1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

UAC Com falhas graves de segurança

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por xupetas, 14 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1143)

1. xupetas

xupetas Banido

Ora aqui vai mais info sobre o assunto:

http://blogs.zdnet.com/security/?p=29

Ps: nenhum windows vista foi magoado no decorrer destes testes (para n dizerem que n gosto de windows) :002:

2. flak

flak Power Member

Se não usas sequer o Windows, se não tens interesse nenhum em SO's da Microsoft, se fazes um uso básico do computador, porque vens para este fórum postar notícias anti-Microsoft?

Tu deves acordar, abrir o teu browser preferido, e googlar "falhas do windows" para depois vires postar aqui e dizer mal.

gtfo sff.

E já agora on-topic: o UAC é a primeira coisa que eu desligo quando instalo o Vista, por isso não estou preocupado com essas 'falhas' de segurança.

3. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Colocar noticias sobre falhas de segurança de um OS é ser contra esse OS?
    Já agora e só uma questão se desligas o UAC não estás preocupado com segurança, ponto, certo?

4. flak

flak Power Member

O meu comentário vem na sequência do outro tópico mais abaixo, do mesmo sítio de onde vem o quote ao user em questão.

O UAC torna-se irritante ao fim de muito pouco tempo. Prefiro ficar inseguro e tê-lo desligado do que ver aqueles avisos a cada 30 segundos.

Última edição: 14 de Fevereiro de 2007
  5. xupetas

xupetas Banido

lamento te dizer mas eu já utilizei windows no passado.... e simplesmente desisti de tentar fazer alguma coisa com ele.

e se te preocupas com a tua segurança.... pq raio é que usas windows?

Edit: PS: nem piquei mto a realidade windows... só falei de um erro... pq é que reagiste assim?

6. flak

flak Power Member

Uso o Windows porque é o que eu preciso de usar. Já usei Ubuntu a tempo inteiro, já usei MacOs, e já usei a maior parte dos Windows, e para as minhas necessidades é o Windows que preciso de usar.

Quanto à segurança, ah e tal é inseguro, é por isso que saem updates todos os meses. Além disso faço um uso bastante normal no meu pc, não sou scener nem agente secreto, não tenho nada que um hacker precise para me querer entrar no computador. Sou consciente nos sites que visito, além de ter a protecção acrescida do meu browser. Raramente faço downloads do emule, que é provavelmente a maior fonte de vírus. Uso router mas não uso antivírus, nem sequer firewall do Windows ou third party. Sei o que tenho instalado e sei o que o meu Windows vai fazer porque foi instalado e configurado por mim, e o uso que eu lhe dou é protecção mais do que suficiente.

Para que é que vou instalar Linux? só porque é mais seguro? Depois não tenho Photoshop, Dreamweaver (este ainda posso ter com hacks), CoD2, Microsoft Outlook, etc... vá lá que ainda posso jogar UT2004 porque os Srs da EPIC são uns bacanos e fazem o UT para tudo o que possa correr jogos.

Resumindo, o Windows é o que eu preciso, e não preciso do UAC. A segurança pode ter buracos, mas é para isso que saem updates mensais, e além disso o Vista é bem mais seguro que o XP.

Over and out,

flak

EDIT:

Reagi assim porque vi o teu último reply no outro tópico e depois vi este, e parece que só vens para este fórum para dar más notícias acerca do Vista. Não leves a mal eu picar-me, não sou fanboy da Microsoft nem nada que se pareça, apenas acho que muitas pessoas gostam de exagerar na classificação do Vista como um mau OS, quando na realidade não é assim tão mau. Agora ainda muita gente evita sair do XP, mas é algo que acontecerá mais cedo ou mais tarde. Talvez o facto de o Vista ser pesado e ter problemas de drivers para hardware mais antigo (e algum recente *nvidia*cough*) vá adiar um bocado o êxodo mas todos hão-de lá chegar.

Lembro-me perfeitamente quando saiu o WindowsXP, toda a gente usava o Win2000 e disseram exactamente a mesma coisa "ah e tal bloated, pesado, lento etc." mas a adesão foi maciça lol.

