Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

Eu acho que finalmente estão a fazer os updates necessários ao Unity, na performance. No meu netbook quando carrego na "super-key" o dash é praticamente um instante até estar aberto. Enquanto que na 12.04/10 demorava sempre uns segundos. O resto do sistema também me parece mais fluido e até trocava pelo Xubuntu 12.10 que está actualmente como main OS no netbook se não fosse pelos ligueiros bugs que ainda apresenta.
Se a performance aumentar bem, quero ver como será o Mint 15!
 
Se a performance realmente melhorar (ainda que me custe estar dependente do Compiz, mesmo que a Canonical já o tenha alterado profundamente) pode ser que volte para Ubuntu na próxima release. Mas... realmente o que custa é a falta de configurações que o ambiente Unity permite. Sinto-me muito melhor no KDE, em que quase sempre que há algo que funciona de uma forma que eu não gosto basta procurar nas settings e encontro forma de por mais a meu gosto. Se o Unity conseguisse agradar os "power users" é que era :P
 
Eu notei um aumento de fluidez no Unity o que é bom e também tem mais opções de costumização que anteriormente, isto logo nas definições do sistema.
 
É dos DE's que mais gosto simplesmente porque não dá m*rda quando instalo as drivers da ATI. Fica sempre fluido e rápido como originalmente, Gnome-shell, Cinnamon, Pantheon noto uma quebra na fluidez. XFCE claro que fica rapidíssimo como sempre, mas no portátil quando tenho recursos gosto de os usar com "mariquices" xD

A dock ao lado também é porreira porque dá para ter as coisas mais importantes e acedê-las rapidamente, não tenho muitos icons por isso não fica gigante.
A parte do search no dash também dá imenso jeito e foi por causa disso que me ajeitei rapidamente ao Windows 8.

Pode melhorar ainda bastante, mas sinceramente não o acho mau como algumas pessoas o fazem.
 
Eu actualmente tenho Win/Mint em dual boot e Ubuntu numa pen
Quanto ao unity não é que seja muito bonito esteticamente mas o que faço sempre é, primeiro diminuo o tamanho daquilo já que o tamanho por defeito quase que me ocupa metade do ecrã (lol) e depois meto aquilo para auto-desaparecer, assim fico com mais ecrã e só o vejo quando preciso :)
 
http://www.omgubuntu.co.uk/2013/01/unity-to-ship-with-smarter-scope-searching-in-13-04

Cada vez mais tenho a sensação que a Canonical quer ser mais como uma Apple/Google/Microsoft que tem de saber o que temos instalado, o que procuramos e o que fazemos nos nossos computadores.
Apesar do 13.04 estar a ficar numa boa release, depende de como eles irão fazer isso se não fico-me pela 12.04 ou troco definitivamente para o Mint/Elementary/Debian
 
Ahaha é o futuro meu jovem, é tal e qual os cartões do continente e afins, Dão descontos mas o objectivo é saber o que é que as pessoas levam para te empurrarem isso.

Mas sinceramente, pelo menos eu, sempre que uso o Dash é para procurar um programa ou o terminal lol, A mim tmabém não me vão controlar assim tanto lol
Mas pelo que experimentei o Ubuntu 12.10 tal como o 12.04 são imensamente lentos, não vi quanta ram ocupam mas ainda deve ser alguma,
Pelo que tenho lido esta versão parece ser mais rápida mas vamos lá ver
 
Eu sei que é o futuro (infelizmente) e por um lado acho bem pois quando procuramos algo, provavelmente será logo o que queremos encontrar que aparecerá. Mas ao mesmo tempo fico reticente em usar algo deste tipo.

A pesquisa que faço no dash também é o mesmo que tu, é basicamente system monitor, transmission, algum pdf ou imagem nada de mais, basicamente coisas que não tenho na dock.

É verdade esta versão está efectivamente mais rápida em termos de consumo de RAM não sei se está melhor se está pior já que o pc onde está instalado tem Xubuntu e não Ubuntu. Mas penso que esteja ligeiramente mais leve na RAM.
 
Com os updates de hoje está cada vez está melhor.
A mim ultimamente demorava um pouco na transição do ecrã de login até ter o desktop disponível. Mas, depois dos updates de hoje já entra logo após o login.
Aé ao momento super estável, até mais do que o 12.10 que tinha antes.
 
Epá eu instalei a daily build para testar o 13.04!
Epá, Epá...

Isto está inexplicavelmente fluido.
Isto no asus 1000h netbook velho como tudo.

Eu nunca consegui ver um video no youtube em 720P em condições
Fosse em HTML5 fosse em flash, fosse XP, W7, W8, Lubuntu, Xubuntu.. O que fosse

Pela primeira vez na vida tive uma experiencia fluida de 720p no youtube neste portatil e o irrisório é que foi com o ubuntu..

Será que estes gajos conseguiram finalmente fazer um trabalho de optimização mestre
 
Em princípio se o fizeram para o Ubuntu (com Unity) também é capaz de se notar nas outras variantes. Isto se for algo ao nível do core do sistema e não tanto no Desktop Environment.
 
Digo já sinceramente que uso Linux há muito pouco tempo comparando com vocês.
Só não entendo o porquê de tanto ódio em relação ao Unity. Visto que dá para meter a desaparecer automaticamente até é melhor porque assim ocupa menos espaço no ecrã.
 
Digo já sinceramente que uso Linux há muito pouco tempo comparando com vocês.
Só não entendo o porquê de tanto ódio em relação ao Unity. Visto que dá para meter a desaparecer automaticamente até é melhor porque assim ocupa menos espaço no ecrã.

Acima de tudo o pior do Unity é a performance. Mesmo agora, que melhorou muito desde o 11.04 ainda se nota bastante que o Unity é pesado e falha em responder imediatamente muitas vezes.
 
Um coisa é certa o Ubuntu é um SO que ainda dá muitos problemas, a última vez que instalei o 12.10, tal como o 12.04 mal fiz log in pela primeira vez bammm System has encountered an error lol
o 13 sinceramente ainda não experimentei.

sim realmente a performance do SO deixa muito a desejar, é pesado.
 
Na minha máquina está super fluido (13.04), mas também não sou boa referência porque tenho um portátil muito recente (i7, SSD, 16GB RAM, etc.).
 
Aparentemente será a primeira versão do Ubuntu que têm a opção de raíz para usar o Wayland em vez do X Window Server (com a opção de correr o X dentro do Wayland para aplicações que não comprem a modularidade), se bem que o GTK está menos portado que o QT5 em relação ao nosso motor gráfico, e o Unity necessitará de ser totalmente re-escrito porque o Compiz não é compatível com o Wayland, e terão que usar o Weston.
A grande vantagem é que terão um suporte 3D nativo, funcionalidade multi-toque nativo e ainda suporte nativo para placas gráficas múltiplas. (Mas por enquanto terão que usar os controladores open-source Gallium 3D ou compatíveis com o OpenGL ES)
 
Back
Topo