles tratam do leilam no site, promovem etc).

Trance
 
Última edição:
Noto aqui alguma irritação da tua parte. Apenas temos opiniões divergentes.
Não tem nada a ver como a minha opinião, que vale de muito pouco. Tem a ver com existir uma pessoa num forum de tecnologia que acha que tem soluções para tudo, e se acha mais sabedor sobre distribuição do que pessoas pagas a peso de ouro nas maiores empresas do mundo.

Se fores a qualquer principal cidade no Reino Unido ou França (que tem uma Amazon) também vêz a "livrarias" cheias de gente (megastores que vendem livros, musica, filmes).

Lá está, todos os canais são importantes.

Que soluções á Rambo? Quando é que abrir um serviço electrónico de distribuição de filmes independente de operadoras de TV é uma solução á Rambo?
Porque se não lidares com a questão com cuidado, arriscas-te a alienar parceiros de peso, e perderes vendas num dos teus canais de distribuição principais. Achas que um canal vai pagar o mesmo por uma serie, se ela já estiver disponível há meses num serviço de distribuição online?
 
Última edição:
Oi,

"Tem a ver com existir uma pessoa num forum de tecnologia que acha que tem soluções para tudo, e se acha mais sabedor sobre distribuição do que pessoas pagas a peso de ouro nas maiores empresas do mundo."

Há a distribruição, sim de facto quando a produção é escassa a distribuição torna-se um problema. É a única coisa que resta, é distribuir as coisas feitas por outros (importadas).

"Lá está, todos os canais são importantes."

Mas alguem disse que não eram importantes? Achar lamentável que PT não pertença ao grupo dos 19 sem nenhuma justificação que não politica é fazer diferenciação entre canais na sua importância? A únca conclusão que tiro pelo facto de não estar nos 19 é que o canal XBOX360 não é de todo importante em PT. Portanto se alguem está a forçar a diff não é o consumidor.

É que dizer que todos os canais são importantes é fácil.

"Porque se não lidares com a questão com cuidado, arriscas-te a alienar parceiros de peso, e perderes vendas num dos teus canais de distribuição principais."

Vejamos se percebo. Porque abre um novo canal/negócio perde parceiros? Penso que isso é digno de investigação da autoridade de concorrência mas de facto dizer isto nada serve.

"Achas que um canal vai pagar o mesmo por uma serie, se ela já estiver disponível há meses num serviço de distribuição online?"

Se o canal for fazer broadcasting da série para milhões (tipo TV) não. Deve pagar mais, pois vai reduzir as vendas/aluguer no canal online dessa série durante algum tempo.

"Tem a ver com existir uma pessoa num forum de tecnologia que acha que tem soluções para tudo, e se acha mais sabedor sobre distribuição do que pessoas pagas a peso de ouro nas maiores empresas do mundo."

Como te percebo. Mas a nossa conversa acaba aqui.

PS: "Oh Zé estou a pensar em abrir um canal de distribuição online para o ppl alugar filmes" - "Oh Manel não faças que a minha setopbox também dá para alugar filmes e isso vai-me fazer concorrência" - "Oh Zé mas os gajos do Clix, ZON, MEO também fazem. Além do mais até não exploras isso assim tão bem ..." - "Oh Manel já me bastam esses, não te armes em xico esperto, sabes muito bem que tenho um participação forte na X que por sua vêz é dona da TV Y. Vê lá se queres continuar a vender para Y como vendes. Quanto ao explorar bem ou mal isso é conosco" - "Oh Zé estava a brincar, eu até comprei uns Porshes e mais uns palacetes no Brasil com esse negócio" - "Tás a vêr, quem é amigo Manel?".

Para fazer isto não é preciso um MBA. Entranto o Zé vai á sua vida contente, pois acaba com 0 Euros um negócio que poderia dar os seu frutos (Sinergias).

Um dia o Manel acorda e vê que alguem o fêz e não foi ele. Vai falar com o Zé sobre o assunto ... "Sim sim já sei. Foi o filho do Miguel, o Rui que abrio isso com uns amigos ..." "Mas Zé eu não fiz porque ..." - "Pois é Manel mas o Miguel tem-me a mim pelo tom* num negócio, além do mais até não tava a render tanto assim".

Assim podes ter tantos MBA quantos quiseres ...

DISCLAIMER: Esta história é pura ficção. Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência,
 
Última edição:
Oi,

"Tem a ver com existir uma pessoa num forum de tecnologia que acha que tem soluções para tudo, e se acha mais sabedor sobre distribuição do que pessoas pagas a peso de ouro nas maiores empresas do mundo."

Há a distribruição, sim de facto quando a produção é escassa a distribuição torna-se um problema. É a única coisa que resta, é distribuir as coisas feitas por outros (importadas).
A distribuição é complexa haja escassez ou não dos bens. O que estás a dizer não tem nada a ver com esta thread.

Mas alguem disse que não eram importantes? Achar lamentável que PT não pertença ao grupo dos 19 sem nenhuma justificação que não politica é fazer diferenciação entre canais na sua importância? A únca conclusão que tiro pelo facto de não estar nos 19 é que o canal XBOX360 não é de todo importante em PT. Portanto se alguem está a forçar a diff não é o consumidor.
Eu já te expliquei porque é que as produtoras têm ser cautelosas ao adoptar o canal digital, para não destruir os outros canais. Tu podes achar lamentável à vontade, o que te estou a dizer é que muito provavelmente há razões para isso acontecer para além da estupidez, que é basicamente o que andas aqui a dizer.

