Ubuntu - Tópico Geral

Update feito da 14.04 para a 16.04 e o pc começou a crashar constantemente. Ainda não descobri o que poderá ser.

A não ser que te limites a instalar pacotes dos repos oficiais Ubuntu ou seja aqueles que já vêem por definição sem nenhuma adição de ppa é que se pode tentar fazer upgrades e não updates desse tipo um upgrade é subida de versão um update é actualização à versão, update to upgrade só é aconselhável quando cumpras essa regra que escrevi acima .
E mesmo assim Upa Upa , pode crashar mesmo tendo todos os cuidados.
Portanto tenta uma instalação limpa se puderes.
Força.
 
Duas notas:

O isolamento do Snap, quando usado com o X (será diferente com o Mir, em princípio), não proporciona a segurança anunciada:

https://mjg59.dreamwidth.org/42320.html

Em relação ao espaço em disco, concordo que hoje em dia, para a maior parte das aplicações, não é importante (embora com SSDs e em sistemas embedded possa ser, depende da utilização de cada um). Mas a utilização de memória também pode sofrer, e essa é mais crítica. Só tinha visto um comentário a isso, e hoje vi esta comparação entre pacotes Nix e Snap, escrita por alguém envolvido no Nix:

http://askubuntu.com/questions/583889/snappy-ubuntu-how-does-it-relate-to-nix-and-guix

Tem esta frase (mas isto é de 2015):

"In the example packages, all library dependencies are bundled statically consuming much more diskspace and RAM."

Não tenho nada contra o Snap, e acho que é um passo em frente em relação ao que existe (até porque pode ser usado apenas para certas aplicações), mas continuo com muitas dúvidas de que seja o passo certo, comparado com algo como o Nix.

Outra coisa, que admito que não seja importante para muita gente, é que se temos 20 máquinas virtuais num servidor, os recursos também se tornam mais importantes do que para quem está apenas a correr o seu sistema desktop tradicional.
 
The Ubuntu team is very pleased to announce our seventh long-term support
release, Ubuntu 18.04 LTS for Desktop, Server, Cloud, and Core.

Codenamed "Bionic Beaver", 18.04 LTS continues Ubuntu's proud tradition
of integrating the latest and greatest open source technologies into a
high-quality, easy-to-use Linux distribution. The team has been hard at
work through this cycle, introducing new features and fixing bugs.

The Ubuntu kernel has been updated to the 4.15 based Linux kernel,
with additional support for Linux security module stacking, signing
of POWER host and NV kernels, and improved support for IBM and Intel
hardware enablement from Linux 4.16.

Ubuntu Desktop 18.04 LTS brings a fresh look with the GNOME desktop
environment. GNOME Shell on Ubuntu is designed to be easy to use for
people upgrading from 16.04 LTS and presents a familiar user interface.
New features for users upgrading from 16.04 LTS include assistance with
logging in to public Wifi hotspots and the Night Light feature to
reduce eye strain in the evenings.

18.04 LTS also brings the new minimal installation option which provides
a full desktop with only the essential packages installed, and a tool to
easily enable Canonical LivePatch to apply critical kernel security fixes
without rebooting.

Ubuntu Server 18.04 LTS includes the Queens release of OpenStack
including the clustering enabled LXD 3.0, new network configuration via
netplan.io, and a next-generation fast server installer. Ubuntu Server
brings major updates to industry standard packages available on private
clouds, public clouds, containers or bare metal in your datacentre.

The newest Ubuntu Budgie, Kubuntu, Lubuntu, Ubuntu Kylin, Ubuntu MATE,
Ubuntu Studio, and Xubuntu are also being released today.

Maintenance updates will be provided for 5 years for Ubuntu Desktop,
Ubuntu Server, Ubuntu Cloud, and Ubuntu Core. Ubuntu Studio will be
supported for 9 months. All the remaining flavours will be supported
for 3 years.



To get Ubuntu 18.04 LTS
-----------------------

In order to download Ubuntu 18.04 LTS, visit:

http://www.ubuntu.com/download

Notícia completa: https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-announce/2018-April/000231.html
 
Já cá mora num mini-pc feito à pressão com um i3-7100 e intel hd 620 a correr 4k HEVC 10 bits com apenas 10% de utilização do cpu.

Agora sim. Parece que melhorou muito. Mal posso esperar pelo linux mint 19.
 
Acho que é desta que me "livro" de Windows em casa.

Só tenho mesmo dificuldade de substituir duas coisas:

Onenote - vou ter de usar a versão Web
TV Vodafone - não consigo instalar de maneira nenhuma uma alternativa ao silverlight...
 
Não gostei desta versão(muito por culpa da gnome shell), na minha opinião parece que foi feita à pressa. Vou aguardar pelo mint 19 e ver como se comporta no meu hardware.
 
Tens duas versões uma geral e uma GS que é gamers edition, vem configurada para serviços de jogos como Steam.
Trazem Kodi integrado e vários scripts gráficos para personalizar o sistema além disso traz muitos programas extra.
Pelo que sei esta será a última versão feita pelo Rodofr que irá abandonar o trabalho seguido na distro ficando pelas acções pontuais portanto muito provavelemente esta Distro Francesa terá nova equipa de desenvolvimento no futuro.
 
Não gostei desta versão(muito por culpa da gnome shell), na minha opinião parece que foi feita à pressa. Vou aguardar pelo mint 19 e ver como se comporta no meu hardware.

Sim. Também estou à espera do Mint 19 ou Solus 4. Por enquanto estou encantado com a performance. Experimentei quase todos os 18.04. Estou com o Kubuntu agora.
 
Gostei especialmente do Mate.

Gostava muito de migrar do Windows, mas sem silverlight ou alternativa não consigo :(

Os usuários que se sentirem bem com o windows ou que porventura precisem de programas ou similares afins a ele , devem manter-se nele caso contrário poderá acontecer que acabem por migrar e não gostem e nesse momento podem pensar - para que me meti em trabalhos.
 
Back
Topo