Ubuntu 10.04 LTS: Lucid Lynx

Para mim o processo de confirguração do eduroam é tão fácil no win7 como no ubuntu! O grande problema é que as univs não sabem disponibilizar guias em condições e algumas ao invés de colocarem no guia o processo mais óbvio não, põe-se a pedir para instalar aplicações de autenticação e mais não sei o quê! :P

para acabar com o ot sobre as redes wireless, não queres fazer um guia?
 
Infelizmente as configurações de rede mudam de univ para univ... Na Ualg e no IST usam WPA enterprise + PEAP mas noutras usam WEP dinâmico que era o usado no antigo e-U.

Para windows uso estas configurações:


Em linux uso algo parecido a isto. Os novos NM's são um pouco diferentes mas dá para perceber através deste guia o que fazer.

Para quem já ficou farto do network manager (se bem que esta última versão está francamente boa) têm sempre o wicd ;)
 
Última edição:
Hoje decidi dar uma oportunidade ao Ubuntu mais a sério. Antes tinha o Windows Vista no portátil como host, e o Ubuntu 9.xx em máquina virtual. Como reparei que muitas das aplicações que estou a usar (e irei usar), já existem nativamente em Linux, decidi mudar.

Sem problemas a instalação de raiz do Ubuntu no meu portátil.
 
Está muito bom o 10.04 mas continuam os problemas (básicos) com o NetworkManager do Gnome » com vários APs, a ligação wifi está constantemente a cair. Como não testam estas coisas? O mais ridículo é que este bug já vem de há muitas versões para cá.

Até um simples HTC ou iPhone fazem bem estes saltos de AP por software sem cair a ligação!
 
Infelizmente as configurações de rede mudam de univ para univ... Na Ualg e no IST usam WPA enterprise + PEAP mas noutras usam WEP dinâmico que era o usado no antigo e-U.

Para windows uso estas configurações:


Em linux uso algo parecido a isto. Os novos NM's são um pouco diferentes mas dá para perceber através deste guia o que fazer.

Para quem já ficou farto do network manager (se bem que esta última versão está francamente boa) têm sempre o wicd ;)

às vezes o grande problema é este, o pessoal anda meio perdido e tenta configurações das outras universidades
para a FCTUC é esta: Eduroam FCTUC
 
Está muito bom o 10.04 mas continuam os problemas (básicos) com o NetworkManager do Gnome » com vários APs, a ligação wifi está constantemente a cair. Como não testam estas coisas? O mais ridículo é que este bug já vem de há muitas versões para cá.

Até um simples HTC ou iPhone fazem bem estes saltos de AP por software sem cair a ligação!

De facto é um pouco lamentável. Felizmente não tenho necessidade de usar muito redes wireless.

Uso por vezes a Eduroam configurada de acordo com as indicações do IST, e a ligação aguenta-se durante, quanto muito tempo 5 min. Depois é praticamente impossível voltar a ligar sem fazer restart. Recordo-me deste problema desde o Ubuntu 9.xx, quando comecei a utilizá-lo.
 
De facto é um pouco lamentável. Felizmente não tenho necessidade de usar muito redes wireless.

Uso por vezes a Eduroam configurada de acordo com as indicações do IST, e a ligação aguenta-se durante, quanto muito tempo 5 min. Depois é praticamente impossível voltar a ligar sem fazer restart. Recordo-me deste problema desde o Ubuntu 9.xx, quando comecei a utilizá-lo.

Eu não percebo eu não tenho esse problema, ás vezes está um dia inteiro sem ir abaixo.
 
A mim só vai abaixo quando os servers da escola vão. E vai tudo o que é pc abaixo, seja pc com windows ou ubuntu (falo da net eduroam).
 
Eu tenho uma Atheros XPTO e até agora nunca tive problemas que vocês descrevem... por acaso tenho um colega que teve problemas com uma Broadcom, em que o SO encravava enquanto fazia loading. Ele resolveu o problema pegando na source do kernel mais actual, e editando umas opções referentes às placas wireless.
 
Boas

Eu fiz um "fresh install" para o 10.04 do Kubuntu (já usava antes) e digo que está muito mais rapido.
Muito satisfeito até agora.
 
Boas.

Tenho o Lucid Lynx instalado em 2 portáteis, 1 com dual boot com o Windows 7 e outro num portátil mais fraquinho.. em ambos os casos funciona tudo bastante bem, fluido, rapido, acessivel a users basicos de distribuições Linux.

Gostava apenas de colocar 1 questão:

Depois da ultima actualização ao Lucid Lynx fiquei no Grub com 2 linhas a mais.. gostava de as remover para não estarem a fazer confusão ali.
Instalei o StartupManager mas não permite apagar linhas, apenas permite pré-definir o sistema que vai arrancar..

Conseguem ajudar?

Cpts,
Topas
 
Depois da ultima actualização ao Lucid Lynx fiquei no Grub com 2 linhas a mais.. gostava de as remover para não estarem a fazer confusão ali.
Instalei o StartupManager mas não permite apagar linhas, apenas permite pré-definir o sistema que vai arrancar..

Isso acontece porque ficaste com 2 versões do kernel.
O Ubuntu Tweak ajuda-te a remover o kernel antigo e limpa-te essa entrada do grub automaticamente.
 
eu estou a gostar muito deste novo ubuntu :)...mas o que me chateia imenso...é o grub 2 :p...nunca consegui restaurar depois de instalar o windows :S
 
Back
Topo