1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubunto SO principal

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Bazuka, 19 de Setembro de 2006. (Respostas: 8; Visualizações: 797)

1. Bazuka

Bazuka What is folding?

Amigos.. como alguns de voces ja sabem eu instalei o ubunto a pouco tempo ... ate tou gostar disto mas o SO que mais uso é o Windows xp (um pouco por comodidade) ...e o meu problema é que nao percebo nada de programaçao e desde que instalei o ubunto este passou a ser, quando inicio o computador, o SO predefinido ou seja se quero utilizar o windows tenho que esperar sentadinho a espera que me apareça a opçao para escolher o SO .

O que eu gostava era de saber se a alguma maneira de fazer com que o primeiro da lista deixe de ser o ubuntu e passe a ser o windows xp

2. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Edita o /boot/grub/grub.conf, procura uma entrada que deve dizer "default 0" e depois coloca "default X", em que "X" é a entrada que queres por defeito (0 para a primeira, 1 para a segunda, etc)...

Isto chega para quando ligares o pc o grub seleccionar sempre a entrada correspondente ao xp, se queres mesmo alterar a ordem é pores o bloco correspondente ao xp (algo parecido com o k pus em baixo) em cima dos restantes blocos, cada um correspondente a uma entrada no grub. Cada bloco começa com "title=" portanto é fácil de distinguir :P

Código:
    title=Windows Xp Professional SP2
    rootnoverify (hd0,3)
    makeactive
    chainloader +1

3. Bazuka

Bazuka What is folding?

na pasta grub os unicos ficheiros k me aparecem sao
    device.map
    e2fs_stage1_5
    fat_stage1_5
    jfs_stage1_5
    menu.lst
    minix_stage1_5
    reiserfs_stage1_5
    stage1
    stage2
    xfs_stage1_5

os unicos k consigo abrir sao o device.map e o menu.lst
    e o unico k tem alguma coisa parecida com aquilo k me disseste é o menu.lst
    ...o problema é k kuando tento gravar as alteraçoes ele nao me deixa

Alguma soluçao para isto??????

4. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

edita o ficheiro "menu.lst", da forma que o El_UnO dissse.

tens que o editar como root para poderes guardar as alterações.

5. Bazuka

Bazuka What is folding?

desculpa a minha ignorancia mas como é k eu o edito como root

Última edição: 19 de Setembro de 2006
  6. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

como já referi no post anterior, tens que o fazer como 'root' ou, se isso não for possível, com o 'sudo' (eu só o sei fazer como 'root', e acho que no Ubuntu só dá com o 'sudo').

se tiveres password de 'root' faz o login com esse utilizador e edita o ficheiro (ou então usa o 'su' na consola).

7. Bazuka

Bazuka What is folding?

tentei fazer login com o utilizador root a password ta certa mas ele diz-me k o administrador nao pode fazer login atravez desse painel
    tentei atravez da consola mas os meus conhecimentos ja nao sao o k eram a uns anitos atraz:(... melhor dizendo ja nao me lembro de nada

8. Twilight

Twilight Power Member

Faz cd até a essa pasta
    cd /boot/grub

Depois faz (para criares um backup do ficheiro)
    sudo cp menu.lst menu.lst_backup

Por fim, para editar faz
    sudo gedit menu.lst

e faz as alterações k foram aconselhadas em cima.

Cuidado k poderás ter uma entrada a mais "vazia" k funciona como separador!

Se não deres conta do recado sozinho, cola o k tens lá no menu.lst k fazemos a mudança. Ou senão vais ao forum do ubuntu e procuras o resto da resolução.

9. Bazuka

Bazuka What is folding?

Obrigado a todos

ja ta tudo resolvido

Última edição: 19 de Setembro de 2006

Partilhar esta Página