Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal)

Status
Fechado a novas mensagens.
Vídeo interessante a falar da Alpha 3: http://www.youtube.com/watch?v=24wxAhviAo8

Vai ser sempre possível usar o Gnome vanilla (apesar de claro eles se estarem a focar no Unity) e até estou a gostar do que vejo apesar de claro mesmo na 11.04 Final ainda não vai estar perfeito só mesmo na 11.10 deve ficar no ponto para depois na 12.04 LTS estar mais do que aprovado :P
 
Já saiu a beta: http://www.ubuntu.com/testing/natty/beta

Um vídeo demonstrativo para quem ainda não conhece as novidades: http://www.youtube.com/watch?v=kkFv5jwbNq8

Tenho de admitir, gostei do que vi. O Unity faz-me torcer o nariz, mas não tanto como o Gnome 3, por isso talvez ainda o instale para ver realmente como é. Também me sinto tentado a dizer que o Ubuntu parece agora uma compilação de tudo o que é bom de outros sistemas operativos, mas não sei se isso é bom se é mau.
 
Está a seguir o seu próprio caminho :)
Continuo a apoiar a Canonical, depois de tudo o que fez pelo mundo tux, tem o meu apoio (quase) incondicional.
 
Está a seguir o seu próprio caminho :)
Continuo a apoiar a Canonical, depois de tudo o que fez pelo mundo tux, tem o meu apoio (quase) incondicional.

De uma perspectiva muito diferente da dos utilizadores posso-te testemunhar em primeira mão, que os developers da Canonical, sobretudo a malta do Projecto Ayatana tem sido bestial, nunca fiquei com um email por responder, ou com uma pergunta por responder. Num projecto em que trabalho para a openSUSE que está intimamente ligado à Canonical (estou a implementar algum software deles), foram tipos bestiais.

Deixo também o meu alerta para que muito do que a imprensa, nomeadamente certos opinion makers que por aí andam é completamente aberrante, e sou contra as campanhas anti-Canonical. Embora esteja ligado a outra distribuição, é bom saber que os utilizadores de Ubuntu estão acima do que a imprensa publica sobre eles, que nem sempre faz juz ao seu trabalho. Eles optaram por seguir um caminho de diferenciação, acho que vão ter algum sucesso, e desejo-lhes tudo de bom.
 
Eu tenho a rolar em VM. A ver se passo primeiro para o meu Desktop velho que está com o 10.10 neste momento e depois quiçá meter em Dual Boot com o Windows 7 no meu Laptop.

Tenho de admitir, gostei do que vi. O Unity faz-me torcer o nariz, mas não tanto como o Gnome 3, por isso talvez ainda o instale para ver realmente como é. Também me sinto tentado a dizer que o Ubuntu parece agora uma compilação de tudo o que é bom de outros sistemas operativos, mas não sei se isso é bom se é mau.
A mim também se passa o mesmo. O Unity é um tweak ao GNOME normal e apesar de ter uns novos conceitos e adaptação no fundo o paradigma de Desktop convencional mantém-se minimamente inalterado. Já o GNOME Shell do GNOME 3 quebra muito mais com o paradigma pre-existente pelo que acaba por ser muito mais difícil a adaptação, bem como o risco para a equipa do GNOME.
 
Última edição:
Estou a usar a beta do Ubuntu x64 desde ontem, e confesso que começo a perceber melhor a lógica do Unity, em que os menus das aplicações aparecem no menu superior. Aquilo até funciona bem mas é pouco configurável. Ou então sou eu que não sei fazê-lo.

Por exemplo, acho um pouco redutor que não possa adicionar ou remover items ao painel superior. O painel lateral deveria poder ser configurado também, em termos de largura.

Um ponto positivo do Unity é que por exemplo na procura de ficehiros ou aplicações é quase instantânea.

Actualmente faço login na sessão clássica do Ubuntu (Gnome) e não me apercebo de qualquer problema. Creio até que os problemas do software manager que a versão 10.10 tem, desapareceram.

So far, so good.
 
Sim existe realmente uma grande falta de configurabilidade. Por exemplo... preferia que quando fizesse maximizar uma janela aparecesse sempre a barra lateral do Unity, ou que a barra não se escondesse por passar uma janela lá ao pé. Mas não encontrei qualquer opção para fazer isso.

Ao que parece nesta versão estão apenas preocupados em tornar aquilo utilizável e não vão permitir grande configuração. Espero que depois no 11.10 já permitam mudar umas coisinhas :P
 
A questão é que eu já uso Unity desde a netbook remix do 10.04, se não estou em erro, e a nível de interface não mudou quase nada. Mudou talvez a nível de desempenho. E é irritante ter que passar o cursor do rato por cima do logo do menu para abrir a barra lateral. E por vezes aquilo fica ali abre-não-abre.

E já reparei que o banshee dá barraca quando há actividade intensa no disco. Por exemplo quando estou a copiar ou mover ficheiros, o som é distorcido e só consigo resolver o problema fechando (terminando o processo). Até porque o banshee não dá para fechar. Se escolher a opção fechar, ele vai parar à tray do som e a música continua a tocar. O Rhythmbox se se fizesse fechar no menu file, fechava completamente.
 
Sim. Mas penso que o foco foi mesmo esse. Tornar isto utilizável por uma audiência maior. Mas aquelas 2 opções que eu disse acho que faziam imensa falta. Essas e talvez poder meter a barra do Unity em qualquer um dos lados do ecrã.
 
Por exemplo... preferia que quando fizesse maximizar uma janela aparecesse sempre a barra lateral do Unity, ou que a barra não se escondesse por passar uma janela lá ao pé. Mas não encontrei qualquer opção para fazer isso.

Instala o "Compiz Advanced Settings", lá no menu "Ubuntu Ubity Plugin" tens a opção "Hide Launcher" e podes mudar para nunca se esconder.
 
Nice! Depois testo isso... nunca pensei que estivesse escondido nesse painel (até o costumo instalar sempre).
Mas pronto de resto, tal como já disse, o Unity parece-me uma boa aposta de diferenciação. Só acho mal se no 11.10 deixe de haver opção de Desktop Classic (que ao que parece são as intenções actuais) mas que mesmo sem a opção de origem de mudar para GNOME normal no login screen deve haver workarounds para forçar a usar o GNOME que fica debaixo do Unity sem que este seja carregado, ou estarei a pensar mal?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo