Ubuntu 12.10 (Quantal Quetzal)

Do ponto de vista exterior tens poucas diferenças, kernel mais recente, algum software mais recente, algumas diferenças no Unity, etc mas do ponto de vista do funcionamento interno tens mais diferenças, perdeu o suporte para i686 sem pae, perdeu a ISO alternativa e a versão CD, perdeu o Unity 2D e ganhou muitos novos processos a correr por debaixo do sistema que são do meu ponto de vista desnecessários para o utilizador final.

Usa mais RAM e CPU, pode ter ganho alguma performance em computadores e hardware mais recente mas perdeu nos computadores mais antigos/lentos e o 12.10 não é uma versão LTS, tem apenas suporte até 2014 e o 12.04 tem suporte até 2017.

Não existe uma vantagem do 12.10 sobre o 12.04 LTS que considere importante e no 12.04 posso usar ppa's para actualizar as aplicações que mais me interessam. O 12.10 não tem nada de mal mas no meu hardware também não faz nada melhor que o 12.04 LTS.

É normal a versão seguinte á LTS não ter diferenças suficientes para justificar o upgrade. A versão LTS é geralmente boa e não é em 6 meses que se faz grandes melhorias.
 
Do ponto de vista exterior tens poucas diferenças, kernel mais recente, algum software mais recente, algumas diferenças no Unity, etc mas do ponto de vista do funcionamento interno tens mais diferenças, perdeu o suporte para i686 sem pae, perdeu a ISO alternativa e a versão CD, perdeu o Unity 2D e ganhou muitos novos processos a correr por debaixo do sistema que são do meu ponto de vista desnecessários para o utilizador final.

Usa mais RAM e CPU, pode ter ganho alguma performance em computadores e hardware mais recente mas perdeu nos computadores mais antigos/lentos e o 12.10 não é uma versão LTS, tem apenas suporte até 2014 e o 12.04 tem suporte até 2017.

Não existe uma vantagem do 12.10 sobre o 12.04 LTS que considere importante e no 12.04 posso usar ppa's para actualizar as aplicações que mais me interessam. O 12.10 não tem nada de mal mas no meu hardware também não faz nada melhor que o 12.04 LTS.

É normal a versão seguinte á LTS não ter diferenças suficientes para justificar o upgrade. A versão LTS é geralmente boa e não é em 6 meses que se faz grandes melhorias.

A mudança no kernel não é significativa?
Tenho ideia de ter lido que em portáties o kernel do 12.04 não era grande coisa.
 
Do kernel 3.2 para o 3.5 não apareceu nada de extraordinario que seja usado no Ubuntu 12.10 e faça a diferença. Podes ver por ti:
http://kernelnewbies.org/Linux_3.3
http://kernelnewbies.org/Linux_3.4
http://kernelnewbies.org/Linux_3.5

Algumas coisas interessantes para o futuro como a ABI x32, melhor suporte para o hardware recente e melhorias gerais um pouco por todo o lado mas nada de especial.

Deves estar a pensar nos problemas de consumo de energia do kernel que afectaram do 2.6.38 e seguintes mas no 3.2 já esta sobre controlo:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_pangolin_power&num=1
 
Olá a todos.
Permitam-me que deixe as minhas impressões sobre este Ubuntu.
Não esperem qualquer análise técnica pois os conhecimentos em Linux que tenho são muito poucos ou quase nulos.

No entanto e independentemente das opiniões mais técnicas que possam estar aqui acho importante que conste aqui uma opinião de alguém que sem muitos conhecimentos informáticos migrou recentemente de um sistema operativo “fechado” e “pago” para um sistema operativo “livre”, “comunitário” e “grátis”.

Penso que a primeira ideia que deve ser passada é que, atualmente, já é possível dizer-se que existe uma alternativa ao SO Windows, para quem espera igualmente um sistema fiável/estável e atual, desde que o utilizador esteja disposto a abdicar de algumas funcionalidades que o Windows oferece.

Foi o que se passou comigo: o único software pago que usava no meu PC era Windows XP, pois tanto de editor de texto, tratamento de imagem, edição de fotografia, internet era já software desenvolvido em open source.
A transição era, como devem calcular, inevitável, pelo que o que tenho mais saudades é dos jogos que jogava.
Para o utilizador comum que faz um uso normal do PC (e aqui a definição de uso normal do PC diz respeito à minha opinião pessoal), como por exemplo navegar na net, redes sociais e blogs, edição de fotografia, home banking, governo/impostos, youtube e alguns jogos (fornecidos pelo próprio Ubuntu), este sistema operativo funciona às mil maravilhas, podendo ser uma solução a considerar por muitas pessoas.

Atualmente e como todos sabem, existem muitas versões de Linux e na minha opinião esta é muito boa para a utilização que lhe dou, independentemente dos problemas já identificados por muitos utilizadores.

O que falta a este Ubuntu?
É claro que o uso do Ubuntu leva algum tempo de adaptação tal como qualquer distribuição Linux.

