Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)

Status
Fechado a novas mensagens.

muddymind

1st Folding then Sex
Ubuntu 11.10 Is Called The "Oneiric Ocelot"


While Fedora 16 might be codenamed Bacon, Mark Shuttleworth has announced the codename for Ubuntu 11.10 and it's to be called the "Oneiric Ocelot" release.

Succeeding the Natty Narwhal (Ubuntu 11.04) and other releases like Maverick Meerkat, Lucid Lynx, Karmic Koala, and Jaunty Jackalope, the Oneiric Ocelot is perhaps the oddest Ubuntu codename yet. However, as Mark describes in the blog post, coming up with an "O____ O____" codename (to follow their existing naming scheme) that at the same time has a fitting meaning, can be a bit of a challenge. This leaves it to be Oneiric Ocelot.
What we want is something imaginative, something dreamy. Something sleek and neat, too. Something that has all the precision of T S Eliot’s poetry, matched with the "effable ineffability" of our shared values, friendship and expertise. Something that captures both the competence of ubuntu-devel with the imagination of ayatana.

Which leads us neatly to the Oneiric Ocelot.

Ubuntu 11.10 will focus upon improvements to the 2D/Qt and OpenGL versions of their new Unity desktop interface, cloud server improvements in readying for Ubuntu 12.04 LTS, etc. It may also feature the first bits of Wayland.
Natty is a stretch release: we set out to redefine the look and feel of the free desktop. We’ll need all the feedback we can get, so please test today’s daily, or A3, and file bug reports! Keep up the discipline and focus on the Narwhal, and let’s direct our daydreaming to the Ocelot.

The Ubuntu Developer Summit for Ubuntu 11.10 "Oneiric Ocelot" is happening this May in Budapest, Hungary. I'll be there for any performance testing and graphics/hardware related discussions.

fonte
 
Os codenames deles estão cada vez mais estranhos. Qual será o próximo? Nem quero imaginar...
Ao menos a Red Hat dá uns nomes jeitosos! Vejam a 16, Bacon! Ao menos é de comer...
 
Os codenames deles estão cada vez mais estranhos. Qual será o próximo? Nem quero imaginar...
Ao menos a Red Hat dá uns nomes jeitosos! Vejam a 16, Bacon! Ao menos é de comer...

Tiveste Piada!!! :D
Mas por acaso nunca persebi para que que serve os codename, n bastava ter a versão da destribuição???? :S
por exemplo: ubuntu 10.10
 
Tiveste Piada!!! :D
Mas por acaso nunca persebi para que que serve os codename, n bastava ter a versão da destribuição???? :S
por exemplo: ubuntu 10.10

As razões são muitas e são claramente apenas de factor psicológico. Caso não fosse isso andaríamos apenas com windows 1.0, 2.0, 3.0, 3.11,... office v11, v12,.... OSX 10.1, 10.2,... ubuntu 10.04, 10.10,... android 1.5,1.6,2.1...

Se calhar como tu até percebes algo de informática este género de nomes formais de versão até poderiam soar bem mas para o comum mortal não! Os codenames são importantes na perspectiva de marketing, assimilação e percepção do produto de uma forma mais ampla. Se fores perguntar a muitos utilizadores de mac qual a versão do OSX que usam (uso os users de mac porque por norma são bem mais "agarrados" a esses pormenores) a maioria não te sabe dizer qual é mas se falares em leopard e afins sabem logo! A mesma coisa se passa com o ubuntu onde a maioria do pessoal com quem falo sobre ele sabe os codenames mas não sabem as versões (o que para mim é puro contra-senso pois os codenames são esquisitos como tudo e a numeração de ano-mês é bastante simples).
Isto é claro que é a motivação para vender, passar palavra, etc.

Por outro lado tens o "geekness" :P Dizer que usas uma alpha/beta do ubuntu 11.10 não tem o mesmo impacto de dizeres que usas o ONEIRIC OCELOT :-D Aliás, basta ver o recente caso do codename do windows 7 em que esse era o codename que fez tanto sucesso que acabou por ficar como nome final :P
 
muddymind, acho que te enganaste. Mais depressa no osX sabes a versao do que no windows (qual a versao do windows xp, vista ou seven)?
E codenames are cool :)
 
muddymind, acho que te enganaste. Mais depressa no osX sabes a versao do que no windows (qual a versao do windows xp, vista ou seven)?
E codenames are cool :)

Quem não conhece o nome longhorn? e o seven era o nome de código que acabou por ficar final por tanta fama que teve durante o beta testing ;)
 
Pessoalmente identifico mais facilmente a versão numérica (até porque é uma referência cronológica) do que os codenames.

Quando chegar "ao fim" do alfabeto, cheira-me que vai acontecer o mesmo que à TMN: inicialmente associavam o tarifário a um nome de código (Mini Mimo, Vibra Spot, Mimo Easy, etc.) e depois passaram a apresentar apenas a marca e modelo do telemóvel. Ou seja, vai "acabar" com a versão 17.04 Z...Z... e depois passa a ser apenas 17.10 sem qualquer outra referência. Just my two cents.
 
Quem não conhece o nome longhorn? e o seven era o nome de código que acabou por ficar final por tanta fama que teve durante o beta testing ;)

Eu conheço o nome "longhorn". Mas a grande maioria das pessoas que usam Windows 7 não.

A meu ver, os codenames são uma "sort of geek thingy". O comum dos mortais usa um PC com Vista ou 7 mas não sabe diferenciá-los. O comum dos mortais não sabe nem a versão do Ubuntu que está a usar. Tanto lhe faz que seja 10.04 ou 10.10.
 
não ainda nâo saiu, só sai em abril, saiu foi uma versão alpha. Como é obvio já estão a trabalhar para a próxima, quer usando parte dos upgrades que vão fazendo quer fazendo planeamento e desenvolvimento de novas features.
 
A fazer ainda não estão porque ainda nem há repositórios para o Oneiric Ocelot mas já estão a começar o planeamento enquanto terminam o Natty Narwhal.
 
Eu conheço o nome "longhorn". Mas a grande maioria das pessoas que usam Windows 7 não.

A meu ver, os codenames são uma "sort of geek thingy". O comum dos mortais usa um PC com Vista ou 7 mas não sabe diferenciá-los. O comum dos mortais não sabe nem a versão do Ubuntu que está a usar. Tanto lhe faz que seja 10.04 ou 10.10.

É normal, visto que foi o nome de código do... Vista, ou seja, não nem ligação ao Seven
 
Ubuntu 10.10 não vai ser lançado com o desktop Gnome Classic:
http://www.webupd8.org/2011/04/ubuntu-1110-will-not-ship-with-classic.html

Na minha opinião são más noticias, provavelmente vão perder uns quantos users que não se vão adaptar / não querem adaptar a esta nova interface.
No entanto percebo o ponto da canonical, quer dizer, eles não vão estar a desenvolver uma nova interface gráfica para depois metade do pessoal nem sequer usar. Será que vai haver Gubuntu?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo