Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

Eu costumo fazer sempre fresh install mas como tenho tido muito pouco tempo para andar a formatar computadores (ainda por cima este onde estou tem switchable graphics e é o cabo dos trabalhos) acho que vou esperar mais uma vez pela final e saltar o beta!
 
Isso é ironia Ketheriel? É que sempre te vi apoiante do openSUSE e Fedora (com GNOME) e agora estás armado numa meretriz do Ubuntu (com Unity)?

E sou um grande fan de openSUSE e Fedora... mas tive que me converter devido a questoes profissionais... por isso é que sou uma prostituta de ubuntu :)
 
E sou um grande fan de openSUSE e Fedora... mas tive que me converter devido a questoes profissionais... por isso é que sou uma prostituta de ubuntu :)

Estava a ver que tinhas mudado mesmo. Estava mesmo a ver que o 13.04 devia ser a 8ª maravilha do mundo para mudares. Saquei o Fuduntu para experimentar. Simpatizo com a filosofia deles e quero experimentar uma distro Fedora based. E têm alguns devs portugueses...
 
Estava a ver que tinhas mudado mesmo. Estava mesmo a ver que o 13.04 devia ser a 8ª maravilha do mundo para mudares. Saquei o Fuduntu para experimentar. Simpatizo com a filosofia deles e quero experimentar uma distro Fedora based. E têm alguns devs portugueses...

Porque é que queres distro's 'based'? Sinceramente so a forma como alguns hacks sao feitos é um pouco desmotivante.... A minha recomendação é que instales um Fedora minimalista e depois instalas apenas o que quiseres (isto implica conheceres um pouco sobre o package manager)... Eu utilizo Ubuntu apenas porque preciso de me ambientar com a parte baixo nivel do sistema e com o sistema de gestao de pacotes e repositorios... Nao é pela componente de Desktop. Mas a verdade é que este 13.04 impressionou-me bastante...
 
Não vejo o problema das distros baseadas noutras. Gosto mais de Mint que de Ubuntu por exemplo. O Fuduntu acho que até resulta de um fork do Fedora, e segue um modelo que me interessa.
Antes de experimentar Fedora experimentava Open Suse porque parece-me ser bastante interessante também.
 
Se calhar porque não está lento (isto com Unity) como no 11.10, 12.04 e no 12.10. Finalmente é uma versão com um Unity decente, tirando aquelas manhas todas da Amazon e companhias...

Eu estou a gostar bastante até no meu netbook, mas depende do uso que lhe dou. Ando a tentar usar o Firefox em vez do Chromium por causa do uso da RAM, mas não serve de muito quando o CPU não tem força para acompanhar. No outro pc onde experimentei ( um C2D a 1.8GHz, com 2Gb de ram e gráfica onboard intel) portou-se extremamente bem enquanto que o 12.04 era um bocado para o lento (estou a comparar ao 12.04 porque não experimentei mais do que esse).
 
E sou um grande fan de openSUSE e Fedora... mas tive que me converter devido a questoes profissionais... por isso é que sou uma prostituta de ubuntu :)

Se continuares a teimar que Ubuntu não presta podes ver isso como um castigo. Se aceitares o Ubuntu vais acabar por entender porque tanta gente o utiliza. E vais poupar dinheiro como por exemplo no tempo de instalação do S.O. ou na tua subscrição RH, roftlol

Cump
 
Uma novidade que notei agora no Kubuntu 13.04 é um novo splash screen. Fico mais estilo o do Ubuntu mas com fundo preto e letras brancas com um highlight azul. Está muito mais nice (ainda que seja uma coisa meio inútil :P).
 
Acho que já vinham a ser uma prioridade melhorar o desempenho do mesmo em máquinas com menos potêncial como netbooks, tablets, etc.
Falo por experiência própria, não só notei melhorias a nível de desempenho no meu netbook, mas também como no meu desktop, do 12.04 para o 13.04, o 12.10 nunca se deu bem no meu netbook, muito lento mesmo.
 
O 13.04 teve um aumento de performance no unity bastante grande! O 12.10 era complicado no meu netbook. O 13.04 até se come bastante bem. O 12.04 ainda se usava bem, mas com mais aplicações abertas começava a ficar complicado.
 
Agora que finalmente consegui meter este Ubuntu a funcionar como é suposto (suporte multi monitor e drivers proprietários Nvidia) simplesmente não entendo como é que isto "out of the box" pode vir com os drivers Nvidia opensource quando os proprietários dão 15-0 a estes em termos de performance/estabilidade ao OS, por mais que perceba/acredite no conceito opensource é daquelas decisões incompreensíveis que em nada ajuda ao crescimento do OS, quantos ao terem problemas a nível gráfico/performance não terão abandonado a aventura no mundo Linux e pensado, Linux ainda é isto?

Quanto à 13.04 do que testei até aqui devo ser dos poucos que não vê assim grandes aumentos de performance em relação à 12.04/12.10.
 
A questão dos drivers proprietários virem logo pré-instalados é puramente legal e não técnica. Dava jeito... mas também os open source actualmente funcionam bem em Desktop (eu pelo menos não noto diferença significativa em KDE/Unity entre os radeon e os fglrx) e só em coisas mais pesadas (jogos por exemplo) ou para necessidades específicas (OpenCL/CUDA) é que os proprietários são realmente necessários.
 
Bem, não sei se é por ser uma Nvidia 7600go ou estar a usar uma configuração dual monitor mas as diferenças para mim só a usar o OS no que toca a fluidez/estabilidade entre os drivers opensource e os proprietários foram óbvias, ao ponto de se para usar este Ubuntu 13.04 a única opção fossem os drivers opensource simplesmente desinstalava o OS.

Mas como disse antes não estou particularmente impressionado com o que experimentei até aqui deste Ubuntu, ainda estou para perceber se elevei demasiado as expectativas com o feedback que fui lendo ou se o facto de estar a vir do Elementary OS também terá alguma influência nesta opinião.
 
Aqui posso confirmar que simplesmente as open-source vieram horriveis com os 12.10 na minha HD 7850.

Agora com estas novas inovações que trouxe nas radeon DRM pode ser que pelo menos as open-source venham melhor.
Mas não faço ideia pois ainda não testei o 13.04 no open-source.

BTW em que dia deste mês é mesmo para sair oficialmente o 13.04?
 
Back
Topo