Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat

Queria dar uma nova oportunidade ao ubuntu, no entanto, tenho 400gb de informação no portátil que não posso perder. Tenho ainda bastante espaço livre, daria para criar uma partição sem que esta afecte o espaço com informação? Ter uns 10 gb para ubuntu, para ir testando e me ir ambientando. Há maneira? Obrigado
 
Por acaso devia experimentar também o Kubuntu 10.10 (mas não sei porquê cheira-me que para variar não me vou atinar com KDE). O Ubuntu 10.10 já o tenho no meu Desktop desde umas duas semanas depois da beta e está muito nice ;)
 
Sou novo a usar o Linux. Instalei no meu portatil mas não tenho informações relativas a minha bateria nem aquelas opções do botão FN que no windows tinha. É um toshiba a200.
Vou ter de instalar drives?

Tenho um ASUS EeePC 1005P e algumas funções do FN estão activas (brilho do ecrã, p.ex.). Outras tenho de configurar na opção de configuração de atalhos no teclado.
 
Eu tentei instalar o Ubuntu 10.10 no meu portatil LG mas fiquei sem som, nao consegui aceder a internet, enfim uma serie de funcionalidades (hardware) que deixaram de funcionar, voltei à velha versão 9.04 que ainda não me deixou ficar mal
 
Queria dar uma nova oportunidade ao ubuntu, no entanto, tenho 400gb de informação no portátil que não posso perder. Tenho ainda bastante espaço livre, daria para criar uma partição sem que esta afecte o espaço com informação? Ter uns 10 gb para ubuntu, para ir testando e me ir ambientando. Há maneira? Obrigado

Eu assusto-me cada vez que leio isto. Se o disco avariar vais perder isso tudo.

Faz um favor a ti mesmo e compra um disco externo e faz backup disso.

Podes testar com o wibi o Ubuntu ou com o CD sem instalar.
A outra opção é sempre através do virtualbox
 
Eu assusto-me cada vez que leio isto. Se o disco avariar vais perder isso tudo.

Faz um favor a ti mesmo e compra um disco externo e faz backup disso.

Podes testar com o wibi o Ubuntu ou com o CD sem instalar.
A outra opção é sempre através do virtualbox

Obrigado pelo conselho. Nem imaginas quantas vezes já não prometi a mim mesmo a compra do disco e o backup... Mas só nos lembramos das coisas quando as perdemos:)
Vou seguir o conselho
 
Obrigado pelo conselho. Nem imaginas quantas vezes já não prometi a mim mesmo a compra do disco e o backup... Mas só nos lembramos das coisas quando as perdemos:)
Vou seguir o conselho
Pois mas lembraste-te que não queres perder esses 400 GB, não esperes que o azar aconteça para depois não conseguires resolver o problema e correres atrás do prejuizo, melhor prevenir que remediar.
Assim como caso o backup ou o principal avariem não fiques à espera para arranjar outro backup.

Complemento a ideia que o metro te deu do wubi ou live cd para experimentares ou então virtualizar.
No próprio site do ubuntu tens agora disponível uma nova forma de brincar com o sistema sem riscos que é através de uma live USB, é uma sessão live mas que com uma pen de 2 GB já te permite reservares espaço para trabalho ou instalação. A vantagem é que ao contrário do live cd que podes instalar aplicações enquanto a memória ram o permitir pois na verdade estes são mantidos em ram, não são guardados em disco, no mesmo ambiente em pen podes reservar espaço para guardar documentos que cries (quer internamente quer externamente ao ubuntu) e aplicações que podes instalar à vontade até ao limite do espaço disponível na pen (mas não tenho a certeza de que em caso de restart sejam mantidos pois é uma sessão live).
Podes também fazer uma instalação a partir do live CD para a pen em vez do disco rígido e ai ficas com o ubuntu como se estivesse instalado no disco mas fica na pen e como não é ambiente live podes fazer o que quiseres só é ligeiramente mais lento por correr da pen mas o sistema resultante é igual, caso queiras fazer isto apenas tens de ter o cuidado de no processo de instalação normal apontar a pen como destino e não o disco e fazer também essa escolha em advanced aquando da instalação do grub para não o fazeres para o disco mas sim para a pen.

EDIT: referi muitas vezes (demasiadas talvez) não disco mas sim pen... foi de propósito pois se não quiseres alterações para o disco tens de ter a certeza que apontas para o outro suporte, no caso a pen.
 
Última edição:
Bem, eu já me fartei daquela versão netbook.
Mudei para a versão desktop e apliquei-lhe umas modificações, que para além de ficar com mais espaço disponível, fiquei com melhor aspecto e funcionalidade.
1 - Instalar namebar.
2 - Colocar a namebar no panel do topo.
3 - Substituir os menus do topo pelo menu alternativo que é apenas um ícone.
4 - Remover a title bar das aplicações quando maximizadas (isto supostamente dava para fazer com o maximus, mas eu não consegui, tive que fazer com o Compiz)
5 - Remover o panel de baixo.
6 - Instalar o docky e pôr em Intelligent Hide.
7 - Colocar todas as aplicações usadas frequentemente no docky.
8 - Instalar Nautilus Elementary
Done.

Resultado:




Agora só me falta pôr a funcionar o multi-touch e configurar melhor o modo de poupança de energia e fica perfeito :D
 
Tenho um ASUS EeePC 1005P e algumas funções do FN estão activas (brilho do ecrã, p.ex.). Outras tenho de configurar na opção de configuração de atalhos no teclado.


Exacto, algumas funcionalidades também tenho.

