Ubuntu 12.10 (Quantal Quetzal)

Como é que por ex uma pessoa que goste do ubuntu, pode usar outro, se usando a distro com a designação mais abaixo fica desactualizado.


Acho que não é nada de mais já que fazem a porcaria do unity, desculpem a quem gosta do mesmo, mas para mim e muita gente não passa de uma inutilidade, é lento, cheio de bugs, não faz minimamente o que se propõe.
Como dizia não custa assim tanto implementar a distro com gnome desktop como temos vindo a usar desde sempre.

Pelo menos era dada a escolha a quem sempre usou ubuntu.
Sei que existem xubuntus, lubuntos, kubuntus, todos eles na 12.04 têm as suas falhas.
Não seria dificil á canonical implementar uma mudança dessas para manter uma distro que dá origem e ou inspira tantas outras a manter um nivel de contentamento entre utilizadores.
 
Não percebo porque tanta discussão, o próximo Ubuntu deverá ser aquele com mais DE até à data! A versão Ubuntu irá ter com certeza o Unity enquanto que será lançada uma versão Gnobuntu ou coisa parecida com Gnome-Shell para quem quer GS e as restantes já existentes. Quem gosta de Ubuntu na próxima versão não irá ter desculpa para mandar vir a dizer que não gosta disto ou daquilo pois tem a maioria dos DE's disponíveis.

O Unity não é assim tão lento como o fazem, houve uma grande melhoria do U11.10 para o 12.04 e para melhor! Está mais rápido, fluido e de fácil manipulação poderia ser mais customizável mas já se pode fazer alguma coisas que não eram possíveis anteriormente, sei que nada comparado a Gnome 2.3x ou parecido mas para lá caminha.

Não percebo o que não fazem ou deixam de fazer com o Unity que não acontece o mesmo com GS, os problemas que EU vejo no Unity também estão no GS, se bem que acho que estão em menor quantidade no Unity. Se pudesse ficar com Gnome 2.3x era perfeito e até já andei com o MATE, mas também já noto a "idade a pesar" no Gnome 2.3x/MATE e comparativamente aos recentes DE's já não tenho a mesma produtividade.

Eu não sou um apologista do Unity até porque prefiro muito mais o Cinnamon (isto na "família" gnome) mas consigo suportar perfeitamente o Unity e até o gosto de usar e só o uso em vez do Cinnamon porque este ultimo teima em endoidecer com a minha gráfica e drivers proprietários.

Não levem isto a peito até porque foi mais um desabafo de tanta guerra que vai para aqui sobre o Unity! xD

Cumps
 
Não vejo problemas com o Unity, de momento... quando o experimentei - e experimentei no 11.10 - estava bastante bom. É só uma questão de habituação. E até dá outro politeness ao desktop.

Obviamente que isto vem de alguém que gosta de KDE, portanto...
 
Não percebo porque tanta discussão, o próximo Ubuntu deverá ser aquele com mais DE até à data!

Será sempre o que terá mais 1 DE disponivel (Unity) pela simples razão de que a Canonicla com o Unity tornou impossível qualquer distro o adoptar. Portanto é um indicador que é irrelevante, e ponho as minhas dúvidas se na distro base o openSUSE não tem mais DE's.

A versão Ubuntu irá ter com certeza o Unity enquanto que será lançada uma versão Gnobuntu ou coisa parecida com Gnome-Shell para quem quer GS e as restantes já existentes. Quem gosta de Ubuntu na próxima versão não irá ter desculpa para mandar vir a dizer que não gosta disto ou daquilo pois tem a maioria dos DE's disponíveis.

Que não é a mesma coisa, porque as 'spins' não têm a mesma mão de obra por detrás que a Canonical põe no Ubuntu oficial, portanto terão sempre mais vulnerabilidades que o produto oficial.

O Unity não é assim tão lento como o fazem, houve uma grande melhoria do U11.10 para o 12.04 e para melhor! Está mais rápido, fluido e de fácil manipulação poderia ser mais customizável mas já se pode fazer alguma coisas que não eram possíveis anteriormente, sei que nada comparado a Gnome 2.3x ou parecido mas para lá caminha.

O Unity é um producto pensado para fugir do mercado tradicional de Desktop e para ser um hibrido com especificação para tecnologia com touchscreens. Alias, sem MultiTouch não tens sequer unity ;) Portanto compará-lo com os Desktops tradicionais não será eventualmente a melhor coisa a fazer, porque têm blue prints completamente diferentes.

Não percebo o que não fazem ou deixam de fazer com o Unity que não acontece o mesmo com GS, os problemas que EU vejo no Unity também estão no GS, se bem que acho que estão em menor quantidade no Unity. Se pudesse ficar com Gnome 2.3x era perfeito e até já andei com o MATE, mas também já noto a "idade a pesar" no Gnome 2.3x/MATE e comparativamente aos recentes DE's já não tenho a mesma produtividade.

