UA,IT e PT Inovação apresentam equipamento de FO que disponibiliza internet até10Gb/s

rml

Power Member
A PT Inovação, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações desenvolveram um equipamento óptico de elevado desempenho que permite levar até casa das pessoas a com velocidades até 10Gb/s. O protótipo, totalmente português, é apresentado esta quinta-feira, nas instalações do IT.

Este equipamento, que poderá ser lançado no mercado dentro de aproximadamente um ano, é o produto de 18 meses de desenvolvimento de uma equipa multidisciplinar composta por cinco investigadores do Instituto de Telecomunicações e da Portugal Telecom Inovação.

O projecto foi desenvolvido no âmbito dos Planos de Inovação de 2007 e 2008 que engloba as actividades de inovação tecnológica exploratória do Grupo PT e onde a PT Inovação investe anualmente cerca de 6% das suas receitas em projectos com universidades portuguesas e estrangeiras e ainda organismos internacionais de I&D.

Os principais objectivos do projecto consistiram em massificar a oferta de banda ultra larga (acima de 2Gb/s) até casa dos utilizadores, através da única tecnologia possível para o efeito: a fibra óptica. Neste quadro foram exploradas tecnologias inovadoras, que permitiram obter equipamentos de baixo custo.

O ONT 10 Gb (Optical Network Terminal 10 Gb/s) constitui a resposta tecnológica da Portugal Telecom Inovação aos desafios do futuro, antecipando, designadamente, as necessidades de largura de banda decorrentes da chegada ao mercado, no curto prazo, da Televisão Super HD e 3D e das plataformas de tele-presença.

Uma oferta alargada de equipamento e acessórios para as redes de nova geração em fibra óptica (GPON - Gibabit Passive Optical Network) foi, entretanto, desenvolvida pela PT Inovação, nomeadamente, um ONT que permite fazer uma oferta sobre a fibra óptica até 1Gb/s, colocando Portugal na vanguarda mundial ao nível da melhor prestação em tecnologias de transmissão óptica.

«No quadro da oferta de FTTH (Fiber to the Home), o nosso país é hoje um case study e uma referência mundial para o mercado, que apenas tem paralelo no Japão e na Coreia do Sul», indicou um dos investigadores ligado ao projecto de desenvolvimento de comunicações ópticas do Instituto de Telecomunicações.

A linha de produtos GPON, na qual se inclui o ONT 1Gb/s, constitui uma forte aposta da Portugal Telecom Inovação para dar resposta à irreversível transformação das redes de comunicações, em que o novo meio passa a ser a fibra óptica em substituição do cobre e do coaxial.

Assumindo-se com um driver para a exportação de tecnologia portuguesa, o ONT desenvolvido pela PT Inovação tem características únicas no mercado, destacando-se, desde logo, a sua capacidade de inter-operar com equipamentos de diferentes fabricantes e de possuir “inteligência artificial” que lhe permite poupar cerca de 20% de energia sobre outros equipamentos do mercado.

Além do seu baixo preço, o ONT da PT Inovação, desenhado, concebido e fabricado em Portugal, caracteriza-se ainda por ser um equipamento compacto, com capacidade de auto-alimentação para superar problemas resultantes de falhas de energia e de possuir mecanismos que permitem fazer remotamente o diagnóstico de configuração e avarias.


in: http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=99971&Itemid=357
 
Última edição pelo moderador:
Já existe um tópico sobre isso.

Neste momento internet a 10Gbps é um absurdo. Nem uma motheroard de topo tem uma placa de rede que suporte essas velocidades...

A unica placa de rede que vi a 10gbps (e mesmo assim nunca os alcançaremos) foi uma placa da intel, mas não era RJ-45, era para ligar fibra.
 
Estes 10 GBPS também devem de ser destinados a empresas grandes. Não tem muita lógica ter isto em casa. Já para não voltar a falar da limitação da velocidade das placas e discos rigidos dos pc's. Já agora, não havia umas boards nvidia com duas placas de rede a gigabit para funcionarem em paralelo? Um género de network balancing.
 
Penso que um pc ter duas placas de rede. serve para fazer de servidor...

