U.E. - porque não?

esta discussão vai bonita vai... alguém se esqueceu de pagar a conta do cérebro. Vou tentar *ajudar* a clarificar algumas dúvidas:

- Portugal está geograficamente no cú de Judas da Europa;
- Portugal está longe do centro da Europa e longe dos países com maior tráfego na Internet (Londres, Amesterdão e Frankfurt);
- As empresas que revendem o uso dos seus cabos COBRAM BASTANTE a Portugal (independentemente do ISP) a interligação, por exemplo, entre Portugal e Londres.
- São esses preços que essas empresas cobram e bem que *provocam* a cobrança da forma que conhecemos do tráfego internacional.

Há uns tempos atrás, tentei explicar isto de outra forma, comparando o gosto do atum pelos Japoneses. Confusos? Passo a explicar.

Temos atum na nossa costa ao pontapé, chega a ser *vulgar*, logo para nós o atum é barato, porque está aqui à mão de semear. Ora, os japoneses que tanto gostam de atum pagam por este BARBARIDADES... porque simplesmente estão longe dos mares em que o atum anda.

Reparem que não estou a defender a cobrança do tráfego internacional, que emocionalmente acho ridícula, mas racionalmente até chego a compreender. Os preços que uma Cable & Wireless cobra a Portugal são REALMENTE exorbitantes. Pode não dar prejuízo, mas reduz e muito as margens de lucro para valores irrisórios.

Quanto à questão do tráfego ir parar aos EUA e só depois à Europa tem uma explicação. Na altura explicaram-me que só 10% a 15% do tráfego oriundo de Portugal ia para sites europeus, sendo que a esmagadora maioria vai para os EUA. Ora, em vez dos ISP assinarem acordos directos com os EUA e ao mesmo tempo com os Europeus, preferem enviar tudo para os EUA e de lá haver uma distribuição *3rd party*. Sai efectivamente mais barato.

Lembro também que a percentagem de utilizadores da Internet que mede a latência (ms/ping) é infíma. O resto quer é ver mail e abrir umas paginecas. :)
 
Originally posted by Karski

Pelo que sei netvisão é considerado para a netcabo como tráfego nacional, mas para a telepac já não o é. Isto acontece porque ? Porque todos, ou praticamente todos os Isps nacionais estão ligados entre si (pelo PIX) e a telepac continua a teimar em não usar estas infraestruturas e usar sim a sua própria rede. Como tal se fizerem um trace de um ISP telepac / sapo para um site da rede da netvisão vão verificar que apesar de este estar alojado em Portugal vcs vão passar por exemplo pelos USA.

Não contes a ninguém, mas para a netcabo tudo o que é netvisão é nacional, para a sapo adsl é que é internacional:

inetnum: 213.228.128.0 - 213.228.128.255
netname: CLI-PA
descr: Cabovisao, SA
descr: Clients Palmela
country: PT
 
Mmm Tafinho acho qu te vou dar um dicionário para começares a decifrar o que um gajo escreve porque foi exactamente isso que eu escrevi... :rolleyes:
 
...Uma simples visita ao fórum e já gastei ~4MB em tráfego internacional...
E não abri mais de meia dúzia de threads...

Fazendo umas contitas, tendo em conta que normalmente vejo o dobro das threads, admitamos que gasto 8MB em cada visita.

30 x 8 = 240 MB internacionais SE eu só viesse uma vez por dia.

E eu sou um dos culpados porque estas sigs do SETI e outras que tais vão buscar as imagens a sites internacionais... :rolleyes:

Sei que tou a fazer as contas um bocado por alto e a exagerar, uma vez que só estou a ver isso 1 vez e a extrapolar para as outras, mas não é assim tão difícil de gastar o meu 1GB internacional quanto isso...
...E não saco filmes nem ISO's de sites internacionais.
 
Ok ok... mil perdões a quem ofendi com a historia do trafego internacional ser suficiente.

É a tal coisa, eu nem olho para os consumos, apenas me limito a pagar a factura do trafego ilimitado =)

Apenas me lembrava da altura em q usava netvisão e em q os GB que eles davam chegavam bem para o gasto alem de dar pra ir sacando uma ou outra musiquita aqui e ali, é pa tou mal habituado tenho de admitir =)

@stormhawk

jogos online so mesmo stracraft, pode ser q hj o meu router venha de arranjar e ja te desafie pra um brood logo a noite =)
 
Back
Topo