Eu não noto nada de estranho no aspecto das várias aplicações depois de ter instalado o KDE, ainda não estou é plenamente convencido em relação à sua performance (além das questões de boot/shutdown que referi antes) comparando com o Unity, o que não deixa de ser irónico ao ler tantos elogios a KDE e críticas ao Unity nesse aspecto.
Não duvidando dos benefícios de um disco SSD (para pensar num falta uma melhor relação preço/Gb) a verdade é que no meu portátil com um disco de 5400rpm ainda noto uma boa diferença no boot/shutdown a favor do Unity assim como este bastante mais solto especialmente em multi-tasking, o que não significa que KDE não esteja porreiro agora pelo menos em Ubuntu e no meu hardware Unity (ou Gnome 3) parece estar melhor no que toca a desempenho e fluidez de utilização.
Vou tirar isso a limpo. Vou instalar o Ubuntu 12.04 em dual-boot com o XP que tenho agora e ver como para a moda do Unity... A máquina é um Pentium Dual Core E5700 @ 3GHz, 1 GB memória, 160 GB disco, e gráfica Intel X4500.
Pois isso não quer dizer muito. Eu lembro-me que o KDE carregava ainda alguns serviços ao arrancar, e o Unity não carrega nada a não ser o icone do som, rede e bateria. No KDE lembro-me desses, e ainda do Akonadi (acho eu), klipper, etc.
Ora bem. Tenho a dizer que o Ubuntu 12.04 LTS está melhor do que nunca! A Unity é muito simples e poderosa ao mesmo tempo. E detetou-me a banda larga móvel decentemente. Com tudo isto, vou ficar-me por aqui, no Ubuntu. É a primeira vez que o Linux é a minha base diária de uso, destronando o Windows - ainda não senti vontade de voltar ao janelas, o que nunca me tinha acontecido. Dados: » Corre sem espinhas na gráfica, deteta automaticamente os drivers, tudo impec. » 17 segundos até ao ecrã de login (a partir do momento que clico "Enter" no dual-boot e sem contar com a BIOS) mais 4 segundos para o ambiente de trabalho. Total de 21 segundos para iniciar, inacreditável! » Para encerrar, bem... nunca vi nada assim. 4 segundos. Nada mais. Fiquei estupefacto... » Repeti o teste 6 vezes, sequencialmente, abrindo e não abrindo aplicações, e deu-me sempre este resultado ou se fugiu dos valores foi por décimos de segundo, nada de relevante. Gostei muito do Unity, gosto da forma como está organizado, logo não vou ao encontro do pensamento de muitos utilizadores aqui. Apenas lamento duas coisas: » no install, quando dividimos partições, apesar de ser estupidamente simples não indica "Ubuntu" e Windows 7 nas partições correspondentes, temos de ser nós a adivinhar... » Poucas coisas não traduzidas, estando em Inglês, mas eu posso ajudar nisso, aliás tenho todo o gosto. De resto, até na memória está impec. Com o ambiente de trabalho aberto após iniciar, não vai além dos 22-24% (cerca de 230 MB de memória). Depois de ter aberto e encerrado várias aplicações que usei, ele em idle fica nos 29-30% (290 MB de memória sensivelmente). O XP fica completamente pulverizado. Desfragmentado, inicia em minuto e meio até ao logon screen e mais 15 segundos até ao ambiente de trabalho estar completo. A encerrar é sempre cerca de 20 segundos. Memória, 36% assim que inicia, e depois de ter aberto e encerrado aplicações atira-se para os 40-44%. Aqui estou bem.
Assino por baixo em relação ao resto que disseste, agora neste ponto e calculando que fazes a comparação com o XP porque é o OS Microsoft que tens instalado, já desde o Windows 7 que o XP deixou de ser referência e isso ainda se acentua mais com o Windows 8, de qualquer forma o shutdown do Ubuntu (Unity) é qualquer coisa de brutal sem igual. Por curiosidade, hoje voltei ao Unity após alguns dias no KDE e a diferença de fluidez no OS no geral é bem notória, está visto que devo ficar por este Ubuntu (Unity) e limitar-me a testar o Mint no Virtualbox.
Para os mais clássicos (como eu) instalem o gnome-classic. De resto, assino o que dizem estes últimos posts
Nem precisas de adicionar repositórios e assim!! Basta sudo apt-get install gnome-panel e ficas com o Gnome Classic e sudo apt-get install gnome-shell instalas o GS! Isso já está tudo nos repositórios do Ubuntu por default! Também acho que a minha partição de Ubuntu é mais rápido que o meu Win7 a iniciar e a encerrar, a minha instalação de Win7 já tem um tempinho e com limpezas e defrag nem chega perto do boot do Ubuntu, então shutdown nem comparação! Duas "bolinhas" acendem e puff encerra! Quando por o SSD quero ver quem é que continua mais rápido!! xD
Impecável. Simples e rápida essa via Quando tu meteres o SSD nem vais ver o PC no Ubuntu. É do tipo "Bom, vou aqui clicar em Deslig... pera aí, já desligou ou houve algum problema?"
No meu caso, desde o Ubuntu 11.04 (inclusivé), o Ubuntu demora sempre mais a fazer boot que o Windows 7. Isto nas versões com arquitectura x64. Mas o Ubuntu 10.04 e 10.10 tinham uma rapidez de boot superior à de qualquer Windows. A fazer shutdown é ele por ele, em relação a Ubuntu ou Windows. É quase instantâneo.
Sim 10.04 e 10.10 era uma velocidade estupida a iniciar! Desde que apareceu o Unity (11.04) que o boot ficou mais lento, mas nesta release ficou muito bom!
Tenho um E5400 com 2GB DDR3 a correr o 12.04 no meu trabalho. Primeira coisa que fiz foi apagar o Unity e por o GNOME 3. Adoro, corre 1080p fluido, navegação pelo OS espectacular! ~5-10 segundos desde o boot até ao login, e não mais que 5 segundos desde o momento que carrego no encerrar.
Comecei a usar este LTS x64 há uns dias, e ando satisfeito. Instalei as drives proprietárias da ati sem problemas, não tive problemas com flash até agora, arranca e encerra sem problemas e lentidões, e noto que o Unity está mais polido. Depois de ter tido contacto com as versões 11, noto que isto anda fluído. No entanto, gostava de saber quando é que a Canonical disponibilizará a próxima actualização do kernel (o que tenho é o 3.2.0-25). É que por um lado ando com a fan do portátil barulhenta (e consumo ligeiramente aumentado, assim como temperatura), mas por outro tenho medo de corromper o sistema.
Gosto bastante deste Ubuntu 12.04 (Unity) mas existe algo que me começa a irritar e ainda não percebi o que origina tal bug, sou o único aqui que tendo os cantos do ecrã definidos com o show desktop, exposé ou show all windows ele pura e simplesmente o deixa de fazer do nada? É que é algo essencial para a forma como uso Linux e caso não tenha solução terei de pensar noutras opções...