No entanto, e após ter experimentado esta versão, posso já identificar alguns prós e contras no uso da mesma comparativamente ao Windows que tinha instalado (XP), porque afinal o que devemos ter em conta, é o que ganharemos em deixar um sistema operativo mais globalizado e pago, como é o caso do Windows, para um sistema operativo gratuito e que se quer funcional como o caso do Ubuntu.

Na minha opinião e para quem esteja a considerar mudar de sistema operativo, os prós e os contras (que até à data me deparei) são os seguintes:

1 – Mais rápido comparativamente ao Windows XP (SP3) que tinha instalado (deve ser aqui dado um desconto pois o sistema está atualmente a correr num SSD);

2 – Não tive que instalar qualquer driver adicional para que o meu hardware começasse a funcionar (atendendo ao sistema que tenho bem como uma impressora Epso n e dois discos externos USB), ou seja foi montar o hardware, instalar o Ubuntu de uma PEN USB e já está;

3 – Para navegar em alguns sites na internet foi necessário proceder à atualização do FlashPlayer, bastando para isso ir à gestão de software e instalá-lo;

4 – O Sistema Operativo está totalmente em Português nacional, o que revela o imenso trabalho que existe por trás da Comunidade Portuguesa de Ubuntu no que diz respeito, por exemplo, à tradução – É importante esta ressalva uma vez que se trata de um sistema gratuito;

Alguns contras (chamo-lhe antes pequenas dificuldades pessoais)

5 – (não é bem um contra, mas sim inadaptação minha) A instalação de programas para além do disponibilizado pelo sistema de administração do Ubuntu, ou seja, para aqueles que ainda não experimentaram este SO percebam: existe uma aplicação que reúne todas as aplicações disponíveis para serem instaladas no nosso computador, no entanto (e por nabice minha) não consigo fazer, ainda, a instalação de programas que carecem de instalação “manual”.
Dou um exemplo: quero instalar o Lince (programa de correção ortográfica) e o mesmo apenas está disponível para download como ficheiro “.jar”, acontece porém que ainda não descobri como se faz aquilo.

6 – A ausência, por enquanto, de jogos mais evoluídos. Sei que alguns funcionam quase perfeitamente através do Wine, no entanto lá está, os conhecimentos necessários para realizar estas operações devem de ser um pouco mais técnicos do que aquilo que o Windows nos habitou: colocar o CD/fazer o download, executar o ficheiro “.exe” e já está.
Desculpem o texto longo, mas gostaria de certa forma contribuir para um melhor entendimento deste SO.

Cumps
 
Última edição:
5 – (não é bem um contra, mas sim inadaptação minha) A instalação de programas para além do disponibilizado pelo sistema de administração do Ubuntu, ou seja, para aqueles que ainda não experimentaram este SO percebam: existe uma aplicação que reúne todas as aplicações disponíveis para serem instaladas no nosso computador, no entanto (e por nabice minha) não consigo fazer, ainda, a instalação de programas que carecem de instalação “manual”.
Dou um exemplo: quero instalar o Lince (programa de correção ortográfica) e o mesmo apenas está disponível para download como ficheiro “.jar”, acontece porém que ainda não descobri como se faz aquilo.

A culpa não é tua, os gajos do "Lince" é que são uns malandrecos, e fizeram instaladores para todos os Sistemas Operativos menos para o Linux. Esse "Lince" é um ficheiro .jar que terás de executar como Java. Ou seja, na linha de comando terás de fazer "java -jar lince.jar". Também podes configurar o teu programa de gestor de ficheiros (Nautilus no Ubuntu) para abrir automaticamente ficheiros jar.

Lê isto: http://alexsleat.co.uk/2010/06/07/howto-run-jar-files-in-ubuntu/

Deixo também a dica para que quando tiveres dúvidas, no google procura por "ubuntu xxxx". No caso do link anterior procurei por "ubuntu open jar .." e o google sugeriu logo "ubuntu open jar file" automaticamente e deu resultados. Vais ter de procurar muitas coisas destas na utilização do Ubuntu, mas vais-te desenrascando.. :)
 
Obrigado João. Também sou João

Sim, tenho procurado imenso na net, lido imenso e o youtube ajuda imenso pois existem imensos vídeos sobre linux e neste caso específico sobre o Ubuntu.
Adianto ainda que "tirei" da net um manual com 700 e tal páginas com o nome "Guia do Linux" - Versão colaborativa, de Gleydson Mazioli da Silva, que em conjunto com uma série de pessoal fez um imenso manual que pela leitura inicial que lhe fiz parece-me muito boa.


Perdi o link de onde “tirei” o manual mas googlando devem conseguir.

Vou seguir a tua dica quanto ao Lince.
É chato não funcionar mais “diretamente”, pois no Ubuntu ainda consigo “desempacotar” o programa, mas depois…nada.
Obrigado mais uma vez.

Outra questão que gostaria de partilhar com a comunidade é quanto à publicidade que recebemos da Amazon nesta versão do Ubuntu, através da consola Unity.