É que dizer que todos os canais são importantes é fácil.
Para além de ser fácil, neste caso é claramente verdade.

"Porque se não lidares com a questão com cuidado, arriscas-te a alienar parceiros de peso, e perderes vendas num dos teus canais de distribuição principais."

Vejamos se percebo. Porque abre um novo canal/negócio perde parceiros? Penso que isso é digno de investigação da autoridade de concorrência mas de facto dizer isto nada serve.
Ao falares em concorrência só acabaste de provar que não percebes o que é uma cadeia/canal de distribuição. Os retalhistas têm muito poder, e se tu abres um canal de distribuição electrónica, sem gerires "politicamente" a questão com o retalhista, podes-te arriscar a que ele te faça a vida difícil, e comece a privilegiar os teus concorrentes. Afinal se ele pode ter as prateleiras com conteúdo para o qual não tem concorrência online, para que é que vai gastar com o teu onde tem muita concorrência via outros canais?

É que tu aparentemente não fazes uma pequena ideia das lutas que existem por algo tão simples como espaço de prateleira. E se não dominas estes conceitos tão básicos e reais no dia a dia da distribuição, se calhar mostravas alguma humildade a falar de assuntos que aparentemente não dominas.

"Achas que um canal vai pagar o mesmo por uma serie, se ela já estiver disponível há meses num serviço de distribuição online?"

Se o canal for fazer broadcasting da série para milhões (tipo TV) não. Deve pagar mais, pois vai reduzir as vendas/aluguer no canal online dessa série durante algum tempo.
Deve pagar mais?.....Isso não faz qualquer sentido. Vai ter um publico alvo menor, e ainda deve pagar mais. Para a produtora sim, até gostaria de cobrar mais, agora a TV estar disposta a pagar mais? Há aí qualquer coisa que te está a falhar.

"Tem a ver com existir uma pessoa num forum de tecnologia que acha que tem soluções para tudo, e se acha mais sabedor sobre distribuição do que pessoas pagas a peso de ouro nas maiores empresas do mundo."

Como te percebo. Mas a nossa conversa acaba aqui.
A questão é que eu não falo do que não sei. Eu estou meramente aqui a defender que quem trabalha na área se calhar até sabe o que faz. Eu não faço ideia se era possível ou não abrir o canal electrónico em Portugal. Não faço ideia, não estou na posse dos estudos, dos números. Não caio é na arrogância de achar que eles (na Apple e Microsoft) são todos burros ou andam a dormir com negócios de milhões.

PS: E apesar de frequentar este forum de tecnologia, no meu emprego lido frequentemente com questões de distribuição multi-canal. O que é que fazes no teu dia a dia?....
 
Última edição:
Além de não perceber nada do disse, não perceber o focus da minha intervenção, não perceber a sátira que contei, colar a intervenção ás prateleiras e ás ***** como se fosse necessário estar na distribuição para saber que isso é feito assim tradicionalmente, acusar-me de arrogante por expor as minhas ideias, eu sei lá mais o quê, sai-se com esta:

A questão é que eu não falo do que não sei. Eu estou meramente aqui a defender que quem trabalha na área se calhar até sabe o que faz. Eu não faço ideia se era possível ou não abrir o canal electrónico em Portugal.

Então porque é que está a falar? A razão pela qual até tenho respondido ás suas observações é que pensava que você não era um idiota.

Quando lamento, lamento como consumidor percebe a diferença? Eu não sou pago para arranjar soluções nesse contexto, nem tirei mestrados (tirei noutra área). Mas na minha área arranjo soluções e também tenho que lidar com multiplos canais, faço a gestão de conflitos de interesse etc. A minha experiência diz quando a vontade é genuina por parte do Sponsor (O Manuel) as coisas são feitas, quando é mais uma questão de oportunidade alancada pelas camadas de intermédias (ou mesmo de oportunismo) normalmente morre na praia.

Trance
PS: O canal electrónico para sua informação já está aberto, até mais que um. Você pode alugar filmes no MEO, na ZON e no CLIX. Neste contexto a XBOX360 é uma setopbox. Aí é que está o problema porque vídeos até na loja da esquina pode aluga-los com a devida licença. Processualmente a coisa mais delicada seria os direitos de autor mas nada de mais. Não é preciso um MBA para vêr isto.
 
Última edição:
Então porque é que está a falar? A razão pela qual até tenho respondido ás suas observações é que pensava que você não era um idiota.
Meu caro, e você sabe se é possível abrir o canal electrónico em Portugal? Tem acesso aos estudos, aos números, a possíveis negociações com parceiros? Está a falar de boca, dos achismo, e vem agora criticar o facto de eu assumir não conhecer os números?

Como já disse e repeti, eu estou aqui somente a defender que as pessoas da Apple e Microsoft se calhar até sabem o que andam a fazer, e não andam a dormir, o que o senhor com a sua arrogância tem basicamente afirmado.

Para ti é tão simples montar um canal electrónico directo. Tão simples, que é incrível como esses totós da Apple ainda não acordaram para a vida. Deviam contratá-lo para director comercial da Apple, porque claramente o seu dominio da distribuição é fantástico.

Em relação à sua "sátira" está mal escrita, e quando começa a falar de conversas entre o "Zé" e o "Manuel" dá logo para perceber que ainda não percebeu a dimensão da coisa.

O canal electrónico para sua informação já está aberto
O canal electrónico directo, não.
 
Última edição:
Back
Topo