Ubuntu 12.10 (Quantal Quetzal)

Algumas observações. Têm o wiki Ubuntu.pt. Matéria não falta ;).
Olá a todos.

1 – Mais rápido comparativamente ao Windows XP (SP3) que tinha instalado (deve ser aqui dado um desconto pois o sistema está atualmente a correr num SSD);
- Qualquer distro Linux utiliza muito pouco o disco, ao contrário do Windows. Se experimentares o Fedora, ainda notas mais;

2 – Não tive que instalar qualquer driver adicional para que o meu hardware começasse a funcionar (atendendo ao sistema que tenho bem como uma impressora Epso n e dois discos externos USB), ou seja foi montar o hardware, instalar o Ubuntu de uma PEN USB e já está;
- Nos portáteis as camâras UVC são um problema. As impressoras Brother são outro grande atrofio em Ubuntu, ou qualquer Linux; Os consumos de bateria são maiores em Linux, devido a um bug de kernel e ao X.org... a interface gráfica do Ubuntu não ajuda. O XFCE é melhor nisso.
3 – Para navegar em alguns sites na internet foi necessário proceder à atualização do FlashPlayer, bastando para isso ir à gestão de software e instalá-lo;

4 – O Sistema Operativo está totalmente em Português nacional, o que revela o imenso trabalho que existe por trás da Comunidade Portuguesa de Ubuntu no que diz respeito, por exemplo, à tradução – É importante esta ressalva uma vez que se trata de um sistema gratuito;

Alguns contras (chamo-lhe antes pequenas dificuldades pessoais)

5 – (não é bem um contra, mas sim inadaptação minha) A instalação de programas para além do disponibilizado pelo sistema de administração do Ubuntu, ou seja, para aqueles que ainda não experimentaram este SO percebam: existe uma aplicação que reúne todas as aplicações disponíveis para serem instaladas no nosso computador, no entanto (e por nabice minha) não consigo fazer, ainda, a instalação de programas que carecem de instalação “manual”.
Dou um exemplo: quero instalar o Lince (programa de correção ortográfica) e o mesmo apenas está disponível para download como ficheiro “.jar”, acontece porém que ainda não descobri como se faz aquilo.
- Bem, aí tens carência de experiência informática ;). Nada que não se aprenda:
-- JAR: java executable file. Instalas o java:
$ sudo apt-get install openjdk-6-jdk
-- Executas o programa:
$ java -jar nomedoprog.jar

Existem outros, mas nada que o google não ajude...

6 – A ausência, por enquanto, de jogos mais evoluídos. Sei que alguns funcionam quase perfeitamente através do Wine, no entanto lá está, os conhecimentos necessários para realizar estas operações devem de ser um pouco mais técnicos do que aquilo que o Windows nos habitou: colocar o CD/fazer o download, executar o ficheiro “.exe” e já está.
Desculpem o texto longo, mas gostaria de certa forma contribuir para um melhor entendimento deste SO.
- Está a ser realizada uma versão da Steam para Linux. É uma questão de tempo;

Cumps
 
Obrigado mstrtch pelas dicas.
Tenho aprendido muito lendo por esses sites fora e também na wiki Unbutu.

Estou muito contente com este SO. Nunca pensei que me iria adaptar tão bem, atendendo que tenho um portatil com o win7 e no trabalho também trabalho em ambiente windows.
 
Última edição:
Gradualmente, estou-me a converter ao Ubuntu. Já o tenho instalado nos 3 computadores cá de casa e a utilização começa a ser cada vez mais frequente.

Brevemente, também vou instalá-lo no portátil velho da minha mãe que já tem alguma dificuldade para acompanhar o Windows 7.
 
Se tem dificuldade com o 7 experimenta o Xubuntu! Fica maquinão! Eu ainda tenho de instalar uma partição aqui no meu desktop para por isto a rolar xD
 
Isso é normal, mas da familia Ubuntu, tens os Desktop Environments mais usados/conhecidos Ubuntu tem o Unity, Kubuntu tem KDE, Xubuntu tem XFCE, Lubuntu tem LXDE e o Gnome-shell remix tem Gnome-shell. Apesar de ser possível instalar todos eles no Ubuntu só, às vezes a coisa fica mais bonita/bem feita instalando uma dessas versões do Ubuntu. O Xubuntu e o Lubuntu é para pc´s com menos capacidades pois gastam menos recursos e tem um look mais clássico.

Podes sempre experimentar o Ubuntu nesse computador mas se veres que falta alguma rapidez experimenta um dos outros flavours de Ubuntu que notas diferença! :P

Cumps
 
Instalei ontem o Ubuntu 12.10 numa pen que tinha aqui para testar o Crossfire no Wine mas o Ubuntu estava muito mais lento que o W7.
 
Alguem que tenha duas graficas (nvidia/amd, intel) me pode dizer como funciona no ubuntu? da para escolher qual corre? penso que a tecnologia optimus nao esta ainda ativa no ubuntu.

Outra duvida, tenho um asus n56vz, e queria voltar a instalar o ubuntu, nao tenho o uefi ativo, mas ao formatar queria ativar o uefi, alguem me pode explicar como faze-lo e ter o ubuntu a funcionar com o windows e uefi?

obrigado
 
uefi activo não percebi.