O Shuttleworth já deixava era a droga... Ele quer fazer frente aos Androids em ARM ? É pura loucura... Android 5 em Quad Core... Venha lá o Unity que vai levar um arraial brutal :)

Eu não sou um apologista do Unity até porque prefiro muito mais o Cinnamon (isto na "família" gnome) mas consigo suportar perfeitamente o Unity e até o gosto de usar e só o uso em vez do Cinnamon porque este ultimo teima em endoidecer com a minha gráfica e drivers proprietários.

Vai ser dificil ao Cinnamon ganhar seja o que for porque continua a ser um escravo do GNOME; Basta ver a transicção do 3.2 para o 3.4 que levou o Cinnamon a forkar-se a ele proprio, ou se preferires a um branch adicional. Se isto se verificar no futuro sempre que o GNOME exigir troca de ABI ou API, o Cinnamon entra num inferno de manutençao e acaba por morrer por ser impossivel manter a stack.
 
as outras distros não estão é interessadas em usar o unity porque impossivel não é e aqui está um bom exemplo disso https://wiki.archlinux.org/index.php/Unity

Lê o que lá diz novamente sobretudo esta parte:
Código:
 Some packages require a patched version of gtk2 and gtk3 packages

Eu só mencionei isso, porque já por lá passei em 2010. Aliás, não fui só eu, o proprio Projecto Fedora fez o mesmo (embora com uma aproximaçao diferente), e ambos os projectos foram abandonados. Na altura um bacano do Frugalware (distro de origem Romena) também acabou por abandonar a ideia. Não deves ter a minima ideia do que é manter uma stack como a GTK+ sincronizada com upstream com um batalhao de patches, uns da distro e outros do Ubuntu... Chega a uma altura que a cada fiz tens que fazer rebase dos patches... não é apenas ir ao launchpad, ratar os patches e aplicar...

Dou-te um exemplo simples baseado no que fiz previamente para openSUSE... o openSUSE e a Canonical não utilizam a mesma versao da GTK+, por outro lado o openSUSE tem um grupo de patches distintos que sao necessários e que nao sao upstream porque sao patches de plataforma (assim como o Ubuntu tem os deles e o Fedora por exemplo). Manter esta porcaria toda sincronizada é trabalho praticamente para fulltime nos 2 meses antes da release....

Por outras palavras, a Canonical tornou impossivel que o Unity fosse adoptado por outras distro's. E só aceito que me digam o contrário quando outra distro não Ubuntu based disponibilizar o Unity de forma oficial (nenhuma o vai fazer)...
 
Acho que não é nada de mais já que fazem a porcaria do unity, desculpem a quem gosta do mesmo, mas para mim e muita gente não passa de uma inutilidade, é lento, cheio de bugs, não faz minimamente o que se propõe.
Como dizia não custa assim tanto implementar a distro com gnome desktop como temos vindo a usar desde sempre.

Pelo menos era dada a escolha a quem sempre usou ubuntu.
Sei que existem xubuntus, lubuntos, kubuntus, todos eles na 12.04 têm as suas falhas.
Não seria dificil á canonical implementar uma mudança dessas para manter uma distro que dá origem e ou inspira tantas outras a manter um nivel de contentamento entre utilizadores.

São mesmo estes comentários que não percebo. Uso o Unity desde o 11.10 e não vejo bugs relevantes, ou que seja lento, e que não faça o que se propõe.

Trabalho com Unity todos os dias, faço de tudo menos jogar, nunca tive problemas nenhuns que me levassem a pensar mudar de DE.

Mais, para além do Unity tenho o Gnome Shell instalado, quero Unity uso Unity, não quero, uso Gnome ou outra coisa qualquer.

O mundo do Linux sempre foi um mundo de escolhas, quem não gosta de uma coisa é livre para usar outra.

Agora, falar mal disto ou daquilo quando podem utilizar outra coisa qualquer, é que não entendo. Ainda me lembro quando o KDE 4 saiu, muita gente criticava o Gnome por se ter mantido igual ao longo dos anos, agora mudou para a versão 3 continuam a criticar.

Não gostam de uma coisa, usem outra. Essa é uma das grandes vantagens do mundo Linux, usem-na.
 
Tou a ver que estes tópicos andam pouco concorridos..
Estou a usar o ubuntu 12.10 à coisa de 2/3 semanas, a versão Alpha 3..

Já me deparei com alguns bugs do unity, em que reportei sempre no lauchpad, actualmente vai na versão 6.4, e não encontro bug nenhum no unity.
Já para não falar que tanto disse mal do unity e do gnome 3 recentemente no tópico do 12.04LTS que agora desde este update ao unity que as coisas parecem mais fluidas, acredito que a versão do kernel tambem tenha dado um valente empurrão.