Do modem vem para o pc. Depois do pc vai para um router que distribui pela rede... E o servidor em principio fica visivel por todos os pc's da rede se for configurado para isso.

Depois quando não se quer que ninguém acesse a net, desliga-se o server. O pai de um colega meu faz isso de vez em quando lol

10Gbps pode ser um abuso, ma é sempre bem vindo :D

O que eu fazia com eles lol...
 
isto é muito fixe... vai dar um jeitoço no futuro, com os novos videojogos que vão ter o rendering a ser feito no lado do servidor (da produtora de jogos) e depois vêm directamente a imagem de altissima qualidade e resolução directamente para nós(o nosso PC passa apenas a ser cliente e não processa nda do jogo!! ! Assim qquer PC de gama média vai ter graficos que nunca antes foram vistos senão em filmes.....
enfim.. é ir sonhando e esperar!! :D
 
«No quadro da oferta de FTTH (Fiber to the Home), o nosso país é hoje um case study e uma referência mundial para o mercado, que apenas tem paralelo no Japão e na Coreia do Sul», indicou um dos investigadores ligado ao projecto de desenvolvimento de comunicações ópticas do Instituto de Telecomunicações.
http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=99971&Itemid=357

Eh!? case study?!?, só podem estar a querer gozar com os pobres
 
Já existe um tópico sobre isso.

Neste momento internet a 10Gbps é um absurdo. Nem uma motheroard de topo tem uma placa de rede que suporte essas velocidades...

A unica placa de rede que vi a 10gbps (e mesmo assim nunca os alcançaremos) foi uma placa da intel, mas não era RJ-45, era para ligar fibra.

Em nenhum lado diz que os 10 Gbps servirão apenas para a net, convém ler bem...
O ONT 10 Gb (Optical Network Terminal 10 Gb/s) constitui a resposta tecnológica da Portugal Telecom Inovação aos desafios do futuro, antecipando, designadamente, as necessidades de largura de banda decorrentes da chegada ao mercado, no curto prazo, da Televisão Super HD e 3D e das plataformas de tele-presença.

Lembro que a tanto a televisão super HD como 3d sem compressão podem precisar de muito mais que os 10Gbps. mesmo com compressão pode usar facilmente 1/2Gbps por televisão, entre muitos outros serviços novos ou já existentes que se apoiarão cada vez mais na fibra, em poucos anos 10gbps pode inclusive não chegar para as nossas necessidades e exigências que são cada vez maiores :smilliex:

o gpon actual tambem permite 2.5gbps
e nao se ve ninguem com eles...
:-)

seja como for o 10GPON não é nada de novo.

10GPON não é nada de novo (em laboratório), a novidade é que ficará a preços acessíveis para o mercado doméstico.
 
O que vai fazer com que tenhamos equipamento nacional para a PT utilizar, e outros operadores nacionais e internacionais. Vai fazer com que massificação desses produtos sejam mais baratos e a tecnologia possa evoluir mais fácilmente e chegar a mais lares.
 
Vem aí a Internet a 10 Gbps!!!

Equipamento óptico permitirá velocidades de Internet até 10 gibabits por segundo
O equipamento de fibra óptica hoje apresentado pela PT Inovação, Instituto das Telecomunicações e Universidade de Aveiro poderá ser lançado no mercado dentro de um ano, levando a casa dos consumidores Internet com velocidades ultra-rápidas, até 10 gibabits por segundo.


“Com as tecnologias de fibra óptica, conseguimos trabalhar em centenas de gigabits por segundo (Gbps). O objectivo do projecto é a massificação da banda ultra larga, acima dos dois gigabits por segundo até casa dos utilizadores”, disse o investigador auxiliar no Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro, Paulo André.
O projecto “ONT 10 Gb”, terminal de fibra óptica que converte o sinal de fibra em sinal digital em casa dos consumidores, foi desenvolvido ao longo de dois anos, podendo chegar ao mercado em 2011 e assim que barreiras ao nível dos equipamentos, dos servidores e do preço dos terminais forem sendo ultrapassadas, como salientou o presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava.


