Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

MaxDamage

Power Member
After running with other alliterative codenames such as Oneiric Ocelot, Precise Pangolin and Quantal Quetzal, Canonical has announced the latest in its line of fauna-inspired Ubuntu releases -- Raring Ringtail. With version 13.04 CEO Mark Shuttleworth plans to start seriously laying the groundwork for phone, tablet and TV interfaces, which he hopes to have in place for the next LTS release in April of 2014 (14.04).

Don't expect a full-fledged Ubuntu smartphone OS in six months, however, the first step will be working on core aspects of the OS, such as power and memory management, that will prove crucial to its success as a mobile platform. First though, the company needs to get through today's planned launch of 12.10, which will deliver some highly-anticipated webapp integration. For more, check out the source.
engadget
Mark Shuttleworth's Blog
 
Já tinha lido hoje de manha, e comio não pudia deixar de ser fui ver que o bixo era este:
Ubuntu-13-04-a-k-a-Raring-Ringtail.jpg

Phoronix
 
Ubuntu é aquela base...muito suporte disponível; muito estável; mas aquele interface unity do 12.04...é de fugir. Honestamente, fez-me fugir para redhat based distros. Vamos lá ver como será no Raring Ringtail.
 
O Phoronix já tinha um artigo a enunciar "sessões" de trabalho para a Ubuntu 13.04 Developer Summit, e que estas se enquadravam numa tentativa de tornar uma plataforma mais interessante para jogos:

Audio Support - "Audio of all forms (stereo, surround, 3D positional, etc.) must work extremely well in Ubuntu."

Longevity of Binaries - "We want to discuss and address considerations on obsolescence of libraries during a game's lifetime and how this works in Ubuntu when compared to other platforms."

Graphics Support - "Graphics in general must work extremely well in Ubuntu (OpenGL specifically)."

Input Devices Support - "[FONT=inherit !important][FONT=inherit ! important]Input [/FONT][/FONT][FONT=inherit !important][FONT=inherit ! important]devices[/FONT]"[/FONT] (joysticks and gamepads), low-latency input and full button support for gaming mice and keyboards must work extremely well in Ubuntu."

Unity Performance - "Unity costs about 10% in frame rate performance drop when running a game."

Audio Latency - "Audio latency is relatively high on Linux and we need to be competitive with other platforms."
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTIwNTY

Os links do Phoronix ainda não funcionam ou apenas têm o tópico, a conferência é só mais para o final do mês e nessa altura já deverão surgir mais novidades.


Mas entretanto fica a questão: será que isto tudo não irá fazer "divergir" esta distro das restantes, ou será que apontará o caminho a seguir para as distros mais orientadas para segemento "caseiro".
 
Mas entretanto fica a questão: será que isto tudo não irá fazer "divergir" esta distro das restantes, ou será que apontará o caminho a seguir para as distros mais orientadas para segemento "caseiro".

Parece-me que o Ubuntu quer aproveitar a oportunidade para se tornar um standard no desktop e diferenciar-se das restantes distros. Faz bem, mais e melhor escolha é o que precisamos.

Como usa código aberto vai ser fácil as outras distros seguirem o Ubuntu se acharem que este segue no bom caminho mas é possível que não o consigam seguir de perto pois o ritmo de evolução pode ser elevado. Espero que o Ubuntu aproveite a oportunidade para criar standards que sejam úteis para a comunidade do software livre em geral e não só exclusivamente para o Ubuntu ou o Unity.

Espero também que aparecam mais computadores (Tablets, Telemoveis, etc) com Ubuntu e com bom suporte para Linux e outros OS. Assim posso comprar esse hardware, retirar o Ubuntu e meter a distro Linux, BSD, etc que quero.

Desejo sucesso ao Ubuntu e espero recolher os dividendos noutras distros (Debian, Mint, etc) sem ter de sofrer os excessos do Ubuntu/Unity.
 
Ubuntu é aquela base...muito suporte disponível; muito estável; mas aquele interface unity do 12.04...é de fugir. Honestamente, fez-me fugir para redhat based distros. Vamos lá ver como será no Raring Ringtail.

Gosto imenso do Unity!

Sendo o Linux um mundo de inovação permanente ao mesmo tempo há um certo conservadorismo incompreensível no que toca à interface.
 
Gosto imenso do Unity!

Sendo o Linux um mundo de inovação permanente ao mesmo tempo há um certo conservadorismo incompreensível no que toca à interface.

Pois...inovações tais como a do interface do windows 8...obrigadinho, mas não :p - é que às vezes (na minha opinião) não se está a inovar, mas sim a tentar enfiar um estilo que a empresa em questão ACHA que é bom para todos.

Resumindo:

equation.png


;)
 
Última edição:
pelo que a microsoft parece estar a fazer é acabar com o desktop tal e qual o conhecemos já que os dispositivos móveis estão a ganhar cada vez mais terreno face os PCs.

agora on-topic
parece que vai haver algumas mudanças, mas se tirassem o unity....
 
sim , pq o interface do gnome 3 também não foi criticado por muitos..

na minha opinião deviam era oferecer algo além do unity além d classico, isto é, podia ser algo tipo MATE em vez daquele gnome3 todo ripado para parecer o gnome 2.

mas segundo o que tem sido dito pela canonical, o ubuntu vai ter uma variante gnome 3 pura
 
Em tem uma variante Gnome 3 pura, o 12.10 já tem! O único problema disso agora é que a Canonical só irá mandar cá para fora Ubuntu´s com as versões do Gnome estáveis e todas a mesma versão (não como nas ultimas) e isso para quem usa Gnome-Shell é um bocado chato porque não irão ter a versão mais recente a cada versão do Ubuntu que saia. O que eles estão a pensar para resolver isso é adicionar as cenas do Gnome novas num PPA e essa tal variante irá ter esses PPA´s activos por default enquanto a versão normal não os terá. Até que ponto isso é viável não sei...
 
Eu quando estou num computador pá estou num computador a trabalhar sentadinho e quero o menu como sempre tive. E ubuntu não! E Windows copia sem parar o Linux .. mete umas cores diferentes e uns "saltos" para disfarçar e diz que é original deles. oh simmm! Ubuntu não quero mas já quis há uns aninhos :)
 
Gostando-se ou não de Ubuntu no geral, não percebo porque deixam de usar Ubuntu por causa do Unity. Parece que não há derivados com desktops alternativos.

Eu até percebo que não se use Ubuntu por outras razões. Eu por exemplo, prefiro Debian para umas coisas e Centos para outras. Mas não usar Ubuntu (no geral) só por causa do Unity, não faz sentido.
 
Na altura pareceu boa ideia e agora não consigo voltar a gostar. Eu usava o apt-get no terminal. Mas o pacman e o AUR faz muito mais sentido para mim. Mais tarde descobri o mini.iso. Mas acaba por ficar mais lento que o arch
 
Desculpa lá dreamON, mas basta ires ver os testes do 12.10, ou do 12.04LTS para veres bem o quanto para traz ficavam em relação aos outros ambientes.

Podem não ser os melhores, mas tem se esforçado imenso para corrigir a falta de performance e bugs do COMPIZ.
Se eles usassem o mutter certamente teriam bem melhor performance.
Mas pelo menos tem-se esforçado muito para tentar optimizar o compiz/unity, agora que o ubuntu ta a ganhar força como plataforma de gaming

Cumps..
 
Back
Topo