Ubunto SO principal

Bazuka

What is folding?
Amigos.. como alguns de voces ja sabem eu instalei o ubunto a pouco tempo ... ate tou gostar disto mas o SO que mais uso é o Windows xp (um pouco por comodidade) ...e o meu problema é que nao percebo nada de programaçao e desde que instalei o ubunto este passou a ser, quando inicio o computador, o SO predefinido ou seja se quero utilizar o windows tenho que esperar sentadinho a espera que me apareça a opçao para escolher o SO .

O que eu gostava era de saber se a alguma maneira de fazer com que o primeiro da lista deixe de ser o ubuntu e passe a ser o windows xp
 
Edita o /boot/grub/grub.conf, procura uma entrada que deve dizer "default 0" e depois coloca "default X", em que "X" é a entrada que queres por defeito (0 para a primeira, 1 para a segunda, etc)...

Isto chega para quando ligares o pc o grub seleccionar sempre a entrada correspondente ao xp, se queres mesmo alterar a ordem é pores o bloco correspondente ao xp (algo parecido com o k pus em baixo) em cima dos restantes blocos, cada um correspondente a uma entrada no grub. Cada bloco começa com "title=" portanto é fácil de distinguir :P

Código:
title=Windows Xp Professional SP2
rootnoverify (hd0,3)
makeactive
chainloader +1
 
na pasta grub os unicos ficheiros k me aparecem sao
default
device.map
e2fs_stage1_5
fat_stage1_5
jfs_stage1_5
menu.lst
minix_stage1_5
reiserfs_stage1_5
stage1
stage2
xfs_stage1_5

os unicos k consigo abrir sao o device.map e o menu.lst
e o unico k tem alguma coisa parecida com aquilo k me disseste é o menu.lst
...o problema é k kuando tento gravar as alteraçoes ele nao me deixa

Alguma soluçao para isto??????
 
como já referi no post anterior, tens que o fazer como 'root' ou, se isso não for possível, com o 'sudo' (eu só o sei fazer como 'root', e acho que no Ubuntu só dá com o 'sudo').

se tiveres password de 'root' faz o login com esse utilizador e edita o ficheiro (ou então usa o 'su' na consola).
 
como já referi no post anterior, tens que o fazer como 'root' ou, se isso não for possível, com o 'sudo' (eu só o sei fazer como 'root', e acho que no Ubuntu só dá com o 'sudo').

se tiveres password de 'root' faz o login com esse utilizador e edita o ficheiro (ou então usa o 'su' na consola).

tentei fazer login com o utilizador root a password ta certa mas ele diz-me k o administrador nao pode fazer login atravez desse painel
tentei atravez da consola mas os meus conhecimentos ja nao sao o k eram a uns anitos atraz:(... melhor dizendo ja nao me lembro de nada
 
Faz cd até a essa pasta
cd /boot/grub

Depois faz (para criares um backup do ficheiro)
sudo cp menu.lst menu.lst_backup

Por fim, para editar faz
sudo gedit menu.lst

e faz as alterações k foram aconselhadas em cima.

Cuidado k poderás ter uma entrada a mais "vazia" k funciona como separador!

Se não deres conta do recado sozinho, cola o k tens lá no menu.lst k fazemos a mudança. Ou senão vais ao forum do ubuntu e procuras o resto da resolução.
 
Back
Topo