Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin)

Hmm mas para fazer isso é preciso o CD do office, e o netbook não tem drive de cd (não tem pois não?) como é que resolvo isso?

# mkdir -p /mnt/myiso
# mount -t iso9660 -o loopback <FICHEIRO>.ISO /mnt/myiso

Depois podes aceder à iso em /mnt/myiso... presumo que a linha de comandos seja algo do genero:

# wine /mnt/myiso/setup.exe
 
Boas alguem sabe resolver o problema dos videos azulados no youtube? Li que com um downgrade ao flash resolve. Basta desinstalar o que tenho instalado e instalar uma versao antiga?
Não precisas de fazer downgrade , basta desactivares o hardware acceleration nos settings do flash.
 
Oi,estou a usar o ubuntu 12.04.

Aconselham a utilizar os drivers amd proprietários?ou a activar os que vêm?neste momento não tenho nenhum deles e a qualidade está boa.

já agora, outra questão. o reprodutor de filmes reproduz legendas, mas reproduz com uma qualidade má.existe algum programa que o faça com melhor qualidade?o vlc também não tem muita qualidade nas legendas e nalguns ficheiros o som não é o melhor.

cumps
 
Oi,estou a usar o ubuntu 12.04.

Aconselham a utilizar os drivers amd proprietários?ou a activar os que vêm?neste momento não tenho nenhum deles e a qualidade está boa.

já agora, outra questão. o reprodutor de filmes reproduz legendas, mas reproduz com uma qualidade má.existe algum programa que o faça com melhor qualidade?o vlc também não tem muita qualidade nas legendas e nalguns ficheiros o som não é o melhor.

cumps

se tiveres satisfeito com as driver open source, não precisas das proprietárias. ja experimentaste o gnome mplayer?
 
Viva.

Tenho este OS instalado há umas horas. No entanto, noto uma falta de fluidez e alguma "lentidão" a iniciar seja o firefox, ou outro programa qualquer. É natural? Pergunto pois isto não existia em nenhum windows que já tive (7/8).
 
se tiveres satisfeito com as driver open source, não precisas das proprietárias. ja experimentaste o gnome mplayer?

estava a perguntar para saber se iria notar alguma mudança na performance.por exemplo estou a utilizar um gpu, será que melhoraria a performance?era só essa a minha dúvida.

vou experimentar o gnome player então.

cumps
 
estava a perguntar para saber se iria notar alguma mudança na performance.por exemplo estou a utilizar um gpu, será que melhoraria a performance?era só essa a minha dúvida.

vou experimentar o gnome player então.

cumps
Só irias notar grande diferença em aplicações 3d pesadas, como jogos ou cads. Para o resto as open source fazem o trabalho.
 
Viva.

Tenho este OS instalado há umas horas. No entanto, noto uma falta de fluidez e alguma "lentidão" a iniciar seja o firefox, ou outro programa qualquer. É natural? Pergunto pois isto não existia em nenhum windows que já tive (7/8).

Infelizmente é! Mas temporáriamente, porque está previsto um update ao Unity (para a versão 5.12) que irá trazer isso resolvido!! Pelo que li é um "pequeno" bug, ou algo parecido.

A mim não noto muito, uso várias aplicações e nem todas levam muito tempo diferente. E também tens a coisa da rapidez do 7/8 logo é normal!! Dá um pouco de tempo que irás te habituar.

Aconselham a utilizar os drivers amd proprietários?ou a activar os que vêm?neste momento não tenho nenhum deles e a qualidade está boa.

Eu normalmente instalo as drivers proprietários da AMD simplesmente porque noto o PC mais fresco que com as open source, mas tanto umas como as outras a performance é igual, tirando em aplicações 3D que obviamente é melhor com as AMD´s.

Cumps
 
Para um nabo como eu em unix, estou a experimentar o ubuntu pela primeira vez e estou a gostar, parece um mac dos pobres mas com mais funcionalidades. Muito bom

Nem sei como isto não é mais publicitado como alternativa viavel ao windows, bastante competente
 
Última edição:
É normal com o Ubunto 12.04, com 4 Bg de ram de um laptop ter apenas 1,8 Gb livres apenas com o Chromium iniciado?

Qualquer sistema Linux faz buffers de memoria; Atenção que tens pelo menos:

- memoria virtual;
- memoria residente;
- memoria partilhada;

Por exemplo um processo pode necessitar e ocupa 64Kb de memoria, no entando pode reservar muito mais que isso, por exemplo 128Kb's. Isto acontece para que um dos mecanismos de defesa do kernel (oom-killer, (out of memory killer)) não mate certos processos, assim como para garantir que qualquer processo tem sempre memoria disponível; É extramamente importante para um utilizador conhecer estes tipos de funcionalidade e sobretudo as distinçoes entre os varios tipos de memoria reservada por um processo; Dou-te um exemplo prático, na realidade o Cinnamon ocupa-me pouco mais de 300Mb's de memoria, mas reserva-me apenas 1.9Gb da memoria total (de um total de 8GB) :)
 
Try Arch. Try Gentoo. Try Fedora. Try Suse. They are all good.