Quanto ao caso da nvidia acho que existe um projecto open-source chamado bumblebee que trabalha bem.

Acabei de instalar o ubuntu no meu desktop.
Drivers open-source = 0, nada! lento como tudo

Queria instalar as proprietarias nao deu, dizia que precisava de umas tools.
Fartei me instalar mais de 100mb de tools
Deu para criar os debs na instalação
Corri os debs instalou tudo até fiz o sudo atitool --initial
Fiz restart

Resultado: Apenas o rato e fundo do ecrã aparece.
AMD e Unity, como sempre uma fonte de problemas ridicula

Vou testar o mint 14!
 
tipo, o meu pc suporta uefi, mas neste momento tenho desligado, estou a usar a bios normal.

Queria ativar o uefi, mas li rumores que da problemas junto com o windows 8 + ubuntu
 
Tambem li isso, não sabia que podias era escolher entre os 2!
Não sei muito sobre isso da uefi ainda, vou deixar os entendidos responder

Referes-te aos dois (bios/uefi)

O meu vinha com windows 7 e uefi desativada, mas o disco ja tinha particoes para o uefi. Quando formatei tive de apagar para instalar o 8, e nao me lebrei de ativar o uefi, entao ficou normal.
 
Então ora cá vai.
Tenho uma HD 7850 como podes ver no meu sistema.
Fiz todos aqueles passos e não resolveu, alias nem sei que raio de drivers tinha instaladas lá porque dizia desconhecido nos details.

Já no mint 14.1, dizia que era as gallium ou lá como se chama 0.4 o performance estava deploravel no entanto nos adicional drivers achei uma instalação facil para as mais actuais que eu tinha ficando assim com as 12.9 beta, not bad pensei eu.
O performance ficou 5* e aparentemente sem qualquer problema.

Instalei a steam beta, e fiz download das 12.11 beta11.
Ao tentar instalar deu o erro que tinha que remover as fglrx como não me apetecia passar pelo mesmo vim-me deitar :P
Quanto à steam fiz login tudo 5* mal abri os setting crashou a steam, a partir dai cada vez que faço login crasha.

Li um bocado no site da steam e acontece a quem anda com as 12.9.

Alguma dica para eu testar amanhã?
 
Bom eu no Ubuntu 12.04 instalo as drivers pelo aditional drivers e não há molho, mas também tenho uma HD3850M e as ultimas drivers que saíram para esta gráfica foram as 12.6 (Junho 2012) que são as disponibilizadas nos repos do 12.04.
A steam normalmente quando instalo no Ubuntu, faz os updates e pede login, faço login e é só sacar os jogos, nunca me aconteceu nada seja no Big Picture, na loja, etc etc...

Podes tentar ver o porque de crashar com as 12.9 e se não haver resolução trocar para as 12.11 que penso que tragam uns updates interessantes e se calhar compensavam-te mais essas.
 
Sim, eu quando testei a steam no meu netbook não havia problemas no ubuntu 12.04lts, (Intel atom n570 com uma intel gma950).
No entanto o big picture não corria porque tambem nunca correu no windows por falta de certas funções da gráfica.
E sim tinha a disposição o adicional drivers.

Mas no 12.10 o adicional drivers já não existem.
E tá me a parecer que as instalações das drivers da amd fora disso são complicadas como os demónios.
 
Claro que existe o adicional drivers, está é escondido!! Aqui está! Eu acho que fizeram mal em trocar isso para ai, que como podes ver é difícil de chegar lá e um novo user não conseguirá chegar ai sem pesquisar ou andar a mexer em tudo!
 
wso277 --> http://askubuntu.com/questions/219027/how-do-i-dual-boot-windows-8-uefi-and-ubuntu-12-10 vê se ajuda!

ObscureAngel tens que gráfica no desktop? Isso deverá ser só instalares as drivers que dão pelas "aditional drivers". Nunca tive problemas com ATI e Unity, já Gnome-Shell ou Cinnamon não posso dizer o mesmo.
No meu desktop com GTX260 ele instala automáticamente as drivers da Nvidia até fiquei espantado!

Cumps

Obrigado, por acaso ja tinha encontrado esse link. Pelo que li o que da "trabalho" e meter o disco em modo gpt. Acho que vou manter como esta.

Outra duvida, em relacao a nvidia+intel, ja vi que o bumblebee consegue fazer a funcao da optimus e arrancar programas com a nvidia, mas como posso definir a grafica principal? E que no ubuntu acho que dificilmente vou precisar da nvidia a correr o ambiente de trabalho.

O problema do consumo excessivo de bateria foi resolvido com esta versao?
 
O consumo de energia foi corrigido no kernel 2.6 ou 3.1 não me recordo e a preguiça fala mais alto a esta hora :-D. Por isso sim, esta versão já não tem disso (assim como a 12.04 LTS).

O bumblebee pelo que li o que faz é corre tudo normalmente com a Intel HD e só quando tu pedes estritamente para correr com a Nvidia é que ela irá ser utilizada. Atenção que não tenho a certeza disto pois não tenho portátil com Optimus e só tenho uma GTX260 no desktop.
 
Back
Topo