7. xupetas

xupetas Banido

Gostei da tua resposta flak.
    No meu caso a minha resposta é bastante diferente visto eu necessitar de outras coisas alem de photoshop, jogos e afins.

Embora eu possa ser biased em relação á m$ acredito que a meu ver a m$ está aos poucos a tentar tirar ás gerações novas o bichinho da informática como ele era.

A meu ver a informática não se prende com cores bonitas e agradáveis.
    Claro que é bom ter um desktop todo pipi mas sim pf a maior parte dos "admins" de windows pensa que isso é que é ser sysadmin: ter um desktop pipi, limpar spyware e next-next-next-done. Isto está errado.

Para mim o bichinho informático não se prende com cores mas explorar um sistema e ir até ao fim do frasco para ver o que há lá em baixo. O software m$ não me deixa fazer isto.

Não falando do mercado de trabalho.
    Se tiveres duvidas nisto basta veres que cada vez mais há mais desempregados com certificações m$ ao contrário de outro tipo de profissionais que o mercado tem necessidade e não existem (hpux, solaris, os/390, etc)

Os que realmente gostam de descobrir coisas novas e ir até ao fundo dos assuntos pensem: kerem decidir por vocês o q querem seguir? ou querem que isto vos seja imposto?

Peço desculpa pelo off-topic mas flak se estás contente e chega-te para o que necessitas sem te levantar outras necessidades não vejo realmente pq aprenderes outra coisa.

Lembra-te que qq dia podes estar tão habituado a uma coisa, que quer querias, quer não, terás de viver com ela.

8. Scarecrow

Scarecrow Power Member

A questão é que o Windows é mesmo para o povo em geral, que não se preocupa muito com a segurança, apenas quer as coisas instaladas e a funcionar facilmente e através de um interface de utilizador fácil e intuitivo, apenas querem o computador para brincar ou para facilmente fazer os trabalhos, etc.

O que leva a que muitos utilizadores não tenham os cuidados devidos.. não usam firewall, não usam um browser seguro (todos sabemos que o IE6 é uma porcaria.. resta saber se este novo é melhor) e rapidamente inundam o computador com bicharada..

Mas na minha opinião , não deixa de ser uma boa workstation, eu uso esta instalação do Windows XP há bastante tempo sem problemas.. tenho partilha de ficheiros na minha rede doméstica e nunca tive qualquer problema, é apenas uma questão de ter cuidado.

E também acho que aquela ideia de um admin Windows "borrar-se" logo mal vê uma linha de comandos, é um bocado errada.. alias há certas tarefas administrativas que se fazem melhor através de um .bat para automatizar uma tarefa, em vez de ir pelo GUI normal(só um exemplo)

Se o Linux é mais eficaz e seguro?? Não tenho qualquer dúvida, até tenho um exemplo de um jogo (enemy territory que existe nativo para linux) que no meu PC antigo tinha loadings extremamente lentos e uma frame rate terrível no Windows XP.. em linux fazia o loading instantaneamente e tinha um frame rate bem melhor ... se houvessem mais jogos nativos para linux certamente isto aconteceria em mais casos.

Também já levei isto para o off-topic :D , gosto do Windows e neste momento acho o Windows XP estável e seguro o suficiente.. não vejo motivos para mudar para o Vista já.. tenho que voltar a mexer no linux porque é bom saber um bocado de tudo.

Só uma opinião.

Cumps.

9. flak

flak Power Member

Eu faço um uso muito funcional do Windows, themes desligados, system restore desligado, serviço de indexação desligado, etc.. nestes anos de utilização do XP, aprendi a tweakar o Windows à minha maneira, desligar os serviços desnecessários, tirar a trampa toda que o XP trás etc.. acho que posso dizer que tenho um conhecimento bastante bom do XP, muito por culpa do tal bichinho da informática que referes, que sempre tive; e também ganhei outro tipo de conhecimentos devido ao trabalho que fiz em part-time, gestão de uma rede muito simples de poucos computadores, em ambiente Windows.

Creio que até certo ponto, sou eu que controlo o Windows e não ele que me controla a mim. É óbvio que não tem comparação com qualquer distro de Linux, onde podes alterar tudo ao teu gosto, tens o código-fonte disponível, etc.. ou ainda outros SO's mais hardcore (dos quais tenho conhecimento nulo tbh) onde tem tudo de ser feito à unha.

Com o Windows Vista, a minha primeira impressão foi que o cerco está a ser apertado, achei extremamente intrusivo, o UAC, o DRM, etc.. parece que está a haver um excesso de tentativa de controlo do user, mas acredito que seja principalmente por causa daquilo que vemos maioritariamente hoje em dia, quando vamos a casa do vizinho que diz que está com um problema no computador e tem aquilo cheio de vírus e spyware lol..

Acho que o Vista é mais fechado que o XP precisamente para dar maior segurança aos users que são menos cuidadosos ou têm menos conhecimentos. Pessoalmente espero daqui a 1 ano já conseguir ter o Windows Vista configurado como tenho o meu XP agora, com total liberdade para a utilização que lhe dou.

Quanto à questão de ficar tão habituado ao Windows, que posso forçosamente ter que o utilizar.. well.. acredita que eu preferia que tudo o que eu posso/preciso de fazer no Windows pudesse fazer em Linux também; e espero sinceramente que esse seja o caminho a seguir pela maior parte das companhias de software.

Aos poucos os progressos começam a surgir, a Adobe lançou o Flash Player 9 pra Linux, e na futura Creative Suite 3 os programas foram todos passados para Universal Binary, por forma a garantir maior compatibilidade/performance nos MacIntel e com um aumento muito significativo de performance no Windows também (a beta do Photoshop CS3 é mais rápida que qualquer das últimas 3 versões do Photoshop); esta passagem para UB leva-me a pensar se uma versão Linux não estará nos horizontes da Adobe, o que seria óptimo, e tenho a certeza que muitas companhias iriam seguir o exemplo.

Quanto aos jogos, está complicado, infelizmente poucos developers seguem o exemplo da EPIC (quanto a mim o melhor developer de videogames, em qualquer plataforma), que faz sempre uma versão Linux dos produtos deles, e ainda este ano aí estará o UT3 a bombar ;)

Mas pronto, esta conversa tá mto batida, todos os dias alguém aparece a dizer que gostaria de ver isto ou aquilo a correr no Linux :lol: o que eu quero dizer com isto é que eu acho que se um dia o Linux me der aquilo que o Windows me dá não terei problemas em mudar imediatamente, pois estou consciente que tenho muito mais controlo sobre o SO do que no Windows.

Cumps,

flak

10. xupetas

xupetas Banido

ps: o meu so de eleição não é linux... é hpux :berlusca:

11. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Windows 2000/2003 não possui o eye candy do xp ou vista, portanto acho que é errado falar em OS pipi...
    Acho também que estas a generalizar ao dizeres que para nós é apenas limpar spyware etc etc...

Acho que vês as coisas de uma forma não muito correcta e bastante comum em forums, que é miudos a instalarem win2003 em celerons ou o que quer que seja, a correr joguinhos e a chamar aquilo de servidores.
    Depois há também aqueles que pensam que é só "next-next-next-done" e daí provem os problemas de segurança, unicamente por não saberem o que fazem. Acho que quem sabe o que está a fazer consegue colocar um servidor tão seguro quanto um a correr linux.
    O OS não tem culpa das maravilhas que o utilizador instala nem das asneiras que faz, ou tão pouco da falta de conhecimento.

Resumindo, acho que generalizas um pouco quando dizes isso, misturas aqueles que não sabem o que fazem com os que percebem minimamente do que estão a fazer, acabando todos por pagar na mesma moeda.

Relativamente a linha de comandos, acho que não assusta, mas também não vejo o interesse de se fazer em linha de comandos o que se pode fazer mais facilmente e rapidamente com um interface.

12. TuxBoss

TuxBoss Power Member

O que dizes até é bastante próximo da realidade, mas...e há sempre um mas.

Achas útil ou normal um OS que supostamente é virado para ambientes de servidor e empresariais virem de origem com coisas como media player, ou browsers de internet ou aplicações/serviços multimédia?

Achas normal ser necessário um ambiente gráfico complexo (e com o tudo o que isso implica em termos de problemas de performance e segurança) nesse mesmo OS?

Epá se tens experiência como aparentas ter num mundo real de utilização desse OS, sabes que é ridículo um OS que com mais de 1 semana de uptime começa a ser quase inutilizável.