Eu espero que eles tenham algum sucesso; Em tempos distantes a Apple deu relevo a pequenas coisas em torno as fontes TTF. Eu pessoalmente sou um grande fan do Quartz, e agrada-me ver um vendor com o peso da Apple a suportar tecnologia em cima de API considerados por 'experts' como tecnologias dúvias e com falta de sinergia positiva (ex: John Carmack), como é o caso do openGL; É ver o Ubuntu a divergir (sempre defendi a diferenciação) e querer traçar o seu rumo. Alegra-me o facto de saber que o Ubuntu vai investir num tema de icons novo, o que para mim é excelente; considero o melhor tema disponivel o Oxygen (movido em muito pelo Nuno Pinheiro, curiosamente Português :)), pena não ser full compliant com o Free Desktop e GNOME. Com excepção das fontes clássicas da microsoft, as do Ubuntu suportam muito bem o que é conhecido vulgarmente por freetype-trinity ou freetype-freeworld (são implementações algo diferentes), não muitas fontes 'empacotadas' nas distros que suportem sub-pixel hinting para tirar algum partido da tecnologia. O facto de utilizarem a Terminus na consola dá um aspecto diferente (algo que também uso nas minhas máquinas, openSUSE ou EL6).

O Linus deveria deixar o crack, porque a derradeira 'unholy mess' é o Unity... O facto de a maior parte do software ser rebuild de Debian é sempre também uma garantia que pelo menos esse anda regularmente actualizado; O caminho para qualquer distro que escolha um modelo de distribuição mais ousado é sempre penoso.

A parte comercial não sou contra, no entanto, competir em àreas actualmente dominadas pelo Android vai ser complicado. Eu não compreendo a atitude do Google em queres atrasar ao maximo a inclusao de drivers para android no kernel mainstream (nao acredito que seja por falta de recursos); no Desktop a Microsoft continua a dar cartas através de qualquer meio... A luta é complexa em todas as frentes...

Eu continuo a acreditar que o Ubuntu conseguia fazer muito melhor se por vezes alinhasse com a comunidade; Muita da usabilidade do Ubuntu é totalmente inutil, por exemplo para invisuais, que têm uma implementação mais utilizavel no GNOME3; é uma àrea onde a Apple dá cartas à mão cheia... O Ubuntu está a sacrificar demasiado para um mundo em que não lhe vale muito ter um cliente todo hype, se toda a parte da cloud se tornar insustentável.

Sei que vou ser fuzilado pelo que vou dizer, mas todos aqueles que realmente amam o Ubuntu, o melhor que podem fazer é comprar uma subscrição do LTS de um ano e ajudar a Canonical a ser financeiramente sustentável para poder continuar a desenvolver a tecnologia em que vós proprios sao os utilizadores.

Tirando o bug do SNMP, boa sorte para release ;)
 
A questão é: pedem ajuda ou colaboração, mas até que ponto estão dispostos a ouvir as necessidades dos seus utilizadores?

Nunca vi qualquer questionário da Canonical em que quisessem saber quais aplicações deveriam tornar-se por defeito (por ex.: qual o browser que gostariam por defeito?), a escolha do Unity também não teve em conta o interesse da comunidade, foi mais: escolhemos isto e é o que terão.

Se todos estes anos fizessem um questionário e aplicassem as escolhas dos utilizadores, hoje possivelmente a distro continuaria em 1º lugar na escolha dos utilizadores.

Coloquei o Ubuntu de lado desde o Unity, não gosto, não me adapto e acho-o limitante, tenho que continuar a instalar aplicações que uso e remover o lixo que traz sempre que o instalo, simplesmente cansei-me de o fazer. Uma coisa que me chateava imenso nas versões ainda com gnome eram as dependências, remover o evolution poderia significar ter que remover o gnome por completo... ridículo.

Hoje olho mais para o Mint creio que fizeram um bom trabalho, embora ainda tenham que fazer alguns ajustes. Existem outras distribuições que também não coloco de parte como Debian e umas mais recentes e interessantes: SolusOS, elementary OS, Peppermint OS ou até o Zorin OS. O Lubuntu é interessante assim como o seu irmão Xubuntu que usei em versões mais antigas, terei que testar estas duas mais recentes.

Distros em rpm não são para mim, poderei voltar a testar openSuse ou outra, mas das vezes que testei não me convenceram.
 
:) compreendo o teu ponto de vista. Custou me imenso adaptar ao Unity definitivamente. Mas lá dei a volta :P E sim, a Canonical embirrou com o Unity e de nada valeu o coro de protestos. Hoje dou-lhe parabéns pelo trabalho que deenvolveram no Unity (principalmente o HUD), mas custou-lhe muitos users que de repente se sentiram orfãos... Mas como em tudo na vida, nem sempre se pode agradar a todos ;)
Quanto à questão de escolha dos programas por default, é sempre possível instalar outros programas. Por exemplo, aos anos que uso o VLC para video e até para música (e como eu mt gente) e o Pidgin para IM (no windows tb uso)... não me resta outra escolha senão instalar. Mas é uma escolha :)
Depois há a questão do hardware. De todas as distros TUX que já testei, Ubuntu foi a que me deu melhores resultados no meu hardware, na instalação e no uso.
Quanto às dependencias dos programas... alguém com mais know-how pode explicar melhor mas do que me lembro, eu tb removia o evolution e não mandava o gnome abaixo :)

Cump
 
Back
Topo