1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal)

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por muddymind, 17 de Agosto de 2010. (Respostas: 306; Visualizações: 31831)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Cabritz

    Cabritz Power Member

    Passam para o alfabeto japonês :p
     
  2. maclion

    maclion Power Member

    alguém conseguiu instalar o Natty Narwhal?
     
  3. José Alberto

    José Alberto Power Member

    Se for possível pura e simplesmente "desligar" a barra é o que vou fazer no futuro.
     
  4. petersaints

    petersaints Power Member

    Vídeo interessante a falar da Alpha 3: http://www.youtube.com/watch?v=24wxAhviAo8

    Vai ser sempre possível usar o Gnome vanilla (apesar de claro eles se estarem a focar no Unity) e até estou a gostar do que vejo apesar de claro mesmo na 11.04 Final ainda não vai estar perfeito só mesmo na 11.10 deve ficar no ponto para depois na 12.04 LTS estar mais do que aprovado :P
     
  5. PapiMigas

    PapiMigas Power Member

    Caramba, isso é que são planos a LTS! :D
     
  6. petersaints

    petersaints Power Member

  7. Gato Preto

    Gato Preto Moderador Felino

    Tenho de admitir, gostei do que vi. O Unity faz-me torcer o nariz, mas não tanto como o Gnome 3, por isso talvez ainda o instale para ver realmente como é. Também me sinto tentado a dizer que o Ubuntu parece agora uma compilação de tudo o que é bom de outros sistemas operativos, mas não sei se isso é bom se é mau.
     
  8. PapiMigas

    PapiMigas Power Member

    Está a seguir o seu próprio caminho :)
    Continuo a apoiar a Canonical, depois de tudo o que fez pelo mundo tux, tem o meu apoio (quase) incondicional.
     
  9. Ketheriel

    Ketheriel Power Member

    De uma perspectiva muito diferente da dos utilizadores posso-te testemunhar em primeira mão, que os developers da Canonical, sobretudo a malta do Projecto Ayatana tem sido bestial, nunca fiquei com um email por responder, ou com uma pergunta por responder. Num projecto em que trabalho para a openSUSE que está intimamente ligado à Canonical (estou a implementar algum software deles), foram tipos bestiais.

    Deixo também o meu alerta para que muito do que a imprensa, nomeadamente certos opinion makers que por aí andam é completamente aberrante, e sou contra as campanhas anti-Canonical. Embora esteja ligado a outra distribuição, é bom saber que os utilizadores de Ubuntu estão acima do que a imprensa publica sobre eles, que nem sempre faz juz ao seu trabalho. Eles optaram por seguir um caminho de diferenciação, acho que vão ter algum sucesso, e desejo-lhes tudo de bom.
     
  10. kronozord

    kronozord Suspenso

    Existe algum servidor do beta em PT? É que o download pela pagina oficial está pela hora da morte...
     
  11. kronozord

    kronozord Suspenso

    Última edição: 1 de Abril de 2011
  12. PapiMigas

    PapiMigas Power Member

    Já está a rolar no eeePC (1005) :P e custa a adaptar mas rola bem!
     
  13. petersaints

    petersaints Power Member

    Eu tenho a rolar em VM. A ver se passo primeiro para o meu Desktop velho que está com o 10.10 neste momento e depois quiçá meter em Dual Boot com o Windows 7 no meu Laptop.

    A mim também se passa o mesmo. O Unity é um tweak ao GNOME normal e apesar de ter uns novos conceitos e adaptação no fundo o paradigma de Desktop convencional mantém-se minimamente inalterado. Já o GNOME Shell do GNOME 3 quebra muito mais com o paradigma pre-existente pelo que acaba por ser muito mais difícil a adaptação, bem como o risco para a equipa do GNOME.
     
    Última edição: 3 de Abril de 2011
  14. Estou a usar a beta do Ubuntu x64 desde ontem, e confesso que começo a perceber melhor a lógica do Unity, em que os menus das aplicações aparecem no menu superior. Aquilo até funciona bem mas é pouco configurável. Ou então sou eu que não sei fazê-lo.

    Por exemplo, acho um pouco redutor que não possa adicionar ou remover items ao painel superior. O painel lateral deveria poder ser configurado também, em termos de largura.

    Um ponto positivo do Unity é que por exemplo na procura de ficehiros ou aplicações é quase instantânea.

    Actualmente faço login na sessão clássica do Ubuntu (Gnome) e não me apercebo de qualquer problema. Creio até que os problemas do software manager que a versão 10.10 tem, desapareceram.

    So far, so good.
     
  15. petersaints

    petersaints Power Member

    Sim existe realmente uma grande falta de configurabilidade. Por exemplo... preferia que quando fizesse maximizar uma janela aparecesse sempre a barra lateral do Unity, ou que a barra não se escondesse por passar uma janela lá ao pé. Mas não encontrei qualquer opção para fazer isso.

    Ao que parece nesta versão estão apenas preocupados em tornar aquilo utilizável e não vão permitir grande configuração. Espero que depois no 11.10 já permitam mudar umas coisinhas :P
     
  16. A questão é que eu já uso Unity desde a netbook remix do 10.04, se não estou em erro, e a nível de interface não mudou quase nada. Mudou talvez a nível de desempenho. E é irritante ter que passar o cursor do rato por cima do logo do menu para abrir a barra lateral. E por vezes aquilo fica ali abre-não-abre.

    E já reparei que o banshee dá barraca quando há actividade intensa no disco. Por exemplo quando estou a copiar ou mover ficheiros, o som é distorcido e só consigo resolver o problema fechando (terminando o processo). Até porque o banshee não dá para fechar. Se escolher a opção fechar, ele vai parar à tray do som e a música continua a tocar. O Rhythmbox se se fizesse fechar no menu file, fechava completamente.
     
  17. petersaints

    petersaints Power Member

    Sim. Mas penso que o foco foi mesmo esse. Tornar isto utilizável por uma audiência maior. Mas aquelas 2 opções que eu disse acho que faziam imensa falta. Essas e talvez poder meter a barra do Unity em qualquer um dos lados do ecrã.
     
  18. Psyke89

    Psyke89 Power Member

    Instala o "Compiz Advanced Settings", lá no menu "Ubuntu Ubity Plugin" tens a opção "Hide Launcher" e podes mudar para nunca se esconder.
     
  19. petersaints

    petersaints Power Member

    Nice! Depois testo isso... nunca pensei que estivesse escondido nesse painel (até o costumo instalar sempre).
    Mas pronto de resto, tal como já disse, o Unity parece-me uma boa aposta de diferenciação. Só acho mal se no 11.10 deixe de haver opção de Desktop Classic (que ao que parece são as intenções actuais) mas que mesmo sem a opção de origem de mudar para GNOME normal no login screen deve haver workarounds para forçar a usar o GNOME que fica debaixo do Unity sem que este seja carregado, ou estarei a pensar mal?
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.