O meu problema com o windows (e não falo de ambiente de workstation) é mesmo o facto de tentar passar a imagem de que é um sistema bom e melhor que os outros com base em caracteristicas que são exactamente aquilo que o tornam menos bom.

13. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Calma, eu não digo que windows é melhor, acho que todos eles são bons se quem o está a utilizar souber o que está a fazer.

Isso de ao fim de uma semana começar a ser inutilizavel, não concordo minimamente, ou tenho muita sorte com os servidores em que trabalho. Aliás, até o meu computador em casa ao fim de mais de uma semana ligado é continua completamente operacional. Outro facto que pode ir contra isso é ver a toplist do Project Uptime, em que à frente de Windows só tem SunOS.

Relativamente às aplicações que vêm com o OS, concordo contigo em relação ao windows media player, no entanto também só instala quem quer aquando a instalação do OS. Quanto ao browser, acho que hoje em dia qualquer sistema operativo precisa de um.

Não considero um ambiente gráfico complexo tal como não considero pipi, acho que está muito bom para as funções que representa. Sinceramente prefiro abrir o mmc e facilmente concluir as minhas tarefas do que abrir uma linha de comandos e trabalhar a partir dai, no meu caso é mais pratico e o tempo é importante. Mas são gostos, não critico quem prefere linha de comandos e acho que cada um deve trabalhar com o que se dá melhor, pois no fim o que conta é a produtividade.

14. Evil_Master

Evil_Master Power Member

"Instalar/Remover Componentes do Windows", "msconfig", "services.msc"...etc... Além disso estamos a falar do Vista, não é propriamente desenhado para ambiente servidor, para isso há os Windows Server e por mais "lame" que sejam, acho que nada têm nada a ver com este assunto.

A mim não acontece isso, principalmente com o Vista.

Claro que a MS tenta promover o seu produto o melhor que pode, assim como a Apple e afins, mesmo no mundo do open source, e assim como nós faríamos se fosse nosso. Sim, há sistemas operativos que fazem partes do seu trabalho duma forma que o windows está a anos-luz de alcançar, mas digam o que disserem, o contrário também acontece. Linux, unix e companhia são rápidos e eficazes, mas para permanecerem assim precisam que o utilizador os conheça a fundo, e nem todos os utilizadores têm paxorra pra isso. Além disso, se o windows fosse assim tão mau, não vendia como vende, ainda por cima com estes preços estupidamente elevados e com tanta gente a apregoar que não presta... Sempre que usei open source foi por curiosidade, e lembro-me das noites que perdi para pôr alguns elementos de hardware a funcionar em condições e não estou a ver, por exemplo, o mau pai a fazer o mesmo... Se os construtores de hardware mudassem as políticas, isto podia mudar, mas se parte do meu hardware doméstico não funciona bem/como eu queria (por vezes por falta de conhecimento) em open source, porque raio é que se vai deixar de usar windows? (Pelo menos enquanto tiver licensas MSDN e não tiver que desembolsar €€, depois logo se vê :007: ).

P.S.: É impressionante como uma simples notícia de mais uma falha de segurança por parte da MS dá origem a tanta polémica! :D

15. bruno_eg

bruno_eg Banido

É impressionante como quase todas as dicursões sobre falhas de um SO aparece os fan boys do outro para picar, parece clubismo, já irrita.
    Sobre o tópico, acho que a Microsoft têm falhado nas medidas de segurança durante as suas opções e não percebo porque. Por exemplo: Foi preciso chegar o SP2 do Windows XP para a firewall começar a vir activada por defeito, acho que os ataques a sistemas já existiam a muito mais tempo.
    Agora o UAC, é obvio que precisavam de inventar um sistema que protege-se o utilizador dele própio e dos outros, mas quando tens que escolher entre desactivar o UAC (pra mim a melhor opção) e usa uma coisa extremamente chata que não adiciona quase nada de segurança, acho que perderam uma boa oportunidade.
    Tenho pena, apesar de não ser nada fan da M$, acho que com todo o poderio que têm podia ter tomado outras decisões, esperava mais do Vista e já nem me refiro ao Aero.

Partilhar esta Página