1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por MaxDamage, 18 de Outubro de 2012. (Respostas: 318; Visualizações: 29656)

1. DON3

DON3 Power Member

Eu costumo fazer sempre fresh install mas como tenho tido muito pouco tempo para andar a formatar computadores (ainda por cima este onde estou tem switchable graphics e é o cabo dos trabalhos) acho que vou esperar mais uma vez pela final e saltar o beta!

2. sEnte!

sEnte! Power Member

Se preferes fazer fresh install é melhor fazeres isso

3. Ketheriel

Ketheriel Power Member

E sou um grande fan de openSUSE e Fedora... mas tive que me converter devido a questoes profissionais... por isso é que sou uma prostituta de ubuntu :)

4. Pafoca

Pafoca Banido

Alguma novidade em termos de consumo da bateria? é que os ultimos deram cabo da minha do portatil...

5. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Temos que mandar um DDoS à Canonical e ensinar a esses bacanos uma lição de humildade... rebentar com as baterias da malta é evil :)

6. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Estava a ver que tinhas mudado mesmo. Estava mesmo a ver que o 13.04 devia ser a 8ª maravilha do mundo para mudares. Saquei o Fuduntu para experimentar. Simpatizo com a filosofia deles e quero experimentar uma distro Fedora based. E têm alguns devs portugueses...

7. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Porque é que queres distro's 'based'? Sinceramente so a forma como alguns hacks sao feitos é um pouco desmotivante.... A minha recomendação é que instales um Fedora minimalista e depois instalas apenas o que quiseres (isto implica conheceres um pouco sobre o package manager)... Eu utilizo Ubuntu apenas porque preciso de me ambientar com a parte baixo nivel do sistema e com o sistema de gestao de pacotes e repositorios... Nao é pela componente de Desktop. Mas a verdade é que este 13.04 impressionou-me bastante...

8. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Não vejo o problema das distros baseadas noutras. Gosto mais de Mint que de Ubuntu por exemplo. O Fuduntu acho que até resulta de um fork do Fedora, e segue um modelo que me interessa.
    Antes de experimentar Fedora experimentava Open Suse porque parece-me ser bastante interessante também.

9. sEnte!

sEnte! Power Member

Podes dizer o quê em concreto?

10. s0ldier

s0ldier Power Member

Se calhar porque não está lento (isto com Unity) como no 11.10, 12.04 e no 12.10. Finalmente é uma versão com um Unity decente, tirando aquelas manhas todas da Amazon e companhias...

Eu estou a gostar bastante até no meu netbook, mas depende do uso que lhe dou. Ando a tentar usar o Firefox em vez do Chromium por causa do uso da RAM, mas não serve de muito quando o CPU não tem força para acompanhar. No outro pc onde experimentei ( um C2D a 1.8GHz, com 2Gb de ram e gráfica onboard intel) portou-se extremamente bem enquanto que o 12.04 era um bocado para o lento (estou a comparar ao 12.04 porque não experimentei mais do que esse).

11. PapiMigas

PapiMigas Power Member

Se continuares a teimar que Ubuntu não presta podes ver isso como um castigo. Se aceitares o Ubuntu vais acabar por entender porque tanta gente o utiliza. E vais poupar dinheiro como por exemplo no tempo de instalação do S.O. ou na tua subscrição RH, roftlol

Cump

12. petersaints

petersaints Power Member

Uma novidade que notei agora no Kubuntu 13.04 é um novo splash screen. Fico mais estilo o do Ubuntu mas com fundo preto e letras brancas com um highlight azul. Está muito mais nice (ainda que seja uma coisa meio inútil :P).

13. never die

never die Power Member

Por acaso também reparei nisso, muito mais cool do que nos anteriores.

14. phazon

phazon Power Member

Acho que já vinham a ser uma prioridade melhorar o desempenho do mesmo em máquinas com menos potêncial como netbooks, tablets, etc.
    Falo por experiência própria, não só notei melhorias a nível de desempenho no meu netbook, mas também como no meu desktop, do 12.04 para o 13.04, o 12.10 nunca se deu bem no meu netbook, muito lento mesmo.

15. s0ldier

s0ldier Power Member

O 13.04 teve um aumento de performance no unity bastante grande! O 12.10 era complicado no meu netbook. O 13.04 até se come bastante bem. O 12.04 ainda se usava bem, mas com mais aplicações abertas começava a ficar complicado.

16. bseixas

bseixas Power Member

Agora que finalmente consegui meter este Ubuntu a funcionar como é suposto (suporte multi monitor e drivers proprietários Nvidia) simplesmente não entendo como é que isto "out of the box" pode vir com os drivers Nvidia opensource quando os proprietários dão 15-0 a estes em termos de performance/estabilidade ao OS, por mais que perceba/acredite no conceito opensource é daquelas decisões incompreensíveis que em nada ajuda ao crescimento do OS, quantos ao terem problemas a nível gráfico/performance não terão abandonado a aventura no mundo Linux e pensado, Linux ainda é isto?

Quanto à 13.04 do que testei até aqui devo ser dos poucos que não vê assim grandes aumentos de performance em relação à 12.04/12.10.

17. petersaints

petersaints Power Member

A questão dos drivers proprietários virem logo pré-instalados é puramente legal e não técnica. Dava jeito... mas também os open source actualmente funcionam bem em Desktop (eu pelo menos não noto diferença significativa em KDE/Unity entre os radeon e os fglrx) e só em coisas mais pesadas (jogos por exemplo) ou para necessidades específicas (OpenCL/CUDA) é que os proprietários são realmente necessários.

18. bseixas

bseixas Power Member

Bem, não sei se é por ser uma Nvidia 7600go ou estar a usar uma configuração dual monitor mas as diferenças para mim só a usar o OS no que toca a fluidez/estabilidade entre os drivers opensource e os proprietários foram óbvias, ao ponto de se para usar este Ubuntu 13.04 a única opção fossem os drivers opensource simplesmente desinstalava o OS.

Mas como disse antes não estou particularmente impressionado com o que experimentei até aqui deste Ubuntu, ainda estou para perceber se elevei demasiado as expectativas com o feedback que fui lendo ou se o facto de estar a vir do Elementary OS também terá alguma influência nesta opinião.

19. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

Aqui posso confirmar que simplesmente as open-source vieram horriveis com os 12.10 na minha HD 7850.

Agora com estas novas inovações que trouxe nas radeon DRM pode ser que pelo menos as open-source venham melhor.
    Mas não faço ideia pois ainda não testei o 13.04 no open-source.

BTW em que dia deste mês é mesmo para sair oficialmente o 13.04?

20. PapiMigas

PapiMigas Power Member

Sim, dia 25, penso eu.