Ubuntu - Tópico Geral

Até agora, muito boa impressão do 16.04 LTS.
O arranque e o sistema estão claramente mais rápidos, mais leves.
fxt98i.png

dg3pdx.png

Naturalmente que ainda se sente aqui e acolá alguma bugalhada.
A janela das preferências de sistema não fecha, a loja dá uma indicação de actualização de software que não corre e o pc não reinicia.
Como já se sabia, há agora que aguardar para que os pormenores fiquem limados.
14xm641.png
 
Até agora, muito boa impressão do 16.04 LTS.
O arranque e o sistema estão claramente mais rápidos, mais leves.
fxt98i.png

dg3pdx.png

Naturalmente que ainda se sente aqui e acolá alguma bugalhada.
A janela das preferências de sistema não fecha, a loja dá uma indicação de actualização de software que não corre e o pc não reinicia.
Como já se sabia, há agora que aguardar para que os pormenores fiquem limados.
14xm641.png
É a versão final? Não encontrei para download...

EDIT: ja encontrei
 
Esta versão parece-me ser finalmente "a" versão que vale a pena instalar do Ubuntu. Especialmente porque vai ter os Snap packages.

Sim e agora em vez de teres uma versão de uma lib no sistema, tens 50, das quais não sabes quantas estão actualizadas. Para não falar no problema de espaço que é ter tudo repetido. Muito bom mesmo.
 
Especialmente porque vai ter os Snap packages.

Conheço muito mal este tipo de pacotes, mas pelo que percebi a ideia é fazer um bundle com as dependências (embora não seja obrigatório, penso que também podem funcionar com shared libraries, ou shared snaps). Temo que isso vá resultar nos "binários enormes" de que o Linus Torvalds se queixava quando discutiu os problemas de packaging em Linux. Parece-me que prefiro a abordagem de sistemas como o NixOS , mas como disse, não conheço bem o Snap. Claro que vai ter muito mais tração, sendo Ubuntu, além de funcionar em sistemas embedded, Internet of Things, etc.

Sim e agora em vez de teres uma versão de uma lib no sistema, tens 50, das quais não sabes quantas estão actualizadas.

Pois, além do problema de segurança. É tudo muito bonito em teoria, mas depois na prática vamos ver como corre. Um dos argumentos é sempre que o Snap corre num ambiente isolado, mas muitas vezes as vulnerabilidades são em programas que são a razão de ser do sistema (e.g. Wordpress, Drupal...) e/ou que podem causar muito dano só por si (browser de Internet).
 
Sim e agora em vez de teres uma versão de uma lib no sistema, tens 50, das quais não sabes quantas estão actualizadas. Para não falar no problema de espaço que é ter tudo repetido. Muito bom mesmo.

Tudo tem vantagens e desvantagens. Eu na maior parte dos casos não tenho problemas com dependências, adiciono repositórios para o que quero instalar (ou saco o pacote deb nalguns casos) e o Sistema Operativo faz tudo automaticamente. Mas por exemplo, não consigo instalar o PCSX2 por causa de dependências. Quando tinha o Ubuntu 14.04, queixava-se de libs com versões diferentes do necessário, mas recusava-se a instalar as versões necessárias. No Mint 17.3 (a que uso agora), aceita a instalação, mas aparecem uns 100 pacotes (não, não estou a exagerar) que têm de ser removidos e outros 20 para instalar. Como não é algo essencial para mim, passa-me ao lado, mas se fosse outro utilizador, voltava para o Windows só por causa disto.

Quanto ao Ubuntu 16.04, já testei no meu Surface Pro e finalmente resolveram o problema que tinha sempre que ligava o Wi-Fi: o sistema crashava. Agora, já posso instalar Linux no meu Surface Pro :D Só não instalei ainda porque ainda estou no processo de migração para Linux (o meu PC mais potente já tem o Mint 17.3 Cinnamon 64 Bits) e quero ter o Windows pronto numa máquina virtual para certas coisas (actualizar o meu GPS da Tomtom e copiar jogos da Playstation Vita para o PC e vice-versa é algo que infelizmente só posso fazer em Windows) antes de formatar o Surface. O Surface terá apenas o Ubuntu 16.04 (o Unity dá mais jeito para touchscreen) e o meu PC mais potente terá Linux Mint 17.3 (queria instalar o Ubuntu 16.04 com Cinnamon, mas tenho placa gráfica da AMD e jogo jogos pesados em Linux e os drivers proprietários da AMD não funcionam com esta nova versão) e Windows 10 numa máquina virtual.
 
Última edição:
Ja nao acompanho os lancamentos do ubuntu ha algum tempo. Mas parece me que perdeu alguma da espectativa que era criada em torno de um lancamento de uma LTS. Lembro me que era um chuva de reviews.
Um reflexo dos tempos de mudanca, cada vez e dada menos importancia ao mercado desktop/laptop, o foco sem duvida esta no mobile.
Do que pude testar, esta versao esta muito boa. Tudo parece funcionar, estavel, se isto saisse assim na altura do Vista penso que a historia seria outra.
 
