TZN #5 online

Chip

Zwame Advisor
Boas,

a TZN #5 está desde agora online, no local do costume: Menu TZN no canto superior direito.

Boa leitura,

Chip
 
atao mas destacam o topico que fala da força de sinal e aquela treta nao funciona?


alguem nao leu o topico todo!! :x2:
 
Viva, sway!
Há quem diga no tópico que não funciona, mas existem dicas (em links) pelo meio da thread que podem ajudar a quem quer tentar. Aquela "técnica" tem sempre o lado negativo, mais propriamente, deixar de ter cobertura de sinal em algumas zonas. Nem tudo é positivo :)

De qualquer modo, obrigado pelo aviso :)
 
Última edição:
tenho de agradecer ao HecKel mais uma vez pelo convite e a toda a staff pelo bom trabalho efectuado. :)

uma dúvida, deixei de receber a newsletter no mail (gmail) desde a nº3, porque será?
 
Boas!

Sou novo por aqui, não é difícil chegar a essa conclusão, inscrevi-me para ter acesso a um grupo de pessoas a quem me possa dirigir para resolver os diversos problemas que um computador pode ter, de hardware ou de software.

Ainda não participei no forum, felizmente ainda não havia surgido a necessidade e infelizmente não possuo a formação para participar com conhecimento de causa. Mas a Newsletter veio mudar isso... recentemente descobri uma máquina em casa e vinha mesmo a calhar.

Perdoem-me o esmiuçar da questão, uma coisa é eu procurar informação, outra é ser-me dada, o que eu agradeço muito sentidamente desde que não me obrigue a "procurar para verificar".

Fica o registo (diversas vezes revisto e que deve conter algumas incongruências aparentes visto a minha postura ir-se alterando à medida que fui adquirindo o meu recém-"conhecimento"), que mais não seja, completa o Artigo, ou os mods deitam fora...


Sobre a "Newsletter: Edição 5 de 1 de Março de 2007", tenho a referir que fiquei um pouco desapontado com o Artigo em destaque, não sendo fotógrafo, tive de procurar explicações porque algumas coisas não ficaram claras, e a meio deixei de perceber se era a descrição dos componentes de uma máquina, informação sobre Óptica aplicada à fotografía, técnicas de fotografía, se era para novos utilizadores, utilizadores regulares ou especialistas (há informação para todos os gostos em geral e nenhum em particular) ou um estandarte da fotografía digital.

Pesquisei brevemente (aprox. 3 horas) sobre os componentes da máquina fotográfica chegando a várias conclusões (no link proposto entre pedidos de conselhos e dúvidas sobre que máquina comprar, os elementos que me podiam esclarecer eram tão escassos que deixei de lêr a meio):

- A Distância Focal é uma característica da Objectiva e não um componente da camara. Percebo a ideia do autor querer representar o modo como a "realidade" percorre a camara desde a superficie exterior da lente até ao filme/sensor, mas cada coisa no seu lugar. Acho que estava à espera de outra coisa...

Subentendendo, em prejuízo próprio, os dados "28mm" e "210mm" como uma amplitude, incorro no erro de assumir que existe um 126mm ou 43mm... Embora na teoría seja possível, na realidade apenas poderá existir em objectivas com zoom óptico e não é, á partida, linearmente mensurável. Blah! São "DF" normalizadas... acabou por não ser prejuízo e aprendi mais qualquer coisa. Perdoem-me a minha ignorância mas dizer "lente de 28mm" e "lente de 210mm" ou que as lentes tem geralmente "DF"s normalizadas teria poupado um par de idas ao Google.

Seria interessante explicar que: uma "Objectiva" com 50mm de "DF" pode ser aproximadamente considerada como "o olho humano", uma objectiva com menos "DF" permite abranger um maior ângulo de visão mas com menos aproximação e que uma objectiva com mais "DF" diminui o ângulo de visão e aumenta a aproximação. Apesar de estar esclarecido (depois de me ter informado melhor) um ponto de referência "próximo" ajuda os leigos a perceber.

Ainda seria relevante explicar o que é o "Zoom" (que pode depender da "Objectiva") e as implicações na qualidade da imagem (dependendo do tipo de Zoom, se é digital ou óptico) que é regra geral nas máquinas digitais hoje em dia (por exemplo "Zoom 3Xóptico e 10Xdigital") Desconheço a implicação de um tipo de zoom ou outro.

- Na definição de "Diafragma" menciona o "Plano Focal" mas não explica depois o que é. (regra número um das definições: Se uma definição técnica contem outros conceitos técnicos passiveis de nova definição, deve ser clarificada ou anotada uma referência posterior). "Plano Focal" é o plano onde se projecta a imagem captada pela "Objectiva", é perpendicular ao eixo da mesma e deve estar enquadrado com o filme/"Sensor".

O detalhe geral da fotografía (ou como referido "ao longo do plano focal") não depende só da Abertura (as imagens não estão devidamente rotuladas) mas também e em conjugação com a Velocidade do "Obturador", a sensibilidade do filme/"Sensor" e a Profundidade de Campo (capacidade de cada lente em proporcionar a captação de uma parte, mais ou menos abrangente, do "mundo" focado, quanto menor a "DF" maior a "PC" e mais coisas focadas). Pelo que eu percebi, maior Abertura dará mais luminosidade/contraste à fotografía e não mais detalhe, penso que a velocidade do "Obturador" e a Profundidade de Campo terão mais a ver com isso.

