Twitteuro: o barómetro de popularidade do Euro 2012

Romika

Power Member
Twitteuro_.jpg

O SAPO apresenta uma nova área interativa que funciona como barómetro de popularidade na Twittosfera das equipas e jogadores que participam no Euro 2012.

Com o Twitteuro, os fãs de futebol podem seguir, ao minuto, as opiniões publicadas na rede social Twitter sobre as equipas que disputam o Campeonato Europeu de Futebol de 2012 e respetivos jogadores. A nova ferramenta, desenvolvida pelo SAPO Labs, permite aos utilizadores estarem a par de todos os tweets identificados com a hashtag #Euro2012, o que inclui as menções às equipas e aos seus jogadores. A medição da popularidade é assim feita de acordo com o número de tweets referentes a cada um jogador ou equipa, ou seja, quanto maior o número de tweets maior será considerada a sua popularidade.

A comparação de popularidade entre equipas e jogadores é apresentada aos utilizadores através de uma visualização interativa em que cada uma das equipas participantes no Euro 2012 se encontra representada por um círculo. O tamanho dos círculos das equipas e dos jogadores depende da popularidade que o Twitteuro determinou. De salientar que, ao clicar nos círculos de uma equipa a visualização passará a mostrar a popularidade dos jogadores dessa mesma equipa.

A participação no Twitteuro é aberta a todos os utilizadores. Para aceder basta ter uma conta no Twitter e enviar um tweet com a hashtag #Euro2012. Pode também fazer os seus comentários sobre as equipas adicionando ao seu tweet a hashtag com o nome oficial do país em inglês (definido pela UEFA) ou em português. Por exemplo, para dizer "quero que Portugal ganhe o Euro 2012" deverá escrever "quero que #Portugal ganhe o #Euro2012". No caso de querer enviar um tweet sobre um jogador específico, basta adicionar ao seu tweet a hashtag com o sobrenome do jogador.

O Twitteuro resulta da colaboração das equipas dos Labs SAPO (UP e Picoas), do Público, do Centro de Investigação Media e Jornalismo, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e LIACC, e INESC-ID, no âmbito do projeto de investigação REACTION em jornalismo computacional.

Site: http://twitteuro.sapo.pt/

Fonte: Portugal Telecom
 
Back
Topo