Última edição:
Ja nao acompanho os lancamentos do ubuntu ha algum tempo. Mas parece me que perdeu alguma da espectativa que era criada em torno de um lancamento de uma LTS. Lembro me que era um chuva de reviews.
Um reflexo dos tempos de mudanca, cada vez e dada menos importancia ao mercado desktop/laptop, o foco sem duvida esta no mobile.
Do que pude testar, esta versao esta muito boa. Tudo parece funcionar, estavel, se isto saisse assim na altura do Vista penso que a historia seria outra.
Eu acho exactamente o contrário de ti desde à duas semanas que não para a febre Ubunteira na web, óbvio está que nos blogs associados, páginas associadas e comunidades associadas a tema GNU/Linux e acresce fora da língua PT - PT que o Linux cá é coisa desconhecida ou que pouco importa.
Tens de ler nouras línguas e vais ver que até chateia de tato Ubuntu + Ubuntu + Ubuntu e como aquela notícia do windows com Ubuntu veio pouco antes do lançamento as páginas quase que só têm Ubuntu nas capas de página e nas últimas postagens...
Alemão, Espanhol, Inglês , Francês e por aí cá ainda vai a vapor.

E sobre Desktop e Laptop não concordo nada , depende da economia de cada país tb já que é bem notório o mercado Desktop e laptop se está a mover para produtos muito específicos do tipo gamers! Gera milhões.
Cá os portugueses nem para comprar uma consola quase têm quanto mais para pcs gamer ou nova tendência. Portanto a tendência é escrever sobre vendas feitas e são vedas feitas do quê e onde não existe economia? nos phones , nos androids , nos smartphones etc.
Tu compara preços de gamas médias e altas de desktop e dos outros e depois conta-nos coisas.
Acresce a isso que os desktop vieram antes e venderam muito todos querem ter um , os mobile netvieram depois e são moda entre jovens, mas é deixar estabilizar e estabilizando vais ver um mercado bem diferenciado - um muito extendido sem grande especificidade e outro mais vocacionado com grandes ganhos das industrias ligadas a software , empresa, jogos, multimédia etc.
São realidades diferentes .
O android produtos mac windo mobile ou protáveis etc são modas baratas isso sim gastando pouco dinheiro já que são mais baratos mas não tão aproveitáveis comparados com os outros os tais desktop e laptop isto por enquanto daqui a uns anos pode ser que haja os pequenos sistemas a baixo preço com altas prestações e em equipamentos de gama , qualidade e multiplicidade de aproveitamento mas por enquanto não é assim e penso que barato nunca vai haver são mais as modas que o resto e a indústria tem bem aproveitado as modas basta exactamente olhar para o mercado Desktop menos vendas linhas muito ou básicas ou altas e um comércio cada vez mais específico com taxas de renovação a 5 anos ....
 
Sim e agora em vez de teres uma versão de uma lib no sistema, tens 50, das quais não sabes quantas estão actualizadas. Para não falar no problema de espaço que é ter tudo repetido. Muito bom mesmo.

É uma questão de preferência. Eu prefiro algo que ocupe mais espaço mas que seja mais prático para o utilizador final. Com HDDs de 1TB vou-me mesmo preocupar com uns MB a mais.
E quanto ás dependências actualizadas grande lolada. Referes isso mas não vês problemas em manteres distro LTS durante 5 anos.
Quanto a não saber quais estão actualizadas é simples. Instalo apenas software de projectos open-source que sei que são actualizados de forma constante (ex. LibreOffice, browsers, etc) e para os quais o formato snap é óptimo porque me permite ter software actualizado numa release LTS que não actualiza esses componentes.
 
Entendo, mas imagina aqueles que apenas têm um ssd de 120gb? Qualquer espaço adicional é uma mais-valia.

Tens toda a razão amigo o espaço seja para quem tem teras ou Megas é sempre um motivo de preocupação na hora de programar tanto releases de distros como de programas, ou seja poupar o maior espaço possivel com a execução final do proposto sem problemas.
No caso dos snaps têm para já esse probleminha que poderias dizer é uma desvantagem frente a outras vantagens, etc...

A mim parece-me que por exemplo isto poderia trazer uma resposta a um problema que eu desde tempo atrás vejo e que sempre me bati pelo contrário que é o de consecutivamente termos distros a lançarem versões optimizadas para produtos presentes e kernels presentes não enfocando ao contráro do kernel manutenção esforços para manter boas qualidades de prestação em máquinas antigas, isto acontece fruto do próprio devenir do mercado da Informática , ora os snaps poderiam culmatar um pouco isso pelo upgrade de versão programa ancorado nele proprio e não nas bibliotecas compartidas , claro está que não existe ou se vislumbra maneira de manter um kernel com 10 anos a roda uma aplicação neste estilo com 10 upgrades já feitos da mesma , mas desde logo estes snaps poderiam ser uma grande ajuda neste sentido ou seja tendem a manter os sistemas um pouco mais sustentáveis no tempo com programas actualizados ao tempo.Mas não são de todo uma solução.

E aí está um facto é com alegria que vejo que lubuntus ainda rodam em Pentiums , e que slacks ainda o fazem em anteriores , já no mercado de vendas não vemos isso aliás vemos que o xp por exemplo está desmantido sem opção alternativa depois de ter sido pago , não houve nenhuma release alternativa para máquinas antigas .
No linux conseguimos extender muito a valia das máquinas e ainda que o propósto dos snaps não seja esse podem ajudar muito já que evitam o distro upgrade ou pelo menos podem ajudar a isso.
 
Back
Topo