1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal)

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por muddymind, 17 de Agosto de 2010. (Respostas: 306; Visualizações: 31804)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Só acho mal é esta mania irritante das docks! Sempre odiei o Mac OS por isso e agora é windows com aquela taskbar que mais se parece com uma dock (sei que dá para colocar como antes), o gnome 3 com aquela shell manhosa e agora o unity.

    Nunca me habituei a docks e digam o que disserem a produtividade para quem trabalha com muitas janelas (algumas delas processos do mesmo programa) é gravemente prejudicada. E o que é que tem sido feito para melhorar esse aspecto? nada! Vamos lá por docks em todo o lado! E que tal experimentar outras formas de gestão de multiplas janelas de forma mais intuitiva? Aliás, porque continuamos com as malditas janelas? A janela é um conceito já com cabelos brancos e foi explorada até ao limite! Porque não procurar outros conceitos realmente inovadores?

    Depois há o ponto que de diferenciação é que isto não tem nada... Será assim tão difícil verem que foram buscar conceitos a torto e a direito ao Mac OS? Aliás, pegamos na primeira versão do Mac OS X e vamos ver que a interface é praticamente igual! Onde é que vêm inovação nisso? Raios! Onde é que conseguem ver diferenciação? Eu não vejo nenhuma - apenas reciclagem de conceitos mais do que batidos e inovação = 0! Se ainda fossem pegar em bons exemplos de usabilidade mas nem isso pois o Mac OS têm graves defeitos de usabilidade (os quais não vou entrar em explicação por ser muito OT).

    Depois para agravar tudo isto temos uma rigidez sem precedentes... É incrivelmente difícil alterar/customizar seja o que for! Isto é talvez um dos erros mais graves de todos - forçar o utilizador a adoptar um workflow que não é o dele.

    Pode haver quem goste mas quem não gosta começa a ficar tramado pois estamos a ver uma convergência parva e completamente desprovida de bom senso para um estilo iniciado pela apple - é moda, é bonito, tem florzinhas e faz efeitos abixanados... Não sou contra que se testem este tipo de interfaces mas agora estarem a forçar é outra história.

    Felizmente temos outras alternativas que adoptam uma postura mais ponderada - evoluir mas não dar um salto abismal para um paradigma que não seja efectivamente vantajoso e inovador! Infelizmente nunca me senti natural no kde mas já encontrei algumas soluções minimalistas que mesmo usando docks ou congéneres conseguem proporcionar um workflow interessante tal como o openbox e e17. E claro que ainda temos as clássicas xfce e lxde que cada vez mais se mostram mais atractivas pela sua tendencia mais conservadora.

    Enfim, foi um pequeno desabafo desta minha revolta contra as docks :P
     
  2. Revolução está a acontecer com o Xubuntu 11.04 beta. Fiquei agradavelmente surpreendido com o Xfce 4.8. Bem vistas as coisas, não tem um interface muito diferente do Unity, mas muito mais configurável que este. Tem o painel superior como habitualmente, mas ao contrário do Unity, podemos adicionar ou remover itens. Depois, ao fundo tem um painel autohide, semelhante ao lateral do Unity, mas que funciona melhor. E tudo parece mais fluído que no Unity.
     
  3. petersaints

    petersaints Power Member

    Eu quando falo de diferenciação é ao nível de outras distros Linux. Porque sim... o Ubuntu está rapidamente a tornar-se o Mac OS X dos pobres :P

    Sir das Duzias, o Xubuntu na beta está assim certo?
     
  4. Exacto. Está bonitinho. Aquele painel inferior é configurável e é autohide por defeito.

    A questão que eu já lancei era esta de me parecer que houve um claro retrocesso no Ubuntu. Até o Xfce que em regra é menos configurável que Gnome ou Kde, se tornou mais configurável que o Unity.
     
  5. petersaints

    petersaints Power Member

    Pois. Uma coisa é ter um default engraçado que agrade a uma bom número de pessoas por ser moderno e funcional, no entanto, deveriam sempre ter algumas opções para personalizar o comportamento e localização das coisas.
     
  6. Quando é que sai a LTS do 10.10?
    É que só vou fazer clean install se for preciso. Senão, sigo em frente.
     
  7. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    ?!?!?

    LTS só existe de 4 em 4 versões por isso a próxima é a 12.04 ;)
     
  8. "Xi patrão!!!!!!!!!!!!!!"
    Não sabia dessa. Só há pouco tempo é que comecei a usar versões LTS.
     
  9. Mr.Henrique

    Mr.Henrique 1st Folding then Sex

    Esta beta está estável para uso diário?
     
  10. petersaints

    petersaints Power Member

    Mas realmente o Xfce pode ser uma boa opção para a malta mais oldschool e que não se adapte às mordenices do Gnome 3 e Unity. Eu da última vez que usei apesar de não ser tão completo como o GNOME dava bem para o uso no dia a dia.
     
  11. nunol

    nunol Power Member

    Esta versão beta devia ser uma alfa. Deve melhorar com uns updates.

    Vou esperar pela versão final.
     
  12. nunol

    nunol Power Member

    O XFCE e o KDE.
     
  13. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    fonte

    Mas que valente tiro no pé :facepalm:

    De certa forma posso confessar que até gostei da notícia :-D
     
  14. RzR

    RzR Power Member

    A mudar vai ser para o Gnome 2, não?
     
  15. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    É o que parece...
     
  16. MaxDamage

    MaxDamage Power Member

    Não acho que seja um tiro no pé... adoptaram uma estratégia, receberam um feedback negativo, alteraram os planos. É sinal que ouvem a comunidade :) (que apontou a ainda imaturidade do Unity).
     
  17. Pad

    Pad Power Member

    Nunca experimentei o Unity, apesar do feedback negativo que tem estado a receber, acho que é de louvar esta atitude da Canonical em diversificar e tentar massificar o desktop Linux pois distros que apenas fazem uma compilação do software existente já existe aos montes.
     
  18. Eu também gostei. Não é que nutra um ódio de morte ao Unity, mas como já fundamentei em respostas anteriores, o Unity corre o risco de não ser mais uma alternativa, mas sim menos uma.
     
  19. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    É tiro no pé andarem a evangelizar o unity e inclusive terem guerras com a equipa do gnome e depois não conseguem terminar a tempo e possivelmente vão ter de reverter para o gnome classic à última da hora.
     
  20. Pois. Só Deus sabe, mas se a Canonical não tivesse tido esta "querela" com o Gnome, talvez o Gnome 3 fosse melhor e o Ubuntu não tivesse destes problemas.
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.