1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu 12.04 e problemas com wireless

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Nosferatu_Lord, 10 de Janeiro de 2013. (Respostas: 6; Visualizações: 1324)

  1. Nosferatu_Lord

    Nosferatu_Lord Power Member

    Boas malta!
    Instalei o Ubuntu 12.04 e a net, de 10 em 10min vai abaixo! O ícone de wireless mantém-se activo, mas no chrome/firefox (experimentei nos dois), quando quero ligar a determinada página, fica a dizer "connecting" e nunca mais sai. Só quando desligo da rede wireless e volto a ligar é que funciona..

    Alguém sabe resolver isto?
     
  2. Dogzilla

    Dogzilla Power Member

    E qual é a placa de rede sem fios em questão? É que no meu computador portátil isso também acontece. A placa de rede sem fios que tenho é uma Intel PRO/Wireless 3945ABG. Não só afecta a estabilidade da ligação como a própria velocidade de internet. Tenta fazer um teste de velocidade e verificar se os valores são ou não afectados.
     
  3. Nosferatu_Lord

    Nosferatu_Lord Power Member

    Não é uma placa de rede wireless.. estou num pc desktop só que fica longe do zon hub, por isso tenho de recorrer a uma pen wireless, ligada através de usb :)
    No Windows sempre funcionou muito bem e atinjo sempre as velocidades contratadas. Só agora no Ubuntu é que isto começou a acontecer =/

    Parece que há um bloqueio qualquer e só quando desligo e volto a ligar é que fica bem :(
     
  4. murkom

    murkom Power Member

    sudo iwconfig wlan0 power off

    Vê se isso ajuda.
     
  5. Nosferatu_Lord

    Nosferatu_Lord Power Member

    Boas!
    Eu escrevi iwconfig no terminal e parece que já tenho o power management desligado =/ -> https://dl.dropbox.com/u/36916285/Screenshot from 2013-01-10 09:54:37.png

    Será que tem a ver com uma driver da pen wireless, que em windows funcionava bem mas em linux dá uns erros?
    É que a luz da pen, quando isto acontece, fica sempre ligada e normalmente é intermitente.

    EDIT: Uma pequena correcção.. acabou agora de acontecer a mesma coisa e reparei que a pen ficava intermitente, mas sempre a um ritmo constante, o que não costuma acontecer. Parece que está à procura de sinal ou algo assim =/ Mas a net aqui em casa e a força do sinal estão excelentes.

    EDIT2: Fiz umas pesquisas na net e parece que há mais gente a ter problemas com o meu modelo de pen wireless (SMCWUSB-N2).
    Falaram num programa chamado Wicd, que é um network manager. Já o instalei e agora vou vendo se o problema se mantém ou não..

    EDIT3: Isto já começam a ser muitos Edit's x) ... pois bem, fui experimentando mais umas coisas. Instalei o "ndiswrapper" para ter as drivers do windows para a pen. Instalei tudo direitinho mas mesmo assim continua a ir abaixo. Fiz uns printscreens do "iwconfig" no terminal.
    Este foi às 13:30 -> https://dl.dropbox.com/u/36916285/1.png
    ESte às 16:28 -> https://dl.dropbox.com/u/36916285/2.png
    Aquele TX EXCESSIVE RETRIES está um bocadinho elevado, não? É que já percebi que, mesmo que não esteja a utilizar a net a pen deixa de funcionar e passado um pouco (alguns minutos, não sei bem quantos) volta sem eu mexer em nada.
    Reparei noutra coisa.. quando instalei o Wicd, o ícone de wireless na barra de cima (default do sistema) mantinha-se activa. E, há poucos minutos atrás desligou-se passando a estar só o Wicd a controlar as ligações. Não sei se isto será bom ou mau.. mas vou esperar a ver se é desta que a net se mantém :)

    EDIT4: Afinal ainda continua na mesma.. deve ser mesmo incompatibilidade da pen.
    Olhem o que eu falava -> https://dl.dropbox.com/u/36916285/3.png. Net sem funcionar, wireless ligado e o da barra em cima desligado. Carreguei em "switch off wifi" e depois "switch on" e já está a funcionar de novo. E desta vez já aparece o ícone de wireless da barra, ligado.

    Poderá ter alguma coisa a ver com ser a versão 64bits? É que recomendam sempre a de 32, mas o meu pc sempre respondeu bem ao Windows em 64bits.
     
    Última edição: 10 de Janeiro de 2013
  6. murkom

    murkom Power Member

    Vẽ se isto ajuda:
    sudo modprobe -r carl9170

    Depois experimenta uma destas opções (para poderes experimentar outra tens que correr a linha acima novamente):
    sudo modprobe carl9170 noht=1
    sudo modprobe carl9170 nohwcrypt=1
    sudo modprobe carl9170 noht=1 nohwcrypt=1

    Agora volta a ligar o wireless.


    Outras opções:
    1. sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
    tudo actualizado, porque pode ser um bug que já esteja resolvido

    2. usar o compat-wireless

    3. experimentar outras distros
     
  7. Nosferatu_Lord

    Nosferatu_Lord Power Member

    Obrigado pela resposta :)

    Eu experimentei os comandos que colocaste. No início parecia estar a funcionar bem e estive 10min sem haver problemas, mas pouco depois foi abaixo. Só que desta vez aconteceu algo muito estranho.. o sistema estava sem resposta. Não conseguia abrir nada, dizia sempre que os programas não estavam a responder. Fazer "disconnect" à ligação wifi também não funcionava..
    Nem o restart estava a dar! Ficava a dizer "waiting for all processes to terminate" e esteve uns 5min sem sair dali. Tive de fazer um encerramento forçado..

    Agora voltei a iniciar e a net está a funcionar mas quando carrego no ícone wireless a informação que aparece é diferente da que estava antes. Só aparece a dizer "Enable Networking, Enable Wireless (ambas com um visto), Connection Information e Edit Connections.. antes aparecia a rede a que estava ligado e as outras disponíveis.
    Terá a ver com os "sudo modprobe" que corri?

    Vou agora experimentar o update e upgrade.
    Na última das hipóteses tenho mesmo de experimentar outras distros.. mas vou tentar reinstalar esta. Se voltar a não funcionar, então parto para outra.

    EDIT: Não sei se foi por causa do update/upgrade, mas o ícone wireless já mostra as ligações todas :)

    EDIT2: Tornou a acontecer. Será que foi um problema da instalação? É comum acontecer? Eu gravei a imagem para um DVD e instalei a partir daí. Vou reinstalar e, se tornar a acontecer, mudo de distro.
     
    Última edição: 11 de Janeiro de 2013

Partilhar esta Página