Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

Boas pessoal:
Quem tem testado mais afincadamente as novas releases qual acha que é a melhor solução para os netbooks de 10''.
Eu ainda tenho o 10.04 porque continuo a achar o Netbook Remix o melhor para netbooks.
Mas tenho mesmo de actualizar o sistema.
Cumps

Eu estou a gostar bastante do Xubuntu tanto do 12.10 como do 13.04.
Gosto muito do ambiente e aspecto gráfico, não gosto do Unity, e está rápido e fluído.

Já instalei em 2 Laptops com mais de 6 anos e está impecável.
Num deles está funcionar melhor que com versões mais antigas como a 10.04.
 
Tenho um Toshiba L-500 (E-Escolas) com ATI Mobility Radeon HD4570 no entanto este não é detetável no Hardware do ubuntu 13.04 , julgo ser do problema da gráfica ser hibrida.

Há resolução para isto?
Obrigado.
 
descubri uma coisa brutal para quem costuma ter muitas complicações em instalar drivers para as AMD.
Existe um projeto open-source que está brutal.

Apesar de o suporte estar apenas para o ubuntu, isto é completamente user-friendly
É apenas um installer que instala e detecta a gráfica e as drivers mais recentes da AMD/ATI, remove, cria dependencias, headers
Tudo ali impecavel.

Deixo aqui o link e tudo porque sempre foi uma dor de cabeça enorme instalar drivers e ficarem a trabalhar bem sem o unity ir por os ares no próximo restart, entre muitos outros problemas.

Link: http://www.thefanclub.co.za/how-to/u...talyst-install

Cumps..
 
Muito bom! Grande achado, mas sabes se isso funciona para o Raring com drivers legacy? Mesmo no 12.04.2 já usa kernel 3.5 e não é suportado pelas 13.1 legacy. Logo só usando o iso antigo do 12.04 ou o netinstall. Bem que podiam lançar as 13.4 ou 13.5 legacy com suporte para xserver/xorg 1.13 e kernel até 3.9.
 
Se em relação a hardware mais actual não tenho muito a apontar (tirando as criticas que fiz antes aos drivers Noveau) fiquei decepcionado com o suporte destas últimas versões (12.xx/13.04) em relação a hardware mais antigo, não consegui instalar uma única distro com base em Ubuntu a 100% num PIII a 1Ghz com 768Gb RAM e uma Nvidia FX5600 128Mb muito à pala dos drivers Noveau (lockups, freezes e afins) mas mesmo a instalação dos drivers proprietários não corre de forma limpa como em versões anteriores em que o OS ficava bastante usável a partir do momento em que os drivers ficavam activos.

É com pena minha que vejo uma das mais valias do passado recente de Linux cair que era o aproveitar melhor hardware desactualizado do que Windows, moral da história, vi-me obrigado a instalar o Windows XP para o PC não ficar encostado.


EDIT:


Retiro o que disse em relação ao hardware mais actual, nem de propósito com o último update fiquei sem wallpaper (agora é um fundo branco) no Unity e então no Gnome 3 nem entra (isto para nem referir que não é possível instalar o Cinnamon devido a incompatibilidades), se a coisa não for normalizada nos próximos dias cheira-me que o "reinado" deste Ubuntu foi curto no meu portátil.

Até ao momento a experiência é claramente negativa e este é o Ubuntu mais instável/problemático que me lembro de testar e já são uns quantos na lista, é pena.
 
Última edição:
Sem suporte hdmi para as amd 6800 novamente e ainda por cima mesmo depois de ter instalado as drivers da AMD não funcionou tive que andar à procura e instalar um package de audio mais recente para finalmente ter som :neutral:
Não estou a gostar muito desta versão, acho que não está a responder tão bem de uma forma geral.
O network manager continua a mesma porcaria, à anos que não consigo ter uma ligação wireless estável, e para piorar o WICD congela-me o OS :005:
 
Última edição:
Ate agora o Xubuntu está 5 estrelas!
Mas um problema, como é que formato uma pen USB? No mint tinha uma app chamada GParted, tive a pesquisar e recomendam Disks mas depois de instalar a app não me aparece nas applicações :(, alguem que me dê uma dica sff :)
 
Última edição:
Ate agora o Xubuntu está 5 estrelas!
Mas um problema, como é que formato uma pen USB? No mint tinha uma app chamada Stick-USB, tive a pesquisar e recomendam Disks mas depois de instalar a app não me aparece nas applicações :(, alguem que me dê uma dica sff :)

Interessante. Agora que falas nisso também andei a procura e não faço a minima de como formatar no xubuntu. Não encontro o Utilitário de disco nem coisa parecida
 
Interessante. Agora que falas nisso também andei a procura e não faço a minima de como formatar no xubuntu. Não encontro o Utilitário de disco nem coisa parecida

Instala o GParted, e depois vai à procura do GParted no Gestor de Definições do Sistema (nota: estou a usar Xubuntu 13.04, deverás adaptar para o Ubuntu "clean")..
 
Boas Pessoal!
Sou novo neste mundo do linux, ja tinhas usado algumas vezes, mas desta vez decidi ficar por aqui.
Instalei o ubuntu 13.04 sem problemas, porem apos alguns dias de uso ja começam a surgir algumas duvidas, tais como, como posso escrever os diretórios como no windows? ex:C:\Program Files (x86)
Onde posso escrever um diretorio no ubuntu?
Obrigado!
 
Viva

Bem vindo ao mundo tux. Dúvidas são aqui.
Quanto à tua dúvida, abres o explorador (2º icon da barra lateral, a contar de cima) e carrega as teclas Ctrl+L


Cump
 
Para a malta com problemas na eduroam consegui corrigir os problemas da minha.
Para os interessados avisem que eu coloco aqui como consegui resolver.

Cumps..
 
hehe eu resolvi muito facilmente o meu problema com a eduroam. Foi só meter as minhas credenciais e escolher "protocolos". Nem sequer precisei de CA_Certificate para nada.
 
Back
Topo