1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin)

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por kronozord, 3 de Dezembro de 2011. (Respostas: 419; Visualizações: 47476)

1. Arucard1983

Arucard1983 Power Member

A questão das gráficas híbridas só terá uma solução satisfatória com o Wayland, mas até ao momento só existe um gestor de janelas compatível com este novo sistema gráfico (o Weston). E com a implementação actual do Wayland que permite comutar a gráfica, obriga a que a compatibilidade com o enorme parque de software dependente do X Window Server seja descontinuado, visto que as aplicações X (que acarreta os toolkits GTK, Qt, etc) ou sejam re-escritos de modo a usarem o Weston Display Manager ou usem o Xlib que estaria implementado como uma camada de compatibilidade sobre o Weston (mas muitas ferramentas clássicas seriam simplesmente extintas).

Outra das (enormes) dificuldades é que o Wayland é um sistema gráfico totalmente novo, e todos os drivers actuais da NVidia e ATI são totalmente incompatíveis, salvo os módulos do kernel Linux. Idealmente a AMD e NVidia deviam re-escrever os componentes incompatíveis, mas até que o Wayland 1.0 seja lançado não vão lançar controladores oficiais, obrigando teoricamente a misturar partes proprietárias com componentes open source que são baseadas na API Gallium 3D (Xgl e OpenGL sobre o X não são compatíveis como o Wayland :-D) e OpenGL ES 2.0 ou superior ! (somente 64-bits!)
    Mas em contrapartida o Gallium 3D facilitaria a implementação do DirectX 10 e 11 no Wine :002: de forma quase nativa, o que era algo totalmente excelente para a equipa do Wine, uma vez que a própria API Gallium 3D já implementou as primitivas do DirectX 10 e 11 a nível dos drivers! :002:

Entretanto já existe software como o Google Chrome que já foi portado nativamente para o Weston/Wayland, mas obriga a que o computador tenha um processador de 64 bits e que a placa gráfica suporte OpenGL 2.0 por hardware, caso contrário nem vai correr! :)

Caso tivesse experiência ou uma equipa, muito provavelmente já estaria a implementar uma das minhas utopias: criar a primeira distribuição Linux que usasse exclusivamente o Wayland, relegando o X Window Server como um subsistema de compatibilidade a nível de utilizador somente para correr as aplicações que não podiam ser portadas para o Weston. Portanto, criaria o primeiro desktop Wayland puro usando toolkits a correr sobre o Weston, incluindo um Xlib Compatibility Layer for Weston para as aplicações que necessitavam das API do X a nível do utilizador (como o Wine), e mais o GTK e Qt sobre o Weston.
    Os drivers open-source seriam todos baseados no Gallium 3D, com tentativas de usar componentes proprietários para determinadas placas mais avançadas.
    Desta forma estava criado uma distro pensada para verificar o potencial do Wayland num sistema limpo de bibliotecas criadas na década de 1980, e sem as instabilidades geradas pelos toolkits 3D sobre o antigo X.

O pequeno senão :-D eram os requisitos mínimos da maquina para correr esta distro...
    Um processador de 64 bits (de preferência dual core, quad-core e superior melhor ainda9
    1 Gb de RAM (2,4,8 ou acima melhor ainda... :-D)
    Uma placa gráfica com suporte nativo ao DirectX 10 ou OpenGL 3.x ou superior (embora usa a implementação OpenGL ES)
    Monitor de alta resolução (suporte nativo ao multi-toque graças ao Wayland, mas bastava o teclado e rato)
    Placa de rede LAN ou outro acesso à Internet em banda-larga
    Firmware UEFI suportado(podia usar a BIOS)

Resumindo, nada de netbooks ou computadores antigos. :002:

2. hellaxe

hellaxe Power Member

E porque não????
    No meio destas questões todas quem compra material novo fica um pouco a arder sem poder usar o material como deve de ser.
    As equipas de desenvolvimento deveriam aprimorar estas situações para o pessoal não andar a ter de usar WiNDOWS.
    Mas como a maioria não contribui monetariamente também não nos podemos queixar muito, digo eu. Esperar a verse se resolve.

Ainda não encontrei respostas decentes.
    Sou mesmo nabo

Última edição: 6 de Maio de 2012
  3. wwwjunk

wwwjunk Power Member

ATI híbridas não faço a mínima, mas Nvidia híbridas (Optimus) funcionam impecável com o Bumblebee. Vejo por aqui montes de pessoal com as Nvidia Optimus com problemas, quando a solução já foi colocada várias vezes.

4. nassis

nassis Power Member

Eu estou com o problema grande, e já estou farto de procurar solução e não consigo nada.

O meu portatil tem uma :

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 02)
    01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Manhattan [Mobility Radeon HD 5400 Series]

E não consigo configurar isto de maneira nenhuma, já segui 1001 post's, maneira diferentes de instalar e nada.

Agradecia a quem soubesse fazer, porque tem isto resolvido ... bye bye windows.

5. s0ldier

s0ldier Power Member

Se não me engano a ATI já tem suporte para gráficas híbridas nas drivers proprietárias. Já experimentaste instalar as ultimas do site da ATI? Tens aqui o link. Também está ai como as instalar.

6. garanhaomen

garanhaomen Suspenso

Tenho o mesmo problema com o mesmo hardware..

já instalei o driver ati 12.4 e não me resolveu...

Para já desactivei a grafica ati para o consumo e aquecimento ser mais baixo...

Cumps.