- Na definição de "Obturador" refere que a exposição pode ser de vários minutos!! (descobri que existem máquinas manuais em que o obturador pode ficar aberto indefinidamente, mas... quém é que quer ficar minutos a "carregar no botão" sem ser especialista?) Fiquei a saber que aquele tipo de fotografias nocturnas nas vias rápidas, em que as luzes se transformam em linhas, não costumam ter tempos de exposição superiores a 15 segundos com a Abertura no máximo.

Este tipo de informação é descuidado, já que no caso de se usar filme, pode-se queimar a película completamente com tempos de exposição elevados. Pelo que eu me apercebi, os tempos de exposição raramente são superiores a 1 segundo, conseguindo belos efeitos de "motion blur". Achei curioso ficar a saber que uma pessoa com mãos trémulas deve usar velocidades mais rápidas ou que usar velocidades lentas requer por norma tripé para ter fotografias mais nítidas.

- Na definição de Sensor não interessa, particularmente, a electrónica do componente. Do ponto de vista do utilizador é mais relevante as diferenças, prós e contras, etc. dos vários tipos de sensores que obviamente não ficaram esclarecidos.

Ainda... para uma pessoa que esteja a pensar usar filme, este Artigo ficou imcompleto e por conseguinte... inútil para referência! Usar uma desculpa do género... "ha... já se usa pouco..." é tendencioso e simplista, percebo que os utilizadores mais recentes usem máquinas digitais mas alguns podem usar máquinas "analógicas" (termo que li ser usado para máquinas de película) e são excluídos. Como se não bastasse, mais abaixo se verá a importância deste lapso.

Admitindo que só sejam tratados sensores digitais, uma parte relevante, do ponto de vista do utilizador, seria a maneira como estes se reflectem em termos de "memória" já que uma camara de 4Megapixeis, em qualidade alta, com um cartão de 48Mb requer cartões adicionais mais ou menos ao ritmo que uma máquina de filme precisa de rolos normais!

- A definição de ISO é bastante interessante e revela alguns problemas que possam surgir (a relação "mais ISO = mais grão"). Resulta que o ISO é uma conversão do ASA (medida da sensibilidade da película à luz ou técnicamente falando, como li em qualquer lado, a rapidez de reacção da película à incidência de luz)... a película É (!) o sensor das máquinas de filme!! Ah... já se usa pouco... Isto é de tal maneira relevante que uma exposição prolongada numa película ASA400 aumenta ainda mais a possibilidade de queimar a fotografia ou usar ASA100 à noite leva a fotografias pouco nítidas ou obscurecidas.

Peço novamente desculpa pela minha frontalidade mas passei... faz agora 5 horas... com isto e não queria que fosse em vão.

Os meus 2 cêntimos.
 
Última edição:
no meio de tantos floreados discursivos nao conseguiste dizer grande coisa à parte de "quero hipocritamente atacar quem escreveu o artigo!"


just my 1 cent.
 
Pillox, naturalmente que pela maneira como foi colocada, a sua critica é bem vinda pelo facto de ser uma critica construtiva e, diga-se, bem redigida.

no entanto, temos que ter em conta alguns factores simples, que explicam a natureza do artigo.

1º- até hoje, nenhum dos artigos da TZN (e esta foi a 5ª edição, tem as restantes 4 edições à sua disposição) foi escrito por um escritor profissional / jornalista / especialista (talvez no futuro exista essa possibilidade), os artigos são escritos por um autor convidado, aos quais se agradece a contribuição.
2º- regra geral, os artigos para a TZN são feitos de user para user, não de profissional para user, assim sendo, não podemos exigir de um artigo para a TZN a qualidade de um artigo para uma revista da especialidade.
3º- todo o projecto da TZN é feito à base do voluntariado.

Decerto notará, até pelo titulo do artigo, que o mesmo é destinado a users pouco experientes. Existe de facto uma certa imprecisão na descrição que aparece em seguida: "Breve explicação dos principais componentes de uma câmara fotográfica"; se se abstrair desta pequena frase tudo faz sentido.

naturalmente que nem a distancia focal, nem o valor (ISO) da sensibilidade, são componentes de uma maquina.

O objectivo do artigo era ajudar o utilizador a compreender um pouco melhor a sua maquina fotografica, e termos que habitualmente vêm à baila quando comparamos maquinas, ou simplesmente quando vemos uma fotografia.

O objectivo não era, nem podia ser, fazer um "dicionario fotografico" exaustivo.
Existem coisas que ficaram por explicar? concerteza que sim.
Seria possivel dar uma explicação mais clara e facil de ler, sobre uma maquina fotografica, num artigo com este tamanho? Eu diria que não.
Será que o artigo ajuda as pessoas a perceber uma maquina fotografica? eu diria que sim.

PS: naturalmente que a porta fica aberta a uma participação sua no futuro :)
 
Última edição:
Back
Topo