Parece que na versão 12.04 já acontecia isso, não é nada de novo, mas pelo que tenho lido a comunidade parece estar dividida quanto a esta particularidade no Ubuntu.

O que a Canonical está a fazer não me choca, pois a Google já o faz.
A mesma é possível ser desinstalada (mais uma vez um procedimento através do terminal) – eu apenas removi o atalho, no entanto no uso que faço da consola, a publicidade lá está: já me “sugeriram” álbuns de música e livros.

Deixo aqui o link de um vídeo da “planetubuntu” sobre o assunto.
É longo (16 minutos), mas penso que dá uma ideia sobre o assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=iEAf3RxlBd8&feature=related

Fiquem bem.

 
Olá a todos.
Permitam-me que deixe as minhas impressões sobre este Ubuntu.
Não esperem qualquer análise técnica pois os conhecimentos em Linux que tenho são muito poucos ou quase nulos.
(...)
Desculpem o texto longo, mas gostaria de certa forma contribuir para um melhor entendimento deste SO.

Cumps

Não tens de pedir desculpa por nada.
Foi um texto muito interessante.
Gostei muito.
Boa sorte nesta nova aventura.

Há ficheiros em Linux semelhantes ao *.exe do Windows, os ficheiros *.deb.
Um exemplo.
Se quiseres instalar o Chrome, e não o Chromium, tens de ir à página da google e vais fazer o download de um ficheiro do tipo deb.

Cumprimentos.
 
Obrigado Lagafe
Tenho o Chromium instalado para aceder às minhas coisas "google releated" e alguns joguitos que por ali tenho adicionados, no entanto estou a usar o firefox sem problema.

Ando a arranjar coragem para usar o wine com alguns jogos que por aqui tenho. Vamos ver.
 
Para jogos vê também o Playonlinux que facilita a instalação de bastantes jogos em linux ao utilizar scripts para o wine.
Experimenta também o cliente nativo do Steam que saiu há pouco tempo :)

cumps
 
Obrigado unknown
Estive ontem a experimentar o wine com o Rune e o Colin mcrae rally 2.0 que não jogava desde que mudei do windows 98 para o xp, no entanto se no primeiro me pede o CD (com o cd original dentro do leitor de cd) o segundo instala, arranca, menu, mas quando vou a jogar, é impossivel pois não se reconhece nada.

Quanto ao cliente do Steam, acho que aquilo é apenas para quem se candidatou ao cliente, pois acho que ainda não está para download para o publico em geral.

Quanto ao Ubuntu está a funcionar às mil maravilhas.
 
Bom dia,
estou com o ubuntu 12.10, instalei o wine, e instalei o ie8, mas passado 5 segundos de o abrir ele crasha.. então queria saber como faço para o desinstalar para voltar a instalar o ie7.

obrigado
 
Do que eu já aprendi:

1 - Numa das abas do Wine, existe uma listagem de programas instalados;
2 - É só selecionar o programa e remover o mesmo.

Outra opção:
As pastas, por defeito, do wine (C), são instaladas na tua pasta de ficheiros pessoais, mas não estão visiveis.
Penso que é Crtl + H e aparecem todas as pastas, onde encontrarás a do wine.
É só navegares pela pasta até encontrares a pasta onde está o programa.

Como estou a usar o wine à pouco tempo espera por mais opiniões, por favor.
 
Bom dia,
estou com o ubuntu 12.10, instalei o wine, e instalei o ie8, mas passado 5 segundos de o abrir ele crasha.. então queria saber como faço para o desinstalar para voltar a instalar o ie7.

obrigado

Duvidas não são aqui...
para remover basta procurar wine settings e tens lá um botão para desinstalar programas. Podes usar o playonlinux para instalar o IE8 a funcionar maisoumenos :)


Cump
 
O manual do Wine desaconselha a instalação do Internet Explorer por exigir componentes nativos, imensos truques e uma potencial violação de licensa. Para quem queira experimentar, utilize sempre o PlayonLinux ou o WineTricks para instalar o IE7 ou IE8 numa wineprefix em separado.
É por este motivo que o Wine têm estado a desenvolver um mini-browser de compatibilidade para as aplicações que usem o motor Trident para aceder à Internet. (E é uma camada de compatibilidade sobre a versão Win32 do Gecko, utilizado pelo Firefox :-D)
 
Bom dia,
estou com o ubuntu 12.10, instalei o wine, e instalei o ie8, mas passado 5 segundos de o abrir ele crasha.. então queria saber como faço para o desinstalar para voltar a instalar o ie7.

obrigado

Uma curiorisidade.
Porque razão é que pretendes instalar o IE8 num ambiente Linux?
 
Pode ser web developer e precisa de testar os websites em todos os browsers e como o IE ainda tem por volta de 50% do tráfego na web é importante que os sites funcionem neste.
Tirando isso não vejo razão xD

Cumps
 
tenho isto a correr na virtual box e o que noto é que falta alguma fluidez, por assim dizer.. gostava de saber se é mesmo assim.
 
Back
Topo