UA, IT e PT Inovação apresentam equipamento de fibra óptica até 10 Gb/s

Status
Fechado a novas mensagens.

VuDu

Power Member
UA, IT e PT Inovação apresentam equipamento de fibra óptica que disponibiliza internet até 10 Gb/s

Esta Quinta-feira, 23 de Julho, é apresentado, pelas 10h30, nas instalações do IT, o protótipo de um equipamento terminal de Fibra Óptica totalmente português, desenvolvido através de uma parceria que envolve a Universidade de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações e a PT Inovação. Na sessão estarão presentes a Reitora da UA, Maria Helena Nazaré, o Director do Instituto de Telecomunicações – pólo de Aveiro, José Neves, e o Presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava.
A PT Inovação, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações desenvolveram um equipamento óptico de elevado desempenho que permite levar até casa das pessoas a internet em fibra óptica com velocidades até 10Gb/s.

Este equipamento, que poderá ser lançado no mercado dentro de aproximadamente um ano, é o produto de 18 meses de desenvolvimento de uma equipa multidisciplinar composta por cinco investigadores do Instituto de Telecomunicações e da Portugal Telecom Inovação.

O projecto foi desenvolvido no âmbito dos Planos de Inovação de 2007 e 2008 que engloba as actividades de inovação tecnológica exploratória do Grupo PT e onde a PT Inovação investe anualmente cerca de 6% das suas receitas em projectos com universidades portuguesas e estrangeiras e ainda organismos internacionais de I&D.

Os principais objectivos do projecto consistiram em massificar a oferta de banda ultra larga (acima de 2Gb/s) até casa dos utilizadores, através da única tecnologia possível para o efeito: a fibra óptica. Neste quadro foram exploradas tecnologias inovadoras, que permitiram obter equipamentos de baixo custo.

O ONT 10 Gb (Optical Network Terminal 10 Gb/s) constitui a resposta tecnológica da Portugal Telecom Inovação aos desafios do futuro, antecipando, designadamente, as necessidades de largura de banda decorrentes da chegada ao mercado, no curto prazo, da Televisão Super HD e 3D e das plataformas de tele-presença.

Uma oferta alargada de equipamento e acessórios para as redes de nova geração em fibra óptica (GPON - Gibabit Passive Optical Network) foi, entretanto, desenvolvida pela PT Inovação, nomeadamente, um ONT que permite fazer uma oferta sobre a fibra óptica até 1Gb/s, colocando Portugal na vanguarda mundial ao nível da melhor prestação em tecnologias de transmissão óptica.

«No quadro da oferta de FTTH (Fiber to the Home), o nosso país é hoje um case study e uma referência mundial para o mercado, que apenas tem paralelo no Japão e na Coreia do Sul», indicou um dos investigadores ligado ao projecto de desenvolvimento de comunicações ópticas do Instituto de Telecomunicações.

A linha de produtos GPON, na qual se inclui o ONT 1Gb/s, constitui uma forte aposta da Portugal Telecom Inovação para dar resposta à irreversível transformação das redes de comunicações, em que o novo meio passa a ser a fibra óptica em substituição do cobre e do coaxial.

Assumindo-se com um driver para a exportação de tecnologia portuguesa, o ONT desenvolvido pela PT Inovação tem características únicas no mercado, destacando-se, desde logo, a sua capacidade de inter-operar com equipamentos de diferentes fabricantes e de possuir “inteligência artificial” que lhe permite poupar cerca de 20% de energia sobre outros equipamentos do mercado.

Além do seu baixo preço, o ONT da PT Inovação, desenhado, concebido e fabricado em Portugal, caracteriza-se ainda por ser um equipamento compacto, com capacidade de auto-alimentação para superar problemas resultantes de falhas de energia e de possuir mecanismos que permitem fazer remotamente o diagnóstico de configuração e avarias.
 
Última edição:
Foi... triste ver o Presidente da PT dizer que vai ser possível "tirar um filme da net" em 1 seg.
Referia-se ao ficheiro que tinham lá para testar, um divx suponho, de 700MB. Pois é...

Em relação á noticia, é o futuro, pelo pouco que sei a fibra óptica suporta isso e mais. Até chegar cá a casa é que ainda deve demorar uns tempos.
 
fonseca, triste é pensares que é um ficheiro pirata (é o dás a entender) quando existe tanto ficheiro legal na internet para sacar. Caso não tenhas reparado na apresentação da tecnologia o filme usado é o Big Buck Bunny.

Quere-se é mais velocidade.
 
Eu cá tenho mais do que pago. Lembra-te que o problema é físico e portanto custa bastante a resolver, não vão melhorar a infraestrutura só para tu teres a velocidade contratada (que até tens)
 
Actualmente mais de 100Mbps é um desperdício de banda. Aqui vou por Cabovisão a 60Mbps (assim que cá chegar...) porque uso Wireless em todos os PC's e a 120Mbps ia perder mais de metade da banda...e mesmo assim vou perder...

Estou a usar router com draft-n...enquanto o resto da tecnologia não atingir esses níveis de velocidade (mesmo em pequenos espaços) não vale a pena.

Mas é como o Triston diz,vamos nos poder "orgulhar" de ter os piratas mais rápidos da Europa/Mundo :D
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo