Não te estarás a referir ao gnome (desktop environment)? o ubuntu 9.04 era mais rápido porque usava o gnome-2.26.2 , agora usa o unity equivalente ao gnome-3.4. O Slackware 12.0 com kde-3.5.8 era muito mais rápido do que agora o Slackware-13.37 com kde-4.5.5.
Hmm assim de momento lembro-me do Ubuntu 10.04 (anterior LTS) que estava bem rápida e do 10.10 que foi a minha versão favorita tanto uma versão como a outra eram de facto muito rápidas. Este 12.04 está muito bom em termos de rapidez não venham com coisas, ou estão a usar em pc´s fracos ou está alguma coisa mal, pois no meu portátil e no meu desktop funcionam tão ou mais rápido como o Win7. É verdade que tanto num PC como no outro os Windows já estão instalados há uns belos tempos e com alguma tralha. Mas em termos de tempos (no portátil que é o que uso mais) o Boot é practicamente o mesmo tempo. A trabalhar e browsing o HUD dá uma pequena ajuda a "vasculhar" os menus dos programas para o que quero. A desligar/reiniciar o Ubuntu ganha por uma margem grande. Não algo de extraordinario, mas o suficiente para me deixar contente xD. Cumps
Qual é o teu netbook? Como podes ver tenho no meu e não noto assim grande lentidão, pelo menos que me chatei ou me impossibilite de trabalhar, não é o desempenho de nenhum I7 mas pronto xD
Asus 1000h Intel Atom N270 (single core 1.6 fsb 533) 2gb DDR II 800 (trabalhar a 667) Intel GMA 945 Cumps..
Epa o teu é básicamente igual o meu só é 1.87 e a Ram é DDRIII a 1333 o que não sei se faria grande diferença. Epa secalhar é a nossa definição de rapidez que é diferente! xD Porque eu até não acho assim tão lento.
Quando falam na tal rapidez/lentidão não penso no boot, não só isso varia consoante os serviços que se têm a arrancar por exemplo, como é irrelevante tendo em conta que um PC passa muito mais tempo ligado do que a arrancar. Talvez seja relevante para quem têm netbooks e está sempre a ligar/desligar, mas não é esse o meu caso. Quando falam em um sistema ser rápido eu traduzo em estar fluído, responsivo, ser instantâneo à nossa percepção nas tarefas simples.
Não é preciso tanto, mesmo com um disco mecânico dá perfeitamente para ter um sistema fluído. Claro que a 1ª vez que se executa algo pode ter mais uns milisegundos de atraso, mas outra vez, qual é a relevância disso em comparação com todas as execuções seguintes? A cache do disco na RAM serve para alguma coisa.
Percebo o que dizes, mas não é a mesma fluidez. A melhor maneira de o confirmar é ter um SSD e depois passar novamente para discos mecânicos. Já tive um que queimou, e ter que voltar a usar um disco normal foi mesmo terrível. Era num portátil e o disco de 7200rpm, mas nem que fosse um raptor.... Mas isso não te dá aquela rapidez no boot e fluidez a usar o SO que está instalado. $ df -h | grep /tmp tmpfs 7.0G 28K 7.0G 1% /tmp Uso isso às vezes como armazenamento temporário só porque posso
Para mim a maior pena foi ter que desinstalar o único Ubuntu que ainda tinha, devido à falta de suporte e aos muitos erros de PPAs, por uns tempos digo adeus ao Ubuntu e uso o Mint. Como o Ubuntu 10.10 provavelmente não existirá outro. Na minha maneira de ver e depois de tudo o que testei e eusei, foi o melhor que se fez no mundo Linux.
Se funciona não se muda. O 10.10 era óptimo. Agora está ali aquela coisa que é dirigida para os tácteis, tablets etc mas que para computadores de secretária não serve. Uma coisa boa teve. As pessoas dispersaram-se por outras distros e veio provocar o aparecimento e/ou desenvolvimento de outras distros. Exemplo > Solus Os, Mint, Zorin, SnowLinux, Trisquel, Mepis, Saline, e por aí fora. Para mim, que só utilizei o Ubuntu em Live Cd, o Ubuntu foi uma porta que muita gente usou para passar para Linux e nisso foi bom. Agora acho que já não é essa porta. Agora outros tomaram o lugar. Os Puppys são um deles. Há tantos que já nem os consigo catalogar.
A minha primeira experiência a fundo e porta de entrada em Linux foi com o Ubuntu 8.04 LTS. No entanto, hoje em dia já não recomendo Ubuntu a ninguém.
na verdade acho que o unity nao tem assim tanto de dirigível para tablets.. tem uma dock, que tem um grande menu.. mas e? Realmente acho que o Ubuntu já nao é o que era, mas nao penso que seja para algo pior.. esta a criar uma personalidade para lá do simples Debian, com packages mantidas por uma entidade e um GNOME 'default' com uns set de icons.. e acho que não há muito por onde criticar.. Ubuntu hoje em dia é um OS viável a qualquer um... Claro que para quem se começou a aventurar por linux, hoje em dia já tem uma noção daquilo que linux pode oferecer.. e pode ser muito mais que uma unica distro tem.. Por exemplo, eu agora andei a por em 2 portateis que aqui tenho (netbook e notebook) um variante de Ubuntu, o elementary OS.. e esta distro so mostra aquilo em que se pode tornar um simples e mero Ubuntu.. fará outras distros diferentes.. é o tal mundo de possibilidades.. a filosofia aqui é sermos livres.. e não estamos a falar só de licenças
Por acaso também gosto de Elementary OS. Já experimentei há uns bons tempos, não sei se mudou entretanto, mas do que experimentei gostei.