7. kukulcan

kukulcan Power Member

Já venho um bocado tarde para dar a minha opinião, mas só este fds instalei o 12.04.

Já não usava ubuntu à bastante tempo, mas acho que esta release está muito boa. Não é uma opinião muito fundamentada, já que não usei muito, mas à primeira vista, pareceu-me que está extraordinariamente polida. E gostei bastante do Unity (mas já estou habituado à gnome shell) - principalmente o HUD.

A meu ver, estão de parabéns.

8. s0ldier

s0ldier Power Member

Pois se estás assim não faço a mínima o que podem fazer, da ultima vez que li sofre gráficas híbridas ATI e que eles supostamente já tinham suporte nas drivers proprietárias. A Nvidia tem o Bumblebee e também me parecia que iam juntar algo parecido às proprietárias. Eram bom que as drivers tivessem a mesma performance do Windows. Iria ter só Ubuntu no meu portátil pois a minha ATI não fritaria ovos! xD

Cumps

9. bseixas

bseixas Power Member

Instalei recentemente os sensores de temp e acho que isto aquece demais especialmente com adobe flash metido ao barulho, sou só eu com essa impressão?

10. Arucard1983

Arucard1983 Power Member

Embora não seja o melhor sítio para colocar dicas e truques sobre este sistema operativo, aqui vai o método muito simples :004: para correr jogos e programas japoneses para Windows no Ubuntu 12.04 via Wine, e que já é bem mais simples que nas anteriores versões... :rolleyes:

O que se tem que fazer é editar o seguinte ficheiro dos locales, usando o Terminal e executando o seguinte comando:
    $ sudo nano /var/lib/locales/supported.d/ja

E uma vez aberto o editor, deve-se escrever os seguintes comandos (alguns programas requerem o último locale, mesmo que seja só referido por mera compatibilidade):

ja_JP.UTF-8 UTF-8
    ja_JP.EUC-JP EUC-JP
    ja_JP SJIS

Por fim, reconfigura-se os locales (ignore a mensagem de aviso a respeito do SJIS), aplicando no terminal o seguinte comando:
    $ sudo dpkg-reconfigure locales

Posteriormente pode instalar pacotes de fontes japonesas a seu gosto, embora o próprio Ubuntu já instale algumas que são suficientes para a maioria dos casos (basta usar o Firefox para ver num site japonês se os glifos estão correctamente renderizados)

A respeito do programa, basta editar o comando de execução no atalho ou no terminal, de modo a que o seguinte parâmetro:
    $ LC_ALL=ja_JP wine jogo_japonês.exe
    esteja sempre antes do comando wine.

Se não existirem falhas, o programa ou o jogo deverão correr os caracteres em japonês, quer nos menus, barras de título ou os diálogos do jogo. :p

Com isso um dos jogos yaoi que tenho (O Bound Prince, que é um jogo doujin do Death Note), já está a correr correctamente no Ubuntu 12.04 :o

11. s0ldier

s0ldier Power Member

Pois isso não é defeito/problema do Ubuntu, mas sim do Flash que faz qualquer PC fritar!! Por isso podes relaxar que é normal aplicações com flash fazerem as temperaturas saltarem!

12. bseixas

bseixas Power Member

Pois eu sei que por natureza o flash já é uma miséria (apesar do HTML5 não ser melhor neste momento pelo que testei), mas estou com a impressão de que no Ubuntu ainda me mete mais 10ºC em cima do que o normal, sei que nestes últimos dias a temperatura ambiente subiu e que até está na hora de voltar a abrir o portátil para uma limpeza, mas a minha impressão não é devido a essas variáveis.

Outra coisa é se isto assume outra CPU frequency que não a mais alta (no meu caso 2.0Ghz), instalei hoje a applet e do que experimentei fiquei com a impressão de que não, mas a ver se faço o tal clean install da x64 que pode ser que todas estas impressões passem. :D

13. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

Embora esteja a causar off-topic..
    A minha questão é se em casos de netbooks com graficas que não conseguem aceleração de flash, se o performance/temps será igual ao html5?

Cumps..

14. bseixas

bseixas Power Member

No meu caso (portátil com Nvidia 7600go que permite aceleração) do que testei durante algumas semanas seja em Ubuntu ou Windows e com Opera/Firefox/Chrome, a conclusão a que cheguei é que o html5 acaba por ser ainda mais exigente nos recursos e nesta altura bastante menos estável, estou claro a falar da utilização de flash/html5 no youtube.

Agora no caso de um netbook com recursos ainda mais limitados e sem aceleração acho que só testando mesmo.

15. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Podes partilhar os resultados disto: http://webglsamples.googlecode.com/hg/aquarium/aquarium.html

Desculpa o off-topic, mas é uma das coisas que estou interessado em investigar :)

16. wso277

wso277 Power Member

boas, ao fazer update pelo terminal tenho estes pacotes por atualizar: linux-generic-pae linux-headers-generic-pae linux-image-generic-pae

Como faço para os atualizar? ou devo deixar como esta?

cumps obrigado

17. INDRO

INDRO Power Member

sudo apt-get upgrade ;)

18. INDRO

INDRO Power Member

No windows 7 (chrome dev) com 1000 tenho 60 certos, tenho que experimentar no linux a ver se mantém

19. wso277

wso277 Power Member

nao especifiquei. Depois de fazer upgrade, esses tres pacotes ficam sempre por atualizar.

20. Dat55

Dat55 Power Member

tenta apt-get dist-upgrade