Os videos youtube finalmente estão estáveis sem framedrops e por incrivel que pareça corre ainda melhor que no W7 que tambem tenho instalado.
A minha máquina é um Asus 1000H e qualquer coisa causa drops, por isso se houver algo que coma um bocado de recurso a mais ele queixa-se

Sempre relembrei me que desde que o ubuntu recebeu o unity sempre tive problemas de performance com os videos youtube, e até mesmo filmes pelo usage do CPU/GPU, agora do nada parece que finalmente está bom! E nota-se no geral tudo um pouco mais fluido.

O último bug que me deparei agora tem haver com o software center que parece não querer instalar .debs do disco, queria instalar o spacechem e aquilo crasha, reportei agora o bug..
Só tenho a dizer que para uma versão alpha até já se encontra mais estável do que o 12.04LTS estava na altura.

As alterações são algumas nesta versão mas nada de especial, nautilus com uma versão mais clássica, mas com mais funcionalidades.
Parece haver uma maior englobação do empathy com o unity.

Para os mais curiosos o kernel actual vai na versão 3.5.0-13
Não me parece que adoptem o 3.6 ainda.

Tirando os bugs que me deparei, e que ainda me deparo (apenas o do software center), esta versão é de longe a melhor versão do ubuntu que tive nas mãos a termos de fluidez..
Possivelmente por estar em alpha ainda lhe falta algumas coisas, mas se continuar assim está aqui umas belas melhorias a termos de performance face ao 12.04LTS

Cumps..
 
Última edição:
foi bom ler este ultimo post.. porque ubuntu ate hj no meu 1000h era para esquecer com o unity..

ainda assim nao me acredito na informação que deste dos videos do youtube.. eu no Windows (melhor no XP, mas no 7 tambem) consigo até videos a 720p ver sem muitos problemas com o CPU em auto (ligado a corrente, ou seja a velocidade de 1.6Ghz) e no ubuntu nem videos a 480 consigo ver sem aquilo lagar tudo.. e isto nem unity nem em gnome 3, 2, MATTE, etc..

em que qualidade ves os videos?
 
Não consigo ver videos no youtube a 720P, alias nunca consegui ficam lentos, quer com OC ou sem OC.

Mas já ver filmes não é problemáticos
Eu tinha os mesmos problemas que tu nesse aspecto do youtube, ainda à coisa do mês passado era um stuttering horrivel
Foi uma optima surpresa ver os videos a correr bem do nada, tambem não sei ao certo se tá relacionado com o chromium, mas sempre usei esse browser no ubuntu.

Agora só espero que isto realmente se mantenha até à versão final em outobro.
Cumps..
 
ok, convenceste me.. tenho aqui um disco de 250Gb limpo, e ja q nao tenho la nada vou experimentar o 12.10 :P

edit: tive a experimentar o live da daily build.. e confirmo.. nada a ver com o que vi até agora! obviamente isto parece me melhorias a nivel da kernel .. porque o unity continua a ser um bocado pesadote para este tipo de sistemas (atom n270).. mas finalmente consigo ver filmes 480p no youtube sem problemas.. e ate os 720p ja correm (com algum lag claro!)

mas sao boas noticias!
 
Última edição:
Eu disse :P
Agora o meu já está mais lento, mas foi devido a uns erros que isto acusou, e desde então ficou mais lentinho, mas tambem ainda vai na Alpha 3..

Interessante o progresso de optimização
 
Há assim tanta diferença na fluidez do unity do 12.4 para o 12.10?
É que já esprimentei meter Ubuntu a um amigo e aos meus pais na 12.4, e quer um quer outro (ATI@FGLRX um e Intel o outro) freezavam por tudo e por nada.
Tambem reparei que o APT estava lentissimo a meter pacotes (do genero, meter o wine = 3 horas sem tocar) e não era da rede.
A ultima vez que tinha usado o APT por mim (mint 10) era até bastante fluido, mas no ubuntu 12.4 conseguia ser tão lento que até freezava o resto da interface.
Meti Fedora@Gnome aos meus pais, e os problema foi-se(yum fluido), e no laptop do meu amigo exprimentei instalar GNOME3, e era mesmo bug do Unity no que toca aos freezes(mas o apt ficou lento na mesma)

É impressão minha ou o pacman deixa apt,yum e zypper a ver navios?
Não é estar a defender a distro que uso, mas quer o yum, quer o zypper me parecem ligeiramente mais lentos, e o apt nem se fala(ubuntu).
O quê é que está ali metido mais ao meio sem ser sacar o pacote e extrai-lo? Alguma medida de segurança? Checksum? Ou é só impressão minha/bug onde exprimentei?

Cumprimentos
 
Back
Topo