A questão das gráficas híbridas só terá uma solução satisfatória com o Wayland, mas até ao momento só existe um gestor de janelas compatível com este novo sistema gráfico (o Weston). E com a implementação actual do Wayland que permite comutar a gráfica, obriga a que a compatibilidade com o enorme parque de software dependente do X Window Server seja descontinuado, visto que as aplicações X (que acarreta os toolkits GTK, Qt, etc) ou sejam re-escritos de modo a usarem o Weston Display Manager ou usem o Xlib que estaria implementado como uma camada de compatibilidade sobre o Weston (mas muitas ferramentas clássicas seriam simplesmente extintas). Outra das (enormes) dificuldades é que o Wayland é um sistema gráfico totalmente novo, e todos os drivers actuais da NVidia e ATI são totalmente incompatíveis, salvo os módulos do kernel Linux. Idealmente a AMD e NVidia deviam re-escrever os componentes incompatíveis, mas até que o Wayland 1.0 seja lançado não vão lançar controladores oficiais, obrigando teoricamente a misturar partes proprietárias com componentes open source que são baseadas na API Gallium 3D (Xgl e OpenGL sobre o X não são compatíveis como o Wayland ) e OpenGL ES 2.0 ou superior ! (somente 64-bits!) Mas em contrapartida o Gallium 3D facilitaria a implementação do DirectX 10 e 11 no Wine de forma quase nativa, o que era algo totalmente excelente para a equipa do Wine, uma vez que a própria API Gallium 3D já implementou as primitivas do DirectX 10 e 11 a nível dos drivers! Entretanto já existe software como o Google Chrome que já foi portado nativamente para o Weston/Wayland, mas obriga a que o computador tenha um processador de 64 bits e que a placa gráfica suporte OpenGL 2.0 por hardware, caso contrário nem vai correr! Caso tivesse experiência ou uma equipa, muito provavelmente já estaria a implementar uma das minhas utopias: criar a primeira distribuição Linux que usasse exclusivamente o Wayland, relegando o X Window Server como um subsistema de compatibilidade a nível de utilizador somente para correr as aplicações que não podiam ser portadas para o Weston. Portanto, criaria o primeiro desktop Wayland puro usando toolkits a correr sobre o Weston, incluindo um Xlib Compatibility Layer for Weston para as aplicações que necessitavam das API do X a nível do utilizador (como o Wine), e mais o GTK e Qt sobre o Weston. Os drivers open-source seriam todos baseados no Gallium 3D, com tentativas de usar componentes proprietários para determinadas placas mais avançadas. Desta forma estava criado uma distro pensada para verificar o potencial do Wayland num sistema limpo de bibliotecas criadas na década de 1980, e sem as instabilidades geradas pelos toolkits 3D sobre o antigo X. O pequeno senão eram os requisitos mínimos da maquina para correr esta distro... Um processador de 64 bits (de preferência dual core, quad-core e superior melhor ainda9 1 Gb de RAM (2,4,8 ou acima melhor ainda... ) Uma placa gráfica com suporte nativo ao DirectX 10 ou OpenGL 3.x ou superior (embora usa a implementação OpenGL ES) Monitor de alta resolução (suporte nativo ao multi-toque graças ao Wayland, mas bastava o teclado e rato) Placa de rede LAN ou outro acesso à Internet em banda-larga Firmware UEFI suportado(podia usar a BIOS) Resumindo, nada de netbooks ou computadores antigos.
E porque não???? No meio destas questões todas quem compra material novo fica um pouco a arder sem poder usar o material como deve de ser. As equipas de desenvolvimento deveriam aprimorar estas situações para o pessoal não andar a ter de usar WiNDOWS. Mas como a maioria não contribui monetariamente também não nos podemos queixar muito, digo eu. Esperar a verse se resolve. Ainda não encontrei respostas decentes. Sou mesmo nabo
ATI híbridas não faço a mínima, mas Nvidia híbridas (Optimus) funcionam impecável com o Bumblebee. Vejo por aqui montes de pessoal com as Nvidia Optimus com problemas, quando a solução já foi colocada várias vezes.
Eu estou com o problema grande, e já estou farto de procurar solução e não consigo nada. O meu portatil tem uma : 00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 02) 01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Manhattan [Mobility Radeon HD 5400 Series] E não consigo configurar isto de maneira nenhuma, já segui 1001 post's, maneira diferentes de instalar e nada. Agradecia a quem soubesse fazer, porque tem isto resolvido ... bye bye windows.
Se não me engano a ATI já tem suporte para gráficas híbridas nas drivers proprietárias. Já experimentaste instalar as ultimas do site da ATI? Tens aqui o link. Também está ai como as instalar.
