Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal)

Status
Fechado a novas mensagens.
Só acho mal é esta mania irritante das docks! Sempre odiei o Mac OS por isso e agora é windows com aquela taskbar que mais se parece com uma dock (sei que dá para colocar como antes), o gnome 3 com aquela shell manhosa e agora o unity.

Nunca me habituei a docks e digam o que disserem a produtividade para quem trabalha com muitas janelas (algumas delas processos do mesmo programa) é gravemente prejudicada. E o que é que tem sido feito para melhorar esse aspecto? nada! Vamos lá por docks em todo o lado! E que tal experimentar outras formas de gestão de multiplas janelas de forma mais intuitiva? Aliás, porque continuamos com as malditas janelas? A janela é um conceito já com cabelos brancos e foi explorada até ao limite! Porque não procurar outros conceitos realmente inovadores?

Depois há o ponto que de diferenciação é que isto não tem nada... Será assim tão difícil verem que foram buscar conceitos a torto e a direito ao Mac OS? Aliás, pegamos na primeira versão do Mac OS X e vamos ver que a interface é praticamente igual! Onde é que vêm inovação nisso? Raios! Onde é que conseguem ver diferenciação? Eu não vejo nenhuma - apenas reciclagem de conceitos mais do que batidos e inovação = 0! Se ainda fossem pegar em bons exemplos de usabilidade mas nem isso pois o Mac OS têm graves defeitos de usabilidade (os quais não vou entrar em explicação por ser muito OT).

Depois para agravar tudo isto temos uma rigidez sem precedentes... É incrivelmente difícil alterar/customizar seja o que for! Isto é talvez um dos erros mais graves de todos - forçar o utilizador a adoptar um workflow que não é o dele.

Pode haver quem goste mas quem não gosta começa a ficar tramado pois estamos a ver uma convergência parva e completamente desprovida de bom senso para um estilo iniciado pela apple - é moda, é bonito, tem florzinhas e faz efeitos abixanados... Não sou contra que se testem este tipo de interfaces mas agora estarem a forçar é outra história.

Felizmente temos outras alternativas que adoptam uma postura mais ponderada - evoluir mas não dar um salto abismal para um paradigma que não seja efectivamente vantajoso e inovador! Infelizmente nunca me senti natural no kde mas já encontrei algumas soluções minimalistas que mesmo usando docks ou congéneres conseguem proporcionar um workflow interessante tal como o openbox e e17. E claro que ainda temos as clássicas xfce e lxde que cada vez mais se mostram mais atractivas pela sua tendencia mais conservadora.

Enfim, foi um pequeno desabafo desta minha revolta contra as docks :P
 
Revolução está a acontecer com o Xubuntu 11.04 beta. Fiquei agradavelmente surpreendido com o Xfce 4.8. Bem vistas as coisas, não tem um interface muito diferente do Unity, mas muito mais configurável que este. Tem o painel superior como habitualmente, mas ao contrário do Unity, podemos adicionar ou remover itens. Depois, ao fundo tem um painel autohide, semelhante ao lateral do Unity, mas que funciona melhor. E tudo parece mais fluído que no Unity.
 
Eu quando falo de diferenciação é ao nível de outras distros Linux. Porque sim... o Ubuntu está rapidamente a tornar-se o Mac OS X dos pobres :P

Sir das Duzias, o Xubuntu na beta está assim certo?
 
Eu quando falo de diferenciação é ao nível de outras distros Linux. Porque sim... o Ubuntu está rapidamente a tornar-se o Mac OS X dos pobres :P

Sir das Duzias, o Xubuntu na beta está assim certo?

Exacto. Está bonitinho. Aquele painel inferior é configurável e é autohide por defeito.

A questão que eu já lancei era esta de me parecer que houve um claro retrocesso no Ubuntu. Até o Xfce que em regra é menos configurável que Gnome ou Kde, se tornou mais configurável que o Unity.
 
Pois. Uma coisa é ter um default engraçado que agrade a uma bom número de pessoas por ser moderno e funcional, no entanto, deveriam sempre ter algumas opções para personalizar o comportamento e localização das coisas.
 
Mas realmente o Xfce pode ser uma boa opção para a malta mais oldschool e que não se adapte às mordenices do Gnome 3 e Unity. Eu da última vez que usei apesar de não ser tão completo como o GNOME dava bem para o uso no dia a dia.
 
Ubuntu 11.04 May Default To Classic GNOME Desktop

When Mark Shuttleworth and co announced last year that Ubuntu 11.04 would deploy a Canonical-developed Unity desktop environment instead of the GNOME 3.0 Shell or the classic GNOME2 desktop, many users were concerned by this move with Unity on Ubuntu Netbook not even being in great shape, etc. Concerns over Unity by default in Ubuntu 11.04 have only grown with the Unity interface in Ubuntu 11.04 Beta still being sluggish and broken in areas. Now it looks like Canonical may default Ubuntu 11.04 to using the classic desktop.

Today's Technical Board meeting notes are interesting this time around. "* Classic Gnome Desktop by default (dmandell) * Action: rickspencer3 will bring up the state of unity on the -desktop list for public review and discussion"

It looks like the state of Unity will now be brought up for public mailing list discussion to review and discuss the possibilities, as in providing a classic GNOME desktop by default in the next release. Ubuntu 11.04 is due for release just later this month so it would really be a last-minute major change that provides a completely different user experience.

fonte

Mas que valente tiro no pé :facepalm:

De certa forma posso confessar que até gostei da notícia :-D
 
Não acho que seja um tiro no pé... adoptaram uma estratégia, receberam um feedback negativo, alteraram os planos. É sinal que ouvem a comunidade :) (que apontou a ainda imaturidade do Unity).
 
Nunca experimentei o Unity, apesar do feedback negativo que tem estado a receber, acho que é de louvar esta atitude da Canonical em diversificar e tentar massificar o desktop Linux pois distros que apenas fazem uma compilação do software existente já existe aos montes.
 
Não acho que seja um tiro no pé... adoptaram uma estratégia, receberam um feedback negativo, alteraram os planos. É sinal que ouvem a comunidade :) (que apontou a ainda imaturidade do Unity).

É tiro no pé andarem a evangelizar o unity e inclusive terem guerras com a equipa do gnome e depois não conseguem terminar a tempo e possivelmente vão ter de reverter para o gnome classic à última da hora.
 
É tiro no pé andarem a evangelizar o unity e inclusive terem guerras com a equipa do gnome e depois não conseguem terminar a tempo e possivelmente vão ter de reverter para o gnome classic à última da hora.

Pois. Só Deus sabe, mas se a Canonical não tivesse tido esta "querela" com o Gnome, talvez o Gnome 3 fosse melhor e o Ubuntu não tivesse destes problemas.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo