ubunto e joomla

filjoa

Power Member
viva

estou agr a tentar fazer um site com base linux o que para mim nao é de nada o meu forte, dai a vir aqui pedir a vossa ajuda.

entao é o seguinte:
instalei o ubunto server (com tudo o que havia para instalar, LAMP, MAIL, etc) e agr adicionei a consola para me sentir mais em casa (windows).

por o que estive a ler ja tenho aqui o php, apache2 e mysql tudo bem ligadinho entre si, digo eu...

agr saquei a ultima versao do joomla 1.5.10 e descompactei todos os files para a pasta /var/www.

qd faço localhost aparece a pagina de configuraçao e começo a preencher os dados, ate que me da um erro "unable to connect to the database could not connect to mysql" (ja renomiei o file configuration.php-dst para .php)

segundo o que andei por ai a ler na net e tb aqui no forum tem alguma cena a ver com as configuraçoes deste file e de algumas permissoes, mas eu quanto as permissoes ja dei a todos os files contidos em /var/www, agr em relaçao ao file nao faço ideia se tenho de la escrever alguma coisa dentro :s

será que algume me pode dar uma ajuda?

a parte que eu acho importante no file eu tenho assim (de origem):

/* Database Settings */
var $dbtype = 'mysql'; // Normally mysql
var $host = 'localhost'; // This is normally set to localhost
var $user = ''; // MySQL username
var $password = ''; // MySQL password
var $db = ''; // MySQL database name
var $dbprefix = 'jos_'; // Do not change unless you need to!

/* Server Settings */
var $secret = 'FBVtggIk5lAzEU9H'; //Change this to something more secure
var $gzip = '0';
var $error_reporting = '-1';
var $helpurl = 'http://help.joomla.org';
var $xmlrpc_server = '1';
var $ftp_host = '';
var $ftp_port = '';
var $ftp_user = '';
var $ftp_pass = '';
var $ftp_root = '';
var $ftp_enable = '';
var $tmp_path = '/tmp';
var $log_path = '/var/logs';
var $offset = '0';
var $live_site = ''; // Optional, Full url to Joomla install.
var $force_ssl = 0; //Force areas of the site to be SSL ONLY. 0 = None, 1 = Administrator, 2 = Both Site and Administrator
Cumps
 
obrigado pela rapida resposta, mas falaste xines para mim, eu nao fiz nada para alem do que disse ...

dá para me explicares como fazer essas duas cenas?

Cumps
 
Tens de no MySQL cria a base de dados e um user/password.

O melhor é instalares o phpMyAdmin ou um GUI que te permita a manipulação da base de dados
 
Instalaste o phpmyadmin ? Se sim digitas http://127.0.0.1/phpmyadmin e fazes login com os dados que definiste para o utilizador de mysql e crias a tabela facilmente.

Se não, então abres o terminal, digitas mysql -u root -p e depois CREATE DATABASE nomedabasedados;
 
bem a base de dados com o nome "basedados" parece que ja a consegui criar e agr quanto ao user, que devo fazer?

mesmo dp de ter criado a base de dados e ter sacado novamete o joomla acontece o seguinte que eu mostro em screens:



depois deste passo acontece o seguinte onde so da para volta para tras:


se eu renomiar o file configuration.php_dst para .php aparece o seguinte:



como por mais que eu carregue no link, este nao faz nada, vou à directoria onde tenho o joomla "/var/www/" e renomeio a pasta installation e seguidamente qd faço no brower localhost aparece isto:


alguem me consegue ajudar a resolver este problema?

PS: para que os files da pasta /var/www/ fica-sem com permissoes de escrita fiz "chmod 777 *"

Cumps
 
Última edição:
Tens duas opções:

Ou crias um novo utilizar e defines as permissões (dados, estrutura, administração, etc.).
Ou utilizas o utilizador root que já tem permissão para fazer tudo.
 
Back
Topo