Tenho o mesmo problema com o mesmo hardware.. já instalei o driver ati 12.4 e não me resolveu... Para já desactivei a grafica ati para o consumo e aquecimento ser mais baixo... Cumps.
Já venho um bocado tarde para dar a minha opinião, mas só este fds instalei o 12.04. Já não usava ubuntu à bastante tempo, mas acho que esta release está muito boa. Não é uma opinião muito fundamentada, já que não usei muito, mas à primeira vista, pareceu-me que está extraordinariamente polida. E gostei bastante do Unity (mas já estou habituado à gnome shell) - principalmente o HUD. A meu ver, estão de parabéns.
Pois se estás assim não faço a mínima o que podem fazer, da ultima vez que li sofre gráficas híbridas ATI e que eles supostamente já tinham suporte nas drivers proprietárias. A Nvidia tem o Bumblebee e também me parecia que iam juntar algo parecido às proprietárias. Eram bom que as drivers tivessem a mesma performance do Windows. Iria ter só Ubuntu no meu portátil pois a minha ATI não fritaria ovos! xD Cumps
Instalei recentemente os sensores de temp e acho que isto aquece demais especialmente com adobe flash metido ao barulho, sou só eu com essa impressão?
Embora não seja o melhor sítio para colocar dicas e truques sobre este sistema operativo, aqui vai o método muito simples para correr jogos e programas japoneses para Windows no Ubuntu 12.04 via Wine, e que já é bem mais simples que nas anteriores versões... O que se tem que fazer é editar o seguinte ficheiro dos locales, usando o Terminal e executando o seguinte comando: $ sudo nano /var/lib/locales/supported.d/ja E uma vez aberto o editor, deve-se escrever os seguintes comandos (alguns programas requerem o último locale, mesmo que seja só referido por mera compatibilidade): ja_JP.UTF-8 UTF-8 ja_JP.EUC-JP EUC-JP ja_JP SJIS Por fim, reconfigura-se os locales (ignore a mensagem de aviso a respeito do SJIS), aplicando no terminal o seguinte comando: $ sudo dpkg-reconfigure locales Posteriormente pode instalar pacotes de fontes japonesas a seu gosto, embora o próprio Ubuntu já instale algumas que são suficientes para a maioria dos casos (basta usar o Firefox para ver num site japonês se os glifos estão correctamente renderizados) A respeito do programa, basta editar o comando de execução no atalho ou no terminal, de modo a que o seguinte parâmetro: $ LC_ALL=ja_JP wine jogo_japonês.exe esteja sempre antes do comando wine. Se não existirem falhas, o programa ou o jogo deverão correr os caracteres em japonês, quer nos menus, barras de título ou os diálogos do jogo. Com isso um dos jogos yaoi que tenho (O Bound Prince, que é um jogo doujin do Death Note), já está a correr correctamente no Ubuntu 12.04
Pois isso não é defeito/problema do Ubuntu, mas sim do Flash que faz qualquer PC fritar!! Por isso podes relaxar que é normal aplicações com flash fazerem as temperaturas saltarem!
Pois eu sei que por natureza o flash já é uma miséria (apesar do HTML5 não ser melhor neste momento pelo que testei), mas estou com a impressão de que no Ubuntu ainda me mete mais 10ºC em cima do que o normal, sei que nestes últimos dias a temperatura ambiente subiu e que até está na hora de voltar a abrir o portátil para uma limpeza, mas a minha impressão não é devido a essas variáveis. Outra coisa é se isto assume outra CPU frequency que não a mais alta (no meu caso 2.0Ghz), instalei hoje a applet e do que experimentei fiquei com a impressão de que não, mas a ver se faço o tal clean install da x64 que pode ser que todas estas impressões passem.
Embora esteja a causar off-topic.. A minha questão é se em casos de netbooks com graficas que não conseguem aceleração de flash, se o performance/temps será igual ao html5? Cumps..
No meu caso (portátil com Nvidia 7600go que permite aceleração) do que testei durante algumas semanas seja em Ubuntu ou Windows e com Opera/Firefox/Chrome, a conclusão a que cheguei é que o html5 acaba por ser ainda mais exigente nos recursos e nesta altura bastante menos estável, estou claro a falar da utilização de flash/html5 no youtube. Agora no caso de um netbook com recursos ainda mais limitados e sem aceleração acho que só testando mesmo.
Podes partilhar os resultados disto: http://webglsamples.googlecode.com/hg/aquarium/aquarium.html Desculpa o off-topic, mas é uma das coisas que estou interessado em investigar
boas, ao fazer update pelo terminal tenho estes pacotes por atualizar: linux-generic-pae linux-headers-generic-pae linux-image-generic-pae Como faço para os atualizar? ou devo deixar como esta? cumps obrigado