Protótipo
A apresentação do protótipo, um projecto 100 por cento português, decorreu nas instalações do IT em Aveiro, onde foi possível assistir a demonstrações de redes de acesso em fibra óptica GPON com uma velocidade de largura de banda de 700 megabits por segundo.
“A banalização de 3D (três dimensões) vai ser uma das razões para aumentar a velocidade”, exemplificou o responsável da PT.
“Potenciar a experiência da PT” Zeinal Bava afirmou que um dos objectivos da operadora é “garantir que haja um ‘cluster’ tecnológico que potencie a experiência da PT e dos fabricantes portugueses no mundo”.
“O nosso objectivo é transformar Portugal numa referência. Nós somos pioneiros não só no trabalho laboratorial, mas também estamos a testar os nossos produtos e serviços. Este acervo de informação é um valor acrescentado muito importante”, salientou.
Televisão de alta definição e 3D Segundo a PT, o “ONT 10 Gb” antecipa as necessidades de largura de banda decorrentes da chegada ao mercado no curto prazo da Televisão Super HD (alta definição) e 3D e das plataformas de tele-presença.
A PT Inovação desenvolveu também um equipamento terminal que permite fazer uma oferta sobre a fibra óptica até um Gbps, que “constitui uma forte aposta para dar resposta à irreversível transformação das redes de comunicações, em que o novo meio passa a ser fibra óptica em substituição do cobre e do coaxial”.

Preço de equipamentos por determinar
“Um Gbps pode estar disponível já. Mas ainda há barreiras físicas, como o preço dos equipamentos terminais e a capacidade de up-grade de banda pelos servidores”, lembrou.
Questionado sobre a meta da PT de ligar um milhão de casas até ao final deste ano, Zeinal Bava resumiu: “É realizável”.




Fonte: http://pplware.sapo.pt/2009/07/24/vem-ai-a-internet-a-10-gbps/ (Contem Vídeo da Reportagem)
 
faço uma pergunta a mim mesmo: pra que preciso de 10Gb em casa?????? tenho 100Mb e ja acho um desperdicio de largura de banda... saco cerca de 250Gb mensais e acho que nunca consegui seker satura-los....
 
faço uma pergunta a mim mesmo: pra que preciso de 10Gb em casa?????? tenho 100Mb e ja acho um desperdicio de largura de banda... saco cerca de 250Gb mensais e acho que nunca consegui seker satura-los....

Para teres um filme em 7 segundos como diz o presidente da PT :D (Também deve sacar pouco deve.. :-D )
 
para quando a cobertura?,

100 mb sao mais que suficientes mas claro que devem apostar ja em equipamentos capazes de mais para depois nao terem de mudar as linhas todas de novo
 
Suponho que não. Penso que será mais para partilha em grandes empresas e afins, até porque não se justifica isto em casa.
lol para ter 10GB/s em casa ainda vai demorar , já para teres os 1GB/s que está perto de sair pela zon tens que ter muita memoria , dual core ou quad core , um bom disco para conseguir aproveitar ao maximo.Visto que a rede fibra até a casa suportar apenas perto de 1.5GB/s.
 
e possivel os discos rigidos actuais suportarem estas velocidades e respectivo windows e sistema operativos?

Para teres um filme em 7 segundos como diz o presidente da PT :D (Também deve sacar pouco deve.. :-D )

1Gbps (128MB/s) ja e' o limiar da performance media dos discos SSD em escrita por periodos longos (muitos deles mesmo em raid 0, como os velociraptor com um avg de 203MBps). Duvido muito que em ano e meio a dois anos multiplem a performance por 10 de forma a termos discos (acessiveis e disponiveis para o mercado residencial) que tenham uma capacidade de gravacao continua de 1280MB/s.... e superior se se quiser tambem ter acessos e escrita no disco em simultaneo).
E a nao ser que a moda pegue em outros paises (de disponibilizar e massificar o acesso a 10Gbps) tao cedo tambem nao se vera (portugal e' pequeno demais e com relativamente pouca relevancia nesse mercado para so por si servir de impulsionador).

Isso se for so para um pc... mesmo que partilhes a largura de banda por diversas pessoas, ha-de ser giro arranjar um router de 10Gbps.
 
Back
Topo