Queria era que funcionasse o indicador de bateria, coisa que ainda nao arranjei maneira de aparecer e de alterar os modos de desempenho de forma a poupar bateria (Poupança de Energia/Equilibrado/Alto Desempenho).
 
Bem, eu já me fartei daquela versão netbook.
Mudei para a versão desktop e apliquei-lhe umas modificações, que para além de ficar com mais espaço disponível, fiquei com melhor aspecto e funcionalidade.
(...)
Agora só me falta pôr a funcionar o multi-touch e configurar melhor o modo de poupança de energia e fica perfeito :D

Está bastante bom, basicamente o que o Unity mas com bem mais espaço (algo vital num netbook).
Só não posso é com o look default do Chromium hehe, "aconselho" este tema aqui.
 
deixem-me só deixar aqui um link MUITO útil, sob pena de aperceber-me de que só eu é que não conhecia esta nova potencialidade do windows 7 (que, pelos vistos, já foi até herdada do vista): http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/resize-a-partition-for-free-in-windows-vista/

outra coisa: tendo encontrado isto, decidi-me a instalar o ubuntu no meu portátil. trata-se de um computador que, não sendo netbook, é um daqueles portáteis que vêm com processadores de baixo consumo (no caso acho que é um intel core 2 duo SU 7??? de 64 bits), gráfica foleira, sem leitor de CDs, etc. acham que deva experimentar a versão netbook ou desktop? quais são as limitações da versão netbook? perco muito em não ter a versão de 64 bits? (pressuponho que a versão dos netbooks n seja 64 bits, pois não existe a possibilidade de escolher 32/64)
 
Está bastante bom, basicamente o que o Unity mas com bem mais espaço (algo vital num netbook).
Só não posso é com o look default do Chromium hehe, "aconselho" este tema aqui.

E também mais robusto e bug free.
Sinceramente não percebi qual foi a pancada dos gajos com o Unity. Se o objectivo era pôr uma dock, existem tantas docks com todas as capacidades da do Unity e muito superiores e mais configuráveis.
A cena do global menu é que também achei graça (ter os menus da aplicação na barra superior, mac style), mas infelizmente aquilo tem alguns bugs, do tipo não funcionar com aplicações java.
 
deixem-me só deixar aqui um link MUITO útil, sob pena de aperceber-me de que só eu é que não conhecia esta nova potencialidade do windows 7 (que, pelos vistos, já foi até herdada do vista): http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/resize-a-partition-for-free-in-windows-vista/

outra coisa: tendo encontrado isto, decidi-me a instalar o ubuntu no meu portátil. trata-se de um computador que, não sendo netbook, é um daqueles portáteis que vêm com processadores de baixo consumo (no caso acho que é um intel core 2 duo SU 7??? de 64 bits), gráfica foleira, sem leitor de CDs, etc. acham que deva experimentar a versão netbook ou desktop? quais são as limitações da versão netbook? perco muito em não ter a versão de 64 bits? (pressuponho que a versão dos netbooks n seja 64 bits, pois não existe a possibilidade de escolher 32/64)

A questão é qual é o tamanho de ecrã e a resolução? Qualquer coisa que na ordem dos 1280x800/1366x768 usa-se a versão desktop. Só em 1024x600 é que pode valer a pena a versão netbook.
 
E também mais robusto e bug free.
Sinceramente não percebi qual foi a pancada dos gajos com o Unity. Se o objectivo era pôr uma dock, existem tantas docks com todas as capacidades da do Unity e muito superiores e mais configuráveis.
A cena do global menu é que também achei graça (ter os menus da aplicação na barra superior, mac style), mas infelizmente aquilo tem alguns bugs, do tipo não funcionar com aplicações java.

O azar foi o Gnome 3.0 ter sido adiado largos meses. Este Ubuntu já era suposto vir com isso de origem. Em particular, o Gnome Shell que está a ser preparado para o 3.0.

Na minha opinião, desde que o KDE passou para 4.2 que o Gnome, enquanto ambiente full featured, tornou-se um bocado sofrível. A Canonical tem remediado isso com bons tweaks, mas o adiamento do Gnome 3.0 é durinho. Neste momento não trocaria o KDE 4.5 por um Gnome, ainda que tenha Unity do Ubuntu. Neste momento, KDE, apesar dos soluços iniciais da versão 4.x, está a anos luz do Gnome.
 
Na minha opinião, desde que o KDE passou para 4.2 que o Gnome, enquanto ambiente full featured, tornou-se um bocado sofrível. A Canonical tem remediado isso com bons tweaks, mas o adiamento do Gnome 3.0 é durinho. Neste momento não trocaria o KDE 4.5 por um Gnome, ainda que tenha Unity do Ubuntu. Neste momento, KDE, apesar dos soluços iniciais da versão 4.x, está a anos luz do Gnome.

Sinceramente, continuo a preferir de longe o Gnome, não pelo ambiente, mas pelas aplicações.
Um caso em que tenho grandes problemas é o Gestor de Redes, o KNetwork Manager é simplesmente mau. Qualquer rede wireless que tenha uma simples protecção é meio caminho andado para não me conseguir ligar e simplesmente, não consigo encontrar substituto á altura no KDE.

Sim, é possivel instalar aplicações Gnome no KDE, mas a performance sofre bastante com isso.
 
Sim, de facto, o KNetwork Manager precisa de ser melhorado. Mas é uma questão de hábito. Existem apps bastante boas também, mas onde se tem destacado mais nestas últimas versões é nos workspaces. Priceless. :)
 
como está o som neste ubuntu?
quando instalei a Rc ou a anterior, ja nao me lembro, nao consegui instalar os drivers da grafica, fazendo ./ati.blablablablblbla, fiz alguma coisa mal